Os fornos de Hitler

Os fornos de Hitler Olga Lengyel

Resenhas - Os Fornos De Hitler

Cindi2 04/02/2023

Simplesmente o melhor livro que já li
"Se mesmo na selva de Birkenau, nem todos eram necessariamente desumanos para com seus semelhantes, então existe esperança. É essa esperança que me mantém viva."

maria 01/02/2023

chocante porém necessário
Impressionante a riqueza de detalhes em que ela traz através de seus relatos dos intermináveis dias em que ela sobreviveu a toda essa barbárie humana.

"Quero que o mundo leia e decida que nunca, nunca se deve permitir que a desgraça volte a acontecer. Não quero acreditar que depois de ler este relato alguém ainda possa duvidar do que aconteceu."

manuslibrary 31/01/2023

Se eu pudesse definir essa leitura com uma palavra seria: visceral. Esse livro é um relato detalhado sobre a vida em um campo de concentração. Muitas vezes é difícil de aceitar o fato de que tudo o que foi escrito realmente aconteceu, palavra por palavra. Ironicamente, até as vítimas que estavam presas ali, sob condições desumanas, não conseguiam acreditar no que ouviam sobre o holocausto.
Vale muito a pena a leitura, mas não indico para qualquer um.

?Memórias não servem apenas para nos lembrarmos do que aconteceu. Elas guiam nossas ações no futuro.?

Victoria.Tagliarini 24/01/2023

com uma narrativa rica em detalhes e principalmente emoção, a autora faz com que você fique totalmente preso e imersivo na história dela, das coisas que presenciou e nas histórias de outras pessoas também. em muitas ocasiões precisei parei por um instante, porque é horrível ter consciência de que o ser humano pode fazer coisas tão cruéis, então é realmente tocante, da pra sentir agonia, medo e principalmente o choque por isso já ter acontecido.
é impossível não ser tomada por essa avalanche de dor que invade o leitor, e é o que faz a experiência ser tão única.

Sah 20/01/2023

25403 -Olga Lengyel. Em memória lembrarei de ti.
Vitor Flakin o dizia, o holocausto foi a demonstração do quão longe podíamos chegar, hiroshima e Nagasaki o que estava em jogo.

Todo ano sempre leio um livro sobre as brutalidades do nazismo, apesar do frequente contato isso sempre me afetar, esse livro de longe superou muitas leituras do tema, e apesar do horror descritos me pegou de tal modo que realizei a leitura completa dele do dia para o outro.

E um livro incrível recomendo sem muitas dificuldades e o final demonstrou aquilo que também foi dito em "busca de sentido", a últimas das liberdades não é inatingível para todos, a atitude de reação diante do cénario de maior pesadelo que o próprio inferno, por ser real.

Amei os relatos do romanos, gregos, freiras e padres e sua postura de HONRA, LIBERDADE E CORAGEM, foram com certeza humanos incríveis de caráter imprescindível

E claro, isso com certeza foi a verdadeira demonstração de um inferno jamais imaginado, superando todas barreiras do imaginável sádico. O pior? Não existiu sentido nem propósito algum em tamanha barbaridade, por mais difícil que tenha sido de aceitar.

Natty 18/01/2023

Os Fornos de Hitler
Mais tarde, resenha no meu blog com notas capítulo a capítulo.

Eu já estudei muito sobre segunda guerra mundial, mas nunca deixo de ficar aterrorizada com os relatos dos sobreviventes.

Arthur.Borel 18/01/2023

Os Fornos de puro terror de Hitler
Já havia consumido antes outras obras históricas que retratavam as atrocidades cometidas pelos nazistas, desde filmes (como Menino do Pijama Listrado e O Pianista) quanto quadrinhos (Maus), mas essa leitura foi de longe a mais explícita, angustiante que eu já li.

Nenhuma aula de história ou descrição anterior que eu já tive chega aos pés de detalhamento que essa história retrata, o que pra mim já havia sido um acontecimento histórico horrível e abominável conseguiu se tornar ainda mais desumano e aterrorizante.

Amante de livros 16/01/2023

É o retrato do próprio inferno !!
A história real de uma mulher sobrevivente de Auschwitz. Olga escreveu este livro com a leveza de um diário – apesar de nunca ter sido. Nele, ela conta em detalhes como era a vida no campo, mostrando com clareza e simplicidade o horror cometido pelos alemães.

