O auto da maga Josefa

O auto da maga Josefa Paola Siviero




Resenhas - O Auto da Maga Josefa


461 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


wantina 11/12/2023

Uma surpresa com cheirinho da rapadura
Eu coloquei expectativa nesse livro e fui atendida. A leitura é fluida e cheia de referência da cultura do br e do nordeste que faz vc se sentir em casa, da quase pra ouvir o sotaque nordestino fluindo das palavras conforme lê. Sem contar nos personagens cativantes que motaram uma bela dupla sendo quase que opostos que conforme o tempo passa aprende mais uns com os outros.
comentários(0)comente



Mimi 10/12/2023

Perfeito
Me apeguei tanto a Josefa, Toninho e Véia que fiquei triste quando acabou. Ri muito durante a leitura, adorei a personalidade dos personagens (principalmente da Josefa), nosso supernatural do Nordeste
comentários(0)comente



Arthur Brum 06/12/2023

Uma viagem pelo agreste fantástico
A estrutura de cada capítulo ser um episódio funciona muito bem. A dinâmica entre os protagonistas também é muito envolvente, fazendo se importar com eles logo de cara.
comentários(0)comente



L Soares 03/12/2023

Um livro nacional de certa forma bem inusitado. Uma fantasia com cavaleiro montado em mula e peixeira na mão, enfrentando dragões e dando uma de supernatural no sertão.

Toninho cresceu sendo treinado e preparado para assumir o ofício dos pais, caçador de coisas sobrenaturais.

Nascido no Nordeste, com sua peixeira na cintura (de prata, envenenada, benzida e encantada) e montado em sua mula também encantada, que por 2 séculos está na família, e atende pelo nome de Véia, ele percorre o sertão lidando com todo tipo de criatura.

Josefa, uma feiticeira, (que na história são os filhos de uma humana com o sete-pele e possuem magia negra poderosa), acaba cruzando o caminho do caçador quando ambos estão perseguindo o mesmo alvo, um demônio poderoso, difícil de capturar.

Assim, a maga poupa a vida do caçador que pretendia atacá-la ao perceber o que ela é e propõe uma aliança.

Por fazerem uma dupla tão boa, ao final desse embate, decidem por manter.
Cada capítulo é como um conto, de um dos causos resolvidos pela dupla, com os dois encontrando e enfrentando uma criatura diferente (a escolha das criaturas é divertida, com chupa cabras alienígenas, até golem da cultura árabe).

A edição é bem bacana, vem acompanhada de um conto, que se passa 5 anos após o livro, com o mesmo estilo de capa, parecendo literatura de cordel.

A história é divertida, o plot twist legal, e o final é sensacional. Lembrando auto da compadecida, mas com um embate entre céu e inferno bem diferente (coerente com a história e engraçado).

Apesar de boa parte dos casos lembrarem outras histórias, por tratar de criaturas já muito abordadas, a autora conseguiu deixar bem divertida a trama.

Se o nordeste foi bem representado ou se foi só uma caricatura eu não posso opinar, melhor deixar para os nordestinos analisarem.

A única coisa que me pareceu totalmente sem sentido e desconectada de todo o restante, foi uma pregação de ideologia sexual, que realmente me pareceu muito fora de lugar e propósito. Tirando isso gostei bastante do livro.
comentários(0)comente



Edgar.Egawa 03/12/2023

Supernatural no sertão brasileiro
Assim como Renata Ventura e sua versão de Hogwartz, Paola Siviero nos traz sua versão de Supernatural.
Toninho, um caboclo, herdeiro de uma linhagem de caçadores de monstros, se une a Josefa, uma maga condenada a ir para o inferno, se unem para, como disse Dean Winchester, ?caçar monstros, salvar pessoas?(a parte do negócio da família não foi dessa vez).
O relacionamento passa da desconfiança até uma certa tensão sexual entre os protagonistas que pode evoluir para um envolvimento romântico em obras posteriores (ou na cabeça dos fãs).
O auto da Maga Josefa é, guardadas as devidas proporções, tão divertido quanto o Auto da Compadecida e bebe do mesmo ambiente que Ariano Suassuna.
comentários(0)comente



