O Guia do Cavalheiro Para o Vício e a Virtude

O Guia do Cavalheiro Para o Vício e a Virtude Mackenzi Lee

Resenhas - O Guia do Cavaleiro Para o Vício e a Virtude

Camis 13/09/2020

"O amor pode ser algo grandioso, mas maldito seja, pois toma mais do que a parte que cabe a ele dentro de um homem."

Lethycia Dias 15/09/2020

Altas aventuras na Europa
Fazia tempo que eu não me surpreendia tanto com um livro. É assim que eu preciso começar esta resenha. Me recomendaram esse livro como um romance de época LGBT, mas ele é muito mais do que isso.
Henry Montague, ou apenas Monty, é um jovem nobre na Inglaterra no século XVIII. O que ele mais gosta de fazer é beber, aproveitar a vida e beijar homens e mulheres, mas tudo isso pode acabar agora que será mandado para um tuor pela Europa, onde deve se enriquecer culturalmente, conhecer pessoas importantes e se preparar para trabalhar com o pai na administração das propriedades da família. No tuor, também vão sua irmã Felicty; seu melhor amigo Percy, por quem ele está apaixonado; e um tutor que será responsável por eles.
A primeira coisa que eu gostei nesse livro foi a "voz" narrativa de Monty. Ele é sarcástico e sabe dar muito-bom humor à história, mesmo quando está sendo babaca. Monty é covarde, irresponsável e inconsequente, mas também é esperto e generoso, e a forma que a autora encontrou para narrar a história consegue equilibrar muito bem essas características.
A segunda coisa que me impressionou foram os personagens secundários, Percy e Felicity. Percy é negro, e mesmo sendo de uma família nobre, não é respeitado. O livro aborda muito bem essa questão, fazendo discussões sobre raça, hierarquias sociais e privilégio. Sobre Felicity, não vou dar spoilers, mas ela assume um papel muito maior do que eu esperava e isso torna a história bem melhor. Percy e Felicity são mais interessantes como personagens do que o protagonista-narrador, e eu gostei muito mais deles do que do Monty.
Mas o melhor de tudo é que essa história não é apenas um romance de época com um protagonista bissexual, um rapaz inglês negro e uma garota que deseja fazer escolhas próprias para sua vida. De uma hora para a outra, a viagem do trio pela Europa se transforma de um passeio cultural em uma grande aventura, com direito a roubos, perseguições, intrigas políticas, alquimia e piratas. Tudo isso, com muitos momentos divertidos e também românticos, e com um casal que me fazia torcer para que tudo desse certo. O final é perfeito.
Recomendo esse livro para quem procura por uma história divertida, por uma boa aventura e também por uma ótima representação de um personagem bi.

site: https://amzn.to/3kkJxE9

Victinhodoagro 25/10/2020

Surpreendente
A história vira de ponta cabeça quando se menos espera. Ansionso para ler os próximos da saga.
Edison.Eduarddo 06/11/2020minha estante
Será uma saga???? Eita....

rehreadsbooks 26/11/2020

Encantador
Não sei por quanto tempo ignorei esse livro por puro medo de que ele terminaria. Hoje, virando a última página, sinto que ele não poderia acabar de um jeito melhor.
Com uma representação incrível, um romance de apertar o coração e uma aventura cheia de comédia e ação, este livro é um dos meus favoritos do ano sem dúvida.
Com certeza este livro nos ensina que o que importa não é o destino, mas sim a jornada.
Mal posso esperar que o resto da série seja traduzida. Até lá estarei refazendo o tour mágico Henry Montague de novo e de novo, sabendo que o fim é apenas o início.

Artur 30/12/2020

Fofinho, engraçadinho, mas algumas coisas que acontecem são meio sem pé nem cabeça e é mais longo do que eu gostaria que fosse.

bells 16/01/2021

"Porque nem todos podemos nos dar o luxo de não nos importar com o que as pessoas pensam de nós."

