O último suspiro

O último suspiro Robert Bryndza

Resenhas - Último Suspiro

Jansen 02/06/2019

Muito bom. Um psicopata, com problemas na família, se especializa em matar jovens bonitas, torturando-as antes de cortar sua veia da perna para sangrarem até a morte. Assassino cruel e perseguido pela eficiente e comprometida Detetive chefe Erika Foster, personagem criada por Bryndza.. Já li outros livros de suspense do autor, sempre bons.

@ale_raposo 02/05/2019

Maravilhoso
Mais uma incrível história de Robert Bryndza,que se supara a cada livro.
Os livros do autor seguem uma sequência linear,o que não atrapalha sua experiência literária,caso resolva ler algum fora de ordem.
Foi delicioso ver Erika se redimindo,perdendo seus medos,mantendo a afiada e divertida língua afiada e ferina de sempre,finalmente ver um personagem odioso se ferrando(hehe)...e perceber através da pessoa que causou os crimes,que muitos psicopatas podem estar convivendo ao nosso lado,todos os dias.

Renata Alves 18/04/2019

O melhor livro dele...
A Garota no Gelo e o Último Suspiro são os melhores livros do Robert. Gostei mtooo desse último e sou muito da Érika.

Vivi 29/03/2019

Impossível parar de ler os livros de Robert Bryndza . Sim mais um que devorei. Realmente foi mais uma vez eletrizante e como não torcer pela heroína Erika Foster?!!!!

mirna 28/03/2019

O Último Suspiro
Pra mim que já li vários desse género, nada foi surpresa, mas achei muito bom pela narrativa, o desenvolvimento, a perseguição ao assassino que a gente fica logo sabendo quem é. Gosto da detetive Erika Foster com sua determinação e seus traumas. Enredo bom e eletrizante para iniciantes do gênero.

Bia Sousa 19/03/2019

Quando o autor não decepciona
Por se tratar do quarto volume da série Detetive Erika Foster será um pouco difícil de falar muito sobre esse livro.

Depois da leitura do terceiro livro da série, sabemos que várias coisas acontecem na vida pessoal da detetive Foster, o que fez com que ela se afastasse de investigações criminais que envolvam assassinatos, mas por obra do destino nossa detetive se vê na cena do crime e está decidida a fazer de tudo para trabalhar nesse caso.

Não foi fácil, mas ela conseguiu ser nomeada para investigar o caso, que por sinal precisaria correr contra o tempo, uma vez que se tratava de um caso de serial killer e a próxima vítima poderia ser afetada a qualquer momento.

Mas que caso é esse Bia? Um homem atrai mulheres por meio de redes sociais, e simplesmente lhes mata. Suas vítimas são mulheres bonitas e que se sentem totalmente atraídas. O perfil do assassino sempre é bem preparado, com muitas fotos, amigos, publicações e etc., o que faz com que ele seja acima de qualquer suspeita.

O destino de todas essas vítimas são lixeiras de uma companhia, o que faz Foster ter algumas pistas.

Nesse livro o assassino não se esconde, conhecemos ele nos primeiros capítulos, ele gosta de se apresentar e é um homem muito estranho, cheio de problemas psicológicos, mas também vive de forma que ninguém desconfie dele.

” – Não interessa quanto tempo amamos uma pessoa. Isso não significa que sentimos menos falta dela depois que se vai.”

Mas que livro surpreendente e instigante, não tive vontade de largar ele por nenhum momento, o que já era de se esperar se tratando de um livro do Robert Bryndza. Com uma história completamente envolvente a história se torna um thriller de mão cheia.

Mais uma vez, além do caso investigativo, que envolve mais de uma vítima, acompanharemos a vida pessoal da detetive Erika Foster, o que não é surpresa para quem já leu algum volume.

Um dos pontos mais importante desse livro é sobre o poder das redes sociais, sobre como é fácil pessoas que você não conhece ter informações tão pessoais, conhecer sua família, trabalho, amigos, sonhos e demais informações, além de enfatizar o quão devemos ser cuidadosos, uma vez que não conseguimos ter um controle de quem tenha acesso a tantas informações.

” – A perda é uma pequena parte que as pessoas conseguem compreender e ter compaixão, agora como superar essa perda e seguir em frente, tentando tampar o vão que ele deixou, isso é impossível…”

Na minha opinião é um livro que serve para abrir nossos olhos de muitas pessoas sobre o perigo que as redes sociais pode se tornar para as pessoas, além de ser um thiller maravilhoso. Com certeza é um livro que super recomendo e que é mais um favoritado na minha lista de livros lidos.

site: https://bercoliterario.wordpress.com/2018/12/12/resenha-o-ultimo-suspiro-robert-bryndza/

Fernando Lafaiete 05/03/2019

O Último Suspiro (Detetive Erika Foster #4): Uma viagem psicológica tensa que superou o antecessor.
******************************NÃO contém spoiler da série******************************

Após o corpo de uma garota ser encontrado na caçamba de um lixo, uma investigação se inicia. Quem seria ela? Qual a causa de seu assassinato e quem exatamente a matou? Tudo piora quando novos corpos passam a ser encontrados. Nada inovador em se tratando de um livro policial. Aliás, Robert Bryndza não é nem um mestre do gênero e você não irá encontrar nada tão engenhoso em sua série protagonizada pela detetive Erika Foster.

Mas apesar da ressalva acima, devo dizer que sua escrita, o seu desenvolvimento narrativo e até mesmo sua protagonista (muitas vezes imatura), nos prende de maneira mais que funcional, e tudo isso atrelado aos vilões psicopatas que são muitos bem trabalhados.

Erika Foster é uma boa protagonista, mas assim como nos livros anteriores, soa muito como uma adolescente brincando de ser detetive. E isso nada tem a ver com sua incapacidade de ter insights ou de conduzir uma investigação. Tem muito mais a ver com suas atitudes birrentas e suas ações impulsivas. O que poderia transformá-la em uma protagonista complicada de se acompanhar, o que estranhamente não acontece.

O vilão da vez nos intiga, e seu passado vai sendo desvendado aos poucos de maneira satisfatória. Ele é cruel, inteligente e entrega momentos muito bem inseridos de insanidade, que causam angústia e nos faz torcer ainda mais para que o tão aguardado embate entre os protagonistas ocorra.

O "Último Suspiro" é um livro policial muito bom, que supera facilmente o anterior da série, o decepcionante "Sob Águas Escuras"; que diferente do que ocorreu com muitos leitores, não funcionou comigo. O meu favorito continua sendo "Uma Sombra na Escuridão", o segundo volume. Mas Robert Bryndza é um bom autor que merece ser lido. Erika Foster se encontra agora em uma posição interessante, que me faz pensar: Até que ponto essa posição será benéfica para o desenrolar dos demais livros da série? Espero que o próximo volume seja ainda melhor e que me faça ficar com medo enquanto estiver lendo.

Não avalio com nota máximo porque acho que o processo investigativo poderia ter ido além, com momentos mais tensos, regados de trabalhos de campos e de interrogatórios. Sem contar que tenho preferências por narrativas onde não sei quem é o criminoso. Gosto de desconfiar de tudo e de todos, o que não acontece em "O Último Suspiro."

Termino a leitura com ressalvas, mas ansioso pelo próximo. Minhas expectativas estão altas; o que dificultará um pouco (como sempre ocorre) meu processo de leitura; já que poucos autores conseguem supri-las quando me encontro neste estado. Mas vamos que vamos... que Robert Bryndza não me decepcione. Gostaria de ver mais inovações e uma personagem central mais madura. Mas independente disso ocorrer ou não, espero que seja pelo menos um bom livro de entretenimento.
ROBERTO468 06/03/2019minha estante
esse gênero literário está bem em alta né.

Fernando Lafaiete 06/03/2019minha estante
Sim... Ultimamente este gênero vem ganhando cada vez mais espaço, principalmente pelas adaptações famosas como as de Garota Exemplar e a de A Garota no Trem. Eu gosto bastante de livros policiais. Se não tem costume de ler Junior, indico! Acho que você pode vir a gostar tanto quanto.

ROBERTO468 06/03/2019minha estante
Policial eu realmente leio pouco, mas Garota exemplar e A garota no trem eu já li e ambos eu gostei muito. Acho que tbm já li alguns livros da Lisa Gardner que tbm é muito boa na área.

Fernando Lafaiete 06/03/2019minha estante
Ainda não li Lisa Gardner; mas pretendo ler algo dela esse ano. Só escuto elogios, achei melhor esperar minhas expectativas baixarem.

Carla.Zuqueti 16/02/2019

Uma bela jovem, de cabelos longos e escuros, é encontrada desfigurada em uma caçamba de lixo. Não há pistas, mas é muito semelhante a um caso anterior não desvendado. Um assassino em série que tortura e assassina jovens mulheres é o novo caso da detetive Erica Foster.

É o quarto livro de Robert Bryndza publicado no Brasil, onde a protagonista é a policial Erica Foster, atormentada pela morte do marido, também policial, em ação, de temperamento complicado, mas muito competente.

Gostei bastante do livro, com muita ação, mas achei que enrola um pouco no final. Poderia ter terminado umas 20 páginas antes sem prejudicar o enredo.

Mesmo assim, é um excelente suspense policial.

Thaís 27/01/2019

Que livro!
Maravilhoso. Não conseguia parar de pensar nele quando não o estava lendo. Érika virou uma das minhas personagens favoritas.

Carolina 11/01/2019

Se é Policial que você quer, esse é o livro.
Robert Bryndza continua contando a saga da policial mais corajosa e mais humana, mas claro, não esquecendo os detalhes que nos deixam de cabelos em pé e com aquela cara de: não acredito que ela/ela fez isso...

Nesse livro trouxe uma realidade sobre as redes sociais, fazendo até o mais cauteloso rever as definições de privacidade.

Vou esperar com ansiedade o próximo capítulo.

Ana Lúcia 07/01/2019

O último suspiro
O enredo deste livro difere dos demais que li com a Detetive Erika Foster.
Prefiro os livros em que vou tentando descobrir o assassino e neste foi bem diferente. O vilão estava descoberto para os leitores, tínhamos só que seguir o raciocínio da Detetive para chegar até ele.
Foi bem interessante a abordagem sobre as redes sociais, um mecanismo de aproximação das pessoas, mas um meio de exposição, já que nunca sabemos quem está lendo as nossas postagens. Precisamos ter muito cuidando.
Foi um prazer ler esta história. Estou adorando ler os livros deste autor com a Detetive Erika Foster,teimosa e persistente que vai fundo até conseguir resolver os crimes.

Três Leitoras 07/01/2019

Resenha: O Último Suspiro
Eu virei uma fã incondicional do Robert Brindza e a cada livro dele que tenho lido, ele está melhor. Continua me surpreendendo e me deixando de queixo caído.

Apesar de ser uma série e você poder ler os livros de forma independente (eu mesma primeiro li o segundo e terceiro, para só depois ler o primeiro), te aconselho a ler na ordem de publicação, para que compreenda melhor que é Erika Foster.

Desta vez, temos um caso onde o corpo de uma jovem foi encontrado em uma lixeira, com olhos inchados, diversos cortes e com muito sangue a vista. A detetive Erika Foster foi uma das primeiras a chegar ao local, só que desta vez o caso não é dela, pois mais uma vez, ela foi transferida.

Mas quem já leu os outros livros, sabe o quanto a Erika é teimosa e como se interessou pelo caso, fará de tudo para entrar para a equipe de investigação e foi justamente assim que nas suas pesquisas encontrou um outro caso, que não foi solucionado, que pode ter uma ligação com o crime que acabou de acontecer. As duas vítimas foram deixadas em lixeiras, com ferimentos idênticos e a incisão na artéria femoral que as levou a morte, com a perda rápida de sangue.

Desta vez, em determinado momento do livro, vamos conhecer o assassino, como ele escolhe suas vítimas e o que faz para encontrá-las. Ele se utiliza das redes sociais e aplicativos de paquera. Acreditem, é chocante a forma como ele articula a criação dos perfis e a forma com a qual se aproxima delas.

A detetive Erika, por circunstâncias inesperadas, assumirá o caso. E aí a coisa começa a esquentar, pois por mais improvável que seja, ela começar a descobrir alguns pequenos furos na ação do sujeito, mas ainda não está sendo suficiente para descobrir quem ele é. E mais uma garota some, após sair de casa para um encontro às escuras, e Erika precisa correr contra o tempo para descobrir quem é este serial killer e onde esta garota se encontra.

Mais uma vez, o Robert mandou bem, como dizemos aqui na Bahia "ele broca". O livro é narrado em terceira pessoa, com uma escrita que nos envolve completamente no enredo, percebemos claramente o trabalho de pesquisa realizado pelo autor, as pontas são completamente amarradas e tudo é muito bem explicado.

site: http://www.tresleitoras.com.br/2018/11/resenha-o-ultimo-suspiro.html

ELB 22/12/2018

Erika Foster está de volta em mais uma missão contra o tempo. Dessa vez, ela está em busca de um assassino frio e calculista, que se esconde através do mundo virtual, tomando muito cuidado para não deixar pistas. Ele assassinou brutalmente uma jovem e deixou seu corpo mutilado abandonado em uma lixeira.

Erika foi uma das primeiras a chegar à cena e logo quis fazer parte da equipe de investigação, entretanto, devido ao seu gênio forte, ela mais uma vez se desentendeu com seus superiores e está trabalhando em outro setor, apenas com serviços burocráticos. Mas como sabemos, não é disso que ela gosta. O que ela quer mesmo é ir para as ruas investigar crimes e prender assassinos. Portanto, ela deixa seu orgulho de lado e pede desculpas a quem deve, para assim, poder comandar o caso.

Ao realizar algumas buscas, ela descobre que outro caso muito semelhante a esse ocorreu há 4 meses atrás e acredita que há uma ligação entre eles. Nesse meio tempo, outra garota some, da mesma forma que essas duas vítimas e uma corrida contra o relógio se inicia.

"Preocupava-se profundamente com as vítimas e, como em muitos outros casos nos quais havia trabalhado ao longo dos anos, não eram apenas as terríveis circunstâncias das mortes que a assombravam, mas as vidas que haviam sido ceifadas tão prematuramente. Mulheres jovens com tanta vida pela frente: carreiras, filhos, férias e todas essas alegrias foram negadas a elas."

Cada vez que leio um livro dessa série fico ainda mais feliz. O autor nos proporciona ótimas histórias, contadas de uma forma ágil e eletrizante, que nos deixa com frio na barriga e ansiosos para descobrir o desfecho.

A estrutura permanece semelhante aos livros anteriores, os capítulos são curtos e narrados em terceira pessoa. Mais uma vez Robert Bryndza decidiu revelar a identidade do assassino lá pela metade do livro, assim é possível acompanhar toda a investigação de Erika juntamente com os passos do assassino em capítulos intercalados. Com essa revelação, temos a possibilidade de desvendar o Modus operandi do assassino em tempo real e a leitura ganha uma intensidade ainda maior.

Dessa vez o autor seguiu um tema bem atual, que são os perigos das redes sociais. Claro, essa é uma obra de ficção, mas há muito da realidade em cada página. Algumas pessoas se expõem demais no mundo virtual, o que pode atrair todo o tipo de pessoa. Nesse caso, o assassino caça suas vítimas através de perfis criados meticulosamente, com endereços impossíveis de rastrear. Nos capítulos onde ele aparece o clima muda, sua personalidade transborda maldade e rancor. O autor conseguiu transmitir muito bem esses sentimentos, o que trouxe a tona grande sensação de repulsa durante a leitura.

Além do caso, é muito interessante acompanhar o desenvolvimento dos personagens, por isso, mesmo que seja possível ler os livros separadamente, é legal que sejam lidos na sequência. A protagonista tem tomado decisões importantes mudanças estão acontecendo na delegacia e parece que muita coisa vai rolar no próximo volume. Ela continua com seus fantasmas do passado, e constantemente age de forma arrogante e se fecha, mas aos poucos tem cedido a tudo de novo que vem acontecendo ao redor.

Os personagens secundários continuam bem presentes e em sua maioria são os já conhecidos dos livros anteriores, o que dá uma boa familiaridade durante a leitura. Todos são bem elaborados, com características expressivas que combinam com a trama.

Para quem não gosta muito de séries por achar que fica muito arrastado ou algo do tipo, eu digo que nessa aqui vai encontrar exatamente o contrário. Cada livro tem uma história instigante, que não vai te deixar parar na metade. A série já conta com mais dois livros, que ainda não vieram para o Brasil, mas acredito que logo virá e estou esperando ansiosamente!

site: http://www.everylittlebook.com.br/2018/12/resenhao-ultimo-suspiro-robert-bryndza.html

Jaque - Achei o Livro 20/12/2018

Livrão da p*
Geralmente quando falam "impossível largar" na sinopse já fico desconfiada, mas dessa vez assino embaixo. Realmente esse livro é impossível de largar e fazer outra coisa, parei mesmo quando era muito necessário. Robert Bryndza simplesmente arrasou nesse livro e esse é sem sombra de dúvidas o melhor da série, até agora.

A narrativa já começa com o assassino desovando o corpo de uma jovem numa lixeira e na sequência sendo encontrado por uma moradora da área. Como você consegue abandonar um livro depois disso?
Erika continua trabalhando num setor que não tem nada a ver com ela e seu maior desejo é voltar à Equipe de Investigação de Assassinatos. Quando Petersen é chamado para a cena do crime, Erika decide ir junto e mesmo não fazendo parte da equipe ela se impõe, lembrando-o mais uma vez que é uma oficial superior à ele.
Erika como sempre se mete onde não é chamada e depois fica se lamentando por não poder participar da investigação e assim como no livro anterior ela quer um caso que não é dela.
Não tem paciência para aguardar uma promoção e desafia seus superiores, o que mina qualquer chance que ela possa ter.
Acontece que ela faz umas descobertas que ninguém tinha feito antes e com uma perda que choca à todos, ela enfim vai ficar responsável por essa investigação.
O assassino não será uma surpresa para o leitor, ele será revelado logo no começo e isso deixará a trama ainda melhor e mais fluida, pois acompanharemos seus passos e suas estratégias.
Enquanto Erika e sua equipe procuram pistas que levem ao culpado, o assassino em série estará ocupado em caçar sua próxima vítima.

Essa trama é superior às outras anteriores e ainda mais que a terceira, onde a narrativa cheia de detalhes deixou a estória cansativa.
Aqui esse recurso é quase zero, já que o autor tem outros assuntos e não perde tempo com detalhes desnecessários.
Um pouco da vida do assassino será contada, seu comportamento familiar e sua relação com os pais.
Erika enfim começa a amolecer e ficar mais acessível. Depois de tudo que ela passou nessa estória, ela vai ficar mais humana e aberta à uma nova vida.
As estórias são independentes e você pode ler fora de ordem, porém não aconselho pois assim você entende melhor o desenvolvimentos dos personagens.

Eu amei, amei esse livro!
Tem absolutamente tudo que aprecio num thriller e o ritmo dele faz você viajar pra dentro do livro e querer participar da investigação.
Entrou para a lista de favoritos do ano!

"Os monstros mais assustadores são os que se escondem na alma. Edgar Allan Poe"

site: https://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/2018/12/o-ultimo-suspiro-robert-bryndza.html

Vann.Deodato 17/12/2018

Robert dando show, como sempre
Adoro os livros do Robert. Leio todos assim que são lançados. Este não foi diferente.
A Detetive Inspetora Chefe Erika Foster é uma personagem maravilhosa. Tem seus defeitos e qualidades de pessoa/personagem. Inteligente e perspicaz. Tomara que venham muito mais livros com ela.
Tiveram umas partes chatinhas, mas nada que atrapalhe a leitura.