My Year of Rest and Relaxation

My Year of Rest and Relaxation Ottessa Moshfegh

Resenhas - My Year of Rest and Relaxation

Maysa66 21/02/2024

Depressivas se identificam
Essa foi minha primeira leitura em muito tempo e ainda bem que esperei o tempo necessário para começar!! A autora fez muito bem ao colocar o ponto de vista dessa personagem depressiva, cheia de defeitos e muitas vezes nenhum pouco identificável (dependendo do leitor),rancorosa, sarcástica e com muito raiva velada, é possível empatizar até com sua personalidade deturpada, através do seu humor e ponto de vista negativista. Ela não é ingênua!!! em nenhuma de suas questões, entende seu ao redor e a complexidade de sua relações, tornando a narrativa muito fiél ao seu propósito.
Através dela, consegui entender muito sobre a minha própria "destruição", de uma forma bem mais positiva do que eu esperava ao escolher a leitura.

Sara 14/02/2024

Quem nunca pensou em dormir um tempo e desejar que quando acordasse iria estar renovado?
Aqui é um pouco disso que vai acontecer ou o que a protagonista almeja,ao decidir que vai dormir por um ano para acordar renovada,suas células regeneradas e suas antigas memórias nebulozas estariam para traz. Ao achar uma psiquiatra pra lá de maluca e irresponsável na minha visão para conseguir suas pílulas para entrar em hibernação ela decidi que vai dormir por um ano ,mas não é bem isso que ela consegue ao visitar periodicamente a psiquiatra e mentir para conseguir mais medicamentos pesado ela acaba tendo blackouts e descobrindo que fez coisas que nem se lembra e em alguns períodos pensando sobre toda sua vida, nesse meio descobrimos seu passado alguns acontecimentos bem pesados e tóxicos onde descobrimos as pessoas tóxicas e situações que aconteceu com ela. Eu fiquei bem incomodada com tanta calamidade,a protagonista é super autodestrutiva e até sua relação com a única amiga que tem é pra lá de esquisita,mas vemos que na tentativa de relaxamento com as pílulas ela acaba descobrindo o amor que tem pela amiga e o que realmente importa. Trazendo o ponto talvez da autora o quão razoável a alienação pode ser. Não gostei muito do livro achei apressado,aberto e uma junção de coisas tóxicas e não sei bem qual era a reflexão do livro e estava esperando um diálogo interno da personagem mas acabou que tudo que ela fazia era autodestrutivo.

Sibernagel 07/02/2024

?Não estou apta a ocupar um lugar no mundo. Me desculpe por estar viva.?

"Enquanto recitava meu discurso ensaiado, percebi que era um pouco verdade. Eu não era insone, era infeliz."

dani 04/02/2024

Ok?
Pensando bastante nisso aqui. a leitura pode ficar um pouco monótona, já que o desenvolver da história é focado no transtorno depressivo da personagem e como ela lida com ele (dormindo e tomando remédios, quando acordada). você vai sentir pena e concordar com ela muitas vezes. você vai ficar com raiva e pensar que ela é um ser humano horrível muitas vezes também. o livro divide críticas.

Kamila.rebelo0 02/02/2024

Livro tão pequenininho, mas demorei pra ler pelo fato de ele ser bastante cansativo, apesar disso acho que consegui aproveitar a leitura.
A escritora conseguiu por em cada personagem desse livro tudo de mais fútil, empático, mesquinho, perverso e interesseiro que um ser humano pode ser. Ainda sim fazendo eles serem personagens muito reais e identificáveis em muitos momentos, enfim, que atire a primeira pedra quem nunca ficou tão exausto do mundo que desejou sumir. Feliz por essa 🤬 #$%!& ter conseguido renascer.

emi 01/02/2024

My year of rest and relaxation
Tem anos que eu vinha enrolando pra ler esse livro. O motivo foi as opiniões divididas sobre ele, muitas boas, muitas ruins. No fim, eu gostei.

