Fique comigo

Fique comigo Ayòbámi Adébáyò

Resenhas - Fique Comigo

Gabriella.Anderson 28/08/2020

Romance que surpreende
Romance nigeriano com final surpreendente. Não tem como não se colocar no lugar da perdonagem e sentir a tristeza das suas perdas.
Gabi 02/09/2020minha estante
Já leu, amiga! Que legal, bom que gostou... forte, né?

Gabriella.Anderson 03/09/2020minha estante
Sim, terminei. Forte! Mas gostei.

Bibis8 28/09/2022

Meu coração está completamente partido, porém ainda batendo.
Aviso logo que estou escrevendo essa resenha com os olhos cheios de lágrimas.
Como foi essa leitura pra mim??
Terrível.
Revoltante.
Linda.
Quente.
Vital.

Adébáyò me presentou com a indestrutível Yejide {ela jamais sairá do meu coração} que dá um show de protagonismo na sua insignificância enquanto mulher nigeriana sem filhos e todas as pessoas que orbitam e são orbitadas pela mesma ao longo das fundamentais duzentas e cinquenta e seis páginas desta obra arrebatadora.

Como história já estaria mais do que satisfeito com o resultado deste livro dentro de mim, porém a autora decide encorpar seus personagens transformando eles em matéria física pois não existiria outra explicação para toda a dor que senti na pele enquanto as duras palavras de Ayòbámi eram atravessadas na minha alma. Sem contar com a sensação de declínio aterrador superado apenas pela força da esperança que somente uma história bem feita com bons motivos para existir pode fazer.

Façam um favor para vocês mesmos e leiam essa experiência de tom laranja.
Valeria 28/09/2022minha estante
Esse livro entrou pro meus preferidos da vida

Bibis8 28/09/2022minha estante
É marcante mesmo

Thaiiiiixxx 05/01/2022

Incrível... não tenho palavras para descrever.
Eu acabei agora de ler "Fique comigo". E estou absolutamente sem palavras para descrever esse livro. Ele te prende do início ao fim e te enreda na história dele.
No início, somos apresentados a Yejide do futuro, uma mulher que está com as malas prontas para ir ao encontro do marido, Akin. A princípio, não se sabe o que aconteceu entre os dois. Quando Yejide volta ao passado (o livro se divide entre "passado" e "presente", embora grande parte da narrativa aconteça no passado), somos arrastados para o seu drama. Após 4 anos de um casamento sem filhos, a família de Akin o convence a casar com uma outra mulher, Funmilayo. Filha de uma família polígama, Yejide se desespera com o futuro se lhe apresenta.
E mais do que isso não dá para ser dito. Só que a autora nigeriana Ayòbámi Adébáyò cria uma história de personagens reais e sofridos. É muito difícil achar palavras para descrever "Fique comigo" sem estragar a experiência. Por isso, aqui encerro meu texto. Espero que você tenha a oportunidade de ler essa obra prima.
????? (5/5)
Mirelli.Braga 06/01/2022minha estante
Putz fiquei curiosa agora aaaaaa

Thaiiiiixxx 06/01/2022minha estante
Eu não tenho nem como te falar mais se não estraga. São personagens cheios de problemas e defeitos criados de uma forma muito bonita e complexa. Vale muito a pena a leitura

Cristina 08/01/2024

A Yejide sofreu mais que a Ju
Esse livro foi uma grata surpresa, peguei a indicação de um booktuber pois sempre me interesso por histórias de outras culturas.

Confesso que achei que o livro seguiria um caminho de disputa entre esposas e que eu teria achado mais interessante, mas ele é até mais profundo em suas relações e nas dores da protagonista.

Li mto rápido, a narrativa é ótima e a história se desenvolve sem enrolação, a cada 20 páginas se descobre algo novo na trama. Indico sem sombra de dúvidas.
booksluv_ 14/01/2024minha estante
amg o final é feliz pra yejide?? perecido receber esse spoiler ou não vou conseguir terminar esse livro d estante angústia que tô sentindo

Cristina 16/01/2024minha estante
É sim

Clara.gianna 21/01/2024

Surpreendente
Esse livro me tirou totalmente da zona de conforto. É o primeiro romance ambientado na Nigéria que eu leio. E o primeiro livro que eu leio da autora também kkk

A abordagem crua que a autora tem com a maternidade, o casamento e a depressão é algo fora do comum.
E emoções e mais emoções em cima da realidade e das relações humanas. Simplesmente incrível!

