Resenhas - Duas Vidas

Maria13245 11/08/2022

Duas vidas
"Temos duas vidas. E a segunda começa quando nos damos conta de que só temos uma..."

Terminei essa HQ entrando em um grande vazio existencial e com uma vontade enorme de começar minha segunda vida.

Mais uma linda história de Fabien Toulmé que vai ficar marcada na minha vida de leitora.

amndmrqs 05/08/2022

Caramba, eu não esperava por esse final. Uma reflexão e tanto sobre a vida que queremos levar. Bom demais!

Clarissa 21/07/2022

Uma experiência divertida e reflexiva, mas com saídas fáceis
Vou ser sincera: quando eu li a sinopse da HQ estava esperando uma história bem mais densa e melancólica. Não foi o que eu encontrei. Isso não é necessariamente ruim. A história é leve e divertida, sobretudo considerando-se a temática, mas também um pouco (muito?) fora da realidade. Se você, assim como eu, se incomoda com soluções fáceis demais pra problemas complexos, pode ser que a obra não te agrade tanto assim.
Agora, quando consigo fazer o trabalho mental de deixar de lado essas questões, consigo ver que a HQ é despretensiosa, leve e divertida e que pode sim te dar alguns bons insights sobre sua própria vida.
Provavelmente a ideia mais bacana que tenha ficado comigo após a leitura é a de que, sim, a mudança é possível, o mundo é enorme e, por mais que nossa visão seja limitada, temos oportunidades de mudança. Nada está perdido. O curso que você sempre desejou fazer? O hobby que você sempre postergou? O corte de cabelo dos sonhos? Embora a história nos fale sobre GRANDES mudanças, acredito que também nas pequenas mudanças podemos nos encontrar cada vez mais. Algo simples, uma receita que testamos, um caminho novo que fazemos, o dinheiro que juntamos pra aquele passeio que sempre quisemos fazer, mas não víamos como prioridade? nisso tudo também há mudança.
Em resumo, a história não é perfeita, mas talvez a própria simplicidade possa ser um grande trunfo. E, se nos faz refletir, a recomendação já vale muito.

Marcel 21/07/2022

Essa HQ falou comigo!
Não é a história mais original que existe, sobre um advogado frustrado em seu emprego que descobre ter poucos dias de vida, mas ela me atingiu fortemente.
Durante alguns anos eu trabalhei em um serviço que foi difícil pra mim, marcado pelo desanimo e por assédio moral, depois não consegui apoio psicológico adequado (mas isso é outra história), então quando eu li essa HQ foi impossível não se identificar de alguma forma.
Só digo que não é tão simples assim mudar completamente de vida e fazer o quer. Mas a história ainda assim foi inspiradora para mim, e a revelação que aparece no final emociona. Sem contar que o formato da HQ (por assim dizer) é bonito.
Mudar completamente de vida eu acho mais complicado, mas se você ir fazendo pequenas mudanças, e ir se planejando, poderá sim ter sucesso. Essa história mostra que nunca é tarde para p/ investir em sua felicidade. Vamos lá?

Odivany 10/07/2022

Sua vida só começa quando se descobre mortal
Excelente livro de Fabien Toulmé. Uma aula sobre como abraçar uma segunda chance.
O livro intercala o tempo presente com a história de um dos irmãos desde sua infância. Conta as armadilhas que ele caiu que o levaram a um caminho de escolhas simples e lógicas que não o levaram a lugar algum. Já nos tempos atuais é apresentada a luta de um irmão para dar uma nova chance para o outro enquanto ainda existe tempo.
Vale cada página.

gabrielle.brambilla 06/07/2022

Vontade de largar tudo e morar no mato
HQ excelente, emocionante e inspiradora. Descobri por acaso quando estava olhando as HQs do BibliOn (amém esse aplicativo é muito bom), li durante umas horinhas e adorei.
É um tema bem pesado por conta da doença. O que se desenrola depois do começo da aceitação do personagem é divertido ao mesmo tempo que, como o personagem, faz você sentir o quanto ele perdeu sobre a vida que ele almejava, que faz ele feliz. Mas também considero que aconteceu na hora certa, afinal ele foi capaz de aproveitar a segunda vida que teve por causa da primeira.
Gostei do estilo das ilustrações e o ritmo da história, com o passado sendo mostrado da vida do personagem e se entrelaçando com a história.
Valeu muito a pena.

haru 06/07/2022

Ótimo
É clichê, mas me pegou desprevenido, admito. Ambientação incrível, consegui me sentir junto dos personagens. E que personagens! Amei todos! Algo que não soube identificar na obra mexeu muito comigo. Muito provavelmente o Luca, e seu jeito de viver.
Traços adoráveis.
Sofri como se tivesse perdido um amigo.
Poderia virar filme.

