Arte & Alma

Arte & Alma Brittainy Cherry
Brittainy C. Cherry

Resenhas - Arte & Alma

steven. 18/02/2022

não sei o que vou falar aqui mas acho que vocês deveriam ler um livro perfeito pq ele aborda uns temas importantes como gravidez na adolescência, lutas contra câncer, relacionamento problema entre os pais e filhos, etc e já pensou sem referências? que nada, tem referências incríveis que citam os artistas de artes que nós estudamos na escola wow, isso é genial para entender o que o arte representa ali enfim se você quer ler um levinho e rapidinho e chorar ao mesmo tempo, aqui pra vocês! ???

e sabem quando vocês terminam de ler, depois olham na capa do livro e o título que faz tudo sentido? pois é! ??

Raquelzinha : ) 11/06/2022

Gostei bastante
" O futuro não é real. Então é melhor viver o momento presente com você."

"E naquele momento soubemos que, às vezes, as obras de arte mais lindas eram criadas pelas almas mais sombrias."

Amei a forma como o livro fala da arte e da música, gostei mais do Levi do que da Aria, não me apeguei tanto ela, e achei que o final foi muito rápido. Mas gostei da leitura.

gabs gabs 01/04/2023

Perfeito!
"Ela era o arco-íris nas minhas tempestades intermináveis."

Esse livro é simplesmente incrível! Ele foge um pouco do padrão dos livros da Brittainy, mas consegue trazer toda uma carga emocional que todos os livros dela trazem. Achei a leitura super fluída, li ele em três dias. Gostei bastante do desenvolvimento dos personagens, e me apaixonei por todos eles. A história também é incrível. As problemáticas desse livro são trabalhadas de uma forma madura, e próxima da realidade. Esperava um romance "bobo" adolescente, recebi um livro incrível que acabou comigo. ?

skuser02844 28/07/2022

"Amar uma pessoa é saber que ela está melhor sem você por perto."
Aria Watson é uma adolescente de 16 anos comum, ama arte, sempre foi uma filha boa e uma amiga melhor ainda, sendo seu único amigo o Simon, um garoto muito obcecado pelo número 4 que sofre de TOC. Mas na vida de Aria tudo muda quando descobre que está grávida do único menino que ela ficou e que ainda tem namorada.
Levi Myers tem 17 anos, ama música e vive no Alabama com a mãe que tem sérios problemas com a sua mentalidade. Levi não vê seu pai desde os 11 anos de idade e decide então, que precisa de um tempo da mãe e vai morar com o pai em Wisconsin por um tempo. Enquanto Levi tenta de tudo para criar um relacionamento com o pai, ele tenta mais ainda afastar o filho, até Levi descobrir que seu pai está morrendo por conta do câncer.
Aria e Levi acabam se conhecendo por morarem na mesma rua, e ficam por fazer um projeto da escola juntos, onde ela é a Arte e ele a Alma do trabalho. Com o tempo, ambos lidam com os sentimentos cada vez mais crescente um pelo o outro, porém, com muitos obstáculos pela frente. Enquanto Aria lida em trazer uma vida ao mundo, Levi enfrenta a possibilidade de perder o pai.

Aione 04/12/2018

Arte e Alma foi meu segundo contato com Brittainy C. Cherry. Assim como em Sr. Daniels, comecei a leitura sem muitas expectativas, me preparando para a possibilidade de encontrar fórmulas comuns aos romances adolescentes carregados de dramas. Mais uma vez, fui pega em meus próprios pré-conceitos e finalizei o livro arrebatada por uma leitura encantadora.

Aria é uma jovem artista brilhante, porém protegida pelo manto da invisibilidade que sua impopularidade na escola proporciona. Até que um erro faz com que ela, pela primeira vez, esteja sob os holofotes dos comentários maldosos de seus colegas. Levi sempre estudou com a mãe e viveu afastado de outras pessoas, até decidir morar com o pai por um ano em uma tentativa de recriar a relação interrompida entre eles anos atrás. Em seu primeiro dia de aula, o jovem se torna popular, mesmo não desejando essa atenção. E quando Aria e Levi se conhecem, passam a descobrir muito mais em comum do que a paixão que ambos nutrem, respectivamente, por arte abstrata e música.

