Mensageira da Sorte

Mensageira da Sorte Fernanda Nia

Resenhas - Mensageira da Sorte

Kennia Santos | @LendoDePijamas 30/08/2018

"Se a curiosidade é o que mata os gatos, o orgulho é o que mata os homens."
Título: Mensageira da Sorte
Autora: Fernanda Nia
Classificação: 4,25/5

Durante o Carnaval carioca, dentro de uma confusão envolvendo protestos contra a AlCorp -uma corporação que passou a dominar e controlar o preço dos alimentos e medicamentos do país- Sam, em um acidente, se torna uma mensageira temporária no Departamento de Correção da Sorte, uma organização secreta extranatural que possui a função de controlar o nível de sorte\azar na vida das pessoas, de forma que a balança esteja sempre equilibrada.

Para manter esse equilíbrio, os mensageiros do DCS recebem presságios de sorte ou azar e devem avisar os destinatários das consequências, deixando o livre-arbítrio para que o mesmo tome uma atitude ou não com relação ao aviso.

O primeiro cliente de Sam é justamente seu vizinho e colega de classe, Leandro. O garoto é um youtuber em ascensão e o presságio que ela deve entregar envolve algo relacionado a paçocas (??) e isso levará o seu canal ao auge. Mas o que ela não sabe é que ele também é um ávido protestante contra a AlCorp, e não mede esforços para derrubar a corporação corrupta e abusiva, nem que precise usar seu canal para isso.

Mas há algo em Leandro, além da boa aparência e da mania em comum de compartilhar "memes" na internet, que atrai Sam. A garota, ainda lidando com o luto pela morte do próprio pai, possui muito receio de deixar qualquer pessoa se aproximar demais depois de tudo que passou.

"Éramos PHD em memes de internet, e o que a zoeira une, nem o diabo consegue separar." (p.92)

"É mais difícil lidar com a perda em palavras, quando a morte só fala a linguagem da dor. Não existe tradução fiel em português para o sentimento de devastação quando alguém que nós amamos é arrancado brutalmente dos nossos braços. Só quem sente pode entender." (p.102)

"Compartilhamos tanto nas últimas horas, e nos mostramos tão estranhamente semelhantes nas nossas perdas que eu não estava pronta para reerguer a barreira que nos separava como estranhos outra vez." (p.109)

Logo, Sam se vê em um jogo perigoso que envolve intrigas políticas, corrupção e briga pelo poder. Ela embarcará na jornada de tentar desmascarar as pessoas que estão corrompendo o sistema das Justiças -natural e extranatural-, e mesmo sem saber o certo o motivo de o Destino tê-la escolhido como mensageira, mergulha de cabeça em toda a rede de esquemas até então completamente desconhecidas.

"Às vezes, temos que deixar o nosso mundo para trás e embarcar em uma nova jornada. É a única forma de encontrarmos o que o nosso coração mais anseia." (p.255)

Será que mesmo lidando com suas dores, seus sentimentos conflitantes com relação à Leandro, o vínculo cada vez mais sensível com a mãe, Sam vai conseguir fazer com que a balança do Destino se equilibre?

Em "Mensageira da Sorte", Fernanda Nia apresenta um enredo que envolve desde acasos à instabilidade política e caos popular. Com uma escrita cheia de frases reflexivas (na medida) e muito, muito humor.

Os personagens são bem desenvolvidos, cada um com uma história pessoal um tanto densa, e a leitura é incrivelmente proveitosa.

Vou confessar pra vocês que no começo eu não dava muita coisa por esse livro, não. Até a página 150 ele não passava de um livro OK. Mas depois disso o negócio fluiu numa tacada só. Conforme os fatos envolvendo as intrigas principais são expostos, a curiosidade é atiçada, aí já viu, é paulada atrás de paulada.

As únicas questões que devo ressalvar aqui é que, em algumas partes eu careci de detalhes de algumas coisas que eu acreditava ter importância, e também que, fiquei perdida no tempo, percebi alguns furos com relação à localização exata da personagem, mas nada preocupante ou muito frequente.

Fora isso é uma boa leitura, escrita de forma concisa e divertida, levando o leitor desde tensão à diversão.

