O Reino de Zália

O Reino de Zália Luiza Trigo

Resenhas - O Reino de Zália

Tatiane Silva 09/05/2020

Gostei do livro, a autora trouxe um bom enredo politico, com traições, corrupção, oposição política e laços familiares. Uma leitura fluída, Zália amadureceu bastante durante a história, suas inseguranças em relação a Coroa eram esperadas. A parte que me incomodou, foi o triângulo amoroso e suas inseguranças em relação aos sentimentos que ela tinha pelos seus crushs, em alguns momentos a achei ingênua demais em relação a isso. Os amigos também foram importantes e tenho preferência por Julia, a mais sensata dos três.

site: https://www.instagram.com/talmaetalfilhaleituras/

biblioteca_das_twins 25/02/2022

• resenha: O Reino de Zália •
📚| Autor: Luly Trigo ( @lulytrigo ).
👑| Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐+💙

- Sinopse:
No primeiro livro de fantasia de Luly Trigo, uma princesa se vê obrigada a assumir o governo do país em meio a revoltas populares, intrigas políticas, conflitos familiares e romances arrebatadores.
Por ser a segunda filha, a princesa Zália sempre esteve afastada dos conflitos da monarquia de Galdino, um arquipélago tropical. Desde pequena ela estuda em um colégio interno, onde conheceu seus três melhores amigos, e sonha em seguir sua paixão pela fotografia.
Tudo muda quando Victor, o príncipe herdeiro, sofre um atentado. Zália retorna ao palácio e, antes que possa superar a perda do irmão, precisa assumir o posto de regente e dar continuidade ao governo do pai. Porém, quanto mais se aproxima do povo, mais ela começa a questionar as decisões do rei e a dar ouvidos à Resistência, um grupo que lidera revoltas por todo o país.

🪐| minha opinião:
Eu tive que favoritar esse livro! Ele é simplesmente perfeito, a escrita da autora é impecável, a história, tudo. Mas eu vou logo avisando que esse livro tem um plost twist gigantesco, viu?
Zália é um exemplo de rainha e mulher, muito corajosa e inteligente. Eu mesma tive muitos surtos com esse livro, principalmente com as reviravoltas bem chocantes...
Em nenhum momento é cansativo ler esse livro, super interessante e nem dá de parar de ler! Esse foi o primeiro livro nacional que eu li 🤧, e a experiência foi incrível. A princesa governa um país em pleno século 21, e realmente vc consegue perceber isso ao decorrer do livro. ARRASOU LULY!

site: https://www.instagram.com/biblioteca_das_twins/

isadoracristini 03/05/2020

PERFEITO
eu nem sequer sei como descrever esse livro. eu simplesmente amei e estou recomendando pra todo mundo que eu consigo. favoritado, sem dúvidas.

leitoraleticia 02/01/2022

Frio e raso
Escrevi esta resenha pouco depois de ler os agradecimentos da autora, e meu coração se partiu numa mistura de culpa e arrependimento pelo julgamento que fiz durante a leitura. Nas últimas páginas, Luly fala sobre a insegurança, que, inclusive vivo constantemente em relação aos meus poucos escritos, sentidas no processo de criação do livro, sobre ele tê-la ajudado a superar a depressão e sobre o carinho que ela tem por essa história. Eu me conectei com a Luly Trigo ao ler os agradecimentos, sabendo como era sentir o que ela sentia e me imaginando com um livro físico em mãos. Um livro escrito por mim. Mas a verdade é que não me conectei nem um pouco com Zália.

A protagonista é a segunda na linha de sucessão real, sendo o seu irmão mais velho, Victor, o príncipe regente enquanto o rei, debilitado após o AVC, não pode assumir as responsabilidades da coroa. No entanto, após a morte inesperada do herdeiro em um atentado, a princesa apaixonada por fotografia vê sua vida mudar completamente, se tornando algo que ela nunca imaginava viver: o reino está em suas mãos e o peso do mundo, sobre suas costas.

