Sherlock Holmes - Volume 4

Resenhas - Sherlock Holmes

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Nathalia.Papp 17/02/2023

Ótimo
O terceiro e quarto volume são os melhores na minha opinião. Adorei ler algumas histórias contadas pelo próprio Holmes. Ótima leitura!

Angie 06/02/2023

Decidi que não vou me alongar nessa resenha, mas não porque não tenho o que falar, e sim porque é simplesmente inconcebível resumir quatro livros de mais de 400 páginas cada em uma única resenha. E também é impossível falar sobre esse volume sem me deixar levar para os volumes anteriores.
Maaasss...Voltando ao que interessa.
Esse livro é uma despedida em sua pura essência, dá para sentir o quanto o autor estava ansioso para finalizar a saga de Sherlock Holmes e John Watson. Isso é tão perceptível que acho que até mesmo os mistérios ficaram menos elaborados e descritivos, como se a fonte de inspiração estivesse secando. Ou talvez eu tenha ficado tão acostumada com o raciocínio de Sherlock que as coisas se tornaram menos difíceis, mas eu não me dou esse crédito todo não.
Enfim, é um livro longo mas que passa voando. Sentirei saudades de Holmes e Watson, para mim eles foram muito reais.

?Portanto, leitor, dê adeus a Sherlock Holmes! Agradeço a sua fidelidade e espero que tenha tido alguma recompensa, na forma de distração das preocupações da vida e de uma estimulante mudança de pensamento, que só podem ser encontradas no reino encantado do romance.

Arthur Conan Doyle?

Gabi Gonçalves 30/01/2023

?Portanto, leitor, dê adeus a Sherlock Holmes?
Foi fantástico esse tempo acompanhando Sherlock e seu amigo Watson. Nem todos os contos eram fantásticos, mas o clima de mistério e modo excêntrico do detetive fazia valer a pena. Gostei muito de como o Conan Doyle fez com que apesar de tudo, Sherlock fosse um personagem muito realista, tão realista ao ponto de parecer que ele de fato existiu.

Claudia 07/01/2023

Um final suficiente.
As aventuras de Sherlock Holmes e seu fiel amigo Dr. Watson continuam neste quarto e último volume.
Vale a pena ler para saber o que aconteceu com o famoso detetive, mas comparado aos primeiros contos e romances, esse livro não trás muitos casos interessantes.
São casos banais e que podemos descobrir o que aconteceu facilmente, tirando a graça de sentir-se como Watson, surpresos com a capacidade dedutiva de Holmes.
Sempre foi um dos meus personagens preferidos e fico contente de finalmente ler todas as suas aventuras!

Iagne 27/12/2022

Sherlock Holmes - Volume 4 (Arthur Conan Doyle).
Sherlock Holmes, Volume 4, reúne o oitavo e o nono livro de Sherlock, e também os dois últimos, são eles:
- Os Últimos Casos de Sherlock Holmes (contos), lançado originalmente em 1917; e
- Histórias de Sherlock Holmes (contos), lançado originalmente em 1927.
Desde 1893 Arthur Conan Doyle tentou parar de escrever sobre Sherlock, mas depois de grande apelo popular ele reviveu o personagem em 1904, essa história está sempre presente em suas biografias, o livro que abre esse Volume 'Os Últimos Casos de Sherlock Holmes' de 1917, novamente dá a entender que seria o último, mas Doyle volta a escrever sobre Sherlock 10 anos depois em 'Histórias de Sherlock Holmes', já no ano de 1927, apenas três anos antes de sua morte, o que pelo menos para mim mostra que por mais que ele achasse que as histórias sobre o mais famoso detetive da ficção afetasse os seus outros livros, ele ainda assim não conseguia se afastar do tão querido personagem, um dos meus personagens preferidos de toda a ficção.
Sobre os livros, li os dois com sentimento de nostalgia, percebi o envelhecimento dos personagens que Doyle evidenciou, tanto em corpo quanto em espírito, percebi as sutis mudanças na forma de ver o mundo de Sherlock, deu para perceber um pouco da tensão política da época, pós primeira grande guerra, entre outros pontos.
Em 'Os Últimos Casos de Sherlock Holmes' foi notável o envelhecimento dos nossos queridos personagens Sherlock e Watson, o que me leva a acreditar, que mesmo 'Histórias de Sherlock Holmes' sendo publicado posteriormente as aventuras se passam na juventude dos dois, o que deixa esse livro e o conto 'Seu último caso' realmente o último caso de Sherlock, gostei do detalhe da fazenda de abelhas.
Já em 'História de Sherlock Holmes', publicado depois, conta uma série de pequenas histórias de mistérios desvendados por Sherlock, dos mais triviais até os mais complicados, penso nesse livro como Watson contando essas histórias, após a aposentadoria de Holmes, como muitas vezes é falado no texto, nesse livro estão dois contos 'autorais' de Sherlock, ou seja, escritos por ele, são eles a 'A Aventura do Soldado Descorado' e 'A Aventura da Juba do Leão' esse se passando após a aposentadoria do Sherlock, só por esses dois contos, já vale muito a leitura.
Com isso acabo a leitura, de dois dos meus personagens preferido, aqui vale um agradecimento póstumo a Arthur Conan Doyle, por ter criado e apresentado Sherlock e Watson.
Recomendo muito a leitura.
Endi.Nascimento 10/01/2023minha estante
Parabéns pela resenha