Tuyl 04/07/2022

Livraço!!! Um enredo maravilhoso, com uma leveza ao retratar momentos difíceis e que nos deixa com mil pensamentos.

Nathy215 27/06/2022

Péssimo
Ainda bem que li emprestado na BibliON, teria me arrependido muito de comprar.
MDS QUE RIDÍCULO! De onde as pessoas estão tirando que é lindo o que acontece nesse história?!

SPOILER DO PLOT
Que ódio, desde quando enganar quem você ama é bom ?! Nossa, é o cúmulo do ridículo. O irmão do protagonista sempre foi escr*to com ele, desde a infância, cada flash do passado me fazia odiar mais o personagem, que na vida adulta só sabia "curtir a vida", dormindo com várias mulheres, tratando mulher que nem objeto, manipulando as pessoas e mentindo MDSSSSS Como que tem gente achando isso bonito ?!
Fiquei até feliz que o cara morreu, já tinha passado da hora, já vai tarde.

Wallace17 24/06/2022

Amor que liberta ??
"Você tem duas vidas. A segunda começa quando você percebe que só tem uma".

Duas vidas conta uma história de amor linda entre os irmãos Luc e Baudouin. Na verdade, uma das histórias mais lindas de amor que já li em romances gráficos na vida.

Fabien Toulmé sabe deixar o coração de um apertado. Leiam ???
Wallace17 27/06/2022minha estante
Não lemos na mesma perspectiva (ainda bem) não é mesmo! ?

Wallace17 27/06/2022minha estante
De fato a personagem não é das melhores. Contudo, o fazer literário é mostrar as coisas tal como são. Mas, ainda assim, o cara libertou o irmão dele de uma prisão, se dependesse desta sua "ética exacerbada", o cara estaria até hoje lá contado os dias para aposentadoria. Boa semana, Amy!

Nathy215 28/06/2022minha estante
Interpretação sua, existem formas melhores de ajudar alguém, talvez se o irmão não tivesse sido tão tóxico com ele a vida toda e estivesse ao lado dele desde o começo ao invés de julgar, ele nem teria feito aquelas escolhas...

Mari 13/06/2022

Geralmente as pessoas planejam muito o futuro, mas e quando esse futuro é incerto? E quando temos um curto período de vida para aproveitar com pessoas que amamos e com coisas que nunca fizemos antes?

Baudouin leva uma vida monótona e da qual não gosta, até que depois de uma consulta médica tudo muda e ele descobre que tem pouco tempo de vida. Seu irmão Luc propõe que ele faça uma lista com coisas que gostaria de fazer para aproveitar a vida antes de morrer.

É uma história tocante. Recomendo.
Henry 13/06/2022minha estante
Meu amor é muito leitora de Hqs. Amooo

samuca 07/06/2022

Você tem duas vidas. A segunda começa quando você percebe que só tem uma.
Por qual motivo planejamos tanto o futuro se o amanhã é tão incerto?
A frase "Viva o hoje, ame mais" sempre me pareceu clichê, mas ao perder alguém percebi como é válida e necessária.
Dois irmãos com histórias totalmente diferentes e com uma única certeza: a morte.
Duas vidas toca profundo de uma forma linda, te ensina a questionar o rumo da própria vida. Será que a vida que tenho vivido é a que eu sonhei? e se não, por qual motivo não me arrisco a tentar vivê-la?.

DANILÃO1505 29/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Emilly473 31/05/2022

O livro mostra a importância de aproveitar a vida ao máximo, pois não sabemos o que pode acontecer no futuro. Como a companhia de um parente ou amigo pode ajudar a pessoa a passar por momentos difíceis e como as vezes fazemos coisas para ajudar aquelas pessoas que amamos.