Taina.Vieira 24/01/2021

Uma leitura totalmente inesperada. Eu sou a louca dos romances de época, mas esse é muito bom. Super recomendo

luigigui 07/02/2022

Monty e seu "tour" pela Europa.
No começo a leitura é bem fluída e te prende bastante, infelizmente isso se perde um pouco da metade pra frente, mas nada que torne a leitura de fato maçante. Apesar de empacar em algumas partes, eu achei a história boa em um geral, com personagens cativantes (mesmo que o protagonista tenha me irritado demais) e uma escrita tão cativante quanto. O final também faz a leitura valer ainda mais a pena, recomendo.

Ingryd.Nascimento 18/08/2021

Meio meh
O início do livro é ótimo, mas depois que a autora começa a adicionar mitologia e enigmas a história começa a declinar (pelo menos pra mim). No final, foi um livro um pouco maçante e eu esperava um pouco mais dele.

Naa 22/08/2021

Henry "Monty" Montague...
É de extrema ousadia, na minha opinião, escrever um livro cujo personagem principal - que também é o narrador - proporsitalmentede tão irritante.

Monty já começa como um personagem insuportável. O início da leitura é demorado pelas incontáveis vezes em que se revira os olhos por causa dele.

Mesmo assim, a curiosidade venceu e continuei o livro para ver se Henry melhoraria. E... acho que a resposta é sim? Depois da metade do livro ele deixa de ser completamente insuportável para simplesmente muito irritante. Não, ele não fica agradável. Mas também não te deixa ir embora, meio que como uma música chiclete.

hunter 25/08/2021

livro cancelado pela autora cancelada
olha, vamo fazer o seguinte: o livro é completamente INCRIVEL e eu amei cada segundo, mas como a autora é nojenta, não dar dinheiro nem estrela alta pra ela é o mínimo que posso fazer
paz ??
Kiri 30/08/2021minha estante
Comecei ler no Unlimited e tava achando super meh pra dizer o mínimo. Vim aqui ver opinião do povo e fui pesquisar depois q vi o seu.. achei só um tweet sobre, mas transfobia ao q parece... É... Passar longe. Obrigado por avisar ??

PairA 10/09/2021minha estante
Mdss
Alguém me explica essa tour??? Nn achei mt sobre....

hunter 10/09/2021minha estante
o último livro que ela lançou teve como premissa uma a história de mulher (usando os pronomes ela/dela e com o nome de registro), aí quando foram ler o livro, surpresa! era sobre um homem trans
também tem o rolê do livro dela sobre o Loki, onde ela o colocou como pansexual, sendo que na Marvel, ele é canonicamente bissexual, e aí, além de bifobia, tem transfobia de novo por ela enxergar a não-binaridade como um gênero que precisa de sexualidade específica pra se atrair (sendo que toda sexualidade inclui nb etc)
espero que ter esclarecido e que não tenha ficado muito longo!

PairA 12/09/2021minha estante
Nuss, mdss
Perdi até a vontade de terminar a leitura agr, msm q eu já nn estivesse gostando tanto do livro kakaka
Obrgd por explicar

carolina 27/08/2021

!
uma leitura boa do começo ao fim, parece até plot de uma fanfic, em outras palavras, tudo que eu quero em um livro!!! ansiosa para ler a continuação.

Luca 29/08/2021

Uma romântica aventura
?O guia do cavalheiro para o vício e a virtude? apresenta uma aventura simples e de alguma forma emocionante, que aborda tópicos como o machismo e homofobia na Europa nos tempos dos castelos e grandes festas da monarquia. O romance que se entrelaça pela aventura é bonito, e o personagem principal é humano e extremamente perdido em si próprio. O final pode te fazer chorar, sorrir ou sentir aquele reconfortante quentinho no coração, o qual sempre procuramos nos livros.

aeviiin 16/09/2021

Leve e divertido.
É gostoso de ler, engraçado, leve e que te prende do começo ao fim por que mesmo que você não se prenda muito a história, os personagens te cativam. Um romance que é na verdade mais uma comédia misturada com aventura de três jovens em um gran tour.