Gege 12/12/2022

O homem que nunca viveu, mas que jamais morrerá
Sou uma grande admiradora do personagem Sherlock Holmes, desde as séries de TV e até o livro. No entanto nesse livro tive uma certa dificuldade em terminar a leitura, talvez por já ter lido os outros livros perto um do outro, mas nesse livro senti que algumas histórias foram bem previsíveis.

Claro que penso que na época as pessoas esperavam e pediam muitas novas histórias, mas sinceramente acredito que não precisaria de tantos livros e contos. Os contos também foram uma dificuldade, isso porque quando você começava a se entreter e afundar na história ela acabava na mesma velocidade. Então não dava tempo de você entender muito a história, porque logo você era jogado em outra totalmente diferente.

Mas ainda assim, gostei do livro. Me senti finalmente realizada por finalmente terminar essa grande história e agora poder dar tchau ao grande Sherlock Holmes. O homem que nunca viveu, mas que jamais morrerá.

Helaina 08/12/2022

Já estou com vontade de ler tudo de novo!
Ainda me lembro da sensação boa que foi começar a ler as histórias narradas pelo doutor Watson, fiel amigo de Sherlock Holmes. Eu me apaixonei pelos dois personagens de formas diferentes, e acho que o laço que criei com eles nunca irá desaparecer (assim espero). A impressão inicial de estar tomando chá na Rua Baker enquanto ouvia John narrar as histórias se transformou, e agora esse apartamento se tornou meu lar. Uma espécie de refúgio para onde posso ir quando a vida ficar estranha demais, impossível demais ou assustadora demais.

"É uma coisa terrível, Sr. Holmes, presenciar um acontecimento espantoso, uma situação cruel, sendo preparada diante de seus olhos, compreender claramente aonde isto conduzirá, e mesmo assim ser incapaz de evitar o mal." P.193

Nesse livro temos algumas demonstrações da habilidade de escrita de Arthur Conan Doyle. Além dos contos narrados pelo doutor Watson, temos também os narrados por Sherlock Holmes, como ‘A Aventura da Juba do Leão’ e mais uma novidade; narração em 3ª pessoa. Em ‘A Aventura da Pedra Mazarin’ temos esse exemplo.

Mais uma coincidência com minhas histórias, dessa vez não posso ser muito específica, pois é exatamente a forma como o assassino age e ainda não terminei de escrever. Pretendo deixar o quote quando publicar último capítulo no Wattpad para quem quiser ler e julgar por si próprio se é ou não mais uma coincidência entre as minhas ideias e as de Doyle. Obviamente, assim como nas outras, eu não havia lido o conto em questão antes então não foi planejado.

"Quando seguimos duas linhas distintas de pensamento, Watson, acabamos encontrando um ponto qualquer de ligação que leva à verdade." P.137

Nessa primeira leitura não consegui ver o Sherlock arrogante como muitas pessoas comentam. Ele se estressa com gente mais lenta, que não presta atenção nas coisas, que não segue uma linha de raciocínio? Sim. Mas quem sou eu para julgar. Eu adoraria formar uma dupla com ele só para ver quem irritaria mais o outro. Quando eu desvendo um caso antes dele (sim, isso aconteceu de novo nesse livro), só falta eu entrar no livro e esfregar os fatos na cara do detetive.

"Uma das fraquezas mais óbvias do meu amigo era sua impaciência com inteligências menos brilhantes do que a sua." P.89

Sobre o doutor Watson, não anotei a placa do caminhão que me atropelou, mas meu coração foi junto com ele. Admito que minha paixão começou na série, com o John Watson do Martin Freeman, mas se estendeu para o personagem dos livros. A maneira como ele descreve os casos, os lugares e as pessoas é cativante. Deixam evidente a sensibilidade dele e isso me atrai muito. Não sei qual rumo mina vida irá tomar, mas acho que é um personagem que terá eternamente meu amor.

"Com suas vantagens naturais, Watson, toda mulher é sua auxiliar e sua cumplice." P. 411

Se o Sherlock tá dizendo, só posso concordar.