Além de mostrar como a cultura nigeriana valoriza a gravidez e a reprodução, esse livro é uma baita aula sobre a história do país. A história da Nigéria não é muito diferente da do Brasil (fraqueza da democracia e os frequentes golpes). Não é um livro exclusivo sobre maternidade ou o papel da mulher no contexto social inserido pela autora. Vai muito além disso. Acho que retrata bem mais a delicadeza das relações humanas. As perdas, como lidar com elas e como elas afetam nosso futuro, nossas decisões...Gostei muito e recomendo demais!
amarxhi 24/01/2024minha estante
Esse é meu livro favorito sem sombra de dúvidas! É simplesmente incrível

Clara.gianna 24/01/2024minha estante
Sim, eu adorei mesmo! Bem diferente de tudo que já li

Valeu Sis 20/07/2021

Muito mais do que eu esperava
Akin e Yejide se casam quando ainda estão na faculdade, e estabelecem uma regra: eles não terão um casamento poligâmico. A poligamia na cultura deles, não é só defendida, como incentivada, pois uma família tem que ter inúmeros filhos. Mas Yejide não gera filhos em anos de casamento, e, pressionada pela família do marido e pela sociedade por um filho, entra num frenesi sem fim, desencadeando problemas psicológicos e traumas. Essa pressão motiva certas escolhas pelo casal, que verão o casamento afundar.

As reviravoltas que ocorreram, me pegaram de surpresa, e fiquei encantada com o fato de que estava tudo lá, eu que não li nas entrelinhas, o que deixa o livro anda mais intrigante. Adébáyò escreveu uma obra inesquecível, sem dúvida, uma das minhas melhores leituras do ano!

A Autora retrata brilhantemente os sacrifícios que fazemos em favor de algo maior, algo que achamos que é o mais importante; os segredos que mantemos em benefício próprio, na qual mascaramos de: é para suprir as expectativas de outras pessoas; o preço que pagamos por essas escolhas. Os dois personagens centrais se encaixam nisso, cada um na sua proporção, e quando tudo vem à tona, não importam mais suas motivações ou os sentimentos envolvidos quando a escolha foi feita, já é tarde, as proporções se tornaram grandes demais.

Gostei bastante de como a cultura da Nigéria foi retratada, bem como, o regime político da época, os golpes de estado que de alguma maneira refletem na vida de toda a população. E claro, as reflexões de como é ser mulher, não só nos anos 80, mas atualmente, em como as suas escolhas são as mais julgadas pela sociedade, que sempre busca na mulher a justificativa do desandar de uma família.

Eu simplesmente amei o livro, virou meu queridinho, indico a leitura a todos os adultos, e acho uma leitura obrigatória a todas as mulheres.
O livro foi escrito por @ayobamidebayo em 2017, e é distribuído no Brasil pela @harpercollinsbrasil, com 256 páginas. Fiz a leitura em junho/2021.

Resenha por sister Camila #valeusis
manuella.rosasilva 20/07/2021minha estante
Linda resenha! Se eu já era interessada, agora estou mais

Valeu Sis 20/07/2021minha estante
Obrigada Manuella! Eu sou suspeita, mas vale muito essa leitura ?

Daniela742 03/08/2019minha estante
De forma geral gostei do livro pelas reflexões trazidas, mas também achei que a Yejide foi muito fria e egoísta. Comecei o livro com raiva do Akin, mas no fim das contas ela acabou sendo pior que ele. O final poderia ter sido melhor.

Rê Monteiro 16/01/2020minha estante
Pois é! Concordo plenamente...

Eliza.Beth 30/01/2022

Bom, com ressalvas
Gostei bastante do livro, mas ele não me convenceu em algumas partes.

A parte que mais gostei foi a questão cultural. A parte política achei que poderia ser melhor aproveitada. Parece meio q foi jogada ali e não interfere em quase nada na história.

Gostei das personagens, todos bem humanos e imperfeitos. Mesmo com seus erros, conseguimos nos afeiçoar a eles.

