O último suspiro

O último suspiro Robert Bryndza

Resenhas - Último Suspiro

Rosana 18/12/2019

Explosivo
Que livro é esse, li em dois dias recorde até para mim um suspense para lá de explosivo que a cada pagina que você vira quer ver logo o vai acontecer, super recomendo.

Flávia Pasqualin 20/11/2019

Quarto livro da série Erika Foster. Com relação aos outros eu achei esse mais fraquinho. Não há mistério sobre quem é o assassino. Aqui o foco é a caçada ate ele e não o plot para revelar a identidade do culpado. Eu particularmente gosto mais da coisa toda de tentar adivinhar quem é o serial killer. No mais, não foge a regra dos livros do Bryndza com escrita fluída. Minha única ressalva é com relação à revelação mesmo.

Mariana Eleutério 02/10/2019

Ótima forma de passar o tempo
Como amante de livros policiais, volta e meia tenho um dos volumes da saga Érika Foster em minhas mãos. Lembro-me desse autor chegando de forma tímida há poucos anos e com varios clichês ganhando uma leva de leitores... Sua detetive durona, imprudente e badass, serial Killer que está diminuindo a distância entre os assassinatos... Legista bacana, o bonitão com a paciência de Jah para conquistar o coração da nossa protagonista.. Esses clichês sempre funcionam e com razão, tendem a ser bem gostosos para matar o tempo. Com esse aqui não foi diferente.
Algumas observações...
Esse autor nunca se furtou em ir direto ao ponto com a descrição de ações repugnantes, não tenho certeza se esse em especial foi mais pesado nesse aspecto, ou se é minha visão que tem estado mais sensível do que nos últimos anos.
Também, algo que diferenciou do restante da saga foi a ausência de plot twist quanto a identidade do assassino; Nos acompanhamos a investigação de Erika e o dia a dia do assassino em pé de igualdade. Claro, sabíamos que o final seria exatamente como foi, então a falta desse elemento pode ter incomodado algumas pessoas.
3.5/5

Cica Santos 01/10/2019

Caçada Alucinante
Mais uma história com a minha detetive favorita, Erika Foster.
Nessa nova aventura Erika, junto com os detetives Peterson e Moss, investiga o sequestro e assassinato de várias jovens cujos corpos são desovados em caçambas de lixo.
Mais uma caçada alucinante em busca desse assassino que usa as redes sociais para atrair suas vítimas.
Como sempre, Erika tem que tomar decisões rápidas e mostrar que é competente e capacitada para a função que ocupa.
Uma história eletrizante com ação do começo ao fim.
Recomendo!

Jeff.Rodrigues 22/09/2019

Resenha publicada no Leitor Compulsivo
Costumo dividir os thrillers de suspense em dois tipos: os viciantes e intrincados com reviravoltas de tirar o fôlego que consomem nossa curiosidade até devorarmos as páginas em poucos dias, talvez horas; e os light que trazem boas horas de distração em cima de um mistério ou investigação sem necessariamente fisgar nosso lado detetive. Ambos, pra mim, se equiparam em qualidade se mantiverem um mínimo de coerência e não ofenderem a inteligência dos leitores. O trabalho de Robert Bryndza, na minha visão, se encaixa no alto nível de qualidade da segunda categoria, a dos suspenses light.

Após o sucesso de A Garota no Gelo, seu livro de estreia, Bryndza produziu freneticamente a série protagonizada pela detetiva Erika Foster e cá chegamos ao quarto livro, de seis já publicados, e cada um trazendo uma maturidade maior na construção da narrativa. Em O Último Suspiro, o autor explorou uma das questões que acredito terem mais material disponível para render bons mistérios e crimes: o mundo online, onde tudo é facilmente ocultado.

O Último Suspiro trabalha em cima da premissa da falta de privacidade, e boas doses de cuidado pessoal, a que estamos expostos no ambiente virtual, principalmente nas redes sociais. Um assassino que busca suas vítimas em uma rede social através de uma sedução cuidadosamente montada em um perfil falso. Perfil este também cuidadosamente construído. A busca pelos encontros dos sonhos, ou por uma boa noitada de sexo, no mundo online dos sites e aplicativos é um caminho extremamente fácil para um jovem nerd, possivelmente rejeitado por seu físico fora dos padrões, mas que domina como poucos a arte de se esconder através de fotos fake, controle de câmeras, stalkeamento e sadismo.

