Manifesto do Partido Comunista

Manifesto do Partido Comunista Friedrich Engels

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Mayne 07/02/2023

Proletários de todos os países, uni-vos
"Que as classes dominantes tremam à revolução comunista. Os proletários nada têm a perder além de suas correntes. Têm um mundo a ganhar."

Leitura indispensável, todo esse movimento fascista e anticomunista que se fortaleceu nos últimos anos é um projeto completamente pautado na ignorância do povo, a discussão tem que ser popularizada, tem chegar no povo.

ana lima 24/01/2023

necessário
ameii, demorei um pouco para pegar o ritmo da leitura mas depois que peguei terminei rapidinho.
achei que ele ia ser mais esclarecedor para mim mas era basicamente tudo que eu já sabia sobre o comunismo (exceto a última parte que fala sobre as divisões do comunismo que eu achei bem interessante), mas mesmo assim, achei muito esclarecedor e necessário.

Bernardo12 24/01/2023

A importância de Marx
O manifesto do partido comunista é com certeza uma leitura obrigatória para todos que se interessam por política, história e filosofia, retratada como a sociedade se organiza desde sempre e trás críticas ao sistema que vivemos hoje em dia

thaysp20 22/01/2023

?O proletariado passa por diferentes fases de desenvolvimento. Sua luta contra a burguesia começa com sua própria existência.? / ?O que queremos é suprimir o caráter miserável dessa apropriação que faz com que o operário viva unicamente para aumentar o capital e só viva à medida que o exigem os interesses da classe dominante.? O fantasma do comunismo que assombra muitos, mas nunca passou de fato a (verdadeiramente) existir. Marx e Engels no século 18 dois besties visionários que conseguiram escrever uma obra reflexiva e ser atemporal até os dias de hoje.

Cath 11/01/2023

Leitura indispensável para entender o pensamento marxista
O "manifesto do partido comunista" é um livro político, então sua intenção é agregar mais adeptos a sua ideia: derrubada violenta da sociedade burguesa, e, com isso, o fim da antagonia de classes e da propriedade privada.

A temática "classes" é muito presente no livro todo, pois, Marx divide a sociedade capitalista em: burguesa e proletariada; sendo a proletariada a "mais sofredora", pois a burguesia a submete a "uma exploração aberta, cínica direta e brutal", fazendo da dignidade "um simples valor de troca".

Nessa obra, o autor também traz um panorama historico-social, falando das transformações que antecederam seu pensamento e como elas moldaram o mundo.

Além disso, o livro crítica tudo que vem da "classe burguesa", como a família--que, na visao dos autores, o capitalismo "reduziu-as a simples relações monetárias"; até a religião, que é vista como mais uma forma de "alienação" da sociedade burguesa.

Portanto, para acabar com esse sistema de opressão, deve acontecer uma revolução proletariada, a fim de abolir tudo que pertence a burguesia. Somente assim, haverá liberdade.

Victoe 10/01/2023

Perfeito
Uma aula, muitas pessoas falam que não se aplica nos dias de hoje, mas muito do que foi falado por marx se aplica até os dias de hoje, principalmente com as grandes taxas de desemprego e altos índices de exploração do trabalhador, o cara foi um gênio e com certeza é uma leitura muito válida para quem se interessa pelo assunto

Thayna Cursino 18/12/2022

Proletariados de todos os países, uni-vos!
"O proletariado passa por diversos estágios de desenvolvimento. A sua luta contra a burguesia começa com a sua existência."

Matheus 09/12/2022

Pra fugir do senso comum
O manifesto do partido comunista, a princípio pode assustar, pois a sociedade criou um estigma ideológico que impede a aproximação de leitores 'leigos' no tema de política e economia. No entanto é imprescindível a busca pelo conhecimento verídico, principalmente para aqueles que não se contentam em ser levados pela 'manada' (sem pensamento crítico e posições embasadas com argumentos sólidos). Partindo desse princípio, recomenda-se a leitura, analítica, histórica e reveladora das injustiças, desigualdades e incoerências impostas pelo sistema capitalista apresentadas no livro.

