O que Alice esqueceu

O que Alice esqueceu Liane Moriarty

Resenhas - O que Alice esqueceu?

Larissa 13/10/2013

A Chance de uma Nova Vida
Logo de inicio, nos deparamos com a "nova Alice", a Alice que após um acidente na academia perdeu a memória e, junto com ela, momentos marcantes como o nascimento de seus 3 filhos.
Alice acredita estar em 1998, grávida de Uvinha (Madinson), ainda é perdidamente apaixonada por Nick e não lembra de ter cortado relações com sua irmã Elizabeth.
Em resumo, o livro deixará de lado a velha Alice, estressada e autoritária, para dar espaço a uma nova Alice, cuja as características mais marcantes o leitor percebe ao decorrer do livro.

Indiana 15/11/2013

Ótimo!
O livro conta a vida de Alice que depois de um acidente na sua aula de step de sexta, perdeu a memória dos últimos 10 anos de sua vida e ela pensa que está em 1998 com 29 anos, apaixonada pelo seu marido Nick e grávida de 14 semanas da “uvinha” seu primeiro filho.
Após a chegada no hospital Alice se depara com a realidade contada pela sua irmã Elizabeth que elas estão em 2008, tem 39 anos, está em processo de divórcio, tem três filhos e quase não fala com sua irmã.
Como ela não lembra desses 10 anos passados, conhecemos a antiga Alice e ela não acredita que se transformou naquela Alice que é mostrada a ela, afinal ela amava o Nick e porque estavam em um processo difícil de divórcio? Como cuidar de 3 crianças que ela nem se lembra de ganhar a uvinha, muito menos dos outros dois? E a casa? Que ela e Nick tanto lutaram para construir e reformar que estava do jeito que eles imaginaram quando compraram como conseguiram fazer aquilo?
Impossível não se emocionar quando ela entra em casa e vê o projeto deles finalizado, ou quando o Nick e as crianças aparecem e ela se encanta com eles.
O livro é contado em 3º pessoa alternando com “O dever de casa de Elisabeth para o Dr. Hodges”, onde Elizabeth tem um diário para o seu psiquiatra e “Grandes reflexões de uma bisavó!” onde a “Bisavó” de Alice escreve no seu blog.
O livro passa uma mensagem incrível de como podemos mudar nossas metas, sonhos e até um pouco da personalidade em 10 anos. Mas com um pouco de força de vontade, ou uma perda de memória, podemos tentar deixar ela nos eixos novamente.

Bia 31/05/2017

Resenha publicada no blog Pausa para Pitacos
Eu nem lembro há quanto tempo esse livro estava parado na minha estante. Ao visitar uma livraria, gosto de as vezes comprar um livro desconhecido, que tenha chamado minha atenção apenas pelo titulo e/ou capa. Acreditem: já tive surpresas maravilhosas comprando assim, deixando que de alguma forma a obra me escolhesse.

Não sei dizer ao certo o que me atraiu nesta obra. Não me lembro mais. Acredito que tenha sido o título.

Alice é uma mulher de 39 anos, tem três filhos e acabara de se divorciar de Nick. A relação entre o ex casal é totalmente tensa.

Certo dia, ao ir a academia se exercitar, ato comum em sua rotina, Alice tem um desmaio e perde toda sua memória recente. Ela só se lembra de sua vida há dez anos, quando tinha 29 anos, estava grávida de seu primeiro filho e tinha um casamento perfeito.

Alice não se lembrava de absolutamente nada, vale ressaltar. Ela não sabia o motivo de seu casamento ter acabado, não se lembrava de seus filhos, não entendia o motivo de sua relação com sua irmã, Elizabeth, parecer ter se perdido em algum ponto. E nós, leitores, também ficamos no escuro.

"Será que uma batida na cabeça realmente poderia apagar da lembrança um acontecimento tão significativo? Isso não seria ligeiramente excessivo?" Pág. 34

Junto com a protagonista vamos tentando desenrolar o passado e o presente tanto dela, quanto dos demais personagens. E o resultado disso é uma leitura delicada, reflexiva e deliciosa.

Quando comprei o livro, não conhecia a autora Liane Moriarty. Se você ainda não se recordou do nome, ela é a autora de livros de sucesso, como O Segredo do meu Marido e Pequenas Grandes Mentiras.