Intercalando as narrativas de Aria e Levi em primeira pessoa, a escrita se constrói em uma mescla de sensibilidade, poesia e leveza. Ainda que o livro traga, sim, muitas passagens com uma forte carga dramática, essa sensação é minimizada pela escrita leve, especialmente pelas muitas passagens divertidas que compõem os diálogos da trama. Também, como Aria é muito ligada à arte plástica e, Levi, à música, esses dois aspectos aparecem inundando suas narrativas, carregadas pelas paixões e maneiras artísticas de interpretar o mundo. Outra característica que faz da escrita da autora mais poética são os diversos verbetes que aparecem ao longo da história, uma vez que Levi e Aria são obcecados por definições das palavras, além das muitas referências musicais tornarem a leitura mais interessante, especialmente se acompanhada das músicas mencionadas.

Um dos pontos que mais me agradou na leitura foi a forma de como Arte e Alma contrapõem situações similares, mas com desdobramentos opostos. Dessa maneira, Brittainy C. Cherry demonstra as inúmeras possibilidades que constituem o viver e como a interpretação de cada fato vai depender da subjetividade e vivência de cada um que o enfrentar. Também, devo dizer que fiquei encantada pelos personagens e terminei a leitura me sentindo culpada por ter desenvolvido um crush em Levi, uma vez que o personagem é mais de 10 anos mais novo do que eu. De qualquer modo, a autora busca quebrar os julgamentos que fazemos e nos força a olhar para o outro de forma mais gentil, compreendendo que não sabemos absolutamente nada sobre o que cada pessoa a nosso redor enfrenta.

Vi algumas críticas a Arte e Alma, mencionando o excesso de carga dramática na história. O que conclui após tê-lo finalizado foi que, mais uma vez, ficou demonstrado o quanto cada livro conversa de maneira diferente com quem o lê. Se alguém realmente não se conectar com a alma da leitura, tudo nela soará exagerado e forçado. No meu caso, senti que eu e a narrativa vibramos na mesma sintonia, e a obra me emocionou profundamente. Ri e chorei com as personagens e me identifiquei com a forma intensa com que sentem o mundo através da arte. Terminei o livro de Brittainy C. Cherry extasiada, misturando o riso às lágrimas e apaixonada pela leitura que tanto me encantou.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2018/12/04/resenha-arte-e-alma-brittainy-c-cherry/
Luiza.Matos 05/12/2018minha estante
Estou lendo esse livro

Luiza.Matos 05/12/2018minha estante
Estou lendo esse livro.

Deh - Meu Vicio Literário 27/02/2021minha estante
Fiquei encantada pela sua resenha ?

Sabrina (@surtoliterario) 30/08/2020

Lindo e sensível!
Aria Watson é apaixonada por arte abstrata e seu gosto peculiar faz com as pessoas da escola a achem estranha. Como se isso não bastasse, ela descobriu que está grávida aos 16 anos. Levi precisava de um tempo da sua mãe, então vai morar com o pai, que é praticamente um desconhecido. Ele é o garoto novo na escola, com um sorriso fácil e músico, fazendo com que ele se torne popular, mas isso não o deixa feliz e nem acalma seu coração. Dois adolescentes machucados que encontram um no outro um porto seguro, alguém que entenda o que estão passando e lhe dê esperança. Eles serão capazes de não se apaixonar?

Eu me arrependo profundamente de ter demorado tanto pra ler esse livro! Brittainy está, sem dúvidas, no meu top 3 de autoras favoritas. ADORO a forma delicada com que aborda assuntos polêmicos em seus livros, aqui vamos encontrar assuntos como gravidez na adolescência, toc e problemas psicológicos. Esse é um livro diferente, mais juvenil. O que mais me agradou foi que a autora focou mais no desenvolvimento pessoal dos protagonistas do que no romance, é aquela frase: “você tem que se amar primeiro para poder amar outro alguém”. A história é feita de situações reais, com drama na medida certa.

Os capítulos são intercalados entre Levi e Aria, isso fez com que eu me sentisse próxima dos dois e sofresse duplamente. Cada um tem seus demônios para enfrentar e não sugam um ao outro para seus problemas, juntos se complementam, se apoiam e amadurecem. Madura é a definição perfeita pra essa história, apesar da pouca idade dos protagonistas. Os personagens secundários foram muito bem trabalhados também e senti empatia por cada um deles.