"Às vezes, pessoas que gostamos vão embora da nossa vida. É normal chorar a sua perda, mas devemos lembrar que, assim como elas nos deixam, outras sempre aparecem mais adiante para nos acompanhar. Pode não ser a mesma coisa, já que nenhuma alma é perfeitamente substituível ao coração, mas é sempre reconfortante saber que, não importa o que aconteça, não precisamos seguir pelo nosso caminho sozinhos. E que quando você cair, em algum lugar sempre vai haver uma mão te oferecendo ajuda para levantar de novo. Sim, eu sei. Alguns tropeções são piores do que os outros. E tem uns que você mesmo precisa se erguer sozinho. Mas sempre, sempre vai haver um jeito de se levantar." (p.410)
My | @_pequenabibliotecaria 30/08/2018minha estante
Quero muito ler esse livro.

Kennia Santos | @LendoDePijamas 30/08/2018minha estante
Eu achei bem bacana, My :D

Caroline.Velani 28/02/2020

Mensageira da Sorte
Que surpresa boa!!! Não costumo ler muitos livros nacionais, e confesso que adiei bastante essa leitura, mas quando comecei, não consegui parar mais. Mensageira da Sorte conta a história da Cassandra, a Sam, que ao presenciar, sem querer, uma confusão causada por protestos contra a AlCorp, uma corporação que parece ter mais controle sobre a sociedade do que o próprio governo, acaba se tornando uma mensageira temporária no DCS, o Departamento de Correção de Sorte. Sendo assim, ela deve distribuir presságios que podem ser tanto de sorte ou de azar para as pessoas, com o objetivo de manter o equilíbrio na vida das mesmas. O primeiro trabalho de Sam é dar uma mensagem para Leandro, um youtuber, que parece se envolver em mais confusão do que qualquer pessoa em sã consciência, pelo olhar de Sam, deveria. E de repente, ela está envolvida em algo muito maior, e conta com seus novos amigos para enfrentar problemas que não podem mais ser ignorados. O livro engloba a corrupção, as manifestações e a briga por poder de uma maneira impressionante, e tudo isso enquanto Sam precisa lidar com traumas passados. Eu me diverti muito com essa leitura, a medida certa de trama, aventura, romance e comédia. Adorei a personalidade da Sam e todos os personagens (com algumas exceções, quem leu vai entender) são maravilhosos. A história toda foi muito bem construída, é bem fluída, na minha opinião, e achei que o final foi perfeito.
brunaa 27/06/2021minha estante
Simmm, não substimo mais literaturas nacionais. Eu realmente gostei bastante da história, foi bem divertido acompanhar ela superando seus medos e acompanhar também seu relacionamento com Leandro, muito bom.

Ana 15/07/2021minha estante
Sim ele é pft ele deveria ter muito mais reconhecimento

Luce.Clara 13/07/2022

Tinha tudo pra ser incrível.
Esse livro tinha potencial pra ser muito bom mas no fim é só mediano. A parte fantástica do Destino e departamentos extranaturais foi o que me atraiu para esse livro e até 50% eu estava achando maravilhoso. Mas depois a narrativa começou a se estender demais o plot foi tão mais tão óbvio que dá pra saber desde o início do livro. Eu continuei empolgada pq estava pensando "de jeito nenhum vai ser óbvio assim" mas foi.
A parte do romance (completamente desnecessária) também não foi legal. Essa coisa da corrupção humana numa instituição que deveria ser acima dos humanos é tão batida que sinceramente.
Enfim, foi um pouco decepcionante.
Ana 18/07/2022minha estante
Penso o mesmo

Marcella 09/08/2018

Muita leitura que flui
Uma leitura muito agradável e divertida. Gostei muito das piadas além de também trazer referências da cultura pop, geek e com um pouco da nossa infância. Recomento a todas as pessoas de todas as idades.

Lavínia Rocha 13/08/2018

QUE LIVRO É ESSE MEU PAI ETERNO!!
Sério, a escrita da Nia é tão habilidosa e criativa que me peguei várias vezes gargalhando, fazendo "own" e quase morrendo de nervoso dentro no metrô! Quando me dava conta, estava tão imersa na história que me esquecia de que tinha gente ao redor hahaha.