Mas quando o li, já sabia que se tratava de um conteúdo criado por uma grande mulher. Percebi que uma característica da autora é criar enredos com personagens femininas fortes, próximas da realidade, e os temas abordados em suas tramas são questões familiares. Assim como em Pequenas Grandes Mentiras, ela criou em As Lembranças de Alice, uma teia que foi capaz de me prender desde o início. Não temos um grande suspense, mas as problemáticas e o “desconhecido” envolvendo cada personagem, provoca curiosidade e apego ao leitor.

O ponto alto do livro com toda certeza é a construção de cada personagem. Vocês irão se deparar com crianças maravilhosas, uma um tanto rebelde; com uma vovó blogueira; com um homem maravilhoso que apesar de estar perdido e irado com sua ex/atual mulher, não consegue nos enganar. Sabemos desde o início que ainda a ama.

Elizabeth, irmã de Alice, foi minha personagem predileta. Até mais importante pra mim que a própria Alice. Assim como eu, a personagem também não pode ter filhos. Através de cartas escritas para seu terapeuta, como uma lição de casa, consegui me identificar com as situações que ela enfrenta devido a infertilidade.

É impossível não pensarmos em nossa própria vida. Nos rumos que tomamos. Me perguntei várias vezes durante a leitura: quem eu era há dez anos? Quem eu me tornei? Me orgulho disso?

E claro que voltando ao passado, com toda certeza iria me surpreender e talvez nem acreditar nos acontecimentos da minha vida nos dia atuais. A Bia de 20 anos jamais seria blogueira, não estaria separada, jamais (nunquinha) teria uma drogaria, e nunca estaria morando em sua cidade natal. Como o futuro é incerto, concordam?

Neste livro vocês irão encontrar dramas daqueles que deixam uma vontadezinha de chorar; mas também irão se divertir muito. Ri em muitas passagens, a perda de memória de Alice, apesar de trágica, é cômica em vários momentos. E tem romance!! Romance fofo e lindo.

Termino minha resenha recomendando a leitura e ressaltando que acredito que são os livros que nos escolhem.

site: http://pausaparapitacos.blogspot.com.br/2017/05/resenha-as-lembrancas-de-alice-liane.html

Debyh 18/06/2018

para os esquecidos e para os que tem boa memória
O que dizer de Alice essa desmemoriada que me confundiu horrores? Assim, enquanto ela achava absurda como sua vida estava atualmente eu tinha a impressão que ela achava tudo ridículo. Desde o seu cotidiano ser completamente louco, com ela nem mesmo trabalhando, e o mais absurdo: Nick, seu marido, estar tão frio com ela. E lógico isso é importante e tal, mas tinha umas pessoinhas ali perto dela que estava mais precisando dela do que Nick, então não sei, fiquei irritada com ela por conta disso. Mas percebi que ela não lembrava de várias pessoas, então isso com toda certeza atrapalhou ela se reorganizar na vida e a falta de noção em alguns pontos. Outra coisa ‘estranha’ é que as pessoas a tratavam de uma forma meia esquisita, o que só fui entender mais pra frente no livro, e totalmente o que eu pensava ser 100% culpa dela não foi bem assim. Não é porque ela estava lembrando que significava o que ela achava ser, tudo tinha uma dimensão maior ou não significava muito.
Gostei muito também do relacionamento das irmãs (adoro livros com este tipo de história). Elisabeth precisava de um abraço e de alguém que dissesse a ela que ela podia sim descansar um pouco, eu realmente fiquei com dó de toda a história dela assim como EU queria abraçá-la, também queria dar um tapa para ver se ela entendia as coisas certinho. Através do diário dela podemos entender algumas coisas em relação a Alice, e nos confundir com outras assim como em outros livros da Liane né hehehehe. Já Nick ele parecia tão ‘velho’ aos olhos de Alice, e lógico ela tem a mesma idade que ele porém suas atitudes era de alguém que viveu 10 anos a menos, então daí vinha a diferença que dava pra perceber. E quando ele entende que a antiga Alice voltou, ele acha completamente esquisito, para falar verdade esperava que ele a ajudasse mais, só depois que dá pra entender o que realmente está acontecendo, mas não fui muito com a cara do Nick.
(continua no link)

site: http://euinsisto.com.br/o-que-alice-esqueceu-liane-moriarty/

Julia G 18/06/2018

O que Alice esqueceu
Sempre que vejo algo sobre um novo lançamento de Liane Moriarty, pouco me importa a sinopse, sei que vou ler. Tanto que já li todos os livros dela lançados aqui no Brasil pela Intrínseca e O que Alice esqueceu só veio para reforçar essa certeza, pois se tornou meu segundo - ou primeiro (ainda estou em dúvida) - livro favorito da autora, em embate apenas com O segredo do meu marido.