Na trajetória da adolescente como governante, acompanhamos de perto seus relacionamentos, sentimentos, descobertas... Mas a forma como tudo isso é exposto ao leitor simplesmente não me prendeu. As descrições feitas ao longo do livro eram breves e muito vagas, deixando um trabalho confuso e cansativo para a imaginação do leitor terminar. Ou faltavam detalhes concretos, ou faltava a visão subjetiva de Zália sobre a coisa a ser descrita e suas observações, suas emoções, suas lembranças. Eu vivi 435 páginas ao lado da princesa regente, mas ainda não sei quem ela é.

Algo, porém, fica muito claro: Zália é uma garota confusa. Não de uma forma natural para uma adolescente que acabou de perder um ente querido e terá que governar todo um país sem fazer ideia de como começar. Não, para resolver isso ela precisa de menos de três meses. Ela é incrivelmente boa no que faz na política, apesar de estar constantemente se diminuindo e dizendo ser incapaz. Sua confusão se revela mesmo é quando ela tem que resolver problemas adolescentes como dois belos rapazes pelos quais se sente atraída. Um amor do passado insuperável e um homem do presente irresistível, mesmo que um tanto suspeito.

Como o relacionamento dela terminaria em ambos os casos, eu previ nos primeiros capítulos da história (assim como previ outras coisas mais) ?a ideia do triângulo amoroso não colou. Senti que eu devia ter ficado surpresa no final, quando tudo começa a acontecer e a se revelar, mas não havia nada de surpreendente. Esse é outro ponto negativo do livro: sabemos como tudo vai terminar, mas é uma eternidade até chegarmos nas últimas páginas. Mas quando finalmente chegamos, tudo acontece rápido demais, de forma corrida.

Apesar dos pontos negativos, nem tudo é um "mar de espinhos". Ficou muito nítido o país que estava por trás da fictícia Galdino. A lei da aposentadoria, a Resistência, os professores sem salário e diversas outras semelhanças propositais relacionando o reino ao Brasil. Ver como Zália conseguiu resolver tantos problemas em tão pouco tempo nos dá uma esperança e uma vontade de lutar como ela por um país melhor. Nos desperta algo que esteve por muito tempo adormecido: a certeza de que é possível e a vontade de tornar real.

Iza.Guariento 09/02/2022

Zália Superando minhas expectativas
Confesso q n estava colocando fé nenhuma pra esse livro, achei q seria algo bem bobo msm, porém, é uma história extremamente interessante e com um clímax mt bom, adorei, real. E oq mais achei diferente, foi o posicionamento da personagem, q aq ela é uma princesa regente, como uma presidente né, e é mt difícil vc ver livros com esse tipo de enredo envolvendo mulheres nesse cargo, gostei mt de ver isso. Outro ponto fortíssimo nesse livro e a quantidade de plots twists, olha cr, mt coisa msm, tu fica até meio perdido de tanta informação, mas digo isso no melhor dos sentidos. Se prepara pra passar raiva, acontecem muitas coisinhas com a nossa mocinha q vc sabe q ela n merecia. Escrita mt leve, nd cansativa, n tenho mt a reclamar, vale mt a pena ler esse livro, de vdd. Mas msm sendo um ótimo livro temos um detalhe aq, são capítulos mt grandes, coisa de no mínimo 15 ou 20 páginas, e dependendo da pessoa pode se tornar cansativo. Temos por aq narrador personagem, ent nossa mocinha é mt bem trabalhada psicologicamente.

?Zália: com o maior coração possível, totalmente diferente da fml, cof cof
?Julia: o braço direito de Zália, mais perspicaz do conselho
?Gil: vítima da sociedade, mais fofinho impossível
?Bianca: gente boa, mas pouco trabalhada na história, podia ter se destacado mais
?Enzo: tímido e lerdo(lendo vc entende o pq disso)
?Mariah: Prft sem defeitos, senhora justiça
?Humberto: devia ter pensado mais na fml, conservador egocêntrico
?Rosangela: vc n dá moral nenhuma pra ela, pensa ser alguém sem voz ativa, pós cap. 19 ela vira a mais braba de tds
?Antônio: bom bj e péssimo sujeito

