Céu sem estrelas Iris Figueiredo

Resenhas -

Danielle 17/09/2020

Perfeito !
Que livro lindo, bem escrito, personagens ótimos, sem igual !

_lara_borges_ 10/05/2020

Cuidado com gatilhos
Curti a história, achei bem fluída, mas gostaria que a evolução psicológica da protagonista tivesse sido explorada, não só o problema dela. Recomendo, mas não para todas as pessoas, já que pode conter alguns "gatilhos", apesar de a autora tentar passar uma mensagem de força.

lusandra 14/12/2022

Não me pegou. Foi um livro que não me fez querer continuar lendo. Nem mesmo as partes boas do livro me cativaram e me instigaram a continuar lendo. Li por teimosia, por não gostar de deixar algo sem fazer. Mas enfim, não gostei. Achei a personagem muito vitimista muitas vezes, e por mais que concorde que a situação dela não era das melhores, não justifica o quão vitimizador era o discurso. Parecia um concurso pra ver quem conseguia mostrar que tinha a pior vida. Credo! Inclusive, também não gostei do final.

Maelle 17/10/2021

O livro é muito bom e no geral me surpreendeu bastante, de uma forma positiva. Desde o começo deu pra perceber que ele trataria de assuntos muito importantes como gordofobia mas foi se tornando cada vez mais pesado a medida que a história avançava. Ele tem muitos gatilhos que eu não esperava e definitivamente é preciso checar antes de ler se você for uma pessoa sensível.

CecAlia20 23/04/2022

Céu sem estrelas
Cecília é uma menina linda e inteligente, mas que precisa de um pouco mais de confiança em si mesma. Entretanto, a forma como ela cresceu tendo um relacionamento difícil com sua mãe, pode ser um dos motivos para isso.
O problema é que aos 18 anos tudo parece desmoronar em sua vida: perde o emprego, briga com a mãe, sai de casa e não tem para onde ir.
É então que Cecília decide ir morar na casa de Iasmin, sua melhor amiga, que tem uma vida bem diferente da sua com estabilidade financeira e um ótimo relacionamento com os pais, que sempre fazem de tudo para vê-la feliz. Exatamente no dia da comemoração do aniversário de dezoito anos, Cecília sai com amigos para comemorar e acaba chegando bêbada com Iasmin em sua casa, é nesse momento que Bernardo, o irmão mais velho de Iasmin, percebe que pode se interessar por Cecília.
Juntos eles vivem muitas coisas até realmente decidirem ter um relacionamento, o problema é que os dois têm seus traumas e medos e vão precisar superar tudo isso para serem verdadeiramente felizes.
O livro é um romance jovem/adulto que fala sobre algo tão importante nessa fase da vida: a autoconfiança. Confiar realmente em si mesmo, quando nem sempre se sabe quem é, pode ser uma tarefa difícil e até dolorosa, mas que com certeza vale a pena. E com a Cecília, podemos aprender que é possível.

"Não existe céu sem estrelas. Mesmo quando estão cobertas pelas nuvens, ainda estão lá. A gente só não consegue enxergar."

Juliana Santos - @jubisreads 27/06/2020

Com capa tão meiga não imaginei que iria chorar tanto!
Logo de início me identifiquei demais com Cecília e senti que terminaria esse livro favoritando ele.
A forma como a escritora abordou assuntos importantes foi magnífico (e respeitoso), eu que lute pra dormir com o nariz tapado viu.
Amei e vou panfletar sim, e claro, fazer minha mãe ler. Devo ter chorado tanto pois o mesmo relacionamento que Cecília viveu com a mãe dela eu tbm vive e senti que Iris estava me descrevendo ali.
Sem falar outras crises que Cecília e os outros personagens passam que é demais o desenvolvimento.

Ediandra Campos 15/07/2023

"- Não existe um céu sem estrelas, Cecília. Mesmo quando estão cobertas pelas nuvens, ainda estão lá. A gente só não consegue enxergar.
- É como a esperança - ela comentou, pensativa - Sempre existe uma saída, mesmo que a gente não consiga enxergar."

Que livro incrível. A autora conseguiu abordar vários assuntos importantes, desde preconceito racial até saúde mental, com uma clareza incrível, e mesmo com temas fortes a leitura foi fácil e envolvente. 5 estrelas com toda a certeza. Virei fã.

Yas 05/07/2021

Céu sem estrelas
A escrita é muito boa, achei que não ia gostar muito no início mas acabei amando. Cecília é uma personagem muito forte e passou por muitas coisas, certos momentos da vida dela que foram muito difíceis... Ela aprendeu muito e amadureceu bastante. Eu me identifiquei muito com ela.

"Uma história brilhante sobre encontrar a sua força mesmo quando não há esperanças"

Recomendo bastante.

swagonbabs 23/03/2024

Quando comecei a ler não esperava que fosse sentir tantos sentimentos assim. Achei um livro muito forte porém muito necessário também. Vale a pena a leitura mas confesso que tive alguns gatilhos com ele

Geovanna.Holanda 09/04/2020

Importante
O que dizer desse livro tão necessário?
O livro conta a história da Cecília que tem uma relação complicada com a mãe, um difícil relacionamento com seu próprio corpo e tem um crush no irmão da melhor amiga. Até aí para mim, era um livro com uma premissa de um quase clichê bem leve com algumas situações cômicas.
Porém, depois de umas 30 páginas notamos dois importantes temas que a autora escreveu com tanta maestria: gordofobia e ansiedade. E no decorrer do livro ela também trata de ataques de pânico e depressão de uma maneira bem verdadeira, nos coloca no lugar da protagonista e deixa a tão importante mensagem de que não estamos só.
Gostei muito da escrita fluída e leve da autora, do modo como ela abordou questões tão importantes e encaixou tão bem na nossa realidade. Com várias referências à cultura pop e geek, esse livro foi de aquecer o coração.
Leiam!

Para quem já leu: não esqueça! Há muitas estrelas no céu!