No livro, Alice sofreu um acidente e esqueceu seus últimos dez anos. Ela ainda pensa que é recém casada, apaixonada por Nick e que eles esperam seu primeiro filho. Só que, diferentemente, ela tem três filhos, está se divorciando, se distanciou de sua família e se tornou uma pessoa completamente diferente. Conforme descobre verdade sobre si mesma, ela sente que, durante esses dez anos, uma usurpadora esteve em seu lugar.

"Esse foi o dia em que Alice Mary Love foi à academia e, num descuido, perdeu uma década de vida."

A trama é construída pela perspectiva de três personagens, que se intercalam para ampliar a percepção dos acontecimentos: Alice, em terceira pessoa, Elizabeth, irmã de Alice, por meio de suas anotações pessoais para o seu terapeuta, como um diário, e Frannie, "avó" das duas, por meio de um blog. Achei um pouco irritante que algumas cenas fossem interrompidas para mudar de uma personagem para outra, mas, no contexto, acredito que essa construção foi fundamental para aprofundar outros personagens que não poderiam ser compreendidos apenas pelo ponto de vista de Alice.

Liane Moriarty tem uma escrita envolvente e é difícil largar o livro. Li até sentir meus olhos ficarem secos e pesados, e mesmo assim não queria parar. Embora a história gire em torno de coisas bastante cotidianas, a forma como a autora constrói sua narrativa insere um mistério que queremos logo desvendar. Algo mudou Alice durante esses dez anos, algo dissolveu seu casamento, algo a transformou em uma mulher que ela não imaginava que podia ser, mas ela não lembra, e a curiosidade de saber o que é enorme.

O mistério em si não é grande coisa, então não é bom criar expectativas sobre isso, mas é a simplicidade que desperta reflexões durante a leitura. Afinal, não são as coisas do dia a dia que nos transformam cada dia um pouquinho mais? Acredito que o que envolve nos livros de Moriarty é seu dom de transformar coisas simples e comuns em tópicos instigantes e, a partir disso, fazer o leitor repensar a si mesmo. Por exemplo, será que o meu eu de hoje gostaria de mim mesma daqui a dez anos? E o meu eu de dez anos atrás, o que pensaria de mim hoje?

"Alice detestava a pessoa que tinha se tornado. A única parte boa eram as roupas."

A construção dos personagens é outro ponto alto da trama. Ninguém é apenas uma ou outra coisa, as pessoas são muito mais profundas que isso. Liane não os coloca em caixinhas, mas trabalha suas diversas facetas de forma rica e fascinante. Por exemplo, Elizabeth, irmã de Alice, quis tanto um filho que passou a fazer disso a questão da sua vida, sentia que ninguém a compreendia e qualquer palavra se tornava uma ofensa contra ela. Ela não era uma pessoa má ou boa, só uma pessoa frustrada, desesperançosa, que não conseguiu evitar que isso influenciasse todos os demais aspectos de sua vida. E isso se repete com praticamente todos os personagens, que são trabalhados por todos os ângulos possíveis.

Alice mesmo é uma pessoa comum, cheia de defeitos e qualidades, e é por isso que foi tão fácil se identificar com ela - seja com a Alice de 29 anos, seja com a de 39. Todo mundo já teve momentos cheios de sonhos e esperança, assim como teve aquelas situações cheias de frustrações que ofuscavam todo o resto. No caso da protagonista, perder a memória pode ter sido uma bênção, para poder ver sua vida atual a partir de uma perspectiva menos parcial, pois aquilo nem parecia ter acontecido com ela. Para mim, mostrou que às vezes é preciso se afastar de um sentimento para rever a importância das coisas em nossas vidas e da necessidade de cuidar, no dia a dia, de nossos relacionamentos.

