Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis...

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas

Helena 17/02/2024

Simplesmente genial
Machado é fantástico e em especial neste livro, faz uma das maiores sacadas da literatura mundial contando a história por meio de um romance póstumo.
Ele não tem medo de denunciar as mazelas da época, não tem medo de mostrar as misérias do ser humano e como nem tudo na vida é lindo e somos extremamente falhos.
Uma história rica em citações, te deixa curioso por saber um pouco mais sobre as inúmeras menções a obras e histórias. A edição da antológica em especial deixa a leitura mais fácil, com explicações valiosas em suas notas.
Enfim, Machado mais uma vez ganhando meu coração por simplesmente contar a realidade nua e crua, mostrando que a vida é ordinária e não um conto de fadas.

Carla681 16/02/2024

Uma obra prima da literatura brasileira, o tipo de clássico que todos deviam ler. Nesse livro, a proposta de um defunto autor que trás suas memórias e ao longo do livro vai contando elas e conversando com o leitor sobre essas memórias e seus pensamentos? um livro incrível de Machado de Assis, de leitura fácil e fascinante.

LarissaVenancio 15/02/2024

Memórias póstumas de Brás Cubas
Foi necessário adotar um ritmo mais lento devido o pouco contato que possuo com clássicos. Entretanto, a leitura foi muito proveitosa.
A abordagem de Machado de Assis nessa obra é bem gostosa, sinto como se o defunto autor fosse alguém próximo me contando suas aventuras, seus pensamentos absurdos, íntimos e confusos. Além disso, o humor ácido é extremamente cativante, o que me fez sentir saudades quando decidi fazer pausas mais longas para assimilar o sentido do texto.
Sobre a edição da Antofágica, posso dizer que foi uma experiência muito linda e de uma sensibilidade incrível ter acesso as ilustrações de Portinari, que ao meu ver só enriqueceu a leitura e deu vida ao texto.

missi-dominique 15/02/2024minha estante
Amei sua resenha, Matilda! Parabéns. Pretendo reler esse, quem sabe ainda esse ano ?

Matilda_books 15/02/2024minha estante
Que bom que gostou Dominique! Também gostei da sua do livro Helena, Machado de Assis é um grande escritor mas também erra. Ainda bem que temos senso crítico e não o colocamos num pedestal, como muitos leitores brasileiros e que o consideram imune a crítica.

missi-dominique 15/02/2024minha estante
A maioria das obras que já li dele foram leituras da adolescência, na época eu gostei muito, mas tinha outra cabeça. A experiência de leitura agora, que estou um pouco mais madura, é muito diferente. Ainda preservo muita estima por Machado e confesso que é bem difícil pra mim criticá-lo; faz parte da minha história, da construção da minha identidade. Por outro lado, romper com esse "endeusamento" também representa muito pra mim. É possível gostar de um escritor sem passar pano nos erros, concordo contigo sobre exercer o senso crítico.

Matilda_books 15/02/2024minha estante
Aguardo ler sua resenha de Memórias Póstumas de Brás Cubas, agora que irá o ler novamente com um olhar mais maduro. Eu tenho 18 anos, essa idade eu diria que é o muro que divide a adolescência da vida adulta.

Matilda_books 16/02/2024minha estante
Gostaria de acrescentar, que já li outros livros de Machado como Dom Casmurro e O Alienista, mas a história de Brás Cubas não me agradou tanto quanto os outros, acredito que isso se deva por ser a primeira experiência de realismo no Brasil. Esse foi apenas um ensaio para que ele tivesse o título com mérito de destaque no realismo brasileiro.
Se não lhe for incomodo, me envie no privado o seu user do Instagram para te seguir, gostei de trocar ideia contigo ??

missi-dominique 16/02/2024minha estante
Combinado! Tô tentando ler em ordem cronológica, o próximo é Iaiá Garcia (primeira leitura).
Obs: Quem me dera ter a sua mentalidade com 18 anos! Eu era o pó do pó da terra, uma vergonha. Vou acompanhando suas outras leituras por aqui.