ApoloS2 28/11/2023

Eu aposto
Que livro bom meu queridos
Descobri esse livro através do meu pai, o maior apoiador se leitura, principalmente se for nacional, que chegou em mim num belo dia com ele em mãos e me disse:

- este livro aqui... - pausa dramática - leia!

e é um livro que envolve magia, bruxaria, folclore, religião e o mais importante (e legal) NORDESTE
Ter acompanhado as aventuras de Toninho, Josefa e Véia foi uma experiência incrível muito bom mesmo, o livro me lembrou muito supernatural então já fica uma dica pra quem gosta da série.
A escrita lhe prende na história e você fica doido querendo saber o que vai acontecer e rindo com as presepadas de Toninho.
comentários(0)comente



Januariobook 14/11/2023

Negoço bom da gota serena
Logo se percebe que a história é narrada com um linguajar tipicamente nordestino. Gírias, comparações, exagero... O ápice da perfeição em forma de sotaque.

Toninho é um caçador que se junta a uma maga para cumprir missões que envolvem vampiros, fantasmas, demônios, sereias, dragões, lobisomens e muito mais. Os dois protagonistas, junto da égua Véia, compõem uma história cheia de química, humor, reviravoltas e muita tensão.

Algo que parecia inimaginável, a criação de uma fantasia em um lugar como o Nordeste, tornou-se fantástico. Por mais que a cultura regional já leve consigo várias estórias fantasiosas, jamais imaginei ler um livro que as mostrasse de forma tão perfeita.

Por fim, deixo aqui meu agradecimento a autora, e também meus parabéns! Não imagino quão trabalhosa foi sua jornada nesta escrita, contudo, não temo dizer que valeu a pena, assim como a minha jornada nesta leitura.
comentários(0)comente



Thales Valois 07/11/2023

Quando finalmente peguei este livro, esperava uma história assustadora. No entanto, me deparei com uma narrativa muito divertida e cheia de aventuras. Sim, os seres maléficos estavam lá, sereia, chupacabra, lobisomem, vampira, diabo, maga etc., mas não davam medo.

Não me entendam mal, a quebra de expectativa não foi exatamente uma decepção. O livro é bom. O folclore e a ambientação são muito bem trabalhados. Gente, é uma delícia viajar pelo nordeste com Toninho (o caçador de criaturas ruins), Veia (a mula encantada de Toninho) e Josefa, a maga (filha de humana com o próprio diabo), que se junta a Toninho para caçar as criaturas do inferno, o que muito confunde Toninho.

O caçador, inicialmente, quis matar a maga, mas era praticamente impossível por conta de seu poder. Tendo o rapaz sua própria vida poupada pela maga, que poderia matá-lo facilmente, aceitou seu convite de caçar junto com ele. É claro que ela teria uma porcentagem maior de poder de decisão. Toninho se assusta com uma maga, filha do capeta, querendo caçar criaturas com as quais ela deveria se identificar, porém não teve jeito, ele precisou aceitar a proposta, mas se surpreende positivamente à medida que conhece Josefa.

O último capítulo tem bons momentos, é divertido, mas foi o capítulo mais fraco pra mim. O que não chega a ser tão grave, pois este não é um livro que te convida para um grande clímax no fim, pois, como disse, ele é episódico, sendo sua trajetória muito mais satisfatória do que chegar ao seu fim. Entretanto, sim, preciso dizer que o último capítulo se destaca negativamente, pois abriu mão da ação e aventura, tão marcantes ao longo da história, para dar lugar a muito discurso e lição de moral. Embora seja, a meu ver, reflexões justas (apesar de simples demais), achei cansativas, bobas e exageradas.

No geral, eu gostei bastante e recomendo.
comentários(0)comente



Gabrielle 05/11/2023

Divertido demais
Eu adorei esse livro!!!

A fantasia nacional precisa ser mais valorizada e divulgada.
Ver um caçador de demônios chamado Toninho e uma maga chamada Josefa caçando criaturas das mais diversas em pleno Nordeste brasileiro foi muito divertido. E sem falar no galho de cajueiro encantado da Josefa e na Véia, a mula encantada do Toninho. Falando assim parece sem noção, mas o universo que a autora criou foi muito bem construído.

O livro é um conjunto de contos, cada um narrando uma aventura da dupla de caçadores, mas todos com uma sequência entre si, que culminam em um grande evento no final.