O que Alice esqueceu foi o livro que eu achei mais leve e divertido de Liane Moriarty, sem um grande suspense e sem o tom de ironia que eu sempre percebo por traz de se texto. Não que esses aspectos fossem ruins em outros livros, mas esse conseguiu me atingir de uma forma que eu não esperava. Além disso, o livro é mais voltado para o romance e eu amei isso. Relacionamentos sempre são aspectos importantes nos livros da autora, mas de alguma forma esse foi o que mais me envolveu, e eu só queria que existissem mais cenas que mostrassem o ponto de vista de Nick, pois eu amei esse homem.

Ainda que eu fale mais e mais sobre o livro, nunca conseguirei abordar todos os tópicos que me encantaram em O que Alice esqueceu, desde a redescoberta, pela protagonista, de seus filhos, já crescidos, como indivíduos, até a necessidade de lidar com a dor da perda, do fim de um relacionamento, a dificuldade de comunicação quando tudo o que poderia já foi dito, ou de descobrir a imensa capacidade que se tem de se reconstruir. Terminei a leitura com lágrimas nos olhos e feliz, muito feliz, de ter conhecido esse outro lado de Liane Moriarty.

site: https://conjuntodaobra.blogspot.com/2018/06/o-que-alice-esqueceu-liane-moriarty.html

duda 15/12/2014

nao li ainda
qero ler

Clube do Livro 28/02/2015

Terminei o livro com um sorriso no rosto...

Alice desmaia na academia, quando acorda não faz a minima ideia do que está fazendo ali, na verdade ela nem curte academia, aliás...
Como ela está na academia se está grávida???
E quem são as pessoas a sua volta que se dizem seus amigos??
Ao perguntarem que ano está se surpreende.... Como assim ela tem 39 anos???
Alguém deve estar de brincadeira, só pode ser uma pegadinha!
Mas não... Ela vai pro hospital e descobre... Sua mente apagou os dez últimos anos de sua vida e para ela nada mudou desde os 29 anos.
Ela vai descobrindo aos poucos que a Alice que ela se "tornou a beira dos 40 anos" da qual não se lembra não é nada daquilo que tinha sonhado em ser... Mãe modelo??? Separada, como assim cadê meu marido, filhos no plural?? Como pude esquecer meus próprios filhos??????
Como assim a amizade tão forte com a irmã não é mais a mesma???

A História se desenrola assim...
Alice descobrindo aos poucos quem se tornou...
Juntando fragmentos de sua história ela vai descobrir que às vezes não lembrar pode ser sua maior benção.
E se você pudesse voltar a ser a melhor versão de si mesma?

Esse é um livro que poderia ter sido um drama, mas não foi.
Foi uma grande lição, e se a vida te desse uma segunda chance de ser uma pessoa renovada e sem mágoas, mas para isso você tivesse que perder dez anos de suas memórias? Isso seria uma benção ou uma maldição?
Bem,Alice perdeu a memória, mas quem diria que uma perda traria tantos benefícios em sua vida?

Não posso dizer mais na da além disso sem soltar algum spoiler, só posso dizer que foi um dos livros que mais me identifiquei com a personagem principal nos últimos tempos.
Ás vezes eu também gostaria de resgatar uma outra parte de mim, aquela mais alegre e mais ingênua, que conseguia ser mais feliz com pequenas coisas e que se perdeu em meio às amarguras e problemas dos anos.

Recomendo!!!! Maravilhoso!!!

site: http://www.clubedolivro15.blogspot.com.br/2015/02/resenha-as-lembrancas-de-alice-liane.html

Dressa Oficial 09/03/2015

Resenha - As Lembranças de Alice
Olá, tudo bem com você?

Lembranças de Alice acho que foi o livro que mais demorei para ler, foram duas semanas de leitura, não sei se o problema era comigo pois já tinha lido alguns livros que não considerei tão bons assim e enfim este foi o último livro lido no mês de fevereiro e espero que essa fase de leituras medianas e demoradas tenham passado.

Alice faz academia e na aula de "Step" ela cai e bate a cabeça, fazendo com que perca 10 anos de sua memória, ela está em 2008 e acha que está em 1998 ainda grávida de sua primeira filha e apaixonada pelo seu marido.

O que ela não imagina é que tem 3 filhos e está em processo de separação com seu ex-marido Nick, o livro é narrado em terceira pessoa e alternando os capítulos com a vida de Alice, a conversa da sua irmã Elisabeth com o Dr. Hodges seu terapeuta, e também os post que sua bisavó publica na internet sobre sua vida pessoal.