Luanna 11/08/2021

legal
eu gostei, mas teve coisas que desgostei.
Vamos por partes:
- gostei da ideia do livro, a história em si é muito boa, um livro bem escrito.
- mas, eu não gosto de capítulos grandes, me deixa desmotivada e dá a sensação que leio, leio e continuo no mesmo lugar.
-também mais da metade do livro é bem romancezinho adolescente, e o restante tem um plots interessantes que deixa a leitura mais dinâmica (melhor parte do livro)
- a relação dela com o Antônio foi algo que me incomodou desde o início, porque n curto relacionamentos de cara mais velho com adolescente, acho bem problemático.
- adorei a relação dela com a mãe dela, com os amigos (mesmo que fiquem em segundo plano)

No geral foi uma leitura legal, mas que não é muito pra minha idade.
Embora recomende para quem é mais jovem

Sophi 14/05/2022

Apesar do começo não ter me prendido muito, gostei bastante de como a história se desenvolveu. Amei a relação da Zalia com os amigos.

Andréa Araújo 03/11/2018

Rápido demais
Eu estava com as expectativas controladas com essa leitura, sendo otimista, mas não esperando tanto. Infelizmente ainda assim consegui me decepcionar.

O livro conta a história de Zalia, a segunda na linha de sucessão do reino de Galdino e que nunca precisou se preocupar com oa problemas da coroa e foi criada longe do Palácio. Mas tudo muda quando um atentado contra seu irmão, a leva aser a nova regente, ja que seu pai esta impossibilitado.

Acho que o livro aborda temas importantes para qualquer sistema governamental e acho muito válido tratar deassuntos como a corrupção, visto a atual situação do nosso país. Falar de direitos do povo quando hoje estamos vendo eles serem negados. Mas foram assuntoa demais com desenvolvimento de menos.

Não me entendam mal, o livro não é péssimo e nem sofri muito para ler, mas até mais da metade do livro não acontece absolutamente nada além do acidente com Victor, irmão da princesa Zália. Fica tudo muito rotineiro e tudo e é sempre mais falado do que mostrado, as reações, os sentimentos, as tensões, então para mim, ficou bastante difícil acreditar muito no que estava acontecendo quando eu só lia e não via nada.

Mas para mim, duas coisas bem importantes foram o pior. As relações entre os personagens e a própria contrução deles.

Primeiro as relações amorosas, uma que foi rápida demais e me deixou com o pé atrás desde o primeiro momento, nunca consegui acreditar, e a segunda, com o segurança que tinha tudo pra ser ótima e foi inexistente. Eu sempre senti quem seria o verdadeiro par final, o que me deixou mais irritada, ja que eles quase não tem interação, e mais uma vez é tudo falado e não mostrado. A tensão que a autora tenta criar entre os dois pra mim foi bem qualquer coisa e vi mais como uma birra da Zália e falta de educação. Não torci por ninguém e eu sou a maior shipper que o mundo respeita.

A segunda relação mal trbalhada e que mais me incomodou foi com os amigos de Zália. EU AMO AMIZADES! Muito mais que romance, então ler sobre essa me deixou triste, diálogos forçados e em momento nenhum eu senti vontade de fazer parte desse grupo. Infelizmente.

Algumas outras coisas da história me incomodaram também, como ser tudo muito rápido nas últimas 100 páginas, quando as 200 primeiras foram tão monótonas.

Essa não vai ser uma história que vai te marcar ou te emocionar, nem vai te fazer sair apaixonada por tudo. E agora eu preciso urgente de uma história assim.

Lalá 02/08/2022

#timeenzo #Záliarainhaeorestonadinha
Pra falar a verdade, eu não estava nem um pouco afim de escrever uma resenha. Porém por algum motivo divino cá estou eu.

