Céu sem estrelas

Céu sem estrelas Iris Figueiredo

Resenhas -

Andreza.Ramos 31/10/2020

Eu amo receber livros nacionais e ver quão talentosos e sensíveis nossos autores são.
Céu sem estrelas traz a história de Cecília, artista, fora dos padrões estéticos e com problemas familiares. Sonhadora como qualquer pessoa comum, mas presa em pensamentos nada gentis sobre si mesma.
Desbravar a história de Cecília foi ao mesmo tempo empolgante e torturante. Rir, gritei, sofri e chorei com uma personagem tão comum tão eu e com certeza tão você.
Cecília me ensinou a ser gentil comigo mesma, com meu tempo, meu corpo e minha mente.

Fernanda 28/05/2020

Resenha no blog: Céu sem estrelas
Resenha no blog de Céu sem estrelas, Iris Figueiredo (Editora Seguinte)

site: http://modoliterario.blogspot.com/2018/08/resenha-ceu-sem-estrelas-iris.html

Marina 02/04/2021

Queria ter gostado, mas...
Fui pega de surpresa com os temas pesados tratados nesse livro. De fato, não esperava metade deles e ainda não sei se achei interessante a forma como a maioria foi abordada.

Achei a leitura um pouco difícil, não me conectei de fato com nenhum personagem e achei a escrita um tanto... Rebuscada? Num livro sobre adolescentes brasileiros achei que faltou um pouco de coloquialismos e informalidade.

O final do livro passa super depressa, várias tramas acabam ficando soltas e pouco exploradas. Inclusive, o clímax do livro é todo do ponto de vista do Bernardo, o que é até compreensível tendo em vista o que está acontecendo com a Cecília, mas o problema é que fica difícil de entender o que realmente foi o catalisador da crise. E, justamente quando a narrativa volta pra Cecília, ela tem pouco a dizer.

Enfim, tive meus problemas, mas é uma boa adição pro cenário jovem adulto nacional. E vou assistir o filme também. Adoro a Íris e quero todo o sucesso do mundo pra ela.

luizaalvex 30/11/2020

História envolvente?
Adorei o livro por se tratar de problemas comuns com adolescentes, como a fase de não se sentir aceita e não conseguir encontrar seu lugar no mundo. Cecília é uma menina muito forte e conduz a história muito bem junto com os outros personagens?

Ramirez 23/08/2020

Leitura aceitável
O livro em si é bom, mas só se você tiver um discernimento muito bom do que é certo e errado.

Algumas passagens do livro não tiveram um encerramento, o que é muito problemático, por que se tratavam de situações como relacionamento abusivo e etc.

Outro ponto negativo é que o livro não te avisa sobre possíveis gatilhos que a história venha apresentar.

Júlia 02/01/2023

não há céu sem estrelas?
+15 / ???? / tw: gordofobia, inseguranças, automutilação, pensamentos suicidas, abandono familiar, traição, relacionamento tóxico, entre outros.

? | Esse livro fala sobre encontrar sua própria força. Ele mostra como as questões que envolvem os próprios sentimentos e a própria mente não são fáceis de resolver. Como pode ser difícil confiar nas pessoas, e como pode parecer impossível ter esperança.

? | A história mostra como a família nem sempre é a fonte de conforto. Como nem sempre casa é sinônimo de lar. E como, mesmo quando não parece, sempre temos alguém a quem recorrer.

? | Eu achei que ia ser um romance leve com o clichê de irmão da melhor amiga, mas ele foca muito mais nas questões da própria Cecília e como ela lida com isso em diferentes momentos. É duro, é triste, é angustiante, mas é extremamente real.

? | A Iris me encantou com a história com seus personagens. Agora consigo entender muito mais toda a questão que ela trabalhou na palestra da bienal 2022. E amei essa escrita, quero muito ler outras obras dela ?.

Andressa Popim 19/10/2020

Poderia ser melhor
Sei que o tema abordado é complicado de ser trabalhado e só pela iniciativa já merece 5 estrelas, porém algumas coisas fazem a nota cair.
A passagem do tempo é mal administrada, achei a profundidade dos personagens bem rasa, vários personagens que não tiveram fim.
Poderia ser melhor, mas também poderia ser pior - risos.

Sami 01/08/2021

Esse livro é um abraço aos emocionalmente instáveis, é um conforto e um colo quente. É tudo pra te fazer suspirar e esperar por um final feliz porque essas pessoas merecem muito serem felizes. Estou em lágrimas eternas, me identifiquei tanto com a Ceci que até me sinto constrangida, todos deveriam ler esse livro. Demorei para dar uma chance mas não me arrependo de jeito nenhum.