Alice fica totalmente perdida, pois começa a lembrar de algumas coisas de sua vida e não sabe dizer se o que tem em mente é verdade ou não, quando ela questiona sua irmã e seu ex-marido os dois não acreditam totalmente que ela tenha esquecido tudo nos últimos 10 anos.

As vezes tem males que vem para o bem e o fato de Alice perder a memória realmente faz acreditarmos que perder a memória foi o melhor que poderia ter acontecido, afinal os filhos sofrem o tempo todo com a separação dos pais e isso reflete também no comportamento escolar das crianças.

Alice não acredita que tenha se separado de marido um homem que sempre admirou e hoje ela continua amando do mesmo jeito, aos poucos vamos percebendo como ela mudou nesses 10 anos que ela se esqueceu, e agora voltou apenas com a parte boa.

A Alice de antes era uma pessoa metódica, organizada e posso dizer que até um pouco neurótica com exercícios, alimentação e organização.

A Alice de agora é mais tranquila, pensa na sua felicidade e em respeitar seus sentimentos, não é mais orgulhosa como antes e esta disposta a fazer sua vida ser melhor.

A única coisa que me incomodou na leitura foi o ritmo de narração que a autora teve, achei algumas passagens desnecessárias e demorar tanto tempo para terminar o livro acabou fazendo com que eu torcesse para a história acabar logo, e acho que por isso não consegui gostar tanto assim da história,

É uma leitura válida, gostei do final mas me senti agoniada com toda essa situação de perder a memória e isso mudar a sua vida, se você ficou curioso pela leitura, deseja saber o que aconteceu com Alice aproveita e participa da promoção que esta será nossa primeira resenha premiada de 2015, a primeira entrada é livre e as demais opções somam pontos para te ajudar no sorteio final, em caso de dúvidas leia as regras.

Beijos e Boa Sorte!

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/2015/03/resenha-premiada-as-lembrancas-de-alice.html

Jamily.eu 01/04/2024

Um bom livro
Sinceramente, eu n tava esperando tanto por esse livro, mas posso dizer que me surpreendeu positivamente

O começo do livro foi um pouquinho maçante, já que não tem tantos acontecimentos, sendo mais de rotina mesmo, mas com o tempo eu me vi querendo ler cada vez mais pra descobrir como ia terminar

É um livro bom, que nos faz pensar sobre como estamos levando a nossa vida e quem estamos nos tornando a medida que crescemos.

Mari 01/02/2017

Já vi esse filme antes
Esse é o primeiro livro que da Liane Moriarty que eu leio. A primeira impressão que tive foi a incrível semelhança com filmes como o De repente 30, Um homem de família (filme de 2005 com o Nicolas Cage) e também A Vida de Outra Mulher (filme francês com a Juliette Binoche). A protagonista bate a cabeça e perde a memória dos últimos dez anos. Apesar de alguns clichês cinematográficos a história tem uma narrativa envolvente. O leitor realmente fica curioso em saber o que houve com Alice nesses dez anos e por quais o motivos a vida dela tomo os rumos apresentados.
Liane Moriarty tem habilidade pra descrever a classe média australiana, principalmente as mulheres. Minha próxima leitura da autora será o Pequenas Grandes Mentiras.
Leitura despretensiosa. Só uma última observação: achei desnecessário a história ser narrada a partir de três pontos de vistas. Particularmente isso deixou a narrativa um pouco cansativa.
Mas deixando de lado alguns detalhes vale a pena conferir e descobrir quais são as lembranças de Alice.

Cintia.Cris 29/05/2017

Comprei este livro, não só pelo conteúdo da história mais principalmente por causa da autora Liane Moriarty, que conheci através do livro "Pequenas Grandes Mentiras" e me apaixonei. Enfim em as Lembranças de Alice, terminei a leitura praticamente em um dia, a história apesar de uma premissa simples, nos envolve de tal maneira que no final você? só quer saber como tudo se resolve. No contexto Alice perde a memória dos últimos dez anos de sua vida devido a uma queda enquanto estava na academia. Ao retomar a consciência percebe que as relações que tanto presava no passado estão totalmente distorcidas como, sua relação com a irmã que era até então de total companheirismo; seu casamento com seu marido Nick a quem amava incondicionalmente e no momento estava em processo de separação e por fim e não menos importante agora era mãe de três criança.
O livro também retrata outra duas histórias, de Franie, senhora a quem Alice considerava como avó, e que no momento estava passando por uma crise existencial devido sua idade avançada. E Elizabeth que em minha opinião roubou o protagonismo do livro por ter uma história muito tocante e um personalidade interessante, Libby como Alice chamava, tem problemas para engravidar e já está na meia idade, depois de uma série de abortos espontâneos e procedimentos mal sucedidos a mesma decide desistir. Neste momento nos vemos torcendo por Libby e sentindo suas angústias e na expectativa de um final feliz.
Afinal o final foi um pontinho fraco, a história foi tão bem cadenciada, que de repente estava no epílogo.kkk. Mas acho que enfim a história estava tão boa que esperava mais detalhes sobre como chegamos até o enredo final. Mas foi lindo.