Recomendo DEMAIS a leitura!
comentários(0)comente



@imthestargirl - bookstagram 02/11/2023

Perfeito
Eu ameeeeeeei os momentos em que passei com Toninho e Josefa! Personagens maravilhosos, envolventes e apaixonantes, a escrita é deliciosa, fluída, divertida!
Recomendo demais! Quero ler tudo da autora!
comentários(0)comente



Lêticia Lopes 30/10/2023

Sobrenatural do nordeste
Eu gostei muito, mas tinha expectativas maiores. Culpa minha, não da autora.

Acho que o que me deixou longe de dar 5 estrelas foi o formato de escrita. Cada capítulo parecia um conto diferente com os mesmos personagens. Não me dava a sensação de que tava lendo um romance. Um conto é mais raso em questão dos personagens e foi exatamente isso que percebi, que os personagens não são tão profundos quanto eu gostaria que fossem. Talvez fosse limitação de páginas ou caracteres para a autora ou, talvez, esse seja o estilo dela.

Sobre a história em si, 10 pela criatividade! Senti como se tivesse assistindo a primeira temporada de Sobrenatural, em que cada capítulo eles caçam um ser do mal diferente. Antes do último capítulo, já dá pra pra adivinhar o que Josefa está fazendo ao lado de Toninho.

Algumas vezes, os personagens falavam umas coisas que não eram muito críveis. A cada dez falas, 8 eram expressões nordestinas. Entendo a intenção da autora de fazer os personagens nordestinos mais fiéis, mas ficou um pouco exagerado. Além disso, Toninho montava umas frases que não vejo alguém simples do nordeste daquela época, falando. A não ser que ele fosse mais erudito e lesse muito, o que em nenhum momento é citado, a não ser sobre coisas demoníacas e etc. Não sei se é o suficiente.

Enfim, gostei de como foram retratados os seres sobrenaturais e, talvez, a história que mais me agradou foi a da sereia. O final foi esperado e que bom que deu certo, mas não gostei da ideia do repente.

Um livro nacional a ser muito lido ainda!
comentários(0)comente



valentina 28/10/2023

Esse livro me prendeu desde o início, gostei muito da escrita da autora e apesar de não estar acostumada com livros nesse estilo episódico, a estrutura funcionou muito com a história contada. Não é um livro muito pesado nós momentos de comédia, mas a leitura é muito divertida e flui muito bem. 

Pra quem tem algum contato com o interior do Brasil, acho difícil não sentir algum tipo de nostalgia. Apesar de em alguns - bem poucos - momentos ter sentido que a coisa pesou um pouco demais nos estereótipos do nordeste, ainda mais considerando que essa não é a região de origem da autora, acho que no geral ela escreveu muito bem um ambiente rural e do passado sem cair no caricato. 

Minha única crítica é que achei que o livro perdeu a oportunidade de abordar melhor alguns assuntos sérios. Sem entrar em detalhes, a história se passa em 1960, e há menções de racismo, escravidão e antissemitismo. Entendo que o foco do livro não era estabelecer um crítica ou reflexão maior sofre esses assuntos, e respeito essa decisão, mas nos momentos em que esses temas foram apresentados, achei que a coisa foi muito expositiva e muito rápida, não dando muito tempo pro leitor absorver realmente a situação.
comentários(0)comente



Talita 27/10/2023

Eu leria 500 páginas de aventuras da maga Josefa e Toninho
Esse livro foi muito bem recomendado e ultrapassou minhas expectativas. Adorei a mistura dos elementos de fantasia tradicionais com as crenças populares brasileiras. A ambientação no sertão nordestino ficou fantástica e como paraibana que sou, aprovei o paraibanês de Paola Silviero.
Eu leia 500 páginas das aventuras de Maga Josefa e Toninho
comentários(0)comente



Lidia Soam 23/10/2023

Pra ler num dia
Ai gente que livro bom, eu não fazia idéia do que se tratava, fui pega totalmente de surpresa e eu amei. gosto de histórias que se passam no meu Brasil e gosto ainda mais de lendas e monstros, tudo se encaixou muito bem.
Recomendo demais
?
comentários(0)comente



461 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |