Sherlock Holmes - Volume 3

Resenhas - Sherlock Holmes

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Douglas 06/04/2021

Continua Excelente
O 3 livro continua com a narrativa emocionante e imersiva do 1 e do 2, o único incoveniente que encontrei foi o fato das historias estarem em ordem de lança mento, e não em ordem cronológica, confundindo um pouco os novos leitores, tirando isto, super recomendo.

Karin 29/09/2022

As histórias de Sherlock Holmes são muito empolgantes! Demorei um pouco pra conseguir terminar de ler, porque pelo livro ser dividido em duas partes e a primeira parte, serem histórias independentes isso me pega um pouquinho rs. Comecei a ler meio que de trás pra frente, por ter uma certa necessidade de ler histórias contínuas. Mas é um ótimo livro. Recomendo!

Noemy.Nayara 08/07/2021

Esse volume contém duas partes. A primeira sendo vários contos do detetive, exaltando suas habilidades, com casos incríveis e incontáveis personagens.

Mas focaremos na segunda parte:

***

?? O VALE DO MEDO:

Essa é uma das histórias mais densas e violentas de Sherlock Holmes.

A história começa de forma típica: Holmes e seu melhor amigo, dr. Watson, recebem a visita de um novo cliente.

John Douglas, um proprietário rural foi asassinado na sua biblioteca, porém sua residência deveria ser impenetrável durante a noite, graças a um fosso que a cerca. Seria o responsável um dos moradores da casa?

A primeira metade do livro segue como um caso normal, Mas, é na segunda parte da história que somos apresentados a um contexto mais cruel.

Livro trás um longo flashback que conecta os acontecimentos do passado ao crime presente.

Foi uma história envolvente, com reviravoltas e revelações surpreendentes.

amana 31/05/2021

O primeiro caso do livro (da casa vazia) rendeu MUITO johnlock, foi como alimento pra mim 😋 Até agora esse foi o livro dele que mais demorei pra ler mas foi por preguiça msm, pq é ótimo igual todos os outros, os primeiros casos são muito bons, principalmente o dos seis napoleões.
O vale do medo também teve um plot twist muito fodaaaaaa, não esperava de JEITO NENHUM aquele final do mcmurdo, meu zoi arregalou assim 😳 nenhum defeito!!!!

Sara.Deniz 23/05/2022

Foi uma leitura bem arrastada mas não julgo depois de ler 3 livros de um mesmo personagem fica meio cansativo ?

Zezzo 17/04/2021

Depois de muita luta, finalmente acabei esse livro. Os contos eu achei bem chatos, porém eu não gosto mesmo desse gênero literário. O romance foi muito bom, bem engenhoso e fiquei surpreso com o plot. Embora tenho achada a segunda parte meio avulsa mas ainda sim boa.

Forevers2 08/04/2024

Como não amar Sherlock Holmes?
Eu evitei fazer uma review desse livro por se tratar de um compilado de contos e um livro independente juntos, mas hoje estou inspirada, então vou tentar.
Sobre a coletânea: Não dá para errar com histórinhas de detetive. No início, eu senti que Conan Doyle triunfava mais nesses contos do que em seus livro -Um estudo em vermelho e O sinal dos quatro são dois livros bem ruins, na minha opinião.- E por isso, pelo menos no primeiro livro do box, oque o salvou de um dois e meio foi essa coletânea no final, que é simplesmente incrível. No segundo livro eu senti algo parecido, porém, por Cães de Bakersvile ser um livro bom, não senti que a coletânea pesou muito na minba nota, mas também não fora ofuscada por Bakersvile em si. Agora, nesse livro, não senti isso. Eu li ao contrário, sinto que devo frisar isso, e esse é justamente a pior edição para fazer isso, porque o livro é tão bom que ofusca completamente as historinhas antes tão estimadas.
Sobre o livro: O melhor livro de Sherlock Holmes já escrito, e é um absurdo que ele nunca tenha sido adaptado para filme ou na série da bbc -até onde eu sei- O vale do medo é um dos melhores livros de mistério que eu já li em toda a minha vida. A primeira parte parece, na superfície, bem chata e rasa, mas ela é apenas uma preparação para a segunda parte, que é simplesmente maravilhosa. McMurdo é um protagonista interessante e curioso, a atmosfera é perfeita e muito diferente do que eu estou acustumada a ler, o fato de trazer uma instituição da vida real, presente no cotidiano faz tudo parecer mais real e, como a figura conhecida de Holmes, Watson, Lestrade ou qualquer outro personagem já bem conhecido não está presente, fazendo o relembrar de que se trata de uma historia fictícia, tudo parece muito mais real, deixando tudo mais tenso, fazendo você mergulhar na leitura e fazendo o plot-twist muito mais inesperado e suprendente. Eu amei o livro e fico muito triste por ser o último livro mesmo de Sherlock, a próxima edição são apenas coletâneas de historinhas de detetive, que eu tenho um pouco de receio de serem ofuscadas por uma narrativa anterior tão boa, mas, eu ainda tenho fé nestas, afinal, como não amar Sherlock Holmes?

Samantha 17/08/2021

Esse volume traz A volta de Sherlock Holmes e O vale do medo, com retorno de Sherlock após o problema final. Temos contos como os primeiros casos em que Watson ainda mora na Baker Street.

Gladstonier 30/03/2022

Nunca decepciona
Livro muito bom, a última história foi fantástica. A única crítica é à coleção que não respeitou a cronologia da história. Mas indico demais.

pluto 06/04/2021

Foi bom.
Um bom livro, mas um pouco cansativo e repetitivo. E, apesar disso, continua sendo genial.

Carol.Alves 10/12/2020

Sir Arthur Conan Doyle é muito bom
Nessa terceira coletânea de contos do mais famoso consultor de crimes da história temos casos incríveis e hilários de Sherlock narrados pelo maravilhoso Dr. Watson. Muitas risadas pelo sarcasmo e ironia dessa dupla divertida. Temos também o romance do "vale do medo" que tem um enredo bem surpreendente. Quando se tem um passado perigoso não é possível ter um presente ou futuro tranquilo. Uma história surpreendente que se devora em pouco tempo.

Stela Nowakovski 01/09/2022

Sherlock está de volta!
A angustia que ficou no leitor após o final do segundo volume, acaba neste terceiro livro. Nosso detetive está de volta!
O romance incluso no final, é o que mais prende a leitura. Os contos começam a ficar repetitivos, ainda são memoráveis, mas não tem o mesmo brilho. Ao longa da jornada, se percebe, na minha opinião, que as soluções saltam do nada ou aconteceram anos antes e o leitor não consegue acompanhar.
Sherlock Holmes continua um detetive incrível, a escrita do autor mantém a qualidade como é visto no "O Vale do Medo", mas os contos deixam um pouco a desejar.

Helaina 13/09/2022

Cada vez que eu termino de ler um desses volumes eu sinto uma emoção agridoce
Não sei se todos vocês sabem, mas Conan Doyle tentou matar Sherlock Holmes e assim concluir suas aventuras, mas por pressão dos fãs acabou voltando atrás e trazendo o detetive de volta à ativa.

Notei certa diferença na escrita depois dessa tentativa do autor de não escrever mais sobre o detetive, algo muito sutil que nem sei descrever o que é, mas acho que foi só impressão. A qualidade das histórias continua a mesma.

Logo de início fui surpreendida com mais uma daquelas coincidências entre a minha fanfic e os originais de Conan Doyle (lembrando que eu escrevi antes de ler os livros). O sobrenome da minha personagem principal, escolhido por Mycroft quando ela precisou de uma nova identidade, está no índice de biografias de Sherlock Holmes, na letra M, e a descrição do detetive sobre o sujeito é "o envenenador". Minha personagem foi envenenada, por uma pessoa da família. Impossível sobrenome mais apropriado em uma fanfic de Sherlock. Não estou sabendo lidar com essas coincidências! Já tô com vontade de ver se a minha árvore genealógica cruza com a do Conan Doyle em algum ponto...

"Já que é moralmente justificável, tenho de considerar apenas a questão do risco pessoal. Com certeza um cavalheiro não pode se preocupar muito com isso, quando uma dama precisa desesperadamente da ajuda dele, certo?" P. 160

Com a leitura aprendi a ver as pistas quase que da mesma maneira que Sherlock Holmes, mas nem de longe tenho a mesma eficiência dele para solucionar os mistérios. Na minha “nada humilde opinião”, como dizia Dumbledore, acho que meu raciocínio e o dele funcionam de forma semelhante. Por isso conseguimos ver coisas que os outros ignoram, e nos entediar com facilidade.

E também deixar as pessoas irritadas com certa frequência... Gostaria de ter a oportunidade de trabalhar como ajudante do detetive para colocar minhas habilidades à prova.

"Holmes sorriu. Ele sempre se emocionava com uma admiração sincera, a característica de um verdadeiro artista." P.319

Em um dos contos (não vou falar o título para não ser spoiler) há uma ação inesperada de Holmes e seu amigo Doutor Watson, sempre tão prontos para ajudar a polícia a prender os criminosos. A dupla presencia um assassinato e simplesmente finge que não viu o que aconteceu.

Na verdade, o doutor Watson quase interfere, mas é impedido por Sherlock enquanto os dois acompanham tudo do esconderijo onde estão. Há testemunhas inclusive que veem os dois fugindo da cena, mas Sherlock Holmes não tem qualquer problema em mentir para o detetive Lestrade o fazendo acreditar que a descrição que ele tem dos suspeitos não é boa e se recusando a ajudar no caso. Mas eles tiveram um motivo para fazer isso, e eu não vou julgar a atitude deles.

Com o livro de contos finalizado, minha intenção era ler outra obra antes de continuar, mas falhei miseravelmente. A pausa só serviu para me torturar e me deixar com saudade do doutor Watson, meu narrador favorito por quem sou apaixonada desde ‘Um estudo em Vermelho’. E é claro que eu senti saudade do Sherlock também!

"Era nessas ocasiões que ele deixava por um instante de ser uma máquina de raciocínio e traía sua paixão humana por admiração e aplauso." P. 188

O último livro desse volume é o romance ‘O Vale do Medo’. Assim como no que eu acabei de citar, aqui também tem uma história à parte dentro da trama principal com a vida anterior dos personagens. O recurso é interessante, mas comecei a achar um pouco longo e cansativo, até o plot twist. Simplesmente AMEI o desfecho.

Eu recomendo esse volume para aquelas pessoas que estão em dúvida se querem ler contos ou um romance completo, pois aqui têm os dois estilos literários. E aquelas que gostam de tramas intrincadas de mistério também irão gostar.

"Quando me virei novamente, Sherlock Holmes estava sorrindo para mim, do outro lado da minha mesa. Levantei-me, encarei-o por alguns segundos com total espanto, e depois parece que desmaiei pela primeira e última vez na minha vida." P. 13

site: https://hipercriativa.blogspot.com/2022/08/resenha-obra-completa-de-sherlock.html

Fayane 21/10/2022

Sherlock Holmes
É sempre um prazer acompanhar os métodos de dedução e as resoluções dos casos de Sherlock Holmes. Confesso que demorei para terminar o romance deste volume (O Vale do Medo). Dos que li até então, este foi o que considerei mais monótono e por isso, a demora.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6