Cuide dos Pais antes que seja Tarde

Resenhas - Cuide do pais antes que seja tarde

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Ana Paula Moreira 19/11/2023

Um deleite de livro
Simplesmente o autor Fabrício Carpinejar consegue nos levar as delícias que são as coisas simples da vida. A riqueza de detalhes, me levou a vários momentos de nostalgia e perceber que a vida é tão frágil.

Aline.Deodato 23/09/2020

Poético
Carpinejar fala de suas memórias e de temas demasiado amargos de maneira bastante sensível. Adorei a leitura, uma boa surpresa. :)

Trecho:
"Não há como subornar o limite físico, mas é possível mudar o limite psicológico e sentimental. Pois há filhos que abortam seus pais dentro do coração, e os enterram precocemente, antes mesmo do velório."

Suy 22/07/2020

Leitura que toca o ??
Ler Carpinejar é sempre uma grata surpresa. O livro é ótimo, o autor nos coloca de frente com algumas "verdades" que geralmente acabamos nos esquecendo com o desdobrar da rotina. Leitura leve e agradável.

Arthur.Sousa 17/01/2022

Não vou estar aqui a vida toda!
Essa frase marcou muitas infâncias, certamente só fez sentidos quando os filhos, como eu, deixaram de aprnas ser filhos e promovidos deram de presente aos pais netos...
"Eu não vou viver a vida toda"
Se soubéssemos nos primeiros anos de vida tão importante lição a ser apreendida com essa frase...
Que possamos desfrutar desse tão frágil tempo que nos permite a existência daqueles que deveríamos amar com intensidade desmedida.

Heley 30/08/2023

Nostálgico
Uma leitura leve, reflexiva e nostálgica. A obra de Carpinejar traz as memórias do próprio autor sobre sua infância e a relação com a família (com foco na mãe). Os relatos nos fazer voltar a nossa própria infância, lembrando de fatos que quase toda mãe reproduz, como separar comida para você levar para casa.
Em cada história contada, o autor faz reflexões sobre o momento, fazendo com que o leitor reflita sobre suas relações atuais com os pais.
É um livro leve e fácil de ler.

Geovana Rodrigues 11/08/2020

Nem sei como começar a falar desse livro, sério! Tão sensível, belo, tão verdadeiro.
Eu senti lendo meus pais em cada linha ❤. Em algumas páginas cheguei a chorar, porque o sentimento de perda das duas pessoas mais especiais da minha vida ficou tão explícito que eu não aguentei. O dia a dia é tão corrido que a gente nem da fé que está perdendo tempo com eles. E esse tempo é tão precioso, que a gente só começa a dar valor quando vê ele se esvaindo. Sempre pensamos que vai ter sim o amanhã.
Eu vou ter mais tempo de conversar com eles. Vou ter mais tempo de abraçar, olhar nos olhos, rir com eles. Mas quem pode garantir? Ninguém. E saber disso é assustador! Afinal sair com os amigos hoje parece mais interessante. Amanhã eu vejo meus pais. Mas amanhã tem o happy hour da firma... E quando damos fé, cadê aquele tempo gigante que tínhamos? Os cabelos começam a ficar brancos, as primeiras rugas profundas nos assustam, porque é visível que estão envelhecendo. Então galera, aproveitem enquanto eles estão aqui. Cuidem bem deles, antes que seja tarde.
Bem, não era pra ficar tão grande, mas esse livro me deixou bem reflexiva. Marquei muitos quotes lindos que vou levar pra sempre comigo. Enfim, uma das leituras mais marcantes da minha vida.

site: https://www.instagram.com/capitulo_20/

Karol Rodrigues 16/01/2021

Carpinejar é sempre delicadeza, sentimento e reflexão. Impossível não se emocionar com o estilo da escrita e os relatos familiares cheios de afeto.

