Sherlock Holmes - Volume 4

Sherlock Holmes - Volume 4 Arthur Conan Doyle

Resenhas - Sherlock Holmes

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Letícia 05/09/2021

Acabou e fiquei triste por isso, queria mais!
Simplesmente incrível do início ao fim.
O último livro do Box é dividido em duas partes: "Os últimos casos de Sherlock Holmes" (contos) e "Histórias de Sherlock Holmes" (contos).
Considerei uma leitura muito fluida e interessante. Li bem rápido, meu ritmo de leitura é lento, mas não conseguia parar! A curiosidade sempre falando mais alto.
Sherlock não representa aquele homem perfeitinho, é bem excêntrico e em diversos momentos seu sarcasmo dá um ar leve na história. Uma característica muito interessante é a capacidade do Sir Arthur Conan Doyle de colocar todas as evidências no nariz do leitor através de seus personagens, e o leitor simplesmente não identifica.
Sherlock Holmes e Dr. Watson formam uma dupla sensacional, personagens claramente inesquecíveis.
Amei muito essa obra maravilhosa, uma pena que acaba!
Certamente farei releitura no futuro. Recomendadíssimo!

V_______ 04/09/2021

Finalizada a leitura da obra de S.H.
É com grande estima que comunico que finalizei a leitura de toda a obra de Sherlock Holmes escrita pelo Sir Arthur Conan Doyle, já posso abrir minha agência de investigação.
Neste 4° volume de Sherlock Holmes está reunido dois livros de contos, Os Últimos Casos de Sherlock Holmes, contendo oito contos e História de Sherlock Holmes, com 12 contos. Como a maioria dos livros que reúnem contos tem seus altos e baixos, vou citar o que mais gostei de cada um respectivamente, O Caso dos Planos Bruce-Partington e A Aventura do Vampiro de Sussex.
Vale ressaltar que achei um quê de sombrio nos contos de Os Últimos Casos Se me perguntarem se vale a pena ler a obra de S.H., eu certamente responderei que sim, vale a pena a leitura. Elementar! A nota para os livros são 4 ? e 3,5 ? respectivamente.

Pam 21/07/2021

"Portanto, leitor, dê adeus a Sherlock Holmes!"
Finalmente o fim dessa grande saga! Os últimos contos continuam no mesmo estilo dos anteriores, não tem nada de especial.

Talvez neste volume pelo fato de não ter nenhum romance, só contos, eu acabei achando ele o mais fraco. Eu não havia notado como os romances fazem diferença! Aqui por ser simplesmente uma enxurrada de histórias curtas, muitas vezes elas se tornam cansativas, é uma leitura mais pesada do que as três primeiras, mas eu entendo que aqui não é culpa de ninguém, é simplesmente a forma cronológica que ocorreram as publicações na época.

Alguns contos se tornaram memoráveis para mim, como o "A Aventura da Caixa de Papelão","O Detetive Agonizante" e o do vampiro de Sussex. Porém, grande parte dos casos se tornaram previsíveis e básicos para mim, não sei se é por efeito de ter lido todos os livros num intervalo pequeno de tempo ou porque o Conan Doyle também queria apenas finalizar seu trabalho com o detetive.

Ainda assim, os contos continuam muito interessantes. O Sherlock continua com a sua mesma carisma arrogante de sempre, ao lado do curioso e encantado Dr. Watson.

Pra encerrar deixo aqui o último parágrafo do último prólogo que o Sir Arthur Conan Doyle escreveu para o Sherlock Holmes, que me emocionou muito: "Portanto, leitor, dê adeus a Sherlock Holmes! Agradeço a sua fidelidade e espero que tenha tido alguma recompensa, na forma de distração das preocupações da vida e de uma estimulante mudança de pensamento, que só podem ser encontradas no reino encantado do romance." Sim, Sir, você conseguiu transportar todos nós para aventuras incríveis mesmo mais de um século depois! O agradecimento sempre será nosso por termos a honra de ler sobre um personagem tão único e cativante.

Noemy.Nayara 15/07/2021

"Os pequenos detalhes são sempre os mais importantes"

Reúne uma coletânea de vinte contos dos últimos dias de investigação do detetive.

O livro começa com um prólogo de Watson dizendo que Sherlock está vivo e bem, contando como está sua vida atualmente.

E informando que Sherlock, durante a guerra do Vietnã, ajudou com suas habilidades, com resultados históricos.

São muitos contos incríveis, cheio de mistério como sempre.

"Uma vez eliminado o impossível, o que restar, não importa o quão improvável, deve ser a verdade."

***

Foi uma jornada maravilhosa acompanhar esses dois personagens inesquecíveis por esses quatro lindos volumes.

Com dor no coração me despedindo de Sherlock Holmes e Dr. Watson e suas incríveis aventuras.

Realmente muito triste pelo fim e ao mesmo tempo feliz por ter lido todas essas histórias desse notável detetive.

Ver esses livros na estante vai ser uma lembrança constante das horas incríveis que passei lendo.

Porque quando olho para eles me lembro até de
pequenos detalhes de várias histórias e isso é surpreendente, pq são muitas histórias

Foi uma incrível aventura ??

gabsquerido 15/07/2021

pessimo
Eu nunca achei que eu não fosse gostar de SH, o pessoal da época ficou enchendo o saco do Doyle pra continuar escrevendo que os casos começaram a ficar totalmente nosense

Mi 02/05/2021

Encerra com louvor
Me encantei por Sherlock e Watson desde o primeiro romance, a ligação construída entre eles é sensacional. Recomendo a leitura!!!