A obra, como todas as demais da série, segue o padrão-base de um corpo encontrado, um mistério posto à mesa, zero pistas e a detetive Erika Foster em cena. Contudo, em O Último Suspiro a vida pessoal da nossa detetive protagonista ganha mais destaque com o que acredito ser uma tentativa do autor de evoluir com o lado cotidiano de seus personagens. Pensem que até então temos histórias em que o drama particular de vida de cada um sempre fica em segundo plano quando a investigação vem pro centro do palco. Aqui, contudo, apesar do mistério exigir uma entrega e dedicação únicas em toda a série, notamos uma clara mudança nas formas como os ajustes pessoais-amorosos da protagonista são apresentados. Temos uma Erika pronta para superar seu passado.

Curioso na construção de trama de Bryndza que apesar do sucesso em crimes anteriores, o departamento de polícia ao qual Erika e seus colegas estão submetidos nunca dá os créditos suficientes aos seus profissionais. A cada novo livro testemunhamos o corpo policial precisando provar por A + B que tem controle da situação e que possui competência para resolver o mistério. É uma forma interessante se pensarmos que os grandes detetives da ficção como Holmes ou Poirot eram sempre antecedidos pela fama e ela lhes garantia carta branca e confiança total. Novos tempos…

Para além dessas curiosidades e análises pessoais, O Último Suspiro traz uma história de suspense bem elaborada com um criminoso que detém total controle da situação. Pelo meio do livro o autor dá uma virada e entrega todos os nomes e a partir disso começa uma caçada de cão e gato contra o relógio para impedir mais um crime. O desfecho é um dos melhores que Bryndza já escreveu e a obra é um daqueles suspenses que prendem nossa atenção do início ao fim. Impossível largar até concluirmos. O autor faz parte da minha galeria de favoritos e se mantém sempre na lista de indicações para quem quer um bom mistério, light, para boas horas de leitura.

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2019/08/30/resenha-o-ultimo-suspiro-robert-bryndza/

Portustfs 12/09/2019

Segue bem o autor!
Adorei o livro, no começo pensei que o autor tinha perdido um pouco a mão, mas, antes do meio do livro acontecem eventos que surpreende e me prenderam! Indico!

Thâmara Vaz 09/09/2019

Muito bom!
Como os demais livros do autor, a história é envolvente e te faz ir até o final.

Janaina196 01/09/2019

Não foi tudo que esperava.
Já li os 3 últimos livros do escritor Robert bryndza, todos os outros foram muito bom, viciante e excitante, não conseguia parar de ler, mas esse O Último suspiro, não foi tudo que eu espera, enfim, talvez estava com muita expectativa. Esperando os próximos livros dele.

Wania Cris 26/08/2019

Mais uma aventura de Erika Foster
É muito bom ver a evolução não apenas da personagem Érika Foster como da escrita de Robert Bryndza. Ambos têm crescido com constância e alcançando uma qualidade maravilhosa de narrativa. Érika ainda é agressiva e contundente. Robert ainda deixa algumas pontas soltas e derrapadas na estória, mas, têm sindo uma ótima experiência de leitura.