Hemily 09/01/2023

Birkenau, o maior matadouro da história da humanidade
Esse livro é muito difícil, é um livro cru, real, sem censuras nem meias histórias. O que Olga relata nesse livro é tão necessário.
Eu nem sei o que dizer, eu chorei em muitas partes desse livro, os horrores que olga viu são simplesmente inacreditáveis, é inacreditável que a humanidade seja capaz de tamanha crueldade.
Eu gostei mais dele doq do tatuador de auschwitz, pq essa história é um relato, aqui, ela te apresenta dados dos campos de concentração, ela nos conta da maneira mais real possível oq acontecia la dentro e o que eles eram obrigados a fazer.
Esse livro deveria ser leitura obrigatória, eu nunca mais vou enxergar a humanidade da mesma maneira depois de ler isso.

Brunna.Blanco 08/01/2023

Os fornos de Hitler
Li esse livro em dois dias, achei necessário uma pausa pq tinham momentos que eu ficava incrédula. leitura fácil e rápida. um dos meus livros favoritos sobre a Segunda Guerra Mundial.

Geovanna 08/01/2023

Os fornos de Hitler-Olga Lengyel
Foi o livro mais difícil de se ler, inacreditável o quando a maldade do ser humano pode ser superada. Apesar de difícil foi uma ótima leitura para conhecer ainda mais a história das pessoas que viveram esse horror, Impossível não querer chorar á cada palavra do livro.

Camila 04/01/2023

Olga Lengyel Z"L
Sem dúvidas, foi a leitura mais difícil que eu fiz na vida. Encarar o Geena mesmo que sendo em uma leitura, foi aterrador. Eu não imagino e nunca conseguiria imaginar, tudo o que esta mulher passou.
Um relato cruel e tão pesado que sem sombras de dúvidas ocasionou uma mudança dentro de mim. O que Olga e outras pessoas sofreram nos campos fez doer a minha alma.

Um livro esclarecedor e me deixou atônita.
O triângulo verde, não sabia que eram de criminosos violentos e que em muitos casos eram alemães. Não fazia ideia que apenas 20% dos campos eram judeus. Não sabia da existência dos americanos que foram aos campos. E muito menos sabia que os soldados Húngaros enviavam comissões aos campos. Só de ler e imaginar, os húngaros deportados vendo seus compatriotas apertando as mãos dos SS, é de partir o coração e rasgar a alma.
Saber que seus cabelos eram rapados e usados para preencher almofadas e travesseiros por alguns alemães é doentio. Tudo é doentio. Até a farmacêutica Bayer estava envolvida em alguns testes com os humanos... humanos?
Foi perturbador saber das crianças... o que acontecia com os bebês, aqueles que nasciam com vida e eram forçados a partir e salvar as vidas das mães.
Olga, onde quer que esteja, obrigada por fazer e ser a Resistência e ter mostrado ao mundo o que realmente aconteceu nos campos.

Lil Angel 29/12/2022

UM SOCO (necessário) NO CORPO TODO
Esse é o tipo de livro que te tira do conforto de sempre e te dá um chute no meio da cara. De verdade, é de embrulhar o estômago tudo que é contado. Ele te dá um choque de realidade, te mostra a face mais horrenda da capacidade humana de ser cruel.

Bom, primeiro de tudo, a história é contada por uma alemã. Ela acabou indo parar nos campos de concentração juntamente de sua família e conta como que eram seus dias lá. Ela foi separada deles, então até você chegar no final, você não sabe de tanta coisa sobre os que ficaram.

Tudo o que ela vive, tudo o que ela vê, é muito forte.

Ela te conta como eles passavam fome, como eram obrigados a trabalhar em dias de extremo frio e calor, te conta como as pessoas mortas eram tratadas como um nada, te fala sobre as câmaras de gás, conta sobre o lugar onde dormiam, TUDO.
Ela não esconde nada.

E é isso que torna esse livro tão forte, tão chocante.
Infelizmente isso aconteceu, e merece ser lembrado para que não se repita nunca mais.

É num nível tão EXTREMO de CRUELDADE que parece até mentira, parece um livro de distopia... mas infelizmente não é. Isso é história. LEIAM!!!

Lara 22/12/2022

relato muito forte e cru sobre a experiência da Olga como sobrevivente de um dos piores campos. O jeito que ela fala e como ainda se culpa pelo filho mais velho... cara, eu nem consigo imaginar. É chover no molhado, mas que nunca mais aconteça