Mensageira da Sorte

Mensageira da Sorte Fernanda Nia

Resenhas - Mensageira da Sorte

Kennia Santos | @LendoDePijamas 30/08/2018

"Se a curiosidade é o que mata os gatos, o orgulho é o que mata os homens."
Título: Mensageira da Sorte
Autora: Fernanda Nia
Classificação: 4,25/5

Durante o Carnaval carioca, dentro de uma confusão envolvendo protestos contra a AlCorp -uma corporação que passou a dominar e controlar o preço dos alimentos e medicamentos do país- Sam, em um acidente, se torna uma mensageira temporária no Departamento de Correção da Sorte, uma organização secreta extranatural que possui a função de controlar o nível de sorte\azar na vida das pessoas, de forma que a balança esteja sempre equilibrada.

Para manter esse equilíbrio, os mensageiros do DCS recebem presságios de sorte ou azar e devem avisar os destinatários das consequências, deixando o livre-arbítrio para que o mesmo tome uma atitude ou não com relação ao aviso.

O primeiro cliente de Sam é justamente seu vizinho e colega de classe, Leandro. O garoto é um youtuber em ascensão e o presságio que ela deve entregar envolve algo relacionado a paçocas (??) e isso levará o seu canal ao auge. Mas o que ela não sabe é que ele também é um ávido protestante contra a AlCorp, e não mede esforços para derrubar a corporação corrupta e abusiva, nem que precise usar seu canal para isso.

Mas há algo em Leandro, além da boa aparência e da mania em comum de compartilhar "memes" na internet, que atrai Sam. A garota, ainda lidando com o luto pela morte do próprio pai, possui muito receio de deixar qualquer pessoa se aproximar demais depois de tudo que passou.

"Éramos PHD em memes de internet, e o que a zoeira une, nem o diabo consegue separar." (p.92)

"É mais difícil lidar com a perda em palavras, quando a morte só fala a linguagem da dor. Não existe tradução fiel em português para o sentimento de devastação quando alguém que nós amamos é arrancado brutalmente dos nossos braços. Só quem sente pode entender." (p.102)

"Compartilhamos tanto nas últimas horas, e nos mostramos tão estranhamente semelhantes nas nossas perdas que eu não estava pronta para reerguer a barreira que nos separava como estranhos outra vez." (p.109)

Logo, Sam se vê em um jogo perigoso que envolve intrigas políticas, corrupção e briga pelo poder. Ela embarcará na jornada de tentar desmascarar as pessoas que estão corrompendo o sistema das Justiças -natural e extranatural-, e mesmo sem saber o certo o motivo de o Destino tê-la escolhido como mensageira, mergulha de cabeça em toda a rede de esquemas até então completamente desconhecidas.

"Às vezes, temos que deixar o nosso mundo para trás e embarcar em uma nova jornada. É a única forma de encontrarmos o que o nosso coração mais anseia." (p.255)

Será que mesmo lidando com suas dores, seus sentimentos conflitantes com relação à Leandro, o vínculo cada vez mais sensível com a mãe, Sam vai conseguir fazer com que a balança do Destino se equilibre?

Em "Mensageira da Sorte", Fernanda Nia apresenta um enredo que envolve desde acasos à instabilidade política e caos popular. Com uma escrita cheia de frases reflexivas (na medida) e muito, muito humor.

Os personagens são bem desenvolvidos, cada um com uma história pessoal um tanto densa, e a leitura é incrivelmente proveitosa.

Vou confessar pra vocês que no começo eu não dava muita coisa por esse livro, não. Até a página 150 ele não passava de um livro OK. Mas depois disso o negócio fluiu numa tacada só. Conforme os fatos envolvendo as intrigas principais são expostos, a curiosidade é atiçada, aí já viu, é paulada atrás de paulada.

As únicas questões que devo ressalvar aqui é que, em algumas partes eu careci de detalhes de algumas coisas que eu acreditava ter importância, e também que, fiquei perdida no tempo, percebi alguns furos com relação à localização exata da personagem, mas nada preocupante ou muito frequente.

Fora isso é uma boa leitura, escrita de forma concisa e divertida, levando o leitor desde tensão à diversão.