Não preciso nem dizer que sou fã de Sherlock Holmes daqui para sempre, né? E também de seu criador, Sir Arthur Conan Doyle. Procurei conhecer um pouco mais sobre a vida dele (li bem pouco até agora, não vou passar pano, mas compreendo suas algumas de suas atitudes) e estou procurando outras obras do escritor além do detetive londrino. Já adianto que li alguns contos e gostei bastante.

Eu indico as histórias de Sherlock Holmes para todos que gostam de mistérios e enigmas intrincados, com boas doses de humor e tensão. Valeu à pena cada página lida. São personagens que pretendo levar para a vida tanto relendo quanto escrevendo algumas aventuras para essa dupla, onde de alguma forma pretendo participar também. Se alguém quiser se aventurar comigo: Fanfics Sherlock

"Minha mente é como um depósito cheio, com pacotes de todo tipo armazenados em tal quantidade que só consigo ter uma vaga ideia do que está lá dentro." P.367

site: https://hipercriativa.blogspot.com/2022/12/resenha-obra-completa-de-sherlock.html

Marcela.Correia 30/11/2022

Enfim tudo que é bom uma hora acaba
Infelizmente é hora de se despedir dessa coleção incrível de livros que narra a história desse fantástico detetive. Como acreditar que ele e seu caro companheiro Watson só existiram na mente do autor?? Quase impossível.

Paixão 23/11/2022

Razoável
Livro razoável, tem alguns contos interessantes, mas regra geral livro simples. Poderia ter abordado mais coisas

@lidagallo 18/11/2022

São continuações dos contos de Sherlock Holmes que parou de me impressionar no segundo livro.
Entendo todo o lance Cultura e a importância que ele tem, mas sinceramente eu não acho uma leitura imperdível.

Lucas Salsicha 04/11/2022

Elementar, meu caro, elementar
Novamente me vejo surpreendido por Doyle. Apesar de não conter um romance nesse volume (me refiro à romance no sentido de uma história longa), os casos presentes no quarto volume surpreendem pelos detalhes e momentos únicos e detalhados. Holmes, que narra uma ou duas histórias, apresenta suas diversas caracteristicas, e conduz o leitor da escuridão para a luz.

Fayane 02/11/2022

Sherlock Holmes
Como dito pelo próprio Arthur Conan Doyle:
"(...) Isto tem que acabar, e ele precisa seguir o caminho de todo ser humano, real ou imaginário. (...) Portanto, leitor, dê adeus a Sherlock Holmes".
Termino de ler este último livro com um misto de tristeza e saudade destes personagem (Sherlock e Watson) que me acompanharam por um tempo e que se tornaram tão queridos para mim.
Este último volume é composto apenas por contos de modo que, sua leitura, é ainda mais fluida se comparada a dos volumes anteriores. Isto, em minha opinião.

Gladstonier 07/10/2022

Perfeito
Sir Arthur é sempre uma "grata certeza". Sherlock Holmes é um grande clássico e o sucesso não é por acaso, esse último livro da série da obra completa é viciante, é bem difícil parar de ler. Minhas críticas vão no mesmo sentido de Mises, sobre a tendência de algumas obras literárias em sempre colocar a polícia como incompetente e/ou burra (ao menos em Sherlock Homes não corrupta) e apontar os ricos como os grandes vilões quase sempre. Tirando essa característica comum em obras de detetives, o livro é impecável. Coloco como perfeito, apesar da crítica sobre a tendência anti-liberal / anti-polícia, porque no gênero é a obra que inspirou praticamente todas as obras posteriores e não por mero marketing, mas pelas ótimas histórias.

Peter.Molina 03/10/2022

O fim do box
O último volume do box da Harper Collins com a obra de Sherlock é o mais fraco mas Tb nem por isso dispensável. Neste livro temos dezenas de pequenos contos com as façanhas do detetive inglês. De diferente temos alguns contos escritos pelo próprio Sherlock, outros com soluções extremamente mirabolantes como a da juba de leão,da ponte Thor e do homem que andava de quatro. Realmente muito forçados. Mas no restante uma boa coletânea que vale a pena. Os primeiros livros são excelentes mas é preciso conhecer toda a obra de Doyle.

Lilian 26/09/2022

Sherlock Holmes vol. 4
Último livro do box. Amei, um presente a mim mesma. Tenho tido escolhas literárias um tanto mais clássicas ultimamente e tenho tido muito prazer com essas escolhas.
Sherlock é Sherlock né. Podemos até ter uma preferência pela versão de um autor mais contemporâneo em relação a nós mesmos, mas conhecer o original fa-se necessário para quem se apaixonou pelo detetive fanfarrão, ou não, vai que né.
Vale muito a pena ter e lê a obra de Conan Doyle. E lembrando que Sherlock é só uma parte dessa obra.
Sherlock sobressaltou das páginas e ganhou vida de modo que se separou de seu criador. Sherlock Holmes está entre nós.

1 | 2 | 3 | 4 | 5