O Auto da Maga Josefa

O Auto da Maga Josefa Paola Siviero

Resenhas - O Auto da Maga Josefa

Salu 17/02/2020

Necessito de mais histórias como essa.
Já tem alguns dias que terminei essa leitura, mas como a história não saiu da minha cabeça, acredito que uma "resenha" ainda seja válida. O auto da maga Josefa é um livro de fantasia situado no nordeste brasileiro, onde uma maga e um caçador de demônios, enfrentam vários seres mitológicos como vampiro, lobisomem, sereia e chupa cabra.

Foi um livro divertidíssimo do começo ao fim, principalmente o último capítulo que foi o meu favorito. A resolução do propósito por parte da josefa, para mim foi surpreende, em momento algum pensei em algo dessa forma. Rezando para que a Paola, me presenteie com mais aventuras desses dois.
Jaqueline 07/07/2021minha estante
Adorei o livro. A escrita muita fluida. Além da viagem que fazemos pelo sertão.

Neylane Naually 26/09/2020

Literatura nacional de primeira
Já tinha um tempo que esse livro tava no meu radar, não me lembro exatamente quem me indicou, mas eu guardei com carinho a indicação e recentemente peguei ele pra ler no Kindle Unlimited e foi tudo que eu esperava e um pouco mais!

Sem planejar muito, acabei indo pra Bahia na semana passada e queria muito ler um livro que se passasse no nordeste enquanto estivesse por lá, e O Auto da Maga Josefa caiu como uma luva, foi bom demais ler ele enquanto estava viajando, me senti mais perto de todo o universo do livro.

Aqui temos uma narrativa fantástica que se passa no sertão brasileiro, cheio de criaturas folclóricas, tanto do nosso imaginário brasileiro quanto de outra regiões do mundo, rituais sagrados e de magia negra, coisas sobrenaturais e muito mais, tudo regado à uma escrita deliciosa e com bom humor. Na história acompanhamos o caçador de demônios Toninho e a maga Josefa nas suas aventuras para capturar os seres das trevas no sertão. Bom demais.
Jands 26/09/2020minha estante
Que massa. Tenho ele no Kindle. Tua resenha me deu maior vontade de ler ??

natecp 26/09/2020minha estante
Que incrível! Fiquei com muita vontade de ler, mas não encontrei ele na loja Kindle :(

Neylane Naually 26/09/2020minha estante
ele vai ser relançado pela editora Gutemberg, por isso não está mais no kindle unlimited.

natecp 28/09/2020minha estante
Vou ficar de olho então, obrigada! ?

Neylane Naually 28/09/2020minha estante
de nada!

Raryka 19/09/2020

Bem fraco
Eu só quero saber onde estão as cenas cômicas que me prometeram nesse livro.
A história se tornou extremamente repetitiva, todo capítulo é igual, só contando a história da caçada que ocorreu em determinada cidade, Toninho e Josefa viajando pelo sertão afora matando os monstros, o livro parece mais uma compilação de contos do que uma novela.
Os personagens não tiveram desenvolvidos algum, parecia que estavam na história só por tá.
Apesar de ser um livro pequeno, a leitura não flui, fiquei várias vezes entediada, com vontade de abandonar o livro.

mateus vitor 29/06/2020

simplesmente genial
muito bom chega dá gosto de ler. fiquei obcecado com esse trecho:

"Sacou sua peixeira pois não tinha certeza de que tipo de criatura se tratava. Sua lâmina tinha poderes diversos: era de prata, para dar conta de lobisomens; benzida, para enviar demônios de volta ao inferno; amaldiçoada, caso enfrentasse anjos caídos; banhada em veneno de cobra, se tivesse que acabar com chupa-cabras ou mulas sem-cabeça, e bem afiada, para dar cabo de cabras safados."

Michelle Pagura Festa 13/09/2020

SENSACIONAL
- Na estrada ouvi uns caixeiros viajantes falando que os gigantes acordaram lá na Chapada Diamantina.
- Então vamos colocá-los para dormir de novo.

HAHAHAHHAHAHA QUEM PEGOU, PEGOU!!!

Guto 16/03/2020

Oxi...
Uma delícia acompanhar esses personagens, fantasia nacional de alta qualidade. Divertido.

Thiago Araujo 01/11/2020

Fantasia genuína do Brasil
A cultura brasileira é muito rica. É simples trazer a Fantasia para nosso cotidiano e torná-la cada vez mais encantadora.

O Auto da Maga Josefa é muito isso. A riqueza cultural do Nordeste do Brasil abrindo as portas para o incrível.

Josefa e Toninho são duas figuras típicas que vivem as alegrias e os percalços do povo nordestino, mas sem nunca perder a vontade e alegria de viver e crescer como pessoas.

Uma parceria improvável que se tornou um sucesso, não só para aventura do livro, mas para o deleite de todos os leitores.

Comparação digna com o Auto da Compadecida, traz humor, tradição, folclore, modernidade e magia. Uma delícia! Se não leu ainda, dê essa oportunidade ao livro e não se arrependa.

