O Guia do Cavalheiro Para o Vício e a Virtude

O Guia do Cavalheiro Para o Vício e a Virtude Mackenzi Lee

Resenhas - O Guia do Cavaleiro Para o Vício e a Virtude

Loba Literária 11/07/2023

Um livro que estava na lista fazia muito tempo, e aproveitei que estava de graça no Kindle. Uma tradução boa vinda da Galera, o que é sempre bem-vindo.

Gostei dessa história de aventura, por mais louca que seja. Devo admitir que a parte marítima não é minha favorita, porque quando eles estavam no Tour estava muito engraçado.

Uma coisa que me irritou um pouco nesse livro foi o Monty. Ele cometeu muitos erros o livro inteiro, mas é muito frustrante ver que ele simplesmente não aprende e continua cometendo os mesmos erros depois de se arrepender um monte. Até uns bons 80%, ele comete erros bestas e parece que não há uma grande evolução do personagem.

Um problema também foi que achei os outros personagens apagados perto do Monty. Ele é muito auto-centrado, então isso combina com a narração dele, mas só consegui ver o Percy como o par romântico dele, e pouco mais do que isso, ainda que o tenha achado um querido.

Foi um livro bom, uma história rápida, dinâmica e divertida. Bem pesquisado (provado pela nota da autora no final) e com uma representatividade bem interessante e boa para o gênero, ainda mais que a história se passa no século XVIII. Consegue inserir personagens fora do padrão sem ignorar as condições de vida de quem era diferente na época, nem romantizar a situação. Ainda assim, não sei se tenho interesse em ler os próximos livros da série. Com certeza, não estão na minha lista de prioridades.

Rafas 08/07/2023

Bom e leve
Livro divertido e leve de ler, você sente todas as emoções possíveis durante a leitura.

Devo ressaltar que é mais um livro de aventura do que romance em si, mas de qualquer forma é bem leve e ótimo pra sair da ressaca literária!

não é a mitsu 08/07/2023

Um trio totalmente inesperados.
Gostei. Foi uma leitura interessante, passei muita raiva com as decisões do monty e com alguns pensamentos dele, mas deu para perceber que o livro era sobre amadurecimento e monty realmente precisava amadurecer. Não fiquei tão empolgada com cenas fofas ente o percy e o monty porque bem, é um livro de época então se tivesse toques ou algo mais explícito (não no sentindo sexual) seria totalmente sutil como foi várias vezes, mas eu surtava até mesmo quando eles se olhavam, então um toque na mão me fazia dar gritos e pulinhos. Os personagens que apareceram foram demais, a felicity uma lenda, o scipio também tomou um lugarzinho no meu coração. Enfim, foi um livro bom, fica mais interessante quando começa as aventuras deles e você fica: "🤬 #$%!& , só acontece desgraça na vida desse trio", mas eles são umas fofuras, apesar de te fazer xinga-los a cada 2 minutos.

malu 27/06/2023

?porque quero que saiba que há vida após a sobrevivência.?
Esse livro foi uma completa confusão de emoções e sentimentos para mim ? desde o início até o fim. principalmente, porque, no começo, achei que era um romance (não que não seja) e, de repente, surgiram ladrões de estrada, um mistério e piratas.

monty, percy, felicity e outros que se juntam a eles ao longo de sua jornada (sem nomes porque não quero o risco de spoilers para quem não leu) também são personagens que mexem com você, e ir acompanhando o desenvolvimento deles é emocionante. o amadurecimento de monty, então...

confesso que achei que, às vezes, as coisas se prolongavam mais do que o necessário e as descrições eram longas demais, mas fiquei tão imersa e apaixonada pela história que me sinto mal em diminuir as estrelas.

Deise 25/06/2023

O começo e o que vem depois do fim
Acredito que o livro começa bem mas não se desenvolve da mesma forma.
Não permite que a leitora sinta a profundidade das relações entre os personagens.
Descreve coisas simples de modo exagerado (talvez o personagen principal seja uma pessoa exagerada).
As partes que tentam descrever a libertinagem do personagem principal parecem meio artificiais.
Apesar disso: Gostei muito do que vem depois do fim, quando a leitora tem contato com os contextos pensados para a narrativa. Ali existem informações mais instigantes e menos apressadas apesar de breves.
Eu gostaria de ler a "sequência", mas não gostei de como a história é contada, então imagino que não me agradaria também.