Amandha17 14/02/2024

Memórias póstumas de Brás Cubas
Um clássico é um clássico.
Embora tenha sido um pouco difícil no começo compreender as palavras e narrativas, já que o português é mais complicado, foi um livro muito cativante.
A história de vida e morte do Brás me prendeu muito e suas reflexões são importantes.
Devemos dar mais importância aos clássicos brasileiros também, adorei.

I.volner2 14/02/2024

"Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da miséria humana". Como não amar está obra genial. Brás Cubas, o narrador defunto que com sua língua afiada escancara o véu da sociedade e suas próprias imperfeições, com maestria e ímpeto de quem nada mais deve ao mundo e a ninguém. E sim, caro leitor, este livro não é para qualquer um. É preciso bagagem! É preciso esforço para sair da inércia das "leituras cômodas e pueris" e se aventurar em uma obra tão profunda de riquezas narrativas. Parabéns a todos aqueles que chegaram até aqui.

Isabella796 14/02/2024

Levei mais de um mês pra terminar esse livro, 48 dias para ser exatamente, desde o ano passado lendo.
Eu realmente tento ler livros clássicos pq são bons para usar de tema no enem...
É bem cansativo, mesmo não sendo um livro longo, mas enfim...terminei

lare 14/02/2024

Oqldmzkxjla
Demorei muito pra terminar pq o livro é pacato dmssss eu adoro o machado mas esse livro nao me conquistou ??

Greice Waragai 13/02/2024

Clássico!
Não é um livro fácil de ler, mas é uma obra brilhante! Uma leitura obrigatória. Totalmente diferente das obras atuais, com outro ritmo e apelações. Acompanhar a vida de Brás Cubas, que não é nada perfeito, nos proporciona reflexões sinceras e, hoje definidas como politicamente incorretas (mas que todo mundo pensa). No geral a vida dele é bem sem graça, não consegue sucesso em nada, não faz nada grandioso, mas temos grandes reflexões.
??o maior defeito deste livro és tu, leitor. Tu tens pressa de envelhecer, e o livro anda devagar.?
??o leitor, entretanto, não se refugia no livro, senão para escapar à vida.?

Chanaisa 12/02/2024

Acho chato avaliar um clássico
Não acho justo avaliar uma obra prima com base na minha experiência de leitura. Dito isso, eu gostei muito de Memórias Póstumas, mas preciso reler para realmente entender tudo o que a obra tem a oferecer.

É sabido que Brás Cubas não é um narrador confiável, porém devo dizer que confiei em cada palavra que ele disse!!!

Espero reler ano que vem com mais tempo e dedicação para estudar sobre Humanitismo, por exemplo.

É minha segunda leitura de Machado, a primeira foi Dom Casmurro.

analivramos 12/02/2024

Foi o meu primeiro romance de Machado de Assis; acho que isso deve ser levado em conta.
No começo eu fiquei meio ?que coisa de maluco!?, mas depois foi ficando mais normal (ou eu fui me acostumando à maluquice).
A escrita é bem complexa ? apesar de envolvente ?, o que me fez ficar perdida em algumas partes; mas no geral foi bem legal.

Otávio 12/02/2024

Machado foi genial nesse livro, essa segunda leitura foi sim mais proveitosa e entendi muito mais coisas que não tinha entendido da primeira (certeza q pela idade), porém ainda acho que depois da metade do livro fica cansativo e enrola umas coisas q acho que não precisava enrolar. mas te amo machado obrigado por colocar um pouco do que todos nós sentimos em brás cubas (e que personagem bem construído, parece até que realmente existiu

Anna.Marciano 13/02/2024minha estante
Só uma correção, no capítulo 1 fala que cubas morreu de pneumonia.

j_evandro03 10/02/2024

Sr. Brás amigo da onça
Brás Cubas foi um ser humano detestável! Morreu sem conseguir nada do que almejou. Nao teve sucesso na política, não casou, não deixou grandes conquistas e nada memorável. ?não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria?.