Wlange 23/04/2020

As estrelas existem, mesmo que encobertas
Demitida e expulsa de casa, Cecília vai morar com a melhor amiga, que tem um irmão por quem ela é apaixonada.

Adorei o ritmo em que a história se desenrola. Temas importantes, personagens realistas, abordagem cuidadosa.

Gaidzinski 16/04/2021

Longe de ser apenas um romancinho!
Céu sem estrelas é um livro de leitura fácil e fluída, mas que passa longe de ser um clichê adolescente. É um livro com assuntos extremamente importantes e retratados de forma ótima, na minha opinião.

Cecília nem de longe possui a família "perfeita". Ela nunca conheceu o pai e sua mãe é um tanto excêntrica. Sempre que estão com problemas, sua mãe a despacha para a casa da avó (!!!), onde ela encontra conforto sempre que precisa. Mas dessa vez, ela não quer mais recorrer à avó.
Então, quando sua mãe a expulsa de casa (!!!) {após mais uma briga envolvendo o seu padrasto *traidor* e por ela ter mentido que perdeu o emprego}, ela vai morar na casa de sua melhor amiga, Iasmim, e acaba abrindo seu mundo, aos poucos, para Bernardo (o irmão de Iasmim).
Eles acabam ficando cada vez mais íntimos, até que Bernardo comete um erro, que prejudica não apenas o relacionamento dos dois, como também afeta demais a saúde mental de Cecília!!!
E será que tudo acaba bem?!

?? ! ?? !! Spoiler !! ?? ! ??

Acaba bem sim e a própria autora deixou uma nota no final do livro para todos que necessitam ajuda com o mesmo problema da Cecília. Se você conheça alguém ou sofre de depressão ou de outra doença, não se sinta desconfortável em pedir ajuda especializada! Todas as pessoas merecem ser felizes!

duda 11/12/2022

não sei dar nota pra livro ?

eu nem sabia o que esperar desse, mas me pegou de um jeito!!!! adorei, demorei pra engatar na leitura mas gostei mt

só acho que as coisas entre Bernardo e Cecília se resolveram mt rapido ? tipo, num capítulo ela tava puta com ele e ele tentando se explicar, no outro eles conversaram e combinaram de recomeçar a relação deles e ja tavam num encontro agindo normal ?¿??¿ ta, tudo bem que a relação deles ja era antiga e que foi fácil voltar ao normal e bla bla bla, mas fico me imaginando no lugar dela e comigo não seria assim KKKKKKK

mas gostei mt do livro, me identifiquei mt com a Cecília, e li todas as páginas, até os agradecimentos, o que nunca leio, gostei msm!!
achei que não ia gostar, mas gostei

mas também percebi que tem algumas coisas que só foram jogadas ali pra encher mais paginas, tipo a tal Mariana, influencer que foi citada uma vez pelas meninas e depois pelo Bernardo, mas que não teria nenhuma alteração se tirasse ela da história

enfim, gostei, é um livro que me tocou bastante, me fez chorar varias vezes, e me surpreendeu até
eu não sabia sobre o que era a história, nunca leio sinopse, então não sabia o que esperar, mas definitivamente não tava esperando isso

recomendo!!! mas tem gatilhos para automutilação, cuidado

MariChalamet 16/03/2023

?- Nossa história é antiga, começou a ser construída antes mesmo daquele beijo. Desde que te vi pela primeira vez e me apaixonei. Eu gosto de você desde aquele dia. Não quero passar uma borracha nisso.
-E o que a gente faz?
-A gente retoma de onde parou. Corrige nossos erros, aprende com eles. Preciso voltar a confiar em você. E preciso saber o que a gente é. Preciso sarar.
-Posso ficar ao seu lado enquanto você sara?
Não havia outra resposta para aquele pedido.
- Pode.?
?-Não existe um céu sem estrelas, Cecília.
Quando estão cobertas pelas nuvens, ainda estão lá. A gente só não consegue enxergar.
- É como a esperança ela comentou, pensativa. -
Sempre existe uma saída, mesmo que a gente não consiga enxergar.
-Sim, sempre existe uma saída. Sempre existem estrelas.?
? O amor é paciente. Ele é feito de respeito e apoio mútuos. Ainda tenho medo do abandono, mas procuro pensar todos os dias que aqueles que importam estarão sempre comigo. Que uns chegam outros vão, mas que não posso aceitar menos do que eu mereço. Ainda estou descobrindo o que eu mereço.?