Não é um livro cheio de surpresas (seja lá se há alguma surpresa nele), ele é monótono, já que conta a história de uma mulher depressiva que resolve dormir por um ano. Ainda assim, não senti a leitura cansativa, era desgastante, mas pelo simples motivo que não é fácil ler sobre alguém com um transtorno mental tão difícil de interpretar. Cheguei a me sentir exausta cada vez que fazia uma pausa na leitura.

A personagem principal, que não tem nome, é difícil de por em palavras exatamente meus pensamentos sobre ela. Uma hora eu me identifico e sinto compaixão, em outra ela é o pior ser humano do mundo.

Em geral, é um bom livro e a escrita é brilhante. Recomendaria.

Alice.Ricardo 31/01/2024

Decente! não é revolucionário... mas uma leitura rápida, enfadonha no começo e depois da metade te prende mais.

Rafaela651 31/01/2024

Li por ver muitos comentários sobre ele no pinterest, e confesso que pensei em abandonar a leitura. Que bom que me forcei a ler até o final, uma folha transformou a experiência. Pra mim, é sobre o que a vida é. Vou pensar por dias nisso.

Lune 30/01/2024

Bleh
Já tive meu ano de rest and relaxation mas aqui foi muito linear, sem literalmente nada.

Até entendo que esse possa ter sido o propósito, talvez eu não tenha lido no meu momento certo. Mas lendo hoje, it wasnt my cup of tea

ventaniadanoite 30/01/2024

Toda a sua revitalização de dias vivendo uma falsa vivência mostra como somos mortos automatizados assim como Reva, a amizade entre elas é uma comparação de extremos modos de levar a vida

Saulo 21/01/2024

Havia perdido o hábito de ler livros em inglês e com certeza isso foi um dos fatores que contribuíram para que essa leitura fosse bem arrastada.

Dentre muitas outras questões que tive lendo esse livro e mesmo achando que esse não seja o ponto principal da história, me peguei algumas vezes um tanto angustiado com a ideia de ?perder? um ano inteiro hibernando. Vejo isso como um reflexo do modo como a nossa vida funciona dentro do sistema capitalista: não temos direito ao ócio e o descanso é visto sempre como perca de tempo.

Ivyh 19/01/2024

Estranhamente, amei.
Não sei explicar muito bem o que senti lendo esse livro, só sei que, estranhamente, amei.
Ri muito, especialmente no início. E quase chorei em alguns momentos específicos. Achei a escrita belíssima e a história interessantíssima.
Foi uma experiência de leitura realmente ótima, cheia de auto análise, Reflexões sociais, irritação e risadas.
Amei muito msm:)

Iara FM 11/01/2024

Essa, definitivamente, não é uma leitura confortável e isso pode-se entender desde a premissa do livro.
Tuve uma relação de compreensão e ódio pela protagonista, assim como aos demais personagens. Considero a "psiquiatra" a mais odiosa dentre várias leituras que já fiz, a falta de atenção aos problemas da protagonista é ultrajante à profissão.
Apesar de ser cansativo, gostei da experiência de lê-lo.

mavi.lucca 08/01/2024

Não sei explicar o porquê de ter gostado tanto. acho que é o fato de já ter tido essa sensação: se eu só dormir até passar, vai ficar tudo bem. o livro é essencialmente isso e não tem plot além do que se passa na cabeça de uma mulher privilegiada que, apesar de ter tudo, é literalmente vazia por dentro, e tem os recursos pra dormir por um ano inteiro sem dar satisfação pra ninguém. é uma leitura divertida e flui fácil, talvez enjoe um pouco por ser a mesma loucura da protagonista o tempo inteiro. aborda luto, sentimentos femininos, transtornos, questões de classe. o final me surpreendeu um pouco. é bem diferente de tudo, vale a pena dar uma chance