O Reino de Zália é o tipo de leitura que quando eu tinha 12 anos faria todo sentido. Não que agora não faça, mas desencantou sabe... Posso ter colocado muitas expectativas? Talvez. Entretando isso não tira o fato da minha opinião ser válida. Ele é realmente incrível e ler nacionais tem um sabor especial, mas acho que nessa leitura isso não foi o bastante pra eu dar 4 estrelas. Ele fala sobre monarquia, princesas, reis, soldados, civis, revolucionários, corrupção, palácios de tirar o fôlego, amadurecimento, liberdade, enfim... Foi tudo muito bem trabalhado pela autora, entretanto achei que poderia ter sido melhor desenvolvido os pontos de vistas dos personagens secundários. Eu não acho que Zália é tão insuportável assim, mas me vi muitas vezes surtando com ela por decisões mesquinhas sendo tomadas. Além disso, a opinião de outras personagens poderia agregar um olhar mais cativo e curioso para o livro. No final, fiquei imensamente ressentida pela falta de desenvolvimento de alguns personagens que poderiam ter sido explorados melhor. Vou concluindo por aqui, apesar das críticas, essa foi uma boa leitura e acredito que evoluí bastante desde a primeira página. Ah! MDS. Já ia esquecer. Esse é um ótimo livro para usar de repertório sócio - cultural em redação viu... No fundo, eu criei um apego pelos personagens e tenho certeza que se derem uma chance também irão se apaixonar

Ps: indignada que ainda não tem vídeo no YouTube dos casais literários (Enzo casa comigo cofcof...)

Ps2: eu critiquei bastante, mas eu juro que o livro é bom gente. Às vezes, é o livro certo na hora errada.

Giovanna.Pinhotti 01/05/2020

AMEI !
A trama começa com a personagem principal sendo surpreendida com a notícia da morte de seu irmão, o regente. Com esse acontecimento ela precisa se tornar a regente e sucessora,coisa que jamais pensara, sua vida começa a se tornar um caos e cada vez mais quer saber sobre a Resistência, um grupo que faz protestos sobre as condições do povo e que pode estar por trás da morte de seu irmão.
O livro me cativou desde o princípio, a autora sabe escrever de uma maneira leve e detalhada ao mesmo tempo.Já amei a autora e sua escrita. Luly criou um mundo monárquico bem contemporâneo, já que a história se passa no século XX.
A autora trás a verdade sobre uma monarquia, não é aquele conto de fadas em histórias para crianças. Além disso Luly tocou em assuntos importantes nos dias de hoje como a corrupção, traição,romance, relação entre pais e filhos, fome e pobreza.
A trama é construída de uma maneira tão incrível que você não consegue parar de ler e quando para fica pensando o que será que vai acontecer. "O Reino de Zália" é aquele livro com escrita leve e que te envolve, você vai conhecendo os personagens e suas características ao longo das páginas.
O desfecho me emocionou, sim chorei, tudo foi resolvido e vemos que Zália e pessoas ao redor dela creseram como pessoa (ficou bem ambíguo desculpem).Achei que todos os pontos se fecharam no final, me agradou muito isso.Queria que tivesse uma continuação, com aquele final preciso de uma continuação, preciso saber como será o reinado de Zália!
Se indico o livro !? É óbvio, virou meu preferido! Estou apaixonada por Galdino, por Zália e por todos os personagens.

LETeratura 12/10/2020

O Reino perfeito
Eu peguei esse livro para ler sem pretensão nenhuma e não esperando nada da história, mas, fui muito surpreendida, a Luly Trigo conseguiu criar um universo incrível e uma personagem cativante que faz com que torcemos por ela do início ao fim.
A história é bem estruturada e nos deixa curiosos para saber o que acontecerá no próximo capítulo, apesar de algumas coisas serem um pouco previsíveis.
A autora trouxe muitas referências do cenário político brasileiro e nos fez sonhar com um futuro com uma governante parecida com a Zalia.
Me emocionei no final do livro, sempre podemos sonhar com um futuro melhor não é?
Gostaria de ler talvez um livro que se passe no futuro onde possamos ver como as mudanças instaladas pela rainha Zalia impactaram o país fictício.
Super recomendo, é um livro que todas as idades podem ler e gostar.

sara.taylors 20/09/2020

Perfeitoooo
Comprei o livro na bienal, e até conheci a Luly lá. A sinopse já tinha feito eu me interessar bastante, e o livro é melhor ainda. Tem romance, tem tudo! Recomendo!