O Guia do Cavalheiro Para o Vício e a Virtude

O Guia do Cavalheiro Para o Vício e a Virtude Mackenzi Lee

Resenhas - O Guia do Cavaleiro Para o Vício e a Virtude

IronyCarol 20/07/2020

Risos&Raiva, a mistura certa!
Comédia com leves toques que nos fazem ver o que tinha de errado naquela época, e que, ridiculamente continua errado até hoje.
Romance, preconceitos, privilégios e sim, white people problems.
Não leia achando que de fato terá em mãos um livro capaz de mudar sua vida como leitor, mas se o pegar para ler, pode ter certeza que terá momentos de boas risadas, de raiva também, afinal, preconceito é odioso e o melhor amigo do principal é um rapaz negro, e a irmã dele está a frente de seu tempo!

Leve e rápida, leitura daqueles de um fim de tarde onde não se quer largar o livro porque se perde junto a eles nesse Grand Tour!

Livros e Books 23/07/2020

Muito divertido
Adorei esse livro. Tem tudo que eu gosto: romance de época, amor proibido, protagonista anti herói e personagens questionando os valores equivocados de sua época (nesse caso machismo e sexualidade). Tem coisas absurdas, é verdade, mas os absurdos tornam o livro divertidíssimo.
O protagonista é quase insuportável, mas de uma maneira imatura e a gente logo percebe que o comportamento dele é resultado de fatores externos (o pai, a sexualidade, a submissão da mãe, etc). Então torci que ele amadurecesse e percebesse o que precisava fazer para se livrar do ciclo em que vivia. Ainda que ele tenha feito besteira a trás de besteira, torci por ele sempre.
Percy foi um personagem incrível! Sofri muito por ele e com ele.
E a Felicity, então, roubou totalmente a cena em muitas partes da história. O segundo livro vai focar nela e mal posso esperar para lê-lo!
Não acredito que esperei tanto para ler esse livro!

Luny 01/06/2022

Amor & Liberdade
Comecei esse livro achando que seria um romance fofo, algo meio épico, que me fizesse ficar boiolinha por um casal legal. Mas o que me deparei foi com uma história tão eletrizante e ao mesmo tempo tão cruel, que fui levando um tapa na cara atrás do outro e GOSTANDO!
Toda a trama do Monty, especialmente no que tange a relação dele com o pai me tocou em um ponto muito pessoal, e abriu uma ferida que tento a todo custo manter fechada.
Este livro não é um romance, é uma aula sobre amor e empatia. Todo o clima, tom e ambientação da história contribuíram muito pra transmitir a mensagem pretendida. A história se passar numa época em que sentimentos, especialmente sentimentos masculinos, eram tratados como inexistentes ou não importantes não é por acaso, é pra mostrar o quanto nós evoluímos enquanto pessoas, e destacar que não é ?mimimi? falar sobre saúde mental ou sobre o que nos machuca. Se temos os problemas que temos hoje, é porque no passado, os que vieram antes de nós, não tiveram o discernimento de enxerga-los como eram, e dá-los a importância que mereciam.
Esse livro fala, basicamente, sobre a importância da comunicação, sobre como é importante ouvir e ser ouvido. É importante que toda pessoa seja capaz de olhar com carinho pro outro, buscar entender os motivos antes de fazer um julgamento precipitado. Somos tão duros uns com os outros, e então, quando precisamos de compreensão, de cuidado, simplesmente não encontramos, porque não soubemos cultivar isso nas pessoas que amamos, e nem elas em nós.

Gostaria de dizer que provavelmente passarei muito tempo pensando sobre esse livro e como ele me tocou, foi uma verdadeira EXPERIÊNCIA conhecer essa aventura, e não me arrependo de nem sequer um segundo investido nessa leitura. Além disso, esse final me deixou satisfeitíssimo, sou completamente CONTRA finais trágicos e infelizes, acredito que, no fim, mas no fim DE VERDADE, há sempre a tranquilidade, calmaria e paz que existe no final desse livro. Sempre haverá plenitude após a tormenta, e fico feliz que o livro tenha terminado dessa maneira.

Monty e Percy eu AMO vocês, obrigado por serem tão humanos, tão falhos e tão sinceros. E obrigado por esse amor tão lindo e tão humano, tão visceral e apaixonante. Não sei explicar porque, mas isso me fez sentir ainda mais vivo. Vivo de verdade.

Black_storm 01/06/2022

Esse livro é simplismente perfeito, fala sobre sexualidade, problemas familiares, racismo, machismo, ciência e mais e tudo se passando durante o século 18, além de falar sobre assuntos que precisam ser discutidos se passa em uma época que tudo isso era muito mais intenso. Ótimo demais

Rodrigo.Pozzani 25/06/2021

Com sede ao pote
Sinceramente quando eu comecei o livro achei que era um romance e fiquei muito ansioso pelo o que nunca aconteceu, talvez essa frustração tenha sido causada por mim mesmo o que acabou me desapontando.
Por ser uma história de época eu gostei bastante, o personagem principal é muito engraçado e o desenrolar da trama é bom, mas queria ter visto mais do romance.