Kaique.Pugnal 25/06/2023

Um livro de tudo um pouco
Pense num livro em que tem tudo isso na sua história: romance de época, ficção ciêntifica, dramas familiares, amor proibido ação e aventura. Pensou? É complicado de encontrar um com tudo isso no enredo, né? Mas o livro "Guia de um Cavalheiro para Vício e a Virtude" nos da tudo isso com um toque de descontração, que te envolve de um modo eloquente.
O livro nos narra a história de um jovem adulto delinquente que foi expulso de sua escola, e como castigo de seu pai é mandado num tuor pela Europa junto de sua irmã e seu melhor amigo, para "piorar" terá que conhecer pessoas importantes e no processo amadurecer para poder assumir o seu papel na alta sociedade, mas tudo muda e no caminho acabam se envolvendo em uma confusão que irá fazer a sua viagem virar de ponta cabeça, junto com todos os seus planos.
O livro se passa entre o século XVII e XVIII, e vários assuntos que para nós atualmente são um absurdo, serão tratados da forma que seriam tratados naquela época como: racismo, homofobia, sexismo, etc. A autora conseguiu retratar isso bem, criando de forma concreta a identidade de cada personagem e como esses pensamentos se refletem em cada um deles. O livro também traz bastante reviravoltas e que alguns podem causar impacto no leitor.
Enfim, esse livro foi uma ótima experiência de leitura e indico pra qualquer um que quer uma misturinha de tudo.

Vi 17/06/2023

História de época bem escrita, jornada de herói, romance bem desenvolvido, lgbts e protagonista de moral duvidosa. Eu poderia querer mais que isso??? Me diverti horrores, só não dou 5 estrelas completas porque é bem clichê e tudo bem, estava buscando isso mesmo, até menos kkkk me surpreendeu super positivamente.

Bruno 16/06/2023

Onde encontro um Percy
Amei com todas as forças a leitura desse livro. Li com calma, pois a sinopse parece ser uma história pequena e simples... porém são tantos acontecimentos, tanta coisa acontece. Foi uma pérola de bom esse livro.
Amei o trio protagonista, amei a construção do romance de Henry e Percy. A insegurança dos dois com relação aos seus sentimentos cabe muito bem pela época que se passa a história. Foi lindo; o final foi perfeito e eu amei cada detalhe. Queria mais ??
Leiam com o coração aberto e vão se apaixonar... principalmente pelo Percy ??

cherriesandwine137 16/06/2023

Sinceramente, achei que eu ia gostar mais

vi gente falando que achou super engraçado e tals mas eu achei meio meh
e fiquei foi com raiva do protagonista

bjs pra minha linda felicity ??

Arthur787 08/06/2023

Empolgante!
Confesso que analisando a capa e lendo a sinopse antes da leitura completa, cheguei até "O Guia do Cavalheiro para o Vício e a Virtude", com o preconceito formado de que seria mais um romance de época à la Bridgerton, porém fui surpreendido positivamente, ao passo que lia cada capítulo.

A história que se inicia como um romance adolescente que acompanha o grand tour de jovens ingleses pelo continente europeu se transforma num livro de aventura, enquanto leva os protagonistas a passarem por perrengues e mistérios enquanto seguem seu caminho.

Um dos pontos positivos que preciso destacar é a capacidade da autora de tratar de temas extremamente atuais, porém nos dando um insight de como essas questões eram vistas pela população europeia no século XVIII. (Spoiler: em alguns aspectos a humanidade simplesmente não consegue ser capaz de evoluir)

A abordagem de questões de orientação sexual, racismo e pautas raciais, assim como as expectativas sociais existentes para cada gênero, foram definitivamente o ponto alto da história para mim, ganhando de lavada das tramas envolvendo política, poder, alquimia e tudo o mais.