Jana 02/09/2018

Melhor fantasia que você vai ler esse ano
O Auto da Maga Josefa é a junção ideal de ótima premissa com execução impecável, uma prova de que ainda vamos ouvir falar sobre a Paola nos próximos anos. É uma mistura de ambientação criativa e original, personagens complexos, humor inteligente e crítica social. É a primeira fantasia que leio que se passa no agreste brasileiro, cenário construído com muita pesquisa e responsabilidade. A cereja do bolo é a prosa super competente e ágil da Paola, que faz a leitura passar em um instante e ainda deixa uma baita vontade de ler mais sobre o universo. Minha leitura preferida de fantasia dos últimos tempos. :)

Wagner Rezende 13/10/2020

Criaturas sobrenaturais no agreste nordestino
Um livro muito bom, agradável, fácil leitura, indicado para todos os públicos...A história tem como personagens principais Toninho e Josefa, que são especialistas na arte de caçar criaturas sobrenaturais que assolam a vida do povo no agreste nordestino. Toninho é um caçador cuja profissão é de familia; Josefa é uma maga cujo sangue vem do Tinhoso, mas tem todo um mistério envolvido nessa história.
A narrativa das aventuras, a descrição das criaturas, o desenvolvimento do enredo faz com que o leitor se prenda do ínicio ao fim do livro. Uma leitura, rápida e muito agradável. Muito bom ver o poder místico e a cultura nordestina juntas em um livro.

Raquel.Terezani 11/11/2020

Simpático
Uma novela de fantasia ambientada no nordeste brasileiro, no início dos anos 60. A escrita é leve e bem humorada e a linguagem simples. Achei a ambientação um pouco estereotipada, mas, como não sou da região posso estar errada. Não espere grandes reviravoltas, exceto talvez um detalhezinho no final que pode surpreender alguém. Em resumo é uma leitura divertida e despretensiosa.

Bruna Canella 27/09/2020

Livro nacional incrível de fantasia e escrito por mulher? Teeeemos!

Esse livro foi uma surpresa fantástica! Eu amei cada pedacinho. A narrativa é deliciosa, bem escrita, simples e muito bem humorada. As situações que o Toninho e a Josefa passam são muitas vezes inusitadas e cômicas, eu ri e sorri em vários momentos, foi uma delícia. Os personagens são carismáticos. Os cenários e itens típicos do sertão nordestino - como comidas, construções, clima - me encantaram profundamente (eu moro no sul do país, então eu realmente gostei muito de conhecer um pouquinho mais sobre essa outra região linda do Brasil! Imaginem que eu não conhecia sarapatel).

No livro vocês vão encontrar - junto com Toninho, Josefa e Véia - criaturas como vampiro, lobisobem, sereia, chupa-cabra, entre outros. E o mais legal sobre essas criaturas: elas não são descritas como popularmente conhecemos. Elas possuem características conhecidas, mas também peculiaridades que eu gostei demais! Achei que a autora foi super original e criativa.

Sobre o final: me surpreendeu bastante! Não esperava que o livro caminhasse para esse tipo de desfecho e eu achei maravilhoso!

Enfim, um livro simples, bem humorado e muito brasileiro! Eu favoritei! Recomendo muito muito e espero que a autora escreva mais sobre esses personagens!

Obs.: Josefa, amada, eu achei que você fosse uma senhorinha!

@relicariodeletras
Lucas André 27/09/2020minha estante
Óbvio que já foi para a minha lista de leituras! ?

st francis 12/08/2020

"Pan o que?" "Panfleto."
Que delícia de livro! Ele é rico em referências e expressões da região onde se passa, e isso é sensacional. O fato do livro se passar no nordeste me deixou muito interessado, e quando terminei, não me decepcionou.

As criaturas mágicas que os nossos personagens tem de enfrentar são ótimas, os personagens são engraçados, os cenários são ricos, e os diálogos são muito gostosinhos de ler.

Eu sei que é aleatório, mas não pude deixar de pensar durante o livro, o quanto isso seria bom como um filme. Ia ser maravilhoso, acho uma ótima ideia!

É uma leitura extremamente rápida, que você sorri o livro inteiro.

Carol 07/02/2020

Leve, divertido e para todas as idades
Que livro gostoso de ler! O auto da maga Josefa conta a história de Toninho e Josefa. O primeiro, um caçador de monstros e a segunda, obviamente, uma maga (filhos do tinhoso com uma humana). Estes dois aventureiros nos guiam durante a leitura para conhecer o nordeste: o folclore, comidas típicas, danças, mas principalmente a magia que envolve todo o lugar. É um livro pequeno, algumas vezes um pouco corrido (tenho preferência por histórias bem detalhistas) mas de forma alguma estraga o prazer da leitura. Indico esse livro para todo mundo, de todas as idades.

bendtherules 19/09/2020

acabei de terminar esse livro e só tenho uma coisa pra falar: incrível.
absolutamente tudo nesse livro emana energia nordestina, a famosa "raiz". e ver a minha cultura como tema de um livro é algo sensacional, e destoa bastante do normal, pois é -muito- difícil achar um livro (nacional ou não) que fale bem do nordeste e exalte sua cultura.

ademais, fora a cultura, algo que me impressionou demais foi a qualidade da história. admito, fiquei interessada de ler após uma amiga mandar quotes do livro no whatsapp, mas nunca poderia imaginar o quão bem construída essa história seria. apesar de curtinha, tem personagens bem desenvolvidos, enredo interessante e as discussões sobre a subjetividade do bem ou mal tornaram essa leitura maravilhosa para mim.