"Às vezes, pessoas que gostamos vão embora da nossa vida. É normal chorar a sua perda, mas devemos lembrar que, assim como elas nos deixam, outras sempre aparecem mais adiante para nos acompanhar. Pode não ser a mesma coisa, já que nenhuma alma é perfeitamente substituível ao coração, mas é sempre reconfortante saber que, não importa o que aconteça, não precisamos seguir pelo nosso caminho sozinhos. E que quando você cair, em algum lugar sempre vai haver uma mão te oferecendo ajuda para levantar de novo. Sim, eu sei. Alguns tropeções são piores do que os outros. E tem uns que você mesmo precisa se erguer sozinho. Mas sempre, sempre vai haver um jeito de se levantar." (p.410)
Myreia | @_pequenabibliotecaria 30/08/2018minha estante
Quero muito ler esse livro.

Kennia Santos | @LendoDePijamas 30/08/2018minha estante
Eu achei bem bacana, My :D

Marcella 09/08/2018

Muita leitura que flui
Uma leitura muito agradável e divertida. Gostei muito das piadas além de também trazer referências da cultura pop, geek e com um pouco da nossa infância. Recomento a todas as pessoas de todas as idades.

ticias_17 15/08/2020

Incrível
É exatamente isso que preciso dizer sobre o livro, tem uma narrativa muito leve e totalmente contagiante, a autora escreve super bem e saber sintetizar os ambientes junto com os personagens. Espero que ela lance mais livros nesse estilo.

Nati Amend @livrosdanati 20/08/2018

Um livro direto, muito divertido, mas acima de tudo, brasileiríssimo.
Acho essencial dizer que esta leitura não é apenas mais uma ficção juvenil. Sim, ela apresenta protagonistas adolescentes em uma aventura imaginária, com ação e romance. Mas seu pano de fundo é real, e traz um panorama que não vemos com tanta frequência em livros voltados a esse público.

O primeiro trunfo de “Mensageira da Sorte” está na contextualização de sua narrativa: Rio de Janeiro, instabilidade política e empresarial, caos popular. Grandes corporações estão envolvidas em esquemas fraudulentos de controle midiático e de aumento abusivo de preços, enquanto o povo brasileiro tenta sobreviver. Por infortúnio do destino (ou não), é neste cenário que Sam precisa tentar recomeçar a sua vida.

Acidentalmente, a protagonista acaba assumindo um cargo no Departamento de Correção de Sorte, uma agência secreta que manipula eventos cotidianos e equilibra o nível de azar das pessoas. Agora, Sam é obrigada a entregar mensagens enigmáticas para completos estranhos.

"Todos têm o mesmo intuito: melhorar a vida do indivíduo destinatário de alguma forma. Pode ser, por exemplo, apontando alguma oportunidade que ele deve aproveitar, ou avisando-o de algum infortúnio que deve ser evitado."

Tudo isso poderia ter sido retratado de forma sisuda e até enfadonha, se não fosse pelo segundo ponto positivo do livro: o humor incrível da autora! Fernanda consegue narrar essa história de maneira leve, com ironias no momento certo e muitas referências à cultural pop. Não tem como não se divertir!

“Alguém vai espirrar spray de pimenta direto no seu olho. É melhor passar longe dos protestos hoje se não quiser fazer cosplay de Nick Fury pelo resto da sua vida."

E como se não bastasse a mistura cômica entre corrupção, magia e jovens youtubers, essa obra nacional ainda traz algumas lições importantes sobre luto, recomeço e sobre encontrar o seu verdadeiro propósito no mundo. Recomendo para todas as idades.

site: https://www.instagram.com/p/Bmqg7DhA6Ea/?taken-by=livrosdanati

Amanda ^^ 01/07/2020

E se o destino te desse sorte infinita?
Adorei o livro, super leve e flui a leitura como ninguém...
Super bem trabalhado, e tudo conectado...
Humor, sensibilidade, critica, romântico...
Super recomendo!!!

LG 27/08/2018

Um Rio de Janeiro caótico, uma menina ligeiramente perdida no seu "recomeço", poderes extranaturais que você recebe sem nem saber ao certo se quer.

Estes são alguns dos elementos que Fernanda Nia traz no seu livro "Mensageira da Sorte", obra que cria um universo fantástico dentro do Rio de Janeiro contemporâneo cheio de intrigas governamentais, protestos, referências ao universo geek e claro um pouquinho de romance para acalentar os corações. As referências arquitetônicas no centro do Rio de Janeiro são fantásticas fazendo você se transportar para dentro da história e sentir se um personagem dela. As relações de perda e recomeço, além das familiares, também contribuem com a interação do leitor com o universo criado pela autora. Ou seja para um típico carioca ler este livro e quase um passeio pela cidade maravilhosa e também pelos eventos que nela já ocorreram.

