Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis...

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas

Mandy 05/10/2021

Montanha russa de citações
Foi um sobe e desce de sentimentos que nem sei, se o objetivo era causar uma crise existencial então teve sucesso. Vou até procurar um romancezinho água com açúcar pra não cair de ressaca. Meu Deus do céu Machado, tinha q me deixar triste assim??? ?
Maya 08/10/2021minha estante
Segue firme! ?

Aline Stechitti 26/07/2013

O desabafo de um defunto?
Machado de Assis - 208 páginas - Lafonte

"Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver, dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas"

Ok, esse foi o primeiro livro que li em que o autor fica batendo papo comigo... E foi estranho... Bom, e legal também. Acho que foi mais do que legal, foi uma experiência muito impressionante.

Brás Cubas começa contando sua história a partir de seu enterro e depois conta desde que nasceu, fala de seus pais, seus amigos, amores. Sabe, eu não achei a história incrível, na verdade é uma história comum que poderia ter pertencido a qualquer homem.
A maneira como Brás Cubas narra sua vida é sempre conversando diretamente com quem lê e isso faz você querer continuar.

Brás Cubas não é um cara legal. Não é um mocinho bacana e admirável. Eu adoro isso, adoro que os personagens sejam humanos, cheios de defeitos. Na verdade todos os personagens são muito reais e dá pra acreditar na narração, não fica algo fantasioso.

Só não dei 5 estrelas porque depois da metade do livro, ficou um tanto chatinho. Até mais da metade ele é delicioso e mesmo com algumas palavras antigas, a leitura voa, pois a narração é divertida, no estilo do epitáfio do defunto-autor citado acima, mas depois pro final fica meio enjoado. Talvez seja porque eu não entendi muito bem as filosofias malucas do Quincas Borba, as conversas dele com o Brás Cubas.
Enfim, esse livro é bem pessimista, cheia de realismo e críticas. Muito, muito bom mesmo. Acredito que se tivesse lido uns anos antes teria detestado, assim como detestei "A mão e a luva". Acho que eu não estava preparada para ler Machado de Assis naquela época. É bom esperar amadurecer um pouco. ;)

site: http://alinestechitti.blogspot.com.br/
Aline 10/09/2013minha estante
O que mais amo em Machado são os personagens, nunca são politicamente corretos.

Silas 09/01/2022

Não achei interessante
Talvez o problema seja eu, até tentei gostar desse clássico, mas não achei nem um pouco interessante, não prende a atenção, achei bem chato de ler.
Mas o livro é bem comentado, tem várias resenhas positivas, talvez o problema seja eu e o tipo de leitura que gosto.
ste.azvdo 10/01/2022minha estante
É exatamente a minha opinião kkkk já li outros clássicos e costumo amar, mas esse não consegui gostar

AnA 30/01/2022

Genial dms
Eu n tenho muito o q falar e nem preciso pq é Machado de Assis. Eu gostei muito do livro e ainda mais da genialidade por trás. A edição da antofagica é muito boa e ajuda com os seus textos de apoio para se ter uma experiência melhor. Enfim, simplesmente genial, criativo e bem escrito.
Karin né? 30/01/2022minha estante
Você sabe que o livro vai ser bom quando, de cara, a dedicatória é direcionada a um verme.

Murilo.Chagas 11/01/2022

que livro bom
"porque o maior defeito deste livro és tu, leitor. Tu tens pressa de envelhecer, e o livro anda devagar; tu amas a narração direita e nutrida, o estilo regular e fluente, e este livro e o meu estilo são como os ébrios, guinam à direita e à esquerda, andam e param, resmungam, urram, gargalham, ameaçam o céu, escorregam e caem..." (from "Memórias Póstumas de Brás Cubas" by Machado de Assis)
Danny 11/01/2022minha estante
Preciso adquirir esse vocabulário

Letícia | @leiturasdale_ 10/01/2022

A frente de seu tempo
Esse livro me surpreendeu bastante. O autor tem uma escrita poética e cheia de reflexões em suas entrelinhas.

Brás Cubas é um personagem que faz muitaaaa coisa errada e que eu não concordo mas ele é tão humano que isso fez eu amar mais ainda a história.

Não tem como falar tanto sem soltar spoiler mas eu gostei muito dessa edição e achei a escrita genial, um tema muito atual ainda nos dias de hoje. Merece todo o reconhecimento que tem
Yukari 10/01/2022minha estante
Mto bom esse livro mesmo!

