O Guia do Cavalheiro Para o Vício e a Virtude

O Guia do Cavalheiro Para o Vício e a Virtude Mackenzi Lee

Resenhas - O Guia do Cavaleiro Para o Vício e a Virtude

Driely Meira 14/10/2018

Adorei!
Filho de um conde e a maior vergonha da família, Henry Montague (Monty para os íntimos) está prestes a iniciar seu Tour pela Europa na companhia de seu melhor amigo, Percy - por quem ele também é apaixonado -, sua irmã mais nova, Felicity, e um amigo de seu pai que acabou se enfiando na viagem (para puro terror de todos) para manter as coisas sob controle. Aquela viagem seria a última chance de libertinagem e farra para Monty, que logo teria de assumir os negócios do pai e “sossegar”, mas quem poderia dizer que tudo iria por água abaixo?

Monty estava ansiosíssimo para ficar um ano longe do pai e das responsabilidades que logo teria de assumir, e passar um ano todinho ao lado de Percy era ainda melhor. Ele só não contava que teriam companhia durante a viagem – um amigo de seu pai iria junto para mantê-los longe de bebidas, mulheres, homens e tudo o que havia de pecaminoso – e também não podia imaginar quais aventuras os esperava no Continente. Somando tudo isso à personalidade egocêntrica e egoísta de Monty, temos um romance de época gay divertidíssimo que vai encantar quem, assim como eu, adora a mistura disso tudo!

[...] Mas só ultimamente que o joelho dele esbarrando no meu debaixo de uma mesa de bar estreita me deixa sem palavras. É uma pequena alteração no campo gravitacional entre nós, mas subitamente todas as minhas estrelas estão desalinhadas e os planetas tirados de órbita, e me vejo aos tropeços, sem mapa ou direção, em meio ao território assombroso de estar apaixonado por meu melhor amigo. – página 36

Filho mais velho de um conde, Monty sempre teve tudo o que precisou. Foi expulso da Eton e se mete em confusões envolvendo jogatinas, bebidas e sexo desde sempre, o que só aumenta o desgosto de seu pai, sem contar que suas histórias com rapazes deixem seu velho ainda mais furioso. Após o Tour, tudo isso vai acabar, e ele vai se tornar mais um aristocrático infeliz e com o nariz enfiado no trabalho, e Monty sabe muito bem disso; por isso quer aproveitar essa viagem. Já Percy é mais controlado; de pele escura, sofre preconceito da parte de praticamente todas as pessoas que o veem com Monty, e sabe que se agir como o amigo, vai sofrer consequências piores. É um rapaz doce que guarda um segredo capaz de mudar tudo.

“Talvez você seja a única pessoa no mundo que me acha decente.”
Sinto os nós dos dedos de Percy roçarem nos meus. Talvez seja por acaso, mas parece mais uma pergunta, e quando abro os dedos em resposta, a mão dele se entrelaça na minha.
“Então ninguém mais conhece você”. – página 188

Felicity é a estrela do livro, não há como negar. Com o nariz sempre enfiado em romances, a jovem que já se parece fisicamente com uma solteirona é uma caixinha de surpresas! Felicity sempre quisera estudar, mas os pais a matricularam numa escola de etiqueta, o que para ela representa a morte: ao invés de medicina, ela aprenderia a sentar-se direito e a segurar uma xícara. A viagem ao lado do irmão ajudou a fortalecer o laço entre eles, que antes mal existia, e trouxe também para o plano principal a determinação de uma jovem muito corajosa e inteligente: Felicity deu um show!

Além de trazer temas como o preconceito, homossexualidade no século XVIII e feminismo, Mackenzi aborda também a questão da família, e sobre como os laços familiares podem afetar as pessoas. A relação de Monty com o pai é bem complicada, e muitas vezes o rapaz acaba agindo de maneira imprudente só para afetar o nome da família. Percy também sofre um pouco com as relações familiares, e o mesmo acontece com Felicity, que acaba impedida de fazer muitas coisas só por ser mulher. E o mais interessante é ver o amadurecimento das personagens principais em relações a esses assuntos; Monty, por exemplo, não consegue ver como é para Percy e Felicity serem tratados diferentes por terem a pele escura ou serem mulher, respectivamente, e ele vai aprendendo a fazê-lo ao longo do livro. Sem contar que ele vai aprendendo a deixar de ser um babaca, o que é ainda melhor!