Nagisa 10/08/2021

Que obra é essa, meus amigos?
Primeiramente eu gostaria de enaltecer a Mackenzi por escrever tão bem sobre assuntos importantes. Os personagens são maravilhosos — Tem como não amar o sarcasmo de Felicity e a amabilidade de Percy?— e o desenvolvimento do Monty é bem legal. A gente percebe nos mínimos detalhes a forma como ele muda de pouquinho em pouquinho e no final do livro ele ainda é o Monty, mas ele é um Monty melhor que antes, e isso é gostoso de perceber; ver um personagem principal ser errante como nós é muito alarmante, mas não é algo ruim quando o personagem tem que lidar com as consequências de suas ações e aprende com o que fez, Henry Montague muito errou na esperança de acertar, ele era uma bomba de emoções e isso reflete em nós... com muita frequência vemos pessoas ou personagens que quase nunca erram ou que sempre sabem exatamente onde erraram e como melhorar e nos sentimos para baixo, se perguntando o motivo de sermos tão idiotas que além de fazer besteira não temos capacidade de arrumar a bagunça. Esse foi um dos poucos livros de romance que eu li que tem aventura e foi o único que não me fez revirar os olhos em determinado momento, pensando:"Sim, mas quando vão começar os beijinhos?" Eu fiquei muito envolvida na história e, apesar de ter demorado para começar a shippar Percy e Monty e de ter estranhado a escrita em primeira pessoa no começo, eu adorei cada detalhe e tiveram alguns momentos que me fizeram pensar seriamente em cometer homicídio kkkkk(os lixos sendo racistas com o Percy, o pai do Monty ou o Monty fazendo certas merdas e algumas coisas que deram errado, pq sinceramente? O meme da vida do Monty é o mesmo do WWX: Eu tô tão azarado que se eu comprar um anão, ele cresce) virou meu xodó, principalmente pelo fato de ter um romance de época com casal queer e representatividade bissexual, ler isso sendo do vale é uma experiência muito boa, você sente que o livro foi feito pra você e que você esperou sua vida inteira para ler duas pessoas do mesmo gênero se beijando em um século diferente(ou talvez tenha sido só eu que me senti assim? Kkkkkkk). Enfim, perfeito, Mackenzi Lee não errou em nenhum trecho e eu estou louca para acompanhar a jornada da nossa doutora Felicity

Bia 04/09/2020

O livro é longo, mas não o suficiente para tantos assuntos!
Depois de ter lido, e gostado muito de Vermelho, branco e sangue azul, vi a indicação desse livro e não pensei duas vezes, principalmente por ser um livro de época, gênero que eu adoro para intercalar com leituras mais densas. Mas nossa, como me decepcionei! Achei o protagonista insuportável do começo ao fim. Tenho muita dificuldade com leituras onde o personagem central me incita tanta irritação. Não torci pelo Monty em momento nenhum! Pelo contrário, queria que ele tivesse quebrado mais a cara! Outro fator que também me incomodou foi a autora querer tratar tantos assuntos em um único livro. Toda a representatividade LGBTQ+, racismo, empoderamento feminino, agressão doméstica, epilepsia, alquimia entre tantos outros. Acho todos esses assuntos realmente válidos e alguns de extrema importância. Mas achei, que ao tratar todos eles de uma única vez, ela acabou não se aprofundando, nem dando a devida importância, para nenhum deles!

Alana.Benedito 12/09/2022

Diferente, divertido e interessante
É um romance clichê, em geral, achei muito divertido. Tem os momentos dramáticos também, que são essenciais pra equilibrar tudo, mas o que chama atenção é o toque de fantasia (ficção científica talvez?!?) que aparece e deixa tudo um tanto diferente do que a gente costuma ver em romances. Até porque, acho que realmente tá mais para uma aventura romântica, como Monty diz.

Os personagens são bem jovens, tem aquela infantilidade confusa, então eu tive paciência com as situações de falta de comunicação que eles mesmos provocavam ao invés de resolver as coisas como pessoas sensatas.

