Manifesto do Partido Comunista

Manifesto do Partido Comunista Friedrich Engels

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Lorenna Maia 10/03/2021

Livro indispensável para todos, independente da ideologia que você segue. Apesar de muitas ideias do Marx/Engels terem envelhecido mal, o livro é bem direto sem enrolação nenhuma.

William 01/03/2021

Um ótimo livro para entender a história da luta de classes.
O Manifesto do Partido Comunista foi escrito em 1848 pelos jovens filósofos alemães, Max e Engels, atendendo ao pedido da Liga dos Comunistas e que iria influenciar a política e economia do mundo inteiro. O texto em si não é muito grande e possui muitas críticas a sociedade da época, como por exemplo o círculo vicioso em que o operário/operaria ao receber o salário do fabricante, que é pouco, ainda se torna presa do proprietário do imóvel onde mora, o dono do armazém, o agiota e assim por diante. Portanto nunca vai sobrar dinheiro para lazer, saúde ou mesmo para guardar para que no futuro possa investir num novo negócio próprio. Dessa forma sempre ficará prisioneiro/prisioneira da classe dominante que explora ele/ela de forma desumana. Um comentário do texto que me chamou muito minha atenção é quando a burguesia usa os operários/operarias para destruir seus próprios inimigos, ou seja, os proletários não combatem seus inimigos, mas os inimigos de seus inimigos. E porventura se eu não soubesse o ano que foi publicado, diria que várias partes do manifesto estavam insinuando aos dias atuais.
Contudo existem várias opiniões no manifesto que não gostei. Um exemplo foi quando ele menciona que o rompimento da ordem social, proletariado vezes opressores, deverá ser feita de forma violenta. Gandhi comentava ser contra a violência porque parece fazer bem, mas o bem só é temporário; o mal que faz é que é permanente. E a história provou que Gandhi estava certo.
É um texto que vale a pena ser lido, estudado e debatido amplamente, inclusive para entender os problemas da sociedade atual e para nos ajudar a encontrar soluções para todos sem ter de recorrer a violência. É importante lembrar que existem os micro e pequenas empresários, empresários/empresárias honestos/honestas que devem ser ouvidos. Mas também não podemos esquecer da quantidade enorme de pessoas injustiçadas por uma minoria que quer só levar vantagem.
E deixo claro que não sou comunista e muito menos não gosto como a revolução comunista foi desenvolvida em vários países, principalmente na Rússia e China. Porém é importante entendermos os motivos que levaram essas revoluções para que não ocorra o risco de voltar acontecer novamente, tornando o país numa ditadura cruel. E o mais importante, aprender com os erros e acertos do passado, para que possamos construir um futuro melhor para todas as pessoas, onde elas possam ter direito a uma vida digna, com um trabalho honrado, com acesso à educação, saúde, segurança e saneamento básico de qualidade.

Lu_capela 01/02/2021

Didático ?
Essa incrível obra apresenta os estudos minuciosos sobre a sociedade feitas por Marx e Engels, sobre a divisão de classes e de como ela foi ganhando força no decorrer dos anos. Dividido em sub tópicos para explicar melhor sobre todo um contexto até você compreender a relação entre o proletário e o burguês. É claro, apresenta que comunismo e socialismo, apesar de estarem associados, são distintos quanto às funcionalidades. Irão entender mais quando lerem.
O livro é super tranquilo quanto a compreensão. Você consegue ter um bom rendimento e assimila com êxito as informações. Gostei demais.
Recomendo!

Larissa266 18/01/2021

Exemplar, porém não lúdico
Teoria forte e bem fundamentada, mas com deficiência didática, o que é um problema visto que é prol aos direitos do trabalhador, mas inacessível a eles mesmos, como quem diz "é assim que o trabalhador chegará á revolução, mas ele mesmo vai precisar que alguém simplifique a teoria pra ele"

Roger 29/12/2020

Discursos inflamados para atrair pessoas sedentas por sangue
Marx e Engels não deixam de fora de quase nenhum parágrafo deste manifesto a fúria contra a classe burguesa detentora dos meios de producao e propõem algumas medidas revolucionárias para mudar totalmente a forma de condução da sociedade econômica. Estas medidas podem parecer tentadoras para aqueles que são parte do proletariado e sem conhecimento de como funciona a sociedade de mercado, mas basta um olhar mais cético e conhecedor do sistema econômico para encontrar problemas graves nas propostas abordadas pelos autores.

Leoni 16/12/2020

Lixo
Para àqueles que dizem que Stalin e outros expoentes do comunismo deturparam Marx, basta ler nesta literatura de MERDA que o que realmente fizeram, foi somente aplicar o que é escrito nestas páginas deperdiçadas de celulose.

mirna.caliman 15/12/2020

Livro extremamente necessário para a VIDA, principalmente se você está iniciando os estudos sobre o comunismo. Marx e Engels explicam de forma didática e breve temas muito importantes

Pedro Melo 05/07/2020

Entendendo a história
Em uma época em que "comunista" se tornou xingamento, a leitura de "O Manifesto do Partido Comunista" serve como base para entender o movimento.

Muito mais do que ser de esquerda ou direita, apoiar ou não o socialismo, o livro propõe uma série de reflexões.

Simples e didático, é uma leitura indispensável.

thyarac 22/05/2020

Um livro de extrema importância. Indico a leitura para todos que procuram entender mais sobre o comunismo

aartemis085 24/03/2020

Leitura importante a todos
Uma leitura muito importante, criando consciência de classe no leitor.

V_______ 04/03/2020

Poderosa e polêmica
Uma das principais e mais influentes obras politicas, além de polémica, o Manifesto do Partido Comunista, também conhecido como Manifesto Comunista faz um breve relato sobre a histórica antagonica de opressores e oprimidos, aqui tendo ênfase em burgueses e proletariados, partindo desse contexto as defesas da ideologia comunista, que resumidamente prega o fim do "privado" e intervenção máxima do estado, visando o bem estar social e igualdade para todas as classes. Uma leitura poderosa e energica, que nos faz refletir sobre essa tão polêmica forma de governo, que ao menos para os dias atuais parece um tanto utópica para ser idealizada de forma efetiva em uma grande nação, porém fácil de se conceber em pequenas comunidades. Certamente vale a leitura da obra, principalmente por seu valor histórico e para que seja desmitificadas certas questões sobre essa forma de política, lembrando que nenhuma grande nação conseguiu exerce-la com êxito.

Gabriel Henrique 28/12/2019

O Manifesto do Diabo
É fato que o comunismo foi uma ideologia de enorme influência na idade contemporânea. Karl Marx e Friedrich Engels empenharam-se em disseminar as ideias concernentes às teorias formuladas dos mesmos, e o "Manifesto do Partido Comunista" é um marco dessa atuação. Além disso, dos pensamentos gerados nessa mentalidade revolucionária, encontra-se certos fatos da realidade sendo usados para a premissa da reação proletária contra os intentos da economia burguesa presente no sistema capitalista. Ademais, foi usado de generalizações e da deturpada ideia coletivista com base no ódio que muito desestruturou a sociedade, seja oriental e ocidental, para fazer jus a uma fantasia diabólica que, até os dias de hoje, corroem as estruturas sociais.

1 | 2 | 3 | 4 | 5