Pobre Monty, com um pai que o espanca até sangrar. Pobre Monty, tendo que herdar uma fortuna e gerenciar uma propriedade. Pobre Monty, que é inútil e vergonhoso. Pobre Monty, apaixonado pelo melhor amigo. – páginas 111 e 112

A escrita da autora é bem leve e divertida, e as aventuras pelas quais os personagens passam foram tão inéditas para mim, com o gênero romance de época, que eu li o livro em tempo recorde! Foi impossível parar de ler até que finalmente cheguei na última página, e ainda assim, eu queria mais! Mais de Monty, mais de Percy, mais de Felicity!!! O livro possui algumas cenas bem clichês e bobas, mas são tão apaixonantes que é impossível não suspirar com elas!
Estou doida para ler mais obras de Mackenzi Lee, e torço muito para que tenhamos uma continuação deste livro!

site: http://shakedepalavras.blogspot.com.br

Maisa @porqueleio 31/12/2021minha estante
Eu me cansei também, continuo achando o Monty um egoísta... curiosa para ler o segundo.

Nickronomicon 25/04/2024

Quando eu comecei essa leitura, sabia apenas que era um romance de época com protagonismo LGBT, então esperava algo com um pouco mais de romance do que realmente aconteceu ao longo da história, mas eu achei essa história deliciosa.

Henry, apesar de ser insuportável na maior parte do livro, tem um desenvolvimento muito bom ao longo da narrativa, ele é real e cheio de camadas, e é mais fácil compreendê-lo conforme as páginas passam.

Além disso, esse livro é divertidíssimo, tem uma escrita fluida mesmo com a linguagem mais rebuscada que remete à comunicação da época, os personagens são bem feitos e acontece uma coisa atrás da outra, o que atiçou muito a minha curiosidade para continuar lendo.

Gostei da forma como os relacionamentos são tratados, da dinâmica entre os personagens, e só queria um pouco mais de romance, que não é o foco aqui.

Achei que o final fecha muito bem a história e fiquei feliz pelos personagens, é uma leitura mais leve apesar de todas as reviravoltas.

Com certeza vou ler a continuação.

Bia 03/05/2019

Monty e Percy <3
Na primeira vez que vi esse livro pensei "meu deus, essas editoras não cansam de lançar romance de época?" e esqueci dele quase no mesmo minuto sem nem ler a sinopse.

Maaas, alguns dias depois minha amiga me falou que era um romance de época gay, e eu meio que tenho uma queda por romances gays então eu acabei ficando bem interessada.

E não me arrependo nem um pouco de ter lido esse livro.

Ele é fofo, engraçado, pesado nas partes certas e quase impossível de parar de ler.

O Monty, embora seja um pouco reclamão e bastante cego pra não ver até o que uma porta veria, é um protagonista mais legal do que achei que seria, e, mesmo que não entre pra minha lista de personagens favoritos, gosto dele.

O Percy é fofo de um jeito que faz meu coração derreter toda vez que ele aparece, o que são muitas vezes, e mesmo que ele não tenha nada de especial eu também gosto dele.

A Felicity é tudo que eu esperava que fosse após ler uma resenha do livro dela, e que por favor a Galera Record traga logo esse livro, corajosa, inteligente, fora dos padrões da época sem parecer totalmente forçada.

Já sobre o enredo, é legal, cheio de aventuras e com cenas engraçadas e românticas, mas eu sinto que a autora deixou tudo muito clichê, no fim do livro ela diz que queria escrever uma aventura clichê e eu entendo isso, mas mesmo que não esperasse tudo que acontece não posso dizer que fiquei surpresa com os acontecimentos e eu queria ficar surpresa com pelo menos uma ou duas coisas.

Também achei que eles saem de algumas situações com muita facilidade e são muito ajudados, o que não quer dizer que não passem por maus bocados.

Esses foram provavelmente os únicos motivos para esse livro não ser um cinco estrelas e favorito na minha lista de leitura.

Mesmo assim, é um livro maravilhoso que eu recomendaria a qualquer um que goste de um romance fofo e cheio de aventuras com direito a ladrões de estrada e piratas.

Também adorei o fato da autora contextualizar algumas coisas após os agradecimentos, eu poderia ler 100 páginas daquelas explicações sem enjoar.

Danielle 02/06/2019

Eu simplesmente amei o modo com o que a autora consegue trazer à tona e abordar temas atuais em um livro com contexto histórico que se passa uns séculos atrás do nosso. Tudo é muito bem aplicado , o que o Monty sofre são coisas que muitas pessoas da sociedade também passam. Seus anseios, inseguranças, até com alguns dos modos que ele resolvia reagir à isso eu me identifiquei então foi uma leitura muito boa . Aguardo ansiosamente o da Felicity (e uma parte de mim ainda torce para que mostre um pouco de Henry e Percy kkk ?)