OgaiT 10/04/2020

A descoberta de um mal filho
Passamos a vida inteira projetando o nosso futuro, mas esquecemos aqueles que nos acompanham desde o nascimento: os Pais!
É com essa reflexão que Fabrício Carpinejar, repensou a sua relação com os seus pais. Com uma escrita simples, Carpinejar, relata as idiossincrasias dos nossos pais: A marmita cujo pote deve ser devolvido, a prega do botão da camisa com o filho ainda vestido (correndo o risco de ser machucado), entre tantas outras.
O livro é estruturado de forma epsódica, com "causos" que sempre irão nos remeter a um outro semelhante. Ademais, ele é de uma sensibilidade incomensurável, "Cuide dos pais antes que seja tarde" irá entrar na lista dos meus livros favoritos.

tomtom 09/04/2021

cuide dos seus pais antes que seja tarde - Carpinejar
"Não quero mais ter razão na vida, só quero ter amor"

Carpinejar consegue transformar suas memórias em poesia, em arte. Esse livro me tocou, me fez lembrar de agradecer a família que eu tenho, que apesar de todos os defeitos eles estão com você. Um dia, eles irão e a memória com eles é a única que restará.

Gostei muito da escrita, capítulos rápidos, li com calma pra aproveitar, capa muito bonita, nota 4,0 ?

Bruna 06/05/2020

Leitura rápida que me fez refletir sobre como tenho tratado as pessoas mais velhas da minha família, principalmente meus pais, e pensar em maneiras de melhorar essas relações.

Edna 29/01/2021

Memórias afetivas
Não quero mais ter razão na vida, só quero ter amor"

É dele a frase acima, que viralizou e dentro desse emfoque faz referências a fatos rotineiros e sensíveis, Carpinejar entra e compartilha memórias afetivas, compartilho com vocês trechos alguns dolorosos mas reais,  dessa leitura:

"Este livro é uma tentativa desesperada de ser mais pai de meu pai, mas paí de minha mãe, e devolver um pouco do que recebi deles na infância."

"_Alguns são autores, mas todas as pessoas são poetas."

"Se hoje eu controlo a raiva, suporto a pressão do trabalho e negocio prazos com minha ansiedade, devo isso à paciência para a leitura."

Taci 18/03/2023

Carpinejar-se
Já li 2x e folheei inúmeras. Cada vez que abro esse livro estou com um sentimento diferente e a leitura exprime pra mim algo diferente.
Hoje eu gosto de uma crônica e daqui uns meses eu o abro para reler e já não gosto tanto assim. É o que torna único pra mim, esse livro conversa comigo como um amigo e toda vez que eu o abro ele me dá um conselho ou um soco no estômago.

Solange Sólon Borges 24/11/2021

O amor que vem com os pais e o tempo, irredutível, faz o seu trabalho na partida
Carpinejar é profissional na arquitetura das palavras. De modo geral, gosto de tudo o que ele já escreveu, mas Cuide de seus pais.... me comoveu e chorei muito ao lê-lo. Ele traduz a angústia que temos, como filhos, ao ver nossos pais se despedindo lentamente da vida. O amor sólido que construíram sendo fragmentado e, nós, filhos, lutando para deixar as peças reunidas e o amor da vida inteira intacto; não queremos que partam nunca mais. A frase que abre o livro "Não quero mais ter razão, só quero ter amor" dá a tônica do que vem a seguir: o jovem rebelde que dá trabalho aos pais e, quando amadurece, tem visão ampliada das relações amorosas entre pais e filhos. Um libelo ao tratar da mãe "encolhendo": "sempre que me despeço dela, recebo sua proteção. Sou sua prateleira de água benta". Ao tratar do pai: "Há uma quebra na história familiar onde as idades se acumulam e se sobrepõem e a ordem natural não tem sentido: é quando o filho se torna pai de seu pai". Livro comovente até as vírgulas.

PatyFOliv 24/01/2021

Como não gostar do livro. Certamente todos que o lerem se identificaram em algum ponto. É como um cobertor num dia frio, ele dá aquele calorzinho no coração ao trazer memórias de infância. Também trás um pouco de sua experiência e visão como pai. Um livro rápido e gostoso de se ler.

Lirieudo 03/08/2020

Sensível
Esse livro significa muito pra mim. Parar pra (re)pensar a nossa relação com os pais é um exercício meio que deixamos de lado e quando o autor traz à tona mexe com a pessoa.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6