A Sam é uma garota incrível e muito determinada, e eu amei acompanhar todas as aventuras que ela vive. Os outros personagens também são maravilhosos, e eu ri tanto com as cenas, falas e pensamentos!

Mensageira da Sorte é um livro que me marcou muito, sua mistura de política, fantasia, romance e humor é feita de um jeito tão incrível, que me fez sentir ainda mais orgulho da nossa literatura nacional!! Parabéns Nia, Gui, Página 7, Plataforma 21 e todos os envolvidos!

Nati Amend @livrosdanati 20/08/2018

Um livro direto, muito divertido, mas acima de tudo, brasileiríssimo.
Acho essencial dizer que esta leitura não é apenas mais uma ficção juvenil. Sim, ela apresenta protagonistas adolescentes em uma aventura imaginária, com ação e romance. Mas seu pano de fundo é real, e traz um panorama que não vemos com tanta frequência em livros voltados a esse público.

O primeiro trunfo de “Mensageira da Sorte” está na contextualização de sua narrativa: Rio de Janeiro, instabilidade política e empresarial, caos popular. Grandes corporações estão envolvidas em esquemas fraudulentos de controle midiático e de aumento abusivo de preços, enquanto o povo brasileiro tenta sobreviver. Por infortúnio do destino (ou não), é neste cenário que Sam precisa tentar recomeçar a sua vida.

Acidentalmente, a protagonista acaba assumindo um cargo no Departamento de Correção de Sorte, uma agência secreta que manipula eventos cotidianos e equilibra o nível de azar das pessoas. Agora, Sam é obrigada a entregar mensagens enigmáticas para completos estranhos.

"Todos têm o mesmo intuito: melhorar a vida do indivíduo destinatário de alguma forma. Pode ser, por exemplo, apontando alguma oportunidade que ele deve aproveitar, ou avisando-o de algum infortúnio que deve ser evitado."

Tudo isso poderia ter sido retratado de forma sisuda e até enfadonha, se não fosse pelo segundo ponto positivo do livro: o humor incrível da autora! Fernanda consegue narrar essa história de maneira leve, com ironias no momento certo e muitas referências à cultural pop. Não tem como não se divertir!

“Alguém vai espirrar spray de pimenta direto no seu olho. É melhor passar longe dos protestos hoje se não quiser fazer cosplay de Nick Fury pelo resto da sua vida."

E como se não bastasse a mistura cômica entre corrupção, magia e jovens youtubers, essa obra nacional ainda traz algumas lições importantes sobre luto, recomeço e sobre encontrar o seu verdadeiro propósito no mundo. Recomendo para todas as idades.

site: https://www.instagram.com/p/Bmqg7DhA6Ea/?taken-by=livrosdanati

Amanda 21/08/2018

Divertido e real
Rio de Janeiro está um caos. Uma grande e poderosa corporação está mexendo com a paz e o bolso dos brasileiros, manifestações e violência tomam as ruas. Esse é o cenário onde Sam se encontra.
Após viver um momento traumático justamente em uma dessas manifestações, Sam se muda com sua mãe para Lagoinha- RJ e tenta viver um dia de cada vez se isolando do seu passado.
Mas o destino decide que tranquilidade e paz não combinam com ela, e durante um acidente envolvendo uma manifestação próxima ao seu prédio, Sam se torna uma Mensageira da sorte. Os mensageiros da sorte são pessoas encarregadas de distribuir presságios bons ou ruins para as pessoas, e assim equilibrar a balança da sorte e azar.
O seu primeiro trabalho no cargo envolve mandar uma mensagem para o seu novo vizinho Leandro. Um youtuber em ascensão, inteligente e muito engajado em causas sociais.
Logo eles irão construir uma incrível relação de amizade e amor, e a nossa protagonista vai perceber que alguns problemas não podem mais ser ignorados.