Daniel 02/09/2022

Divertido, irônico e imprevisível.
Através de uma boa dose de humor crítico e aventuras nos séculos passados, o livro nos leva a conhecer Henry que embarca em um Grand Tour pela Europa, junto com sua irmã Felicity e seu melhor amigo de infância e crush eterno Percy, como parte de todas as responsabilidades que ele irá assumir ao iniciar seus trabalhos junto do Pai. Parece ser uma tarefa fácil, mas estar nesse Tour com seu crush supremo é tentador ainda mais quando se é interrompido entre uma paquera e outra kkkkk
Durante a narrativa senti que torci muito pelos dois, esperava ansiosamente por momentos em que eles ficassem a sós e juntinhos. E realmente foram os melhores momentos, aqueles que aquecem o coração do leitor. Ao mesmo tempo que a narrativa corre de forma fluida, com diálogos irônicos e cenas que te animam para saber os próximos passos.
Em um geral, eu gostei bastante da leitura, minhas expectativas no início eram de esperar um grande romance fofo, porém temos muito mais aventuras e mistérios do que romance neste livro. Vale ressaltar, a importância que o livro carrega ao trazer um protagonista bissexual e também assuntos tratados no decorrer da história, como preconceitos racial e lgbtfobia.
Cleide 02/09/2022minha estante
Oiêeeee! Ótimo resenha ???

Rafael.Tadeu 02/12/2020

Posso dizer que foi uma história que me prendeu e me fez gostar de cada um dos personagens, mesmo em meio a muitos defeitos.

O livro apesar de ser um romance de época,na maioria das vezes me fez lembrar mais um contemporâneo,não me fez acreditar estar no século XVIII

Muitas coisas do desenvolvimento vão acontecendo de forma meio aleatória, muitos personagens que são apresentados ficam sem desfecho,e você fica???

Mas como disse no início, é um livro que me fez gostar dos 3 personagens principais e a escrita é super fluida,além claro de abordar assuntos importantes como racismo, preconceito e homofobia, então acabei dando 4 ?

lari 12/01/2021

Adorável.
?O Guia do Cavalheiro para o Vício e a Virtude? foi magnífico.

O motivo das quatro estrelas e meia? Alguns momentos chatos, mas nada demais. Eu sou exigente.

(Também fiquei chateada porque botaram que era um romance histórico GAY bem na capa, qual foi? Quem comprou foram meus pais, não tinha que deixar na cara que era yag ? mas não foi parte do motivo pelo que eu tirei metade de uma estrela, só foi porque eu fiquei chateada mesmo. Falei).

É um livro leve e cômico, além de um enredo chamativo. Personagens cativantes (até a Felicity, mesmo que ela aperte a mente às vezes) e um final SUPER SUPER SUPER FOFO E QUE ME DEIXOU DESIDRATADA DE TANTO CHORAR (um exagero, mas né?).

Ansiosa pra ler a continuação.

karlastela.bento 31/12/2020

Muito gay e, por isso, MARAVILHOSO!
Sabe aqueles personagens que inicialmente tem pouca coisa que os redime mas depois vai crescendo em você? Esse é o Monty!
Eu amei esse livro, muito mais do que imaginava.
Os personagens são interessantes e cativantes, a escrita da Mackenzi é fluida e divertida, a história é boa e têm profundidade.
Uma leitura deliciosa e despretensiosa que não consegui largar.

Loba Literária 11/07/2023

Um livro que estava na lista fazia muito tempo, e aproveitei que estava de graça no Kindle. Uma tradução boa vinda da Galera, o que é sempre bem-vindo.

Gostei dessa história de aventura, por mais louca que seja. Devo admitir que a parte marítima não é minha favorita, porque quando eles estavam no Tour estava muito engraçado.

Uma coisa que me irritou um pouco nesse livro foi o Monty. Ele cometeu muitos erros o livro inteiro, mas é muito frustrante ver que ele simplesmente não aprende e continua cometendo os mesmos erros depois de se arrepender um monte. Até uns bons 80%, ele comete erros bestas e parece que não há uma grande evolução do personagem.

Um problema também foi que achei os outros personagens apagados perto do Monty. Ele é muito auto-centrado, então isso combina com a narração dele, mas só consegui ver o Percy como o par romântico dele, e pouco mais do que isso, ainda que o tenha achado um querido.

Foi um livro bom, uma história rápida, dinâmica e divertida. Bem pesquisado (provado pela nota da autora no final) e com uma representatividade bem interessante e boa para o gênero, ainda mais que a história se passa no século XVIII. Consegue inserir personagens fora do padrão sem ignorar as condições de vida de quem era diferente na época, nem romantizar a situação. Ainda assim, não sei se tenho interesse em ler os próximos livros da série. Com certeza, não estão na minha lista de prioridades.

Alisu 10/01/2021

Diversidade
Esse livro foi maravilhosamente diferente de tudo que eu esperava. O romance de época lgbt apresentado pela autora é tão leve e envolvente que eu passaria horas lendo sobre Percy, Felicity e Monty (aliás tem mais livros nesse universo, porém ainda não foram trazidos pra cá.) Esse livro é tão cheio de diversidade que fiquei surpreso, não só pela quantidade de personagens diferentes dos esteriótipos da sociedade, mas o quão bem construídos eles são. A autora consegue abordar temas como: homofobia, machismo, racismo entre outros, com tanta naturalidade, que é magnífico de se ler.