Céu sem estrelas

Céu sem estrelas Iris Figueiredo

Resenhas -

Ludy 04/08/2021

Assim como as estrelas você brilha.
Confesso que demorei para acabar o livro por conta do gatilho, esse é um tema que tem impacto em mim, então fui com calma. O livro é ótimo, aborda temas que precisam ser falados abertamente, mas que se torno um tabu, muitas vezes por conta do medo ou da vergonha.

Cecília nos mostra como é descomplicado colocar uma máscara e mostrar para o mundo o que eles querem ver, ao invés de mostrar as nossas falhas, nossos medos, nossos traumas e defeitos. Desta forma fingir que está tudo bem, faz com que se torne mais fácil acreditar na mentira que inventamos para nós mesmos.

Mas vale apena cada dia, cada esforço para permanecer forte. Então faça isso por você, por quem você ama, e por quem te ama. Encontre um motivo para sorrir todos os dias, o céu sempre terá estrelas, e assim como elas você brilha na vida de alguém.

scarolarsf 25/04/2021

Incrível
Eu comecei a leitura de Céu sem estrelas com expectativas normais (estou me habituando a isso para evitar grandes decepções), contudo, a medida que a leitura foi evoluindo, eu só me apegava mais a historia e queria a cena seguinte e a próxima e a próxima... aí ja viram, o livro me surpreendeu de uma forma muito boa.

Ja aviso aos navegantes de plantão que o livro contém gatilhos (depressão, ansiedade, ataques de pânico, problemas com a autoestima e etc), portanto, quando for ler, prepare o coraçãozinho.

O livro é contado por duas pessoas Cecília e Bernardo, cada um descrevendo suas proprias percepções acerca do mundo e dos seus sentimentos de forma que você quer colocar os dois em um potinho e protegê-los para sempre.

Sempre quando faço resenhas, tento expor ao máximo como me senti lendo o livro e em muitos momentos me identifiquei com Cecília em questões de autoestima na época da adolescência, onde é a etapa de nossas vidas que ainda estamos nos conhecendo.

Amizade também é um tema muito presente durante todo o livro, o que me fez agarrar ainda mais a historia por Cecília ter tantas pessoas boas em sua vida. Por fim, o livro retrata de forma muito realista, como muitos adolescentes lidam com seus problemas, como lidam com os amores, com as amizades e com a família.

Vale muito a pena ler. ❤

site: https://www.instagram.com/saroteca/

Bianca 02/06/2020

Emocionante
"Nem sempre a gente é capaz de lidar com tudo o que está acontecendo por conta própria, mesmo que ache o contrário."

As vezes não medimos nossas palavras que para nos pode ser uma brincadeira inofensiva, mas para quem ouve é devastador.
Estamos tão preocupados com a rotina e com a nosso próprio umbigo que não percebemos as dificuldades de uma pessoa ao nosso lado.
É um livro real, algo que acontece com muitas pessoas.
Saúde mental é algo que deveria ser mais discutido, sem julgamentos.
Recomendo demais essa leitura.

Man 25/04/2021

Você já pensou como seria um livro baseado na sua vida?
Esse livro é assim, pessoas extremamente normais, com vidas normais e pensando que tem problemas demais quando um psicólogo poderia resolver 80% da sua vida.

A escrita da autora é boa e de fácil leitura.
Cecília é uma personagem depressiva, achei que o livro lidaria somente com a relação dela com o corpo, mas tem muito mais e Cecília pensa demais, sofre demais, se diminui demais. É angustiante ver tudo que se passa na cabeça dela.

Com relação ao corpo eu me identifiquei bastante e acho que as lojas de roupas deveriam dar uma lida nessa parte só para ver o que todo gordinho pensa quando vai comprar roupa.

As amizades de Cecília são o refresco para o livro, até a autoea colocar um outro ponto e não desenvolver ele. Não entendi porque colocar então.
Bernardo é o que me fez ler o livro, é um garoto novo com uma cabeça maravilhosa e com um coração melhor ainda.

Eu gosto de livro que me tire da zona de conforto e me distraia da vida e esse livro não tem nada disso.

fenaka 24/04/2022

???
ok? eu definitivamente não esperava por essa leitura -avassaladora- que foi Céu sem estrelas.
Eu real não esperava tudo o que li porque achei que seria um romance bobinho, mas é muito mais que isso. Não é um livro de romance mas sim sobre a história da Cecília e muito mais.
No meu ponto de vista, a Parte 1 nos mostra uma visão ?superficial? e a visão que todos veem na Cecília, achando que tudo está normal (mesmo com seus conflitos) ao vê-la. Mas na Parte 2, nós somos apresentados a parte real e crua de Cecília, através de suas camadas e tormentos mais profundos, oferendo foco pessoal na personagem e não no romance que passa uma ilusão de ter destaque na Parte 1.
A analogia que o Bernardo fez no finalzinho do livro foi incrível e nunca pôde expressar tanto- ?Não existe um céu sem estrelas, Cecília. Mesmo quando estão cobertas pelas nuvens, ainda estão lá. A gente só não consegue enxergar.?
Anyways, senti um turbilhão de emoções e me preocupei junto com os personagens em cada momento decisivo na história de Cecília, me senti muito absorta na história e acabei o livro melancólica mas aliviada com o novo caminho que a personagem levou.