Quer uma história cheia de ensinamentos sobre a vida, personagens cativantes e ainda ficar com o coração quentinho? Arte & Alma é o seu par perfeito!

site: https://www.instagram.com/surtoliterario/

Cália G. Albus 16/06/2021

Arte e alma. O livro em si é um oximoro. Pensamentos complexos e diálogos idiotas. Brittany aqui nos traz uma trama delicada e que me atrai muito, os personagens estão passando por situações muito complicadas e encontram um no outro o conforto. Eu amo as emoções que trouxeram e seus pensamentos que fazem muito sentido (toda a tristeza que exala dos dois, mds). O final me surpreendeu e foi bom. Mas eu esperava um desenvolvimento melhor, uma estrutura melhor. Seus pensamentos e emoções são muito humanas e me tocaram muito. Eles estão tristes, extremamente tristes. Tudo isso, a parte emotiva foi bem trabalhada mas os diálogos que faziam querer jogar o livro longe. Parecia que eu estava assistindo malhação. Então, é um livro bom com vários poréns.

Nique 27/02/2022

QUE LIVRO. Não tenho palavras pra descrever visto que eu li o livro em uma madrugada e chorei durante mais da metade do tempo. Venho escrever isso de cara inchada.
Arte e Alma é sobre duas pessoas que se encontram perdidas sem saber o que fazer, mas que se ajudam a seguir em frente e fazem pro outro um lugar melhor de ser e estar.
É sobre gravidez adolescente, câncer, esquizofrenia afetiva, morte, não aceitação familiar, TOC, bullying, adoção. O combo das piores coisas que poderiam acontecer a alguma pessoa. Tudo isso misturado a arte de Ária e a música de Levi (alma).
Mas é também uma histórias superação, é realista. Não é aquela história em que tudo fica bem no final, mas eles lutam para que algum dia esse dia chegue.
Entrou pro top favoritos, poucos livros me fizeram chorar tanto! Indico de olhos fechados ??

Dany 16/12/2022

A história é muito boa, confesso que esperava mais, porém ainda sim gostei do livro, ele é emocionante e me deixou com o coração quentinho ???. Os personagens são bem construídos e eu gostei bastante do desenvolvimento deles durante a história.
Fora que o final me pegou super de surpresa, não esperava esse final.
Ruan Pedro 16/12/2022minha estante
Odiei, 5 estrelas.

Tânia (@ritmoliterario) 10/04/2021

ARTE, ALMA E CORAÇÃO
💬"Ficar perto dele era estar perto de alguém que enxergava minhas cicatrizes e que as chamava de bonitas quando tudo que eu via eram meus erros do passado."

Tem livros que leio que não sou capaz de expressar o que senti, que me faltam palavras para falar o quanto amei. Tem livros que são puro sentimento e Arte & Alma está entre esses, não sei bem o que dizer, mas sinto tudo.

Arte & Alma é lindamente emocionante, aquele tipo de história que em um capítulo te deixa suspirando e rindo, e no capítulo seguinte te faz derramar rios de lágrimas, uma montanha-russa de emoções. E eu amei tanto, mas tanto que quero chorar de novo e rir de novo e de novo.

E eu que pensei que por se tratar de uma história jovem não seria nada de tão impactante, fiquei de cara com o tanto de ensinamentos que esses personagens passam. Eles são jovens, cheios de energia e cometem seus erros, mas a maturidade e a forma como reconhecem o que fazem é tão bonito que emociona. Levi e Aria são corajosos mesmo morrendo de medo, são fortes mesmo quando acham que não conseguem. Eles estão vivendo, errando, aprendendo e se fortalecendo.

Arte & Alma é muito mais que um romance jovem, é sobre lidar com nossos erros, sobre reparar feridas, restaurar laços. É sobre amizade, sobre amor, de como é difícil fazer a escolha certa por aqueles que se amam, que muitas vezes a melhor decisão é a que mais machuca.
💬"Talvez não fosse uma questão de consertar corações partidos. Talvez fosse mais uma questão de amar pedaços partidos da maneira como eles eram."

Como eu disse, não sei expor tudo que senti com esse livro. Só digo que chorei litros, que me emocionei muito e que amei imensamente. Levi é incrível, uma verdadeira preciosidade. Aria é uma guerreira, uma menina mulher de força. Todos os personagens são ótimos, e escrita da Britt é maravilhosa, o livro é todo perfeito e no final eu só queria mais. Terminei com o rosto todo molhado de chorar, suspirando e rindo. Então leiam, amem e se emocione.

