Me Poupe!

Me Poupe! Nathalia Arcuri

Resenhas -

Henrique_ 28/09/2021

Bom livro para quem está começando a se inteirar do mundo dos investimentos pessoais, com uma linguagem acessível e escrita próxima à oralidade.

JaqueFlora 08/04/2021

Show pra quem gosta de motivações financeiras!
O livro de linguagem financeira mais descontraído que li até o momento! Um linguagem de fácil entendimento e com um pouco de diversão que torna a leitura rápida!

Athenna 16/08/2021

A um tempo atras eu estava super interessada em finanças, economia e coisas desse tipo, mas não sabia por onde começar, dai achei uma indicação desse livro e fui ver no que dava, eu simplesmente amei???? foi uma otima leitura para começar a entender sobre esses assuntos e poder aprofundar nos termos

(leitura finalizada a meses)
isadoraS2 17/08/2021minha estante
Já leu o segundo livro dela? É incrível! Tô lendo agora. São 33 dias de desafios para mudar sua vida financeira, tô gostando.

Athenna 17/08/2021minha estante
li não, nem sabia que tinha o segundo. Vou procurar

Fernanda 08/08/2021

Pode ser útil. Depende da necessidade do leitor!
Não é um livro ruim... É um livro bom!

Para quem não tem disciplina nenhuma sobre dinheiro e não consegue poupar nada do seu salário, as dicas são bem interessantes e úteis. Nos últimos capítulos percebe-se uma escrita de coaching e auto-ajuda, que eu particularmente não gosto, mas quando lida por pessoas que estão buscando ajuda, servem como "gás" e as encorajam a sair da zona de conforto, observar e planejar melhor os seus gastos.
Se tratando de investimento, o único capítulo capaz de "dar luz" sobre esse assunto é o capítulo seis. Capítulo simples que serve apenas como ponto de partida para pesquisa e aprofundamento no assunto. Nada que vá te salvar e mostrar o melhor investimento, pois, como a própria Nathalia diz: isso vai depender das suas necessidades e de quanto você está proposto a se arriscar.
Muitas vezes a autora dar a entender que está se utilizando do livro para autopromover o seu canal no Youtube e os cursos da sua plataforma, o que de certa forma descredibiliza algumas dicas.

- LEITURA INDICADA para pessoas interessadas em tema sobre educação financeira, reorganização das finanças e iniciantes da arte de poupar;

-LEITURA NÃO INDICADA para pessoas que já possuem o hábito de poupar e que buscam, apenas, aprender melhor sobre outras categorias de investimento.
Nina 08/08/2021minha estante
Obrigada pela resenha muito esclarecedora.

Fernanda 08/08/2021minha estante
Obrigada, Nina!

Tárcya 23/04/2020

Top demais!
Nathalia tem um jeito de se comunicar que é só dela. Ela mostra com fatos que é possível sim termos nossa tão sonhada independência financeira. Nota 10!

Ny 07/04/2021

Me poupe!
Gostei muito do jeito que a Nath abordou o tema. Anotei várias dicas e pretendo colocar em prática o mais rápido possível. Tem uma linguagem simples e dinâmica :)

Bruna Canella 16/04/2020

Eu comecei a acompanhar o canal sobre finanças da Nath no youtube - Me Poupe! - há cerca de um ano. Desde então, eu tinha interesse em ler o livro dela sobre esse mesmo tema.

O livro é curtinho (176 páginas) e é bastante dinâmico e didático. A linguagem é simples, de fácil entendimento e bastante divertida. A identidade original da Nath fica clara em cada uma das páginas. Em alguns momentos, a gente até lê ouvindo a voz dela, todo o livro parece uma conversa da autora com o leitor.