Douglas 27/04/2021

Um final não triste, mas belo.
Meu primeiro contato com uma obra de Doyle foi com seu livro O Mundo Perdido. Desde então fiquei envolvido pelo sua narrativa emocionante e as vezes poética. Quando iniciei Sherlock Holmes, fui rapidamente envolvido por seu "Universo Londrino Vitoriano". Criei amizade com sua figura lógica e astuta, assim como a de seu amigo inseparável Dr Watson, que em minha mente era um retrato do próprio Arthur. Me senti íntimo de suas investigações, senti alegria, medo e raiva junto com Sherlock e Watson, fiquei triste em sua partida e feliz em sua volta. Seu epílogo foi genial, marcando não só a última vez que eu estaria com meus companheiros de aventuras, más também o fim de uma era. Por fim, fico feliz em pensar que Holmes e Watson foram amigos até o fim, e que suas histórias sempre irão surpreender aqueles que as lerem, independente da época.
Lisandra Sousa 28/05/2021minha estante
Minha história com Doyle é idêntica a sua. Tô no 3° livro do Holmes ainda, mas só de ler sua resenha já deu um aperto só de pensar quando finalizar a leitura do último.

Aline 04/04/2021

Último livro conta com 21 casos bem interessantes e diferentes entre si. Uma ótima opção de Entretenimento para ler na hora do almoço.

Lohan 01/04/2021

Ótimo desfecho
É um livro maravilhoso, cheio de contos que fazem a gente esquecer do mundo por alguns minutos, porém com o passar dos 4 livros você vai se acostumando com a estrutura que os casos são contados, mas isso não torna o livro ruim, só o torna mais previsível. Entretanto teve contos que foram narrados pela perspectiva do próprio Holmes, e eu achei isso muito diferente. Enfim, é uma ótima leitura e uma ótima despedida dessa saga. Tomem cuidado com a "juba do leão".
Beatriz Mendonça 02/04/2021minha estante
Eu já era um pouco traumatizada com mar e depois da juba do leão, tudo piorou kkkk

Lohan 02/04/2021minha estante
Eu também Kkkkkkkkk

@estantedamolina 01/04/2021

Tão perfeito quanto os outros. Triste pois acabou, leria todas as histórias de todos os anos da vida de Sherlock Holmes

Júh 19/03/2021

Eu acabei Sherlock
Vou começar essa resenha com uma palavra que vai descrever o sentimento pra esse livro e toda a série de Sherlock que foi lida no percorrer de toda essa sequência de livros: saudade
Esse livro não é o livro favoritadado pra vida que vai deixar as frases gravadas em mim, tem contos que nem me lembro muito, acaba sendo um pouco do mesmo que eu adorei ler, se você chegou até aqui e está lendo essa resenha, leia, finalize, por que sim, é uma leitura boa, e sim, ele merece ser lido.

Pedro 17/02/2021

Sherlock
Após ler todas as obras de Conan Doyle voltadas ao famoso detetive, sinto que eu mesmo poderia exercer essa profissão da maneira que Sherlock o faz. É claro, não tenho a experiência e muito menos o dom para fazê-lo, porém Doyle se utiliza fe uma fórmula tão semelhante para todas as histórias de Holmes, que mesmo antes de começar a lê-las é possível traçar na cabeça o destino da narrativa.
Não desdenho de sua obra com esses comentários, até porque, a minha avaliação de suas primeiras obras foi muito boa. As histórias de Sherlock Holmes sãp divertidas e entretem, porém quando lidas de maneira seguida, como eu fiz nota-se uma repitição incessante dos mesmo elementos, apesar de serem histórias diferentes. Isso torna chata a narrativa.
Nessa última coletânia ainda tiveram alguns pontos altos comp histórias contadas pelo próprio Holmes ou um narrador desconhecido, algo inédito até então.
Talvez, aadaptações e literatura atual que utilizam o personagem sejam mais bem sucedidas em trazer novas características às histórias ao explorarem mais as relações entre os personagens, manter nomes por mais tempo nas histórias e a contrução da atmosfera. Claro, que nada disso seria possível sem a ovra base. Por isso digo que a minha avaliação é dessa última coletânea, e não dos contos de Holmes, os quais eu aprecio muito.
Sugiro a leitura de seus contos esporadicamente (ao invés de sequencialmente), para poder aprecia-los sem se cançar.

Leh 11/02/2021

Triste que acabou..
Não sei dizer se pela emoção de ser o último volume, mas posso afirmar que esse foi o melhor entre os quatro.
É possível observar a mudança e o crescimento da personagem, sua aposentadoria, seu carinho em relação a seu fiel amigo Watson.
Sherlock Holmes é memorável, e fico triste por ter acabado essa leitura.

marte 10/02/2021

adeus, sherlock holmes
tristíssima por ter acabado todos os livros mas super feliz por ter tido a chance de acompanhar as histórias do sherlock. amei que ele narrou dois contos, foi bem legal ver as diferenças e contrastes entre a narração dele e do watson

1 | 2 | 3 | 4 | 5