Rebecca 11/04/2021

Ok não vou falar que é ruim porque a história é muito boa, mas não tem nem comparação as outras obras da autora.

A escrita é incrível, a história é bem formulada, mas teve alguma coisa que não me segurou.. Não me envolvi com a história.

Um ponto que eu achei incrível foi ela em momento algum romantizar a gravidez na adolescência, ela colocou as consequências, os problema que ela enfrentou consigo mesma, com o Levi a mensagem não fica muito clara, apesar de ser uma história muito bonita.

O casal é lindo da para ver o amor e a química de longe. E o mais importante foi o apoio que eles deram um para o outro, em pequenos gestos, sem palavras, apenas sendo eles e mais nada.

Enfim é isso, se me perguntassem não seria um livro que eu recomendaria de cara, apesar de ser "bom".

Silvia 03/04/2020

Li esse livro a primeira vez em 2015 e o relendo vi que mesmo tão jovens, A Ria e Levi, nos ensinaram tantas coisas, passaram por tantas coisas e tiveram um amor tão singelo e verdadeiro. Acho que amei mais agora que na primeira vez que li. Arte e música, com muita alma, e com muita intensidade.
Fran 12/04/2020minha estante
Eu amei a primeira leitura, há bastante tempo também. E até comecei a reler, mas saiu outro e acabei deixando.

Silvia 12/04/2020minha estante
Eu ganhei ele de presente e aí veio aquela vontade de reler.

Pamela.Caproni 09/08/2021

Intenso
As coisas tomaram o rumo que tinha que tomar mesmo, apesar de ser uma situação difícil, foi tratada com amor. Senti falta de um epílogo mas entendo que não era necessário, porque eles são adolescentes! Eu demorei pra ler esse livro exatamente por serem muito jovens e eu achar que talvez fosse um romance de colegial mas não, não é nada disso e fico feliz por ter dado a oportunidade! Valeu demais a leitura e me apaixonei por arte e por alma ??

Jhosi 13/01/2021

Lindo lindo lindo!
Eu não li... Eu devorei!
Arte e Alma nos traz uma história viviva por dois alunos do Ensino Médio.
Nessa história temos Aria, uma garota completamente diferente das outras: Silenciosa, observadora e quase invisível. E que é completamente apaixonada por arte.

E temos Levi. Um músico apaixonado. Garoto carismático, intelitente e doce que se muda para a escola para poder vivenciar seu último ano do colegial próximo ao pai - que se tornou frio e muito distante dele.
Levi logo se torna parte da turma dos populares - o contrário oposto de Aria.

Mas no fundo, ambos estão vivendo enormes conflitos que envolvem decisões erradas e também problemas familiares.

E de repente, um trabalho na escola faz com que se aproximem para tentar criar algo que envolva suas maiores paixões: arte e música.

A medida em que se conhecem, eles começam a perceber as falhas e brechas nos muros que ambos ergueram para se proteger. E quanto mais se conhecem, mais percebem como é fácil se entenderem. E quanto mais eles se entendem, menos solitários eles se sentem.

O que começa com uma amizade linda, logo se torna um sentimento ainda mais profundo- mas que parece não ter espaço em suas vidas.

Será mesmo possível que a vida os tenha unido apenas para fazê-los sofrer ainda mais quando estiverem separados?

Não há muito para dizer sobre o livro além de que eu amei! Como vem acontecendo com todos os livros que leio da @bcherryauthor

O livro é cheio de momentos dolorosos, mas também de momentos fofos de aquecer o coração e arrancar sorrisos espontâneos do leitor.

É fácil de se envolver e esquecer completamente do tempo.

Eu amei a construção dos personagens que, apesar de serem muito jovens, já tem um nível de percepção e maturidade aguçados.

E o final me deixou grata e feliz!

Super recomendo!

Karol 11/09/2021

Brittainy, obrigada por essa masterpiece.
Meu livro preferido da Brittainy era Sr. Daniels, mas acho que Arte & Alma acabou de virar meu favorito.

Que história tocante, que casal mais amorzinho!
Levi é um menino encantador e, Aria, uma garota especial. Os dois se completam de um jeito que é a coisa mais linda de se ler.

Tô apaixonada nesse livro. Tô sofrendo pq acabou a história! Leiam!!!