Tamara 01/08/2019

Após ler Sob águas escuras, o livro anterior da detetive Erika Foster, me vi em um hiato literário, sem conseguir iniciar nenhuma leitura pois nada me atraía. Porém, quando comecei falar da minha leitura anterior com uma amiga, ela me comentou o quão bom o quarto livro da série era e então resolvi cortar a ressaca de Bryndza lendo Bryndza novamente. Como de praxe, já nas primeiras páginas fui absolutamente tragada para dentro da trama, e encontrei uma história tão boa quanto a anterior, onde me angustiei, senti raiva, medo e vibrei em alguns momentos quando a polícia conseguia desvendar algum dos mistérios.
Nesse começo, Erika Foster nos traz alguns vislumbres de sua insubordinação, mas estes vão embora logo, porém, confesso que nesse momento isso não me incomodou e não sei dizer se é porque foi algo mais atenuado e a personagem tem mudado mesmo, ou porque fui eu quem acostumou com o jeito dela. Além disso, esse livro me trouxe uma surpresa tão grande, não em relação ao caso em si mas em relação a saída de cena de um personagem com quem eu já estava acostumada, e fiquei alguns minutos parada, tentando entender o que Bryndza havia feito e pensando se aquilo não seria só uma pegadinha com o leitor. Sobre o caso, como já ocorreu em outras histórias da série, o autor nos mostra o assassino bem antes do final da história, o que não a deixou em nenhum momento menos empolgante, pois acaba que ficamos como diz aquele ditado "com a faca e o queijo nas mãos", mas era preciso saber como agir com o que se tinha para finalmente pegar o criminoso, e então acabamos passando por uma imensa apreensão para saber como conseguirão descobrir o assassino e o que mais ele irá aprontar até lá.
E por falar nesse assassino, Bryndza costuma abordar temas atuais da sociedade em seus livros, trazendo-os para dentro dos casos e aqui não foi diferente. Temos uma exposição interessante a respeito das redes sociais, que era o modo como o criminoso utilizava para contatar suas vítimas, e somos levados a refletir o quanto estamos vulneráveis utilizando esses meios de comunicação que possuem seus benefícios mas ao mesmo tempo muitos malefícios. Em alguns momentos, tudo ficava um tanto assustador, a ponto de me deixar com vontade de irem minha rede social procurar algo suspeito, porque sim, Robert Bryndza faz isso conosco e nos mostra situações que acabam ocorrendo na vida real de mulheres e homens conhecerem pessoas nas redes e resolverem depois conhecê-los na vida real e isso algumas vezes dá muito certo mas em outras simplesmente dá muito errado. O desfecho do caso foi muito satisfatório e não tenho nada de negativo a dizer sobre ele, e claro, a dose extra de adrenalina e perigo que o autor trouxe durante a resolução do caso me deixou apavorada, com receio de perdermos algum personagem amado. O final gerou uma grande dose de curiosidade tanto para sabermos sobre como irá se desenrolar a vida pessoal da detetive Erika, que nesse livro pareceu melhorar consideravelmente e me deixou bastante empolgada, e também nos deixa curiosos para saber como a situação dessa detetive ficará dentro da polícia nos próximos capítulos com todas as novidades desenvolvidas. Se recomendo? É claro, pois Bryndza é um novo autor queridinho da minha lista.

Filyppe.Saraiva 19/07/2019

Os Riscos dos Relacionamentos Virtuais
Em O Último Suspiro, quarto livro da série da Detetive Érika Foster, o autor Robert Bryndza aborda o perigo das relações virtuais e falando assim, fica parecendo até matéria do Fantástico, né?! Mas na verdade a coisa é por aí mesmo... o risco de um relacionamento virtual e como a gente acaba se abrindo com bastante facilidade pra alguém que a gente não conhece de fato.

Aqui nós vemos Erika entediada com seu cargo atual, fruto das suas escolhas passadas (a explicação para isso está no livro anterior: Sob Águas Escuras). A detetive está irritada, procrastinando e cansada do trabalho burocrático quando acaba esbarrando sem querer em um assassinato. Bem... não tão sem querer assim. A Erika força a mão pra se envolver no caso, apenas para colocar o tédio de lado.

Em pouco tempo ela se vê numa cena de crime, com o cadáver de uma garota sendo encontrado desovado em um contêiner de lixo e é aí que a pulga atrás da orelha faz com que a Erika tente engolir seu orgulho para se envolver no caso.

O Último Suspiro é um livro que começa um pouco mais devagar, tendo duas metades bem claramente divididas. Na primeira parte do livro Erika está se envolvendo com o caso, esforçando-se para seguir a vida e voltar a um trabalho que a faça agir. Na segunda metade do livro o caso fica mais evidente, assim como as movimentações para solucioná-lo.

Assim como nos livros anteriores da série, o quarto volume traz excelentes diálogos, relacionamentos sendo aprofundados e o background dos personagens sendo muito bem desenvolvidos. É um excelente romance policial, apesar de que ele pode funcionar infinitamente melhor se você já é um leitor(a) da série.

Dei nota 4.5, arrendondando pra 4 aqui no Skoob.

@autora_lidianemastello 02/07/2019

Um livro surpreendente, mas queria um pouco mais, dessa vez o assassino está zero piedade, mantendo suas vítimas por até quatro dias presas antes de mata-las.
Erika Foster, continua a mesma, com a mesma inteligência, a mesma capacidade de prender o assassino.
Não quero me prolongar demais, gostei, me envolveu, mas uma coisa que me chamou a atenção foi a maneira que o assassino conseguia suas vítimas, sem tanto esforço para conquistar e descobrir muito da vida delas.
?"E essa possibilidade de se comunicar é um ponto positivo, mas, em troca de um serviço gratuito, eles não querem descobrir tudo o que podem sobre nós? O assassino que estamos procurando não teve que sair de casa nem do quarto dele até o momento de pegar as vítimas. Ele descobriu tudo sobre elas na internet. Aonde iam, o que gostavam de fazer, os hábitos. E as pessoas não se dão conta de que estão entregando tudo isso. Se um estranho se aproxima na rua e começa a perguntar aonde alguém está indo, ou de que tipo de filme gosta, se é casada ou solteira, onde estudou ou trabalha, qualquer um ficaria assustado..."
Nunca sabemos quem está por trás de verdade em uma rede social.
Super indico o livro, uma leitura eletrizante.

Hester1 14/06/2019

Gosto muito do autor. São sempre estórias envolventes. Este não foge a regra. Escrita fluída, cativante. O que achei muito interessante foi a advertência para as pessoas terem cuidado com as redes sociais. É sempre uma boa advertência não seguida.

Thuanne Hannah 13/06/2019

Erika Foster está de volta em mais uma missão contra o tempo. Dessa vez, ela está em busca de um assassino frio e calculista, que se esconde através do mundo virtual, tomando muito cuidado para não deixar pistas. Ele assassinou brutalmente uma jovem e deixou seu corpo mutilado abandonado em uma lixeira.

Erika foi uma das primeiras a chegar à cena e logo quis fazer parte da equipe de investigação, entretanto, devido ao seu gênio forte, ela mais uma vez se desentendeu com seus superiores e está trabalhando em outro setor, apenas com serviços burocráticos. Mas como sabemos, não é disso que ela gosta. O que ela quer mesmo é ir para as ruas investigar crimes e prender assassinos. Portanto, ela deixa seu orgulho de lado e pede desculpas a quem deve, para assim, poder comandar o caso.

Ao realizar algumas buscas, ela descobre que outro caso muito semelhante a esse ocorreu há 4 meses atrás e acredita que há uma ligação entre eles. Nesse meio tempo, outra garota some, da mesma forma que essas duas vítimas e uma corrida contra o relógio se inicia.

"Preocupava-se profundamente com as vítimas e, como em muitos outros casos nos quais havia trabalhado ao longo dos anos, não eram apenas as terríveis circunstâncias das mortes que a assombravam, mas as vidas que haviam sido ceifadas tão prematuramente. Mulheres jovens com tanta vida pela frente: carreiras, filhos, férias e todas essas alegrias foram negadas a elas."

Cada vez que leio um livro dessa série fico ainda mais feliz. O autor nos proporciona ótimas histórias, contadas de uma forma ágil e eletrizante, que nos deixa com frio na barriga e ansiosos para descobrir o desfecho.

A estrutura permanece semelhante aos livros anteriores, os capítulos são curtos e narrados em terceira pessoa. Mais uma vez Robert Bryndza decidiu revelar a identidade do assassino lá pela metade do livro, assim é possível acompanhar toda a investigação de Erika juntamente com os passos do assassino em capítulos intercalados. Com essa revelação, temos a possibilidade de desvendar o Modus operandi do assassino em tempo real e a leitura ganha uma intensidade ainda maior.

Dessa vez o autor seguiu um tema bem atual, que são os perigos das redes sociais. Claro, essa é uma obra de ficção, mas há muito da realidade em cada página. Algumas pessoas se expõem demais no mundo virtual, o que pode atrair todo o tipo de pessoa. Nesse caso, o assassino caça suas vítimas através de perfis criados meticulosamente, com endereços impossíveis de rastrear. Nos capítulos onde ele aparece o clima muda, sua personalidade transborda maldade e rancor. O autor conseguiu transmitir muito bem esses sentimentos, o que trouxe a tona grande sensação de repulsa durante a leitura.

Além do caso, é muito interessante acompanhar o desenvolvimento dos personagens, por isso, mesmo que seja possível ler os livros separadamente, é legal que sejam lidos na sequência. A protagonista tem tomado decisões importantes mudanças estão acontecendo na delegacia e parece que muita coisa vai rolar no próximo volume. Ela continua com seus fantasmas do passado, e constantemente age de forma arrogante e se fecha, mas aos poucos tem cedido a tudo de novo que vem acontecendo ao redor.

Os personagens secundários continuam bem presentes e em sua maioria são os já conhecidos dos livros anteriores, o que dá uma boa familiaridade durante a leitura. Todos são bem elaborados, com características expressivas que combinam com a trama.

Para quem não gosta muito de séries por achar que fica muito arrastado ou algo do tipo, eu digo que nessa aqui vai encontrar exatamente o contrário. Cada livro tem uma história instigante, que não vai te deixar parar na metade. A série já conta com mais dois livros, que ainda não vieram para o Brasil, mas acredito que logo virá e estou esperando ansiosamente!

site: http://www.everylittlebook.com.br/2018/12/resenhao-ultimo-suspiro-robert-bryndza.html