No mais, o protagonista é terrivelmente irritante, inconsequente, mimado e egoísta mas acho que todas essas qualidades são um pré requisito usado por autores quando tentam definir o personagem principal.

willianrassis 10/05/2023

Após quase duas semanas embarcando no Grand Tour dos irmãos Montagne e Percy, terminei a leitura desse romance. Motivado principalmente pelo tema da história e por estar no Kindle Unlimited, eu não deveria ter me empolgado tanto com as minhas expectativas.

Não sei o motivo pelo qual tenho sentido que o meu ritmo de leitura têm diminuído ultimamente. Mas, notar que demorei duas semanas para ler um livro de viagens e que envolve personagens queer é curioso.

Apesar disso, as aventuras são bem escritas e as paisagens detalhadas o suficiente para que as imaginemos. O final prendeu muito a minha atenção, fazendo com que eu dormisse mais tarde de tão eletrizante.

Portanto, esse é um livro que eu recomendaria para quem busca por um romance de época lgbt, mas não vá com as suas expectativas nas alturas! Acompanhar um romance do tipo em uma época mais conservadora foi angustiante e, ao mesmo tempo, tocante. A minha avaliação é de 3,5 estrelas.

pvidal 30/04/2023

sei lá? ?
não é um livro ruim e tá bem longe de ser, mas particularmente não foi uma experiência tão agradável igual eu imaginei que seria.

o início desse livro foi incrível, toda a introdução dessa história me prendeu muito, principalmente as discussões que ele traz, isso ainda me fez ficar mais interessada por cada personagem, mas a partir da metade eu senti que o livro ficou extremamente maçante, na maior parte do livro eu só conseguia pensar: ?sei lá??, e a leitura simplesmente não fluía de forma alguma.

por isso acabei demorando mais do que gostaria pra concluir essa leitura e embora o final tenha sido bom, não sinto que foi o suficiente pra que eu continue com essa série por agora ou em um futuro próximo.

brunnous 20/04/2023

Sinto que li três livros em um só.
A leitura de começo é maravilhosa. Os personagens são bem fáceis de se apaixonar, (sim eu sou um hopeless romantic por meninos bissexuais) as historias em paralelo são mais deliciosas ainda de se ler. Mas quando chega na metade do livro..

A forma que a leitura decai na metade do livro é desanimadora, senti que estava me afogando em meio a palavras, o que é engraçado por que o final do livro chega com um bote salva vidas, e torna tudo maravilhoso novamente. O problema é que algumas pessoas não sobrevivem a tempo do bote salva vidas chegar.

Creio que um dos problemas para leitura do livro se tornar maçante, é forma como a alquimia/mitologia foram inseridas "meio que do nada" e como alguns personagens se tornam desagradáveis só por ser desagradável. O Henry é um exemplo claro disso. Ele funciona assim:

Começo do livro: Toma esse personagem cheio de carisma, fácil de se apaixonar, com um background super pesado e que facilmente você se relaciona.

Meio do livro: Sabe aquele personagem que você amou? então, ele vai se transformar insuportável, e perder todo carisma.

Final do livro: Do nada recupera o carisma perdido e você volta a gostar dele.

Não me entenda errado, podemos ter essa montanha russa de sentimento por eles. Nos amamos amar personagens problematicas e voláteis, quando são bem construídas. mas o Henry não tem aquele encanto que da vontade de passar pano.

Só que entra a Felicity e o Percy indo contra a mão de tudo isso acima. Eles tem um desenvolvimento incrível. A forma como você se rende pela Felicity em especial te faz querer ler a continuação do livro só para saber o que vai acontecer com ela depois de tudo.

O final do ele te reconquista, trazendo a essência do começo de volta. Se tornando mais uma vez prazeroso. Fico feliz por ter me forçado a terminar de ler.

kirasu 17/04/2023

Eu gostei, a história é boa
não me prendeu tanto quanto eu gostaria mas foi interessante a leitura
a história é legal, gostei do contexto em que se passa
mas me deu MUITA agonia todas as merdas w o Henrry fazia pqp
ele erra mto ??? eu ficava !/?:!2&:72$1$:2& pq sempre q algo tava dando certo ele fazia alguma merda
eu entendi a história dele, o passado dele, e fazia com que eu entendesse o personagem
mas ainda sim é meio agoniante
adorei a ação dele no final do livro em relação ao pai
o casal do livro é um amor (principalmente o Percy)