O livro é curto, mas ali no meio da história achei bem repetitivo, com afirmações e repetições de ideias que já tínhamos conhecimento e bem consolidadas na história.

Não gostei do final. Achei inverídico.
Enfim, uma boa leitura.
Carolina.Gomes 31/01/2022minha estante
Enfim? razoável ?

Eliza.Beth 04/02/2022minha estante
Hahahaha
Acho que vc iria gostar

clingriid 03/12/2023

Não sei direito qual é a minha opinião
Geralmente eu gosto de escrever umas resenhas bonitinhas mas hoje eu vou só escrever o que vier na minha cabeça

primeiro ponto é que eu gostei muito do livro, ele é bem escrito, a história é extremamente instigante e interessante e tem muitas reviravoltas.
porém, apesar disso tudo, eu confesso que o final do livro se tornou um pouco tedioso e um pouco maçante (talvez pelo excesso de sofrimento ao decorrer de toda a história)

agora sobre a história em si eu posso dizer que eu senti muita raiva. Eu senti muita raiva de ler tudo que a personagem principal passou, senti muita raiva da sogra dela, senti muita raiva do marido dela, do cunhado dela, mas principalmente, eu senti muita raiva dela.

essa história é sobre uma mulher que sofreu muito, que teve que passar por muita coisa e a maioria dessas coisas aconteceram com ela por culpa de um marido mentiroso e egoísta, mas essa é uma outra discussão.

só que mesmo tendo todas essas outras questões, no final eu só consegui sentir raiva da personagem principal.

e aqui nos chegamos num ponto extremamente pessoal, isso claramente aconteceu porque eu sou uma pessoa com muitos problemas com a mãe e quem cuidou de mim foi o meu pai, então o final desse livro me incomodou demais, eu só consegui sentir raiva dessa mulher e eu sei que isso não tem nada a ver com a história, é sobre mim e sobre a minha história, então por causa disso eu não consegui dar 5 estrelas, mas certamente esse livro será abordado na minha terapia da semana que vem!
Rute.Lessa 20/04/2024minha estante
Esse livro é magnífico. A narrativa, a sensação pós leitura, a vontade de abraçar todos, de bater na cara do marido.

clingriid 20/04/2024minha estante
concordo com você!!

Gabrielle.Quinlan 18/03/2023

Melhor do ano!
Estamos em março, mas já digo com segurança: nada do que eu ler esse ano será capaz de superar isso aqui. Até porque, nada do que veio antes supera, só empata.
Eu achei que tava lendo "Todas as suas imperfeições", se transformou em "Verity" e virou uma coisa única.
O livro nos permite conhecer traços da cultura da Nigéria, tem riso, tem choro, suspense e a escrita é viciante.
Começa com a protagonista, Yejide, casada há um tempo, mas que não consegue engravidar. Esse casal sofre muita pressão de ambas as famílias pra que esse homem se case com uma segunda esposa e consiga ter filhos.
As consequências dessa intromissão é o que a gente vai ver aqui, acontece tanta, mas tanta coisa em tão poucas páginas.
Recomendo muito muito muito.
Estou apaixonada.
ekatherinah 18/03/2023minha estante
me fez colocar na lista pra ler

Gabrielle.Quinlan 18/03/2023minha estante
Depois me conta.

Jéssica 06/11/2022

Rotimi
Yejide e Akin desde o início do seu relacionamento decidiram ter uma vida monogâmica, ainda que a poligamia fosse comum e aceita no contexto em que viviam. No entanto, após 4 anos de casados e sem terem conseguido engravidar, Yejide é pressionada de todos os lados, principalmente pela família do seu esposo, que a culpa por não conseguir dar filhos a Akin e perpetuar a linhagem familiar, ao ponto de sua sogra lhe afirmar que "as mulheres fabricam crianças e se você não consegue fazer isso, então não passa de um homem, ninguém deveria chamá-la de mulher". As duas famílias, arrumam uma segunda esposa para Akin, que a aceita, sem o conhecimento de Yejide, o que acaba levando-a ao seu limite.

Este livro perpassa por tantas coisas. É uma história emocionante com uma escrita envolvente. Não é apenas um romance de um casal que não consegue engravidar, mas reflete sobre questões muito mais profundas, principalmente nossa relação com a família e a sociedade na qual estamos inseridos e em como isso nos afeta. Tudo isso com o realismo das dificuldades políticas enfrentadas pela população da Nigéria nos anos 80.