Sam é engraçada daquele jeito que só o brasileiro consegue ser, e talvez por isso eu tenha gostado tanto dela. Ela é aquela pessoa esperta que pode falar horas com você sobre política, filmes e séries, mas também aquela doidinha que vai te marcar em memes o tempo todo no Facebook.
Leandro é maravilhoso, inteligente, gentil e muito lindo. O combo perfeito para conquistar os nossos corações.
Também gostei muito da Ivana e achei ela uma amiga incrível tanto para o Leandro, quando para a Sam, mesmo à conhecendo tão pouco tempo.

Esse é um livro para todas as idades. Eu teria amado ele tanto aos 15, quando aos 40 e isso devido ao humor presente nele, a escrita fluida da autora e muitas referências maravilhosas da cultura pop que aparecem no decorrer da história.
Mensageira da sorte é leve, engraçado, mas ao mesmo tempo aborda temas reais na nossa sociedade e nos passa diversas lições valiosas.
Uma nova preciosidade para a literatura nacional.

site: https://www.instagram.com/p/BmqszRrHu3O/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=g9ae9f2s6kuf

LG 27/08/2018

Um Rio de Janeiro caótico, uma menina ligeiramente perdida no seu "recomeço", poderes extranaturais que você recebe sem nem saber ao certo se quer.

Estes são alguns dos elementos que Fernanda Nia traz no seu livro "Mensageira da Sorte", obra que cria um universo fantástico dentro do Rio de Janeiro contemporâneo cheio de intrigas governamentais, protestos, referências ao universo geek e claro um pouquinho de romance para acalentar os corações. As referências arquitetônicas no centro do Rio de Janeiro são fantásticas fazendo você se transportar para dentro da história e sentir se um personagem dela. As relações de perda e recomeço, além das familiares, também contribuem com a interação do leitor com o universo criado pela autora. Ou seja para um típico carioca ler este livro e quase um passeio pela cidade maravilhosa e também pelos eventos que nela já ocorreram.

@viagementrelivros 29/08/2018

Resenha @viagementrelivros
Cassandra Lira, ou apenas Sam, é uma garota de 17 anos que já tinha muitas coisas para se preocupar quando o destino revolveu lhe encarregar de mais uma tarefa. Em pleno carnaval carioca, um acidente transforma Sam em um mensageira da sorte estagiária no Departamento de Correção de Sorte, uma organização extranatural secreta incumbida de nivelar o azar na vida das pessoas. Todos os dias Sam deverá levar uma mensagem de sorte para alguém que estava tendo mais azar do que deveria. Sua primeira entrega é justamente para seu vizinho e colega de turma, Leandro. Leandro é um youtuber em ascensão e a mensagem de Sam o leva a um grande impulso.
Mas se você acha que ser uma mensageira é fácil, não sabe da missa a metade. Afinal, é com o destino que estamos lidando né?
Entre confusões sobre si mesma, sua família, um possível crush e seu papel de mudar a vida das pessoas, Sam terá que enfrentar seus medos, além de encarar mais um monte de gente ruim querendo fazer mal a ela e ao Rio de Janeiro inteiro.
??
Esse é o tipo de história que quanto menos eu contar pra vocês numa resenha, melhor a surpresa na hora de ler. Mensageira da sorte é um livro muito criativo, que não conta só uma fantasia young adult, mas também fala sobre perdas, superações, problemas familiares, injustiça e trás uma baita crítica social.
Gostei muita da forma fluída com que a autora escreve (tanto que eu o li em um dia e me livrei da ressaca literária ?), construindo bem os personagens e lançando os mistérios aos poucos, pra sempre te deixar curioso e você ter que ler mais um capítulo.
Nem preciso dizer que recomendo muito né?

Nicoly Mafra 30/08/2018

#ResenhaNickMafra - MENSAGEIRA DA SORTE | @fernadania | @plataforma21_ | Nota: 5.
"Às vezes, pessoas que gostamos vão embora da nossa vida. E normal chorarmos a sua perda, mas devemos lembrar que, assim como elas nos deixam, outras sempre aparecem mais adiante para nos acompanhar. Pode não ser a mesma coisa, já que nenhuma alma é perfeitamente substituível ao coração, mas é sempre reconfortante saber que, não importa o que aconteça, não precisamos seguir pelo nosso caminho sozinhos. E que quando você cair, em algum lugar sempre vai haver uma mão te oferecendo ajuda para levantar de novo. Sim, eu sei. Alguns tropeções são piores do que os outros. E tem uns dias que você mesmo precisa se erguer sozinho. Mas sempre, sempre vai haver um jeito de se levantar. Então se prepare, Destino. Já vesti minhas joelheiras, meus tênis de corrida, a minha torcida está firme e forte do meu lado. Agora, não importa o quanto você tente me dar rasteiras de azar, eu não vou mais parar no chão. Nunca mais."