Renato 20/11/2022minha estante
??

livmchdo 20/11/2022minha estante
Boa análise. A consciência de classe das massas ainda precisa de um árduo trabalho de base, seja na nossa realidade, seja em âmbito global. Tudo que nossa classe tem é a possibilidade de organização.

Ritaeseuslivros 21/11/2022minha estante
Isso mesmo, Livia! No momento que nos organizarmos, conseguiremos diminuir ou até mesmo acabar a desigualdade como propõe os autores.

Lett 10/11/2022

Curto e eficaz em sua reflexão
Não sei pq eu levei TANTO TEMPO pra ler o manifesto. Juro, que divisor de água.

Acho que muita gente tem medo dele, por achar de ser um livro dificil. Muito pelo contrário: é a primeira vez que eu tenho contato direto com qualquer raiz da literatura comunista e posso dizer que ele foi bem ?tranquilo?. Apesar de ter termos e certos paragrafos que me perdi, com certeza vale a pens uma futura releitura.

Irei continuar meus estudos e aprofundar meu conhecimento nesse topico tao interessante!!!!!

Uma leitura que deveria ser OBRIGATÓRIA

Sara999 17/09/2022

Quem tem medo do comunismo? ?
Para mim, A filosofia política comunista é uma das mais fascinantes.
Muita gente não sabe ou apenas esquece que quando Marx e Engels escreveram sobre a importância da classe operária entender sua força e lutar pelos seus direitos foi em um contexto onde essa classe não tinha nem um terço dos direitos que temos hoje. Por exemplo: O trabalho infantil era considerado comum, não existia piso salarial/salário mínimo nem carga horária limite e etc.

O Livro tem uma leitura bem simples, o que é bem interessantes já que a intenção deles era realmente levar essa ideologia mastigada pra o maior número de proletariados possível, a tradução cumpriu bem esse trabalho também.
Por mais que hoje em dia o comunismo soe um tanto radical, é impossível não fazer analogias com a questão atual do trabalho assalariado e como algumas empresas/patrões ainda não valorizam ou respeitam os funcionários e sua força de trabalho.

Para finalizar: "Trabalhadores de todas as terras, Uni-vos!" Haha

eudigoreviews 20/08/2022

Livro rapido e importante
Uma pena ser tão pequeno a ponto de eu esquecer dessa leitura? e um livro que construi mto bem a identidade socialista científica, se vc e direita, e quer argumentar contra o comunismo, leia isto prfvr ?. Livro rápido e importante pra filosofia ocidental, quer saber mais sobre a filosofia comunista? E acha O Capital extremamente difícil?! Leia este vai te ajudar mto na sua formação teórica. Recomendo aos direitistas e aos esquerdistas tbm!
Bjo do seu Karlinho e do seu Englinho?

T0fn 10/07/2022

Obra prima.
É uma ótima obra para se iniciar os estudos sobre o socialismo/comunismo. O livro não é extenso e a leitura não é muito difícil. Recomendo fortemente a leitura desta obra de Marx e Engels????

anna3181 07/07/2022

proletários de todos os países, uni-vos!
eu particularmente gostei bastante do livro, nunca me ingressei ou me aprofundei por política, sendo essa a minha primeira vez lendo um livro político.

comprei esse livro por 10 reais no evento da bienal em são paulo depois da reabertura de longos 4 anos, ele me ocasionou uma leitura incessante, terminei em dois dias (cerca de 5 horas) e particularmente gostei sobre a abordagem do comunismo, diferentes tipos de socialismo, burguesia, proletariado e as classes, demorei um pouco para ler por conta da linguagem, tirando isso, achei muito bom.

Douglas.Ribeiro 18/06/2022

A origem da queda
Não dá para ter uma opinião completa, pois o livro se remete a muitos fatos ocorridos à época que hoje não são tão conhecidos e se perdem no curso da história estudada. No entanto é de se surpreender como ainda ha pessoas que compram essa ideia, vendo que quase 200 anos depois todas as previsões e análises são erros grotescos tais quais pedir para um cão analisar música clássica.E o pouco que se salva ali nas propostas foram sequestros dos movimentos operários legítimos. A leitura serve bem para perceber os movimentos esquerdistas atuais é como eles pretendem agir

1 | 2 | 3 | 4 | 5