@viagementrelivros 29/08/2018

Resenha @viagementrelivros
Cassandra Lira, ou apenas Sam, é uma garota de 17 anos que já tinha muitas coisas para se preocupar quando o destino revolveu lhe encarregar de mais uma tarefa. Em pleno carnaval carioca, um acidente transforma Sam em um mensageira da sorte estagiária no Departamento de Correção de Sorte, uma organização extranatural secreta incumbida de nivelar o azar na vida das pessoas. Todos os dias Sam deverá levar uma mensagem de sorte para alguém que estava tendo mais azar do que deveria. Sua primeira entrega é justamente para seu vizinho e colega de turma, Leandro. Leandro é um youtuber em ascensão e a mensagem de Sam o leva a um grande impulso.
Mas se você acha que ser uma mensageira é fácil, não sabe da missa a metade. Afinal, é com o destino que estamos lidando né?
Entre confusões sobre si mesma, sua família, um possível crush e seu papel de mudar a vida das pessoas, Sam terá que enfrentar seus medos, além de encarar mais um monte de gente ruim querendo fazer mal a ela e ao Rio de Janeiro inteiro.
??
Esse é o tipo de história que quanto menos eu contar pra vocês numa resenha, melhor a surpresa na hora de ler. Mensageira da sorte é um livro muito criativo, que não conta só uma fantasia young adult, mas também fala sobre perdas, superações, problemas familiares, injustiça e trás uma baita crítica social.
Gostei muita da forma fluída com que a autora escreve (tanto que eu o li em um dia e me livrei da ressaca literária ?), construindo bem os personagens e lançando os mistérios aos poucos, pra sempre te deixar curioso e você ter que ler mais um capítulo.
Nem preciso dizer que recomendo muito né?

Ylana.Sampaio 15/10/2020

É um livro leve e divertido, que fui lendo e quando percebi, já tinha terminado. Muito bom!

EstanteColoridadaIsis 16/11/2018

#ResenhadaColorida
Cassandra Lira, ou Sam, viu sua vida ser virada de cabeça para baixo há quase um ano, durante um protesto contra a AlCorp - uma corporação que controla o preço dos medicamentos e alimentos do país - e esses protestos perduram até os dias atuais.

Mesmo fugindo dos tumultos, Sam se vê no meio de um bem na rua do seu apê. Entre muito desespero, ela presencia quando uma mulher leva um tiro e sem pensar, vai socorrê-la.
Quando toca na mulher caída, Sam sente uma corrente elétrica passando pelo seu corpo e de repente passa a ser uma mensageira temporária no DCS, assumindo o cargo da ferida, que lhe explica o que acabou de acontecer. Claro que só pode ser uma pegadinha. Desde quando existe um Departamento de Correção da Sorte, que corrige os níveis de sorte ou azar dos humanos?
Pois é, existe, e agora Sam terá que entregar presságios de sorte.
O primeiro é Leandro, seu vizinho, e mesmo duvidando de tudo o que esta acontecendo, Sam entrega o presságio de sorte para ele. Com isso. eles acabam se aproximando e quanto mais Sam conhece Leandro , mais se envolve em algo maior do que imagina. Ela se vê entre intrigas, corrupções e mentiras.

Apesar de seus medos e inseguranças, Sam fará o possível para desmascarar essa quadrilha que está acabando com o sistema e com isso reajustar a Balança da Justiça. .
. .
Com uma narrativa fluída, Fernanda nos transporta para uma estória muito original. Mesmo sendo uma leitura leve e divertida, a autora conseguiu inserir temas sérios, como injustiça, crises politicas e violência excessiva nas ruas. Foi uma critica à realidade que vivemos no país atualmente e mostra que o povo tem voz para acabar com tudo isso.
O lado fantástico da estória é incrível. Adorei esse mundo extranatural inserido na trama e o trabalho dos Mensageiros da Sorte. Já quero me tornar uma! Já pensou poder ajudar os desafortunados?
Os personagens são bem construídos e trazem diálogos inteligentes e cheios de sarcasmo.
Essa leitura foi surpreendente. Tem a mistura certa de fantasia, mistério e romance! Recomendo.

site: www.instagram.com/estantecoloridadaisis

Day 05/10/2020

um ótimo YA contemporâneo nacional
Fernanda Nia fez um trabalho ótimo em Mensageira da Sorte. Um livro leve, jovem, porém com conteúdo. Fiquei presa já nas primeiras páginas e isso continuou até o final do livro, com uma história envolvente, personagens bem construídos e um romance muito fofo. Pensei um pouco sobre algum problema no livro que me faria tirar alguma estrela, mas não achei nenhum. A ideia de abordar o Destino e a Sorte foram muito bem executadas e me peguei pensando "será que existe mesmo?". Enfim, recomendadíssimo.

Bibs | @queriaestarlendo 08/07/2020

- Apaixonada pela escrita da Fernanda Nia.
- Amei a história. O lance da burocracia com o extra natural.
- Sam melhor personagem certinha.
- Leandro melhor crush convencido.
- Ivana e Célia melhores secundárias que mereciam um livro só seu.

Adorei, adorei e adorei.

Raquel Merisse 03/01/2019

A Sorte de ler esse livro!
Encontrei a autora na Bienal do livro em SP. Encantada com a capa (sim, sou dessas) e reconhecendo-a do trabalho com as tirinhas do "Como eu realmente", acabei trazendo k livro pra casa. Demorei a iniciar a leitura, mas uma vez começado, impossível parar. De escrita leve, com toques de humor acido e bem característicos da Fernanda Nia, somos absolutamente envolvidos pelo universo nem tão distópico assim de Sam e Leandro. Pra mim, que vivencio na pele, ficou delicado e forte a um só tempo o tratamento que a autora da para o tema depressão/ansiedade. A meu ver, o livro gira em torno dessa questão, e de como amadurecer diante de adversidades. Usando o "Destino" e a "Sorte" como pano de fundo, a camada mais importante da história é, pra mim, a descoberta da resiliência pelos personagens. O enredo em si é lotado de boas referências e, surpreendentemente, extremamente atual (um tanto assustadoras as semelhanças com o atual cenário brasileiro...nos faz questionar essa "coincidência"). Para educadores, como eu, um prato cheio pra se trabalhar em sala de aula! Meus parabéns a querida Fernanda Nia! Dê uma chance ao livro, leitura deliciosa e fácil, divertida e contrutiva! Vale a pena!

Beca Folgueira @capadurabooks 22/12/2018

Resenha: Mensageira da Sorte | @fernandania | @plataforma21_
Com uma escrita ágil e fluída, lotado de referências, Nia nos apresenta Sam uma típica adolescente carioca que se encontra em pleno furor carnavalesco e como se não bastasse no meio de uma manifestação contra a Alcorp.

Sam luta para por sua vida nos trilhos após um evento traumático, e no meio desse caos ela acaba caindo de paraquedas em uma função que jamais imaginou que existia, não só função, mas empresa e tudo parece uma grande doidera na cabeça dela.

Afinal, quem iria acreditar que ela é uma mensageira temporária no Departamento de Correção de Sorte, tal organização extranatural secreta está incumbida de nivelar o azar na vida das pessoas?

Uma mensagem deve ser entregue e ela naquela famosa frase, melhor prevenir do que remediar.

Esse tal destino parece querer que ela sempre entregue mensagem para um determinado rapaz, que além de vizinho e colega de classe e YouTuber.

Como se não basta-se esse Leandro é engajado nas temidas manifestações e tem uma leve tendência a por sua vida em risco toda vez que sai de casa.

Em meio a um ambiente de conflitos, corrupções e busca pelo poder nossa querida protagonista tentará manter essa balança da sorte.

Eu gostei desse mix que foi feito nessa obra, misturando a parte lúdica da fantasia do departamento da sorte com a parte política que é abortada. Gostei do frescor juvenil e atual que é trazido pela obra.

Nia descreve a cidade do Rio de Janeiro de uma maneira bem detalhada, me fez vivenciar mais o livro, você consegue imaginar certos detalhes. Nas semanas que se sucederam ao lançamento desse livro, a mesma fez um tour mostrando os locais por onde o livro se passa.

site: https://www.instagram.com/p/BqGXTzkgfzq/

mouemily 06/10/2018

Eu não sei nem o que dizer de Mensageira da Sorte além de MEU SHIP ALGUÉM ME SEGURA e uns gritos incompreensíveis pela história incrível que a Fernanda Nia criou. Desde os personagens (a Sam!! a Ivana!! a mãe da Sam!! a Cecília!! o Leandro!!) até suas motivações e os protestos e o Departamento da Sorte, tudo é tão fantástico que não tem como não amar (e chorar – chorei uns pá de vezes lendo esse livro. Tô 100% satisfeita).

Gisele @li_trelando 15/07/2020

Leitura fluida
Ótima leitura pra sair de uma ressaca literária. A leitura é leve e a escritora parece ter um grande senso de humor. Estava precisando de uma leitura assim.