Geovanna.Holanda 09/04/2020

Importante
O que dizer desse livro tão necessário?
O livro conta a história da Cecília que tem uma relação complicada com a mãe, um difícil relacionamento com seu próprio corpo e tem um crush no irmão da melhor amiga. Até aí para mim, era um livro com uma premissa de um quase clichê bem leve com algumas situações cômicas.
Porém, depois de umas 30 páginas notamos dois importantes temas que a autora escreveu com tanta maestria: gordofobia e ansiedade. E no decorrer do livro ela também trata de ataques de pânico e depressão de uma maneira bem verdadeira, nos coloca no lugar da protagonista e deixa a tão importante mensagem de que não estamos só.
Gostei muito da escrita fluída e leve da autora, do modo como ela abordou questões tão importantes e encaixou tão bem na nossa realidade. Com várias referências à cultura pop e geek, esse livro foi de aquecer o coração.
Leiam!

Para quem já leu: não esqueça! Há muitas estrelas no céu!

Maelle 17/10/2021

O livro é muito bom e no geral me surpreendeu bastante, de uma forma positiva. Desde o começo deu pra perceber que ele trataria de assuntos muito importantes como gordofobia mas foi se tornando cada vez mais pesado a medida que a história avançava. Ele tem muitos gatilhos que eu não esperava e definitivamente é preciso checar antes de ler se você for uma pessoa sensível.

Danielle 17/09/2020

Perfeito !
Que livro lindo, bem escrito, personagens ótimos, sem igual !

Andri <3 27/09/2021

"Não existe um céu sem estrelas, Cecília. Mesmo quando estão cobertas pelas nuvens, ainda estão lá. A gente só não consegue enxergar."
Quando comecei a ler, achei que se tratava de um romance que iria abordar, no máximo, as inseguranças da protagonista e que isso iria complicar o relacionamento, mas estava totalmente errada, não pensava que se tratava de uma leitura tão intensa.
O livro é bem pesado, vai retratar a vida de uma garota de 18 anos que está passando por situações muito difíceis e que também sofre de depressão, ansiedade, problemas familiares, transtornos (já fica o alerta de gatilho), e ao decorrer da história, vamos acompanhar situações e pensamentos que, sendo bem honesta, partem o coração. Vale ressaltar que Cecília é gorda, com isso, ao longo da história veremos muitas falácias gordofóbicas vinda de outros personagens, e a própria protagonista se encontra com problemas de auto aceitação, se tratando tanto de sua personalidade quanto de seu corpo.
Outro narrador do livro é o Bernardo, fiquei bem desconfiada a seu respeito, e em muitos momentos senti raiva dele. Apesar de ser um personagem incrível que vai fazer o possível para ajudar Cecília, eu não diria que amei ele. Não tenho muito o que falar sobre o Bernardo, a obra gira em torno da Ceci, e apesar de mencionar bastante sobre sua vida e lutas, o que mais acompanhamos e nos deparamos é sua influência e o quão é difícil, para ambos lados, estar ao lado de alguém que está mentalmente instável.
Céu sem estrelas contém bastante representatividade, discorre sobre assuntos muito importantes e difíceis, não só da protagonista, mas também de personagens secundários. Amei demais o livro, contudo, apesar de ter sido uma leitura muito difícil e eu ter tido que dar várias pausas pois não conseguia mais ler, não me arrependo nem um pouco. Vi que a escritora deu bastante referências da obra de Sylvia Plath “a redoma de vidro”, para quem já leu, sabe que a Esther e a própria autora do livro, tinham uma vida constante de lutas internas e assim como Cecília, tinham depressão, ansiedade etc.
Eu não recomendo esse livro a todos, pois como disse antes, é uma leitura bem pesada que pode trazer gatilho para muita gente, mas, se você resolver embarcar nessa história e conhecer, talvez, uma realidade diferente da sua, ou talvez se identificar (se isso acontecer, por favor, peça ajuda, isso é muito sério!) te desejo uma boa sorte e uma boa leitura!

Juliana Santos - @jubisreads 27/06/2020

Com capa tão meiga não imaginei que iria chorar tanto!
Logo de início me identifiquei demais com Cecília e senti que terminaria esse livro favoritando ele.
A forma como a escritora abordou assuntos importantes foi magnífico (e respeitoso), eu que lute pra dormir com o nariz tapado viu.
Amei e vou panfletar sim, e claro, fazer minha mãe ler. Devo ter chorado tanto pois o mesmo relacionamento que Cecília viveu com a mãe dela eu tbm vive e senti que Iris estava me descrevendo ali.
Sem falar outras crises que Cecília e os outros personagens passam que é demais o desenvolvimento.

lusandra 14/12/2022

Não me pegou. Foi um livro que não me fez querer continuar lendo. Nem mesmo as partes boas do livro me cativaram e me instigaram a continuar lendo. Li por teimosia, por não gostar de deixar algo sem fazer. Mas enfim, não gostei. Achei a personagem muito vitimista muitas vezes, e por mais que concorde que a situação dela não era das melhores, não justifica o quão vitimizador era o discurso. Parecia um concurso pra ver quem conseguia mostrar que tinha a pior vida. Credo! Inclusive, também não gostei do final.

Jacque.Schneider 27/08/2021

simplesmente leia!!
eu comecei esse livro com uma expectativa grande e ao longo da história só aumentou. Esse livro me mostrou várias coisas, me fez perceber tbm, me identifiquei um pouco com a Cecília e um pouco com o Bernardo.
Os personagens são ótimos, uma escrita mtt boa e eu fiquei chocada com os últimos caps

Alice 05/03/2023

Amei
Simplesmente encantada com esse livro, ele me fez sentir muitas emoções. Primeiro livro que eu vejo uma verdadeira representatividade gorda. E essa não é a única questão abordada, enfim, indico muito!

?Descobri que minha força sempre esteve dentro de mim - eu só não dava muita atenção a ela. E, sempre que vejo um fusca azul, lembro que dentro dele cabem pessoas o suficiente para me estender a mão se um dia eu precisar. Isso é força.?