Sam está muito feliz por finalmente voltar ao Rio de Janeiro; após uma grande tragédia e período de recuperação, deixar sua antiga casa para trás é um alívio, ainda mais quando tudo traz memórias tão dolorosas.

Logo que Sam entra em sua nova rua, a garota é surpreendida por um protesto contra a AlCorp, uma corporação gigantesca que está controlando todos os preços do mercado. Entre o empurra-empurra, gritaria e desespero, Sam presencia o momento em que uma senhora leva um tiro na perna, e sem pensar duas vezes, Sam corre para socorrê-la.

Ao tocar a senhora, algo estranho acontece, uma corrente elétrica invade o seu corpo e assim, como mágica, Sam acaba assumindo o cargo da mulher ferida, o cargo de Mensageira da Sorte do Departamento de Correção da Sorte, que possui a finalidade de corrigir os desníveis de sorte e azar dos humanos a fim de corrigir a Balança da Justiça. Para isso, tudo que Sam precisa fazer é entregar presságios de sorte a diferentes destinatários.

O primeiro cliente de Sam é Leandro, seu novo vizinho, colega de classe, youtuber em ascensão e possível crush, porém, ao se aproximar do garoto, Sam se vê no meio de uma rede de intriga, corrupção e poder, e a garota fará de tudo para ajustar a reajustar a Balança da Justiça.

Neste fantástico romance de estreia na literatura jovem de Fernanda Nia, e com uma escrita divertida, sarcástica, cheia de referências à cultura geek e pop, porém, ao mesmo tempo, muito sensível, a autora transporta o leitor para uma incrível estória cheia de intrigas políticas, fantasia e aquela dose gostosa de romance. A estória de uma garota tentando se reencontrar e reerguer-se em meio de tanto caos.

Essa leitura foi uma experiência literária incrível: gargalhei com os comentários de Sam, indignei-me com as ações da AlCorp, quis me tornar uma Mensageira da Sorte e ajudar os desafortunados e amei cada página deste livro! Uma estória divertida e fantástica, porém, ao mesmo tempo, muito real, pois não deixa de retratar o momento de injustiça e crise política que vivemos. Leitura recomendadíssima para todas as idades!

site: www.instagram.com/nickmafra

Naty Andrade (@prateleiradepapel) 03/09/2018

MARAVILHOSO
Sinceramente, fazia tempo que um livro não me prendia assim, eu precisava de um livro que me fizesse focar mais na leitura, porque a correria do dia-a-dia tinha me afastado disso, e então eu encontrei esse livro que trouxe um pouco de sorte para a minha vida.
O livro conta a história de Sam, uma menina que perdeu o pai no meio de um protesto e alguns meses depois começa trabalhar para o Destino, entregando mensagens que podem mudar a vida das pessoas.
No meio desse caminho ela encontra Leandro, um youtuber que busca conscientizar seu fãs sobre tudo que está acontecendo na cidade.
A partir de então, começa uma busca pela justiça, com romance, e doses de sorte e de azar para nos prender.
A autoria, Fernanda Nia, está de parabéns, conheci ela na Bienal e é uma pessoa incrível.
Eu ADOREI o seu livro e não tenho palavras para descrever o quanto estou apaixonada.

"Não existem finais felizes. Felicidade é uma busca constante" - Mensageira da Sorte - Fernanda Nia

starrr_ 29/03/2024

A Sorte é uma verdadeira safada!
Meus amigos, que livro BOM!
essa foi minha primeira vez lendo um livro nacional q n fosse clássico ou paradidático, e eu curti pacas! algumas coisas no livro foram repetitivas, mas eu gostei muito do universo construído ao longo dessa história, achei super criativo.
e claro, n pode faltar minha sincera opinião, né? achei incrível o desenvolvimento da Sam e do Leandro, muito meus ???

