Os fornos de Hitler

Os fornos de Hitler Olga Lengyel

Resenhas - Os Fornos De Hitler

Beatr1zp 08/05/2023

Leitura obrigatória para a vida
Esse livro foi pesado do início ao fim, pq só de imaginar que realmente aconteceu que as pessoas foram tão frias ao ponto de fazer coisas absurdas... eu não consigo nem colocar em palavras tudo que eu senti lendo

Oliveira 04/05/2023

Livro muito bem escrito narrando os horrores dos campos de concentração pela ótica de uma sobrevivente. A cada livro que leio sobre o genocídio nazista me surpreendo com tamanha crueldade.
Dolorido ler tantas atrocidades, mas sempre necessário para que nunca se repita.

Elizabeth 04/05/2023

Resistência
Um livro que todos devem ler, saber o que foi a segunda Guerra não foi brincadeira e que todos os países foram culpados, deixaram essa monstruosidade acontecer.
Neste relato vemos o que o ser que diz ser humano fazer a outro ser humano.

Ana Cristina 27/03/2023

Vivíamos para resistir e resistíamos para viver.
"Olhando para trás, também quero esquecer. Também anseio pelo sol, a paz e a felicidade. Mas quero que o mundo leia e decida que nunca, nunca se deve permitir que isso volte a acontecer. Mesmo enquanto escrevo minhas últimas palavras, rostos surgem à minha frente e, em silêncio, pedem que eu conte as histórias deles também. Posso resistir aos homens e às mulheres, mas há os fantasmas dos bebês... os pequenos bonecos de neve.
Eu tinha, então, duas razões para viver: primeiro, trabalhar com o movimento de Resistência e me manter em pé o máximo que podia; segundo, sonhar e rezar pelo dia em que seria libertada para contar ao mundo: ?Foi isto o que vi com meus próprios olhos. Não devemos permitir que isso jamais aconteça outra vez!"

Uma das leituras mais difícil, tudo que sabia ou achava que sabia sobre o Holocausto não chega nem perto o horror... Por vários momentos precisei fechar o livro para digerir, pensar em tudo que aquelas pessoas passaram às atrocidades cometidas e ainda hoje ter pessoas que defendem ou não acreditam no que aconteceu...
Muitas informações que nem fazia ideia que tinham acontecidos, pessoas que sabiam e contribuíam e não estão nos livros de história.
Tudo tão doentio, me recuso a acreditar que ainda hoje temos defensores, julgamos ser a raça "humana" onde está a humanidade?
?Aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo?
Não podemos esquecer e principalmente não podemos deixar outro Hitler acender.

jael 26/03/2023

Essencial
Os relatos aqui são importantes para que todos conheçam o terror do período, através de uma pessoa que viveu isso. Recomendo a leitura para quem quiser saber mais sobre o holocausto e campos de concentração/extermínio do regime nazista.

Aparecida 06/03/2023

É um soco na boca do estômago
Nunca um livro me causou tanta dor, tanta ânsia e ódio como esse. Ao ponto de ter que parar por vontade de vomitar, e precisar de uns dias pra voltar a ler, por ser tão intragável e doloroso, é impossível não repensar sobre tudo ao ler cada palavra escrita aqui. Graças ao céus por esse livro existir

eduarda628 20/02/2023

As cinco estrelas são simbólicas porque não gosto de dar nota pra esses livros.

é o quinto livro que leio sobre auschwitz-birkenau e seus terrores.
não podemos permitir isso, olga, e leio relatos e mais relatos para também tentar não acreditar que tem gente que não acredita no holocausto e para tentar acreditar que esses horrores não vão acontecer novamente.

é o quinto livro que leio sobre o assunto, mas sempre descubro coisas novas e que estremecem meu corpo inteiro.
é o quinto livro que leio sobre o assunto, e cada vez fico com mais raiva, mais nojo e mais angústia.

Endara 07/02/2023

Os fornos de Hitler
Neste livro a autora narra todos os horrores vividos no campo de concentração de Auschwitz-Birkenau no qual ficou por 2 anos, sendo a única sobrevivente de sua família composta por marido,dois filhos e seus pais.
O que é contado é extremamente triste,pesado e real.
Ela trás a culpa por ter ido junto com seu marido e levado o restante da família e de como sem nenhum conhecimento do que de fato acontecia encaminhou seu filho direto para a câmara de gás.
A escrita é bem clara e fluída, porém no decorrer da leitura eu não conseguia me situar na ordem cronológica,pois eram narrados eventos aleatórios o que me dificultou de acompanhar, desta forma não tinha como saber a quanto tempo ela estava ali ou os fatos que aconteceram primeiro,mas nada que atrapalhe a leitura,porém para mim foi algo que me dificultou um pouco.
A leitura é válida em todos os aspectos,pois precisamos ter conhecimento dos fatos e fazermos com que isso não se repita!

yasmin.buarque 06/02/2023

obrigatório.
esse livro é extremamente necessário para todas as pessoas do mundo. é uma leitura obrigatória. é um relato revoltante, que faz você sentir tanto e mesmo assim o sentimento não chega nem aos pés do sofrimento das vítimas do nazismo.
a escrita é fluida, mesmo com esse tema tão infernal. que a história seja sempre lembrada para que nunca se repita.
"quero que o mundo leia e decida que nunca, nunca se deve permitir que a desgraça volte a acontecer", olga lengyel.

th.gg 06/02/2023

Sem palavras...
"Um guincho transportava os corpos até os fornos. Os corpos eram arrumados com método. Os bebês eram colocados embaixo, como lenha, depois vinham os mais magros e, por fim, os corpos maiores."

Vivi 05/02/2023

Talvez um dos livros mais difíceis que já li. Se fosse uma história fictícia, não teria tanto horror e maltrato. A frieza como o ser humano pode maltratar outras pessoas é impactante. Um livro necessário.

Leandro 05/02/2023

Segunda guerra mundial
O livro mais difícil que já li sobre a segunda guerra mundial. Olga nos conta nesse livro todo o terror vivido por ela e todos os outro prisioneiros nos campos de concentração em Auschwitz e birkenau. O relato mais cru que já li sobre o extermínio de seres humanos na segunda guerra.
Monique 05/02/2023minha estante
Nada se compara aos relatos reais. Livros assim são os que mais me marcaram. Leia algum da autora Svetlana.

Leandro 06/02/2023minha estante
Tô com o vozes de tchernobill aqui da svetlana, vou colocar lá lista