O livro traz algo de novo para quem já acompanha o canal? Então, todos os temas abordados no livro são abordados também no canal. Mas o diferencial do livro é que ele foi organizado em etapas, nos proporcionando uma linha de raciocínio organizada do caminho que devemos percorrer. Além disso, o livro apresenta uma série de experiências pessoais da Nath que aproximam o leitor da realidade. Essas experiências nos faz pensar "se ela consegue fazer isso, é possível que eu também consiga". Ainda, em várias passagens do livro, a Nath propõe exercícios práticos ao leitor. São exercícios simples que permitem que analisemos nossa vida financeira atual e nos ajudam a visualizar onde é possível chegar. Eu achei que as experiências e os exercícios fizeram toda a diferença.

Durante os 10 passos descritos no livro aprendemos coisas como: a importância de falar abertamente sobre dinheiro; como praticar o consumo consciente; refletir sobre quanto ganhamos, quanto gastamos e quanto guardamos (se guardamos); estipular metas de diferentes níveis e estratégias para alcançá-las; dicas para economizar dinheiro e cortar gastos; formas de controlar impulsos de compras; como dividir proporcionalmente o dinheiro que você ganha para cada área de gastos; formas de gerenciar dívidas; formas de investimentos e como funcionam; entre outras coisas.

É um livro bem completo! Mas é básico. É um livro para quem está começando a aprender sobre finanças pessoais ou quer entender por onde pode começar a aplicar isso no dia a dia. Se você já possui bastante conhecimento na área, talvez ache um pouco básico demais. É um livro que eu super recomendo! Eu gostei muito da leitura! Me fez refletir sobre muitas coisas e com certeza vou aplicar o que aprendi.

Mas então, por que 4 estrelas? O livro narra que o passo a passo pode ser aplicado por toda e qualquer pessoa. Mas eu não acredito nisso. Por exemplo: uma mãe trabalha 12 horas por dia, passa 3 horas na condução, ganha 1 salário mínimo, paga aluguel e tem que alimentar 4 crianças pequenas. Ela não tem acesso à internet e não possui computador, impossibilitando que possa fazer um curso gratuito e consequentemente conseguir um emprego melhor. Não possui tempo livre para colocar em prática uma renda extra. Como seria possível que ela investisse 50 reais por mês? Eu senti falta da abordagem de uma situação assim no livro, por isso as 4 estrelinhas.

@relicariodeletras

Anny 22/07/2021

Super recomendo!
Nesse livro, a Nath apresenta 10 passos que te ajudam a economizar, e consequentemente assim, não faltar mais dinheiro no seu bolso. Mas ao meu ver, a proposta do livro vai bem além disso... Ela dá várias dicas de como ter um planejamento financeiro melhor, explica sobre a modalidade de investimentos, e tudo isso com uma fluidez absurda! Ler esse livro foi bem divertido (e doloroso) em alguns aspectos, afinal, poupar e investir é desafiador. Estou começando a me aprofundar sobre finanças e investimentos agora, e acertei na escolha em ler esse livro. Digno de uma releitura. :)

Amanda Andrade 02/09/2020

Nova Visão
Em rumo da liberdade financeira. Com está obra divertida, instrutiva, e incrível.

Money!!

gabymenddes 02/02/2021

Simples, objetivo, divertido e inteligente!
Nathalia Arcuri cumpre o prometido com essa obra que reúne conhecimento, humor e atividades práticas visando desenvolver financeiramente a vida de seus leitores. Gostei exatamente por ser um livro leve, que não tem o objetivo de formar ninguém em economista ou coach financeiro, mas sim em reduzir a ignorância comum existente sobre o assunto ao abordar, desde sair da pindaíba até viver de renda podendo trabalhar apenas se tiver vontade.

É, acho que quase fiz uma resenha como a autora faria, mas é isso aí mesmo, um livro escrito para ser devorado, de tão atraente que é a linguagem.