Marcello Gusmão 27/12/2021

Amei, mas não sei se tanto.
Eu adorei o livro, bem gostoso e leve. A história me prendeu de cara mas acho que em algum ponto senti ela mais arrastada e mais devagar, e acho que o final poderia ter sido um pouco mais desenvolvido.

Tirando isso, eu gostei bastante e até chorei um pouco com o final. Histórias assim me deixam com um quentinho no coração mas também triste por tudo que um LGBTQIA+ precisa/pode passar durante sua trajetória. Com certeza gostaria de ver mais da história dos 3, mas o livro é sim bom e merecia mais reconhecimento.

bivecchia 27/12/2021

mt show de bola
esse livro parece um rpg, tudo da errado mas o tempo todo a gente sabe que vai da certo no final. as vezes eu quero espancsr o principal mas ainda sim foi um livro mt tranquilinho de ler. outro fato importante é q eu n tinha nenhuma visao do q ia acontecer posteriormente (assim como quando eu jogo rpgs)

Anne.Karolyne 02/05/2020

A história flui muito bem e apesar do tom divertido e aventureiro consegue abordar temas muito importantes apenas a minha inesperada falta de simpatia pelo personagem principal me fez ter uma experiência não muito agradável durante alguns bons momentos da história.

july 14/05/2020

Um livro com um desenvolvimento de personagem gigantesco! Além de ser super cômico e render risadas, também tem as críticas sociais a época que o livro se passa. O romance ocorre de forma muito leve e é impossível não torcer por eles. As aventuras também não ficam para trás, uma mais engraçada que a outra e posso dizer que estou ansiosa para as próximas aventuras no livro da Felicity!

Thamy 14/05/2020

Ótimo para acabar com a ressaca
Aquele livro divertido, que te envolve na história e faz vc ler rapidamente. Estava com uma ressaca literária q não passava e ele foi meu remédio!

Biiahsf_ 02/06/2020

Adorei
Esse livro foi uma aventura muito gostosa e muito fofa. Eu amei toda a ideia do tour pela Europa, amei todas as aventuras que se originaram a partir disso, e dei boas risadas todas as vezes que os três personagens principais se metiam em confusão. E olha, foi uma confusão atrás da outra!
O Monty foi um personagem que, na maior parte do livro, me deixou irritada com a individualidade dele e com a real incapacidade de se colocar no lugar do outro. Mas conforme fui aprendendo mais sobre ele, entendi a razão por trás de muitas de suas ações, e eu até arrumei um cantinho especial pra ele no meu coração do meio para o fim do livro. O Percy foi um xuxu desde o começo, e eu admirei muito esse personagem, pelas mais diversas razões, mas principalmente por ele aturar o Monty até quando ele estava sendo insuportavelmente insuportável. Minha personagem favorita, porém, foi a Felicity, que sem dúvida é meu exemplo de mulheres que desafiam a sociedade em que vivem.
Gostei muito da escrita da autora, e apesar de ter me perdido um pouco e me desanimado em algumas partes muito descritivas das viagens deles, ainda assim a leitura desse livro foi uma experiência muito boa. Super recomendado para todas as pessoas que são fãs de aventuras em alto mar, recheados de confusões, risadas, e um casal muito fofo que deixa a gente torcendo por eles do início ao fim.
?O amor pode ser algo grandioso, mas maldito seja, pois toma mais do que a parte que cabe a ele de rei de um homem.?

Victinhodoagro 25/10/2020

Surpreendente
A história vira de ponta cabeça quando se menos espera. Ansionso para ler os próximos da saga.
Edison.Eduarddo 06/11/2020minha estante
Será uma saga???? Eita....

rehreadsbooks 26/11/2020

Encantador
Não sei por quanto tempo ignorei esse livro por puro medo de que ele terminaria. Hoje, virando a última página, sinto que ele não poderia acabar de um jeito melhor.
Com uma representação incrível, um romance de apertar o coração e uma aventura cheia de comédia e ação, este livro é um dos meus favoritos do ano sem dúvida.
Com certeza este livro nos ensina que o que importa não é o destino, mas sim a jornada.
Mal posso esperar que o resto da série seja traduzida. Até lá estarei refazendo o tour mágico Henry Montague de novo e de novo, sabendo que o fim é apenas o início.

Artur 30/12/2020

Fofinho, engraçadinho, mas algumas coisas que acontecem são meio sem pé nem cabeça e é mais longo do que eu gostaria que fosse.

bells 16/01/2021

"Porque nem todos podemos nos dar o luxo de não nos importar com o que as pessoas pensam de nós."