Rauta 30/09/2021

Faz jus por ser um clássico brasileiro
Que experiência maravilhosa ler esse livro! Machado de Assis tem uma escrita maravilhosa e fluída apesar de ser rebuscada devido à época em que foi escrito.
Memórias Póstumas de Brás Cubas é escrito pelo personagem que dá origem ao nome do livro: "[...] não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor [...]", ou seja, Brás Cubas está morto! mas calma, isso não é um spoiler, está LITERALMENTE escrito no título do livro, calmô ae. Apesar de ser escrito por um defunto autor, nós acompanhamos suas angústias e seus medos em vida, não há um aprofundamento pós vida. O que eu admiro em Machado de Assis é a sua melancolia e seu pessimismo, sou suspeita para falar pois são assuntos que me atraem, e ainda com toque de ironia???? CASE-SE COMIGO, HOMEM!!
Confesso que sou uma pessoa que não gosta de romance, e em certo ponto do livro é apenas isso o que é tratado, o que me deixou apreensiva, mas o amor descrito é tão quente, tão verdadeiro, tão... machadiano!!! o que acabou me fazendo enxergar o gênero romance com outros olhos (milagre).
Leiam esse livro, de verdade, até mesmo se você está no ensino médio e têm aquelas leituras obrigatórias que ninguém aguenta mais, se você estiver pronto, irá apreciar essa obra de uma forma que você jamais imaginaria.
joaoggur 30/09/2021minha estante
Bela resenha! Faço das suas palavras as minhas.

Elaine432 27/06/2022

eu adorei esse livro. tava na minha lista pra ler faz tempo e agora eu não consigo acreditar que demorei tudo isso pra ler. Machado de Assis simplesmente um gênio
loeuvredart 04/08/2022minha estante
machado não erra... se errou eu passo pano

Laura 22/08/2022

me surpreendi bastante, achei que não ia curtir mas foi bem tranquilo de ler, não é difícil e nem maçante. os capítulos curtinhos ajudam muito a leitura a fluir. Machado de Assis foi um gênio, quero ler mais livros dele!!
Mp28Rangel 01/09/2022minha estante
Recomendo os contos dele. É meu autor nacional favorito. :)

Lau Pinheiro 18/07/2022

incrivelmente incrível
eu de verdade não dava nada, por tudo o que já ouvi sobre esse livro, mas é um crime o que cometem com ele. as pessoas criaram um estereótipo tão grande de que essa leitura é extremamente complexa e de difícil compreensão, que afasta qualquer interesse em conhecê-lo, mas não é dessa maneira na realidade. o livro conta sim com palavras que fogem do vocabulário coloquial, mas conforme o enredo acontece você vai entendendo o significado das palavras desconhecidas de forma subentendida, e assim que acostumar com a escrita do autor, toda a escuridão desaparece e a luz surge.
foi uma experiência totalmente renovadora essa leitura, desde o início me senti cativado so pela ideia do defunto autor e o tamanho dos capítulos ajudou muito a manter essa motivação (tanto que li o livro em menos de 4 dias).
as críticas da época são feitas de maneira tão inteligente, e ler uma história que se passa no mesmo país que moro não deveria ser um ato tão raro pra mim, visto que eu amo o Brasil de paixão, mas a partir de agora irei investir em mais leituras nacionais, incluindo Machado de Assis com certeza.
minhas partes favoritas com certeza incluem as citações mitológicas, porque AMO mitologia, e a cada vez que o nome de Aquiles aparecia meu coração dava um pulo.
estigmas sociais, capacitismo, escravidão, classes sociais, nada passou despercebido ao autor, o que torna essa obra tão majestosa quanto dizem que ela é!

obs: para os fãs de taylor swift, analisem a letra de I Know Places e me diga se não é totalmente baseada em Brás Cubas e Virgília
Marcos774 05/11/2022minha estante
Eu também tinha esse receio de ler por achar que seria muito difícil de entender.

Maria 10/10/2022

É SHOW ATRÁS DE SHOW
Eu fui dormir muda e acordei calada, de tanto choque, tanta admiração e tanto assombro.

Clássico que merece ser mais reconhecido, sim!
Marcia 11/10/2022minha estante
Concordo com você, merece mais atenção

Nih 23/08/2022

A dedicatória mais icônica da literatura
Memórias Póstumas é aquele clássico do qual todo brasileiro já ouviu falar. Sempre tive curiosidade de ler, pra ver sobre o que era, e gostei bastante.

É um dos clássicos que mais gostei de ler, principalmente por ser muito engraçado é irônico. Além disso, não acho a escrita do Machado tão difícil quanto de outros autores do mesmo período.

Pra quem tem curiosidade, acho que vale muito a pena ler!! Minha única dica é ler alguns contos dele antes, pra acostumar um pouco com o estilo e a escrita e ver se te atrai.
Vitoria 23/08/2022minha estante
Li na época de escola e final me deixou triste.

liana22 17/07/2022

Memórias póstumas de Brás Cubas
Tive bastante dificuldade na leitura mas acabei gostando no final, as últimas 100 páginas fluem bem mais do que o resto do livro mas fora isso achei lentinho em geral. Mas enfim, muito bom, 4/5
Joao.Alessandre 17/07/2022minha estante
Final melancólico e avassalador. Pra mim tudo que ele escreveu a partir dessa obra é perfeição na forma e adorável no conteúdo.

Carolinasantos 23/03/2022

Um livro que trás uma crítica a sociedade burguesa do Rio de Janeiro do século XIX, é narrado em primeira pessoa por Brás Cubas a leitura é muito fluida com capítulos curtos.
millsbooks 23/03/2022minha estante
eu sou obcecada por esse livro, um dos primeiros que li na vida.