Deborah Strougo 21/09/2018

Muito mais do que um simples livro!
Eu estava doida pra comprar Mensageira da Sorte por dois motivos: eu me encantei pela capa e pelo fato de se passar no Rio de Janeiro (minha terrinha). Quando esbarrei com a Fernanda Nia na Bienal, eu não pensei duas vezes antes de correr pra comprar o livro e pedir pra ela autografar. Super simpática, uma pessoa muito gente boa que apenas me fez sentir ainda mais vontade de ler seu livro.

E quando eu li... uau! Viciei já nas primeiras páginas. Leitura fluida, leve e engraçadíssima.

A Sam está passando por um momento bem complicado e foi ótimo ver o crescimento dela como pessoa durante o enredo. Principalmente por conta de um imprevisto tão surreal quanto ela se tornar uma mensageira do próprio Destino, tendo que entregar sorte para as pessoas a fim de equilibrar a balança da justiça.

Tudo foi perfeitamente amarrado e explicado. Muitas vezes me peguei pensando que aquilo tudo era real, que era viável, sabe? Fiquei realmente imaginando que aquela realidade poderia fazer parte do meu mundo, especialmente por ser algo tão próximo a mim por ser carioca da gema.

Amei o Leandro e ri demais de todas as suas referências. Confesso que gostaria que tivessem mais cenas dele com a Sam, mas ainda assim achei uma delícia acompanhar a história desses dois. Ri muito e me apaixonei por cada página, cada cena, cada capítulo. Além disso, também me fez pensar bastante sobre as injustiças que vivemos e me lembrar da época dos protestos que rolaram aqui no Rio há alguns anos. Foi tudo muito bem-feito, de verdade.

Uma coisa que não posso deixar de comentar é que adorei as burocracias do Destino! Gente, isso é muito a cara do Brasil mesmo hahahaha

Enfim, leiam! Esse livro merece ser enaltecido como a obra incrível que é. Espero muito que a Fernanda já esteja preparando novas histórias pra gente, porque como sua mais nova fã, já estou ansiosa por mais.

The 24/09/2018

Encontre sua sorte
Você já passou por algum momento de muita sorte ou azar? Pois bem, e se existisse um departamento extranatural inteiro cuidando de manter a balança das pessoas reta?
Cassandra Lira, mais conhecida como Sam, acaba de se mudar pra o Rio de Janeiro com sua mãe após o falecimento de seu pai, ambas vão morar em Lagoinha por ser um bairro tranquilo, no entanto, a cidade anda passando por uma fase agitada, pois a AlCorp, empresa que detém monopólio de alguns preços, anda abusando de seu poder e os protestos estão pipocando sendo sufocados sempre pela P3, força de contenção da companhia.
Um dia quando volta pra casa Sam conhece Cecília no portão do prédio, quando um protesto estoura, e Cecília leva um tiro na perna, Sam é escolhida pelo Destino para ser substituto no DCS (Departamento de Correção de Sorte).
Esse livro é incrivelmente bom, a ideia da trama já foi o máximo, se não bastasse isso, a autora conseguiu abortar temas muito atuais, como a corrupção e os protestos, a força da voz dos jovens, junto com as vítimas desses conflitos, os sentimentos familiares, a própria complexidade do ser humano, e a justiça, ou não, do que acontece nas nossas vidas, além de como é importante achar um propósito. Enfim, um livro repleto de ensinamentos mas também com excelentes tiradas para te fazer também rir e deixar mais leve os debates.

Francisco 27/09/2018

Envolvente
Acredito que foi o livro mais rápido que eu já li.
Estou morando no Rio de janeiro a 1 ano e meio e a leitura me envolveu de tão forma que eu via no dia a dia as cenas ao meu redor.
Cheia de piadas e com comentários muito engraçados, a leitura é rápida e faz você querer mais, a ponto de devorar o livro rapidamente.
Espero que venham mais livros, pois deixou com gostinho de quero mais.