Charles Alexandre 02/08/2020

Bora buscar o milhão
Não é um gênero que me agrade tanto, mas entusiasma um pouco. Afinal de contas, todo mundo quer viver bem e ter a independência financeira. São dicas úteis, Natália contou um pouco da sua vida e como fez para economizar. Ás vezes até pensamos que estamos fazendo certo em economizar, mas no fim tô sempre sem nada, acaba gastando em uma coisinha aqui, outra ali e quando vai ver está sem nada de novo.
Eu só achei que o livro poderia ter explicado mais sobre os investimentos, talvez seja que esse não é o intuíto dele, mas sim contar como ela conseguiu e repassar os seus métodos para também serem aplicados por nós.

Guiga 15/11/2020

Motivacional e útil
É um bom livro para auxiliar as pessoas a criarem uma mentalidade sobre finanças pessoais, porém tem umas partes que parecem fora da realidade da maioria dos brasileiros.

Porém, recomendo a leitura por ter insights financeiros que inclusive me auxiliaram a montar um plano básico, mas não esperem uma fórmula pronta que vai pagar as suas dívidas, não é essa a proposta.

Anne 14/07/2020

tapas e beijos;
Não dá para negar que existe milhares de livros do gênero e lendo apenas a sinopse você consegue ter uma boa ideia do contexto mesmo, pois é simples: Nathalia Arcuri está pronta para te ensinar a se organizar, administrar, investir e para só então gastar com consciência, em sua maioria.
Contudo, o que de fato me chamou a atenção para consumir este livro não foi só o conteúdo (que aos poucos aprendo a gostar e estudar), mas a linguagem de escrita. Além de uma (ex-) jornalista profissional, sua forma de trazer o conteúdo de forma descontraída e de fácil entendimento, que inclusive é o objetivo da Nath mesmo, realmente foram os maiores pontos para eu continuar a acompanhando.

Tati Iegoroff (Blog das Tatianices) 03/06/2020

“O essencial nada mais é do que a sua vida no presente”
O propósito da Nathalia é ensinar as pessoas a cuidar do próprio dinheiro, fazendo com que poupemos uma parte e, claro, façamos investimentos para que esse dinheiro poupado possa se multiplicar. O trabalho dela é muito bem feito — confesso que não me aprofundei muito no Blog ou no canal, mas o livro é bem interessante para nos fazer enxergar como podemos economizar. A parte de investimentos fica para o canal dela.
Claro, porém, que mesmo dando dicas básicas de como economizar dinheiro, esse livro ainda está longe da realidade da grande maioria dos brasileiros, que mal e mal sobrevivem com um salário mínimo.
Uma das coisas que achei interessante, porém, é que desde o início do livro a Nathalia procura nos ajudar a acabar com uma doença que ela chama de “dinheirofobia”. Isto nada mais é do que o nosso medo de falar sobre dinheiro e de se preocupar de maneira saudável com ele. Sabe aquela vergonha de pedir um aumento, de enxergar que estamos afogados em dívidas? Tudo isso é dinheirofobia e, segundo a autora, o nosso primeiro grande empecilho para melhorarmos as nossas finanças. Ok, desse ponto eu já duvido um pouco, mas não 100%.
Outro elemento que eu gostaria de destacar é a linguagem. O livro todo é como uma conversa com o leitor. Um diálogo super tranquilo, sem termos econômicos assustadores. Muito pelo contrário, aliás, a autora conseguiu me esclarecer algumas coisas básicas, mas muito úteis. Ou seja, se você quer se aprofundar no mundo dos investimentos, esse livro não é para você. Por outro lado, se você está começando a se preocupar com seu dinheiro e com o que pode fazer com ele, aproveite a leitura!

site: https://blogdastatianices.com/2020/06/03/me-poupe-nathalia-arcuri/

Ci 12/06/2020

Muito útil
Mas como já li outros livros sobre finanças, o qualifico como uma cópia dos outros, mas com uma levada diferente e uma escrita cheia de jargões e alguns palavrões, tornando o assunto mais agradável para quem é leigo.