Me Poupe!

Me Poupe! Nathalia Arcuri

Resenhas -

Charles Alexandre 02/08/2020

Bora buscar o milhão
Não é um gênero que me agrade tanto, mas entusiasma um pouco. Afinal de contas, todo mundo quer viver bem e ter a independência financeira. São dicas úteis, Natália contou um pouco da sua vida e como fez para economizar. Ás vezes até pensamos que estamos fazendo certo em economizar, mas no fim tô sempre sem nada, acaba gastando em uma coisinha aqui, outra ali e quando vai ver está sem nada de novo.
Eu só achei que o livro poderia ter explicado mais sobre os investimentos, talvez seja que esse não é o intuíto dele, mas sim contar como ela conseguiu e repassar os seus métodos para também serem aplicados por nós.

Andrew Azevedo 02/07/2020

Poupar é necessário
Faz parte do processo , entender que o ato de poupar pensando em suas metas financeiras é oque te fará alcançar elas. Uma mestre em técnicas de poupar gastos e usar o dinheiro com mais sabedoria.
Obra excelente!
Linguagem simples e descomplicada.

Jessica1248 29/05/2020

Fraco
Só conta os relatos de como conseguiu suas coisas, pouquíssima dicas, esperava bem mais do livro, bem fora da realidade pra milhões de brasileiros

Alana Anillo 11/02/2020

Se você já assiste o canal do Youtube, não precisa ler o livro
Já havia assistido alguns vídeos da Nath no youtube a respeito de finanças. Adorei a temática porém não gostei da linguagem que ela utilizava, era bastante cansativa pra mim. Ok, pra muitas pessoas essa linguagem fazia sentido, então pensei em comprar o livro, imaginando que a linguagem escrita seria mais interessante pro meu gosto. Errado! A escolha da linguagem foi a mesma, que eu particularmente acho que não funciona para livros.
Imaginei que o livro traria dicas realmente valiosas a respeito do assunto finanças, mas infelizmente não tirei nada além do que já tinha visto no youtube. Além disso, o livro é praticamente uma biografia financeira da autora, com MUITAS mas MUITAS histórias de vida e pouco conteúdo de verdade. Eu entendo que ela precise usar exemplos pra ilustrar os tópicos, mas existem tantas histórias no meio que você perde o fio da meada. Acho que faltou bastante humildade na escrita.
Ela faz parecer que chegar ao milhão é muito simples, já que ela começou a economizar dinheiro desde a primeira moeda que viu. Mas o carro que ela diz ter comprado aos 18, quem deu foi a tia, o primeiro apartamento que ela diz ter adquirido aos 23, ela pagou só 30% do valor total. Não tiro o mérito das economias dela, mas fico chateada por ela escrever na orelha do livro que comprou essas coisas, como se realmente aos 23 anos ela tivesse dinheiro pra comprar um carro e um apartamento (!!!). Volto a dizer, a humildade fez muita falta aqui.
Faltou consciência de entender que numa sociedade tão desigual, onde muita gente ganha um salário mínimo pra sustentar mais (e muito mais mesmo) de 2 pessoas. Que a doméstica que queria comprar a geladeira (p. 43) precisa da geladeira pra se sentir pertencente. Senti falta da discussão sobre consumo. Vi muito "não compre isso e não compre aquilo", mas vi pouca conscientização do porquê se compra.
Sendo uma pessoa que tem potencial de alcançar tanta gente, Nathalia poderia ter aproveitado o espaço do livro pra fornecer um conteúdo mais denso e reflexivo a respeito do dinheiro e não criado uma cópia do canal do Youtube. Ser multiplataforma não é isso.

Bruna Canella 16/04/2020

Eu comecei a acompanhar o canal sobre finanças da Nath no youtube - Me Poupe! - há cerca de um ano. Desde então, eu tinha interesse em ler o livro dela sobre esse mesmo tema.

O livro é curtinho (176 páginas) e é bastante dinâmico e didático. A linguagem é simples, de fácil entendimento e bastante divertida. A identidade original da Nath fica clara em cada uma das páginas. Em alguns momentos, a gente até lê ouvindo a voz dela, todo o livro parece uma conversa da autora com o leitor.

O livro traz algo de novo para quem já acompanha o canal? Então, todos os temas abordados no livro são abordados também no canal. Mas o diferencial do livro é que ele foi organizado em etapas, nos proporcionando uma linha de raciocínio organizada do caminho que devemos percorrer. Além disso, o livro apresenta uma série de experiências pessoais da Nath que aproximam o leitor da realidade. Essas experiências nos faz pensar "se ela consegue fazer isso, é possível que eu também consiga". Ainda, em várias passagens do livro, a Nath propõe exercícios práticos ao leitor. São exercícios simples que permitem que analisemos nossa vida financeira atual e nos ajudam a visualizar onde é possível chegar. Eu achei que as experiências e os exercícios fizeram toda a diferença.

Durante os 10 passos descritos no livro aprendemos coisas como: a importância de falar abertamente sobre dinheiro; como praticar o consumo consciente; refletir sobre quanto ganhamos, quanto gastamos e quanto guardamos (se guardamos); estipular metas de diferentes níveis e estratégias para alcançá-las; dicas para economizar dinheiro e cortar gastos; formas de controlar impulsos de compras; como dividir proporcionalmente o dinheiro que você ganha para cada área de gastos; formas de gerenciar dívidas; formas de investimentos e como funcionam; entre outras coisas.

É um livro bem completo! Mas é básico. É um livro para quem está começando a aprender sobre finanças pessoais ou quer entender por onde pode começar a aplicar isso no dia a dia. Se você já possui bastante conhecimento na área, talvez ache um pouco básico demais. É um livro que eu super recomendo! Eu gostei muito da leitura! Me fez refletir sobre muitas coisas e com certeza vou aplicar o que aprendi.

