O fim de Eddy

O fim de Eddy Édouard Louis

Resenhas - O fim de Eddy

San 04/07/2018

Problemas com a tradução.
Estava ansiosa para ler esse livro, o título é chamativo, a capa também, o tema é bem atual, mas no desenrolar do livro fui me decepcionando.
Acredito que a tradução tenha colaborado e comprometido o real sentido do livro.
O julgamento de Eddy com relação aos pais, a pobreza, e a sua própria condição, ao me ver, num época recente, não se justifica. Em alguns trechos me faz parecer até um filho ingrato, e de vítima passa a ser um chato. Acho que não era exatamente o que autor queria passar, e por isso acredito que a tradução seja a culpada. Várias passagens do livro se invertem, anos e idades não batem, enfim, esperava muito mais.
afonso 09/03/2019minha estante
Tb achei o texto desse livro um tanto esquisito

Daniel 03/07/2018

A vida sem retoques
O livro parece ser uma autobiografia do autor. A pobreza e a falta de educação são os grandes vilões desta história. E não se trata apenas do relato de um menino gay, descobrindo sua sexualidade em meio à brutalidade de sua família e sua comunidade: ele também analisa o círculo vicioso da pobreza e da falta de oportunidades: os filhos "machos" que deixam de estudar e vão trabalhar cedo, começando a beber desde a infância, engravidando namoradas, perpetuando atitudes machistas, xenófobas e preconceituosas; as moças "de família" que acabam se tornando mães solteiras, infelizes e sem perspectivas em empregos frustrantes, repetindo a história de suas mães e avós. Este enredo que se passa no interior da França poderia perfeitamente se passar no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo carente principalmente de educação. O livro não tem qualidades literárias de um livro de uma Elena Ferrante, por exemplo... Mas é um retrato bastante fiel da realidade de muitas famílias menos favorecidas. Não achei cansativo, mas bastante triste.

Uma curiosidade: este livro foi adaptado para um filme chamado MARVIN. Vale a pena ver.

AntidepressivoLeitura 12/06/2018

Eddy é um garoto que tem trejeitos exagerados, voz fina e estridente, requebrados no andar. Diferente dos outros garotos, logo é alvo de bullying na escola: o bicha, veado. Ir diariamente à aula, suportar as piadas e troças dos habitantes do vilarejo onde vivia era uma tortura. Estava longe ter a idéia de enfrentar, aceitar-se, impor o que era. Sofria e procurava esconder os sentimentos. Até teve namoradas, por mais asqueroso que fosse beijar uma mulher. Bem que tentava ser um igual....
O livro é a autobiografia do francês Édouard Louis, um mergulho na realidade de um homossexual rejeitado pela família e sociedade.
Um bom Livro.