Para mim livro bom é aquele que não consigo largar de jeito nenhum e que se deixar leio mesmo em um dia. Então valeu muito a pena.

Carous 20/09/2017

É lamentável que esse livro de Liane Moriarty, hoje aclamadíssima por causa do livro que deu origem à série Big Little Liars, seja esquecido no churrasco por muitos fãs. Não rola nem da editora que publicou os demais livros relançar com uma capa que combine com as outras obras dela.

Talvez eu tenha gostado porque estava acostumada com histórias infanto juvenis. Sim, esse deve ser um fator, mas não vou tirar o mérito de Liane de ter escrito uma história tão perfeita e bem amarrada do início ao fim.

Aqui o mocinho e a mocinha já se conheceram, já se casaram e tiveram filhos. Conheceram o final feliz e agora enfrentam a amarga separação.

Além de Alice, o livro também retrata a vida de sua irmã mais velha, feliz por ter encontrado seu príncipe encantado, mas infeliz e amarga também porque não consegue engravidar.

As lembranças de Alice é um excelente livro para quem já passou por alguma ou ambas situações das personagens. É excelente para quem nunca passou e para quem é novinho e sonha com uma vida cheia de magia, momentos alegres. Ela não é assim. Tem muito choro, muitos problemas que você precisa encarar.

Liane os mostra sem que a gente odeie Alice e sua irmã por serem tão sinceras sobre o que sentem em relação a suas vidas que passa por um período insatisfatório.

Foi o primeiro livro em que as crianças de Alice também tiveram espaço e não foram retratadas como pentelhas e sim como crianças mesmo.

Só gostaria que o final tivesse sido diferente e mostrasse que um divórcio não é a pior coisa na vida de uma pessoa, mesmo que o casamento tenha sido amoroso. Finais chegam para todos.

site: https://www.instagram.com/shiuestoulendo/

Carol Barros 21/06/2017

Eu me segurei um bocado pra fazer a resenha desse livro, sempre parecia muito chata, muito detalhada e a causa disso é que essa história me deixou um bocado confusa entre sentimentos flutuantes de ~curiosidade e raiva ~

Sou do time gigantesco de mulheres de sessão da tarde que adora de repente 30 , remember me... e às vezes mergulho nessa possibilidade de dormir e acordar com a vida perfeita ( diploma de engenharia estou olhando para você)!

No livro, Alice acorda quarentona e toda por cima , rica feat maravilhosa.

Mas, como gostamos de um bom drama sua vida pessoal está de cabeça pra baixo, agora ela tem filhos que não conhece , seus familiares estão meio malucos e seu marido maravilhoso e apaixonado não parece ser mais tão maravilhoso assim. Que fase!

A história é narrada por três pontos de vista : a desmemóriada Alice, a vovó blogueira e a irmã de Alice.

Não dormi na noite que li esse livro porque sou uma pessoa bem agoniada e o livro demorou quase 200 páginas pra “engatar” fiquei com aquela vontade preguiçosa de passar as páginas e correr pra o final feliz logo e olha que fui bem surpreendida.

Um adento que a história contada por meio da irmã de Alice me perturbou mais do que a da própria protagonista , eu achei o livro chato do começo para o meio e ótimo do meio para o final : ) .

Sempre me sinto beeem tocada por essas histórias familiares (canceriana) .
O livro nos leva a refletir várias atitudes nossas , afinal , podemos até não perder a memória , mas às vezes perdemos pedaços nossos no meio do caminho.

Recomendo pra quem não tem crises de ansiedades e ataques de coração para finais felizes rápidos e pretendo ler os outros livros da autora a escrita é maravilhosa ;)