Mas então, por que 4 estrelas? O livro narra que o passo a passo pode ser aplicado por toda e qualquer pessoa. Mas eu não acredito nisso. Por exemplo: uma mãe trabalha 12 horas por dia, passa 3 horas na condução, ganha 1 salário mínimo, paga aluguel e tem que alimentar 4 crianças pequenas. Ela não tem acesso à internet e não possui computador, impossibilitando que possa fazer um curso gratuito e consequentemente conseguir um emprego melhor. Não possui tempo livre para colocar em prática uma renda extra. Como seria possível que ela investisse 50 reais por mês? Eu senti falta da abordagem de uma situação assim no livro, por isso as 4 estrelinhas.

@relicariodeletras

JaqueFlora 08/04/2021

Show pra quem gosta de motivações financeiras!
O livro de linguagem financeira mais descontraído que li até o momento! Um linguagem de fácil entendimento e com um pouco de diversão que torna a leitura rápida!

Roberta.Glenda 07/03/2022

Releitura e resumo concluídos com sucesso e que veio em boa hora pois precisava colocar meus planos financeiros nos eixos de novo.

Ci 12/06/2020

Muito útil
Mas como já li outros livros sobre finanças, o qualifico como uma cópia dos outros, mas com uma levada diferente e uma escrita cheia de jargões e alguns palavrões, tornando o assunto mais agradável para quem é leigo.

inasantos 20/09/2022

Linguagem super fácil e acessível sobre finanças pessoais. Vale a pena para quem quer começar nesse universo, quem já enrolado com grana e até para quem já é mais experiente e quer reforçar conceitos.

Nick 02/11/2020

Fraco e muito pessoal
Fraco de conteúdo sobre finanças, tudo muito óbvio. Fala muito de suas histórias pessoais, fazendo parecer uma autobiografia do que um livro de finanças. Não obtive nenhum novo conhecimento.
Diego 15/12/2020minha estante
0.5 kkkk nem sabia que tinha essa nota disponivel

Nick 06/01/2021minha estante
Sim, se tivesse 0 eu daria, kkkk

Diego 06/01/2021minha estante
Tendo a concordar. A autora apresenta exemplos pessoais que não tem como servir como modelo para 200 mi no país rs, e ao fim do livro copiou do Google um resumo dos investimentos.

Nick 13/01/2021minha estante
Eu esperava bem mais, mas me decepcionei

Tati Iegoroff (Blog das Tatianices) 03/06/2020

“O essencial nada mais é do que a sua vida no presente”
O propósito da Nathalia é ensinar as pessoas a cuidar do próprio dinheiro, fazendo com que poupemos uma parte e, claro, façamos investimentos para que esse dinheiro poupado possa se multiplicar. O trabalho dela é muito bem feito — confesso que não me aprofundei muito no Blog ou no canal, mas o livro é bem interessante para nos fazer enxergar como podemos economizar. A parte de investimentos fica para o canal dela.
Claro, porém, que mesmo dando dicas básicas de como economizar dinheiro, esse livro ainda está longe da realidade da grande maioria dos brasileiros, que mal e mal sobrevivem com um salário mínimo.
Uma das coisas que achei interessante, porém, é que desde o início do livro a Nathalia procura nos ajudar a acabar com uma doença que ela chama de “dinheirofobia”. Isto nada mais é do que o nosso medo de falar sobre dinheiro e de se preocupar de maneira saudável com ele. Sabe aquela vergonha de pedir um aumento, de enxergar que estamos afogados em dívidas? Tudo isso é dinheirofobia e, segundo a autora, o nosso primeiro grande empecilho para melhorarmos as nossas finanças. Ok, desse ponto eu já duvido um pouco, mas não 100%.
Outro elemento que eu gostaria de destacar é a linguagem. O livro todo é como uma conversa com o leitor. Um diálogo super tranquilo, sem termos econômicos assustadores. Muito pelo contrário, aliás, a autora conseguiu me esclarecer algumas coisas básicas, mas muito úteis. Ou seja, se você quer se aprofundar no mundo dos investimentos, esse livro não é para você. Por outro lado, se você está começando a se preocupar com seu dinheiro e com o que pode fazer com ele, aproveite a leitura!

site: https://blogdastatianices.com/2020/06/03/me-poupe-nathalia-arcuri/

MArcio183 18/10/2020

Pra quem quer aprender a ter uma educação finaceira e quer dicas de investimentos este livro é muito bom.

Shanna 03/02/2024

Bom para iniciantes
Li o livro depois de ter feito curso com ela. E ele é, basicamente, um resumo sobre como iniciar um planejamento financeiro. Se você já tem uma noção sobre investimentos, este livro não é para você. Agora se você nunca ouviu falar em reserva de emergência, juros compostos e renda variável, então é bom ler o livro e descobrir que podemos sim nos tornar financeiramente independentes, basta saber como investir.
A leitura é divertida porque a Nath traz dados de forma descontraída, com piadas, numa escrita bem informal.

Adriano.Jesus 26/04/2021

Planejamento seguro
Aprendi com este livro que devemos valorizar nossos esforços com relação ao dinheiro, quando pretendemos buscar uma vida equilibrada.
Um livro muito bom que te leva a caminhar sobre as pedras.

Talita.Prado 18/06/2020

Ótimo livro, em determinados momentos é possível "ouvir" a voz da autora advertindo os leitores descontrolados financeiramente!
Luciana 18/06/2020minha estante
Ela tem um programa na rádio 89.