Foi um dos livros mais surpreendentes que eu já li esse ano. Entrou pra lista daqueles livros que eu não leria se não fosse o desafio e com certeza perderia a oportunidade de conhecer uma grandeza literária.
TatiBatista 06/11/2022minha estante
Adorei a resenha, me deu vontade de ler. Já coloquei na lista!

Jéssica 07/11/2022minha estante
Eu amei demais! É uma história muito emocionante e em um contexto completamente diferente do nosso.

Fabíola Luna 19/11/2020

??????????
Surpreendente. Emocionante. Arrebatador.

Não terminem 2020 sem ler esse livro! ?
Priscilla 24/11/2020minha estante
Agora fiquei com ainda mais vontade de ler!

Fabíola Luna 24/11/2020minha estante
Foi a leitura mais marcante que fiz esse ano. História incrível. Alem da escrita da autora que é maravilhosa

Belaciel 12/01/2021

Intenso e magnético
Com sua incrível escrita que me conquistou e encantou mais e mais a casa página lida, nessa história, a autora nos mostra o força do luto e do amor materno, durante o casamento conflituoso de Yejide e Akin na Nigéria da década de 80.

Estava com muita expectativa para ler esse livro e ela foi alcançada e até superada. Fiz uma linda viagem pela Nigéria, conhecendo um pouco de sua cultura, que até então, não tinha o menor conhecimento; ao final fiquei até com vontade de aprender um pouco de Iorubá para pelo menos pronunciar o nome dos personagens corretamente!

Recomendo imensamente essa leitura para todos.
Luke 13/01/2021minha estante
SPOILER

Livro com uma história muito bonita. Triste toda vida, mas o final traz uma ponta de esperança!

Jane.FAlix 23/04/2021

Fique comigo
Quero dar mil estrelas para esse livro. É muito bom e surpreendente. Essa é uma narrativa sobre um casal nigeriano que não tem filhos e que pressionado pelos costumes e tradições acabam cometendo erros e se afastando. A escrita dela é perfeita. Joga as bombas em vc sem nenhum aviso.
Cíntia.Coelho 23/06/2021minha estante
Essa foi uma leitura que me tocou a alma

| @contemumlivro 20/04/2021

Eu fui sem expectativas. Não que eu não pensasse que encontraria uma boa história, mas, o mundo ultimamente pede espaço para a dúvida.

No fim, esbarrei em uma trama desenvolta, bem escrita e que, no simples, faz cativar.
São pouco mais de duzentas páginas do íntimo de um relacionamento entre um casal nigeriano. Yejide & Akin vivem um drama que diz muito sobre a cultura local, as expectativas da família que nasce desse encontro e isso é tão profundo, que nos vemos, frente a um alvoroço de emoções quase todo o tempo.

Envolto por conflitos sociais e econômicos na Nigeria dos anos 80, a história revela muito de costumes bem distantes de nós que, por vezes, dá um nó no estomago.

A estrutura dos capítulos faz fluir. O leitor mergulha no casamento dos protagonistas pelo olhar dos dois. Assim, é possível enxergar motivações completamente diferentes dentro da relação que carrega um amor genuíno das duas partes, mas também, um turbilhão de inseguranças e sentimentos que se transformam em uma prisão entre eles.

Não sei se posso dizer que é um romance, apesar de que um romance é bem mais que uma história de amor. A história que Adébáyò nos conta é mais um drama que consegue compreender várias partes frágeis e sensíveis da relação humana num recorte cultural potente:

- relações conjugais e o que se espera de uma família nas tradições nigerianas;
- profundeza da maternidade e as marcas que ela deixa na mulher;⁣
- o significado de um filho e, nesse livro específico, a perda dele;⁣
- o destempero que um ato frustrado causa e o cansaço em lidar com isso.

É uma obra carregada de sentimentos controversos que vai surpreender, fazer você viajar e ainda, refletir sobre experiências sociais profundamente ultrapassadas e que seguem marcando a trajetória de tantas mulheres mundo afora.

site: @contemumlivro
Livia.Gabriela 20/04/2021minha estante