Os fornos de Hitler

Os fornos de Hitler Olga Lengyel

Resenhas - Os Fornos De Hitler

skuser02844 02/09/2023

Dps de ler tantos relatos, esse foi oq mais contém detalhes dos horrores do Holocausto
Olga Lengyel foi uma sobrevivente dos horrores arquitetado por Hitler, escrevendo sua autobiografia apenas dois anos após os acontecimento com o intuito da história sempre ler lembrada para nunca ser repetida.
Olga era casada com um médico renomado, possuía 2 filhos e moravam todos juntos com os seus pais. Assim que levam seu marido como prisioneiro, sem saber o que poderá acontecer, Olga arruma as malas da família para segui-lo, culpando-se por ter sido, possivelmente, quem os colocou nos campos de Auschwitz-Birkenau, quem pode ter mandado seus pais e seus filhos direto para o extermínio.
Olga descreve nos mínimos detalhes, cada um dos horrores ocorridos dentro dos campos de concentração, sendo seu tópico principal os fornos crematórios, os milhares de corpos que iam para lá após morrerem asfixiados em câmaras de gás. Ela descreve também como ela fez parte da Resistência, tentando desde o início ao fim, vingar sua família e todas as pessoas inocentes que sofreram nas mãos dos nazistas.

Mari Kolben 26/08/2023

Acredito que o livro seja uma leitura essencial na vida das pessoas e que o que aconteceu nos campos de concentração nunca seja esquecido e que nunca mais se repita. Livro pesado, marcante, cruel, angustiante... não é possível tirar o gosto amargo que fica após a leitura, fica uma reflexão sobre o bem e o mal. Fica a recomendação de leitura.

annaaraujotriz 21/08/2023

é impossível viver...
Meu coração fica em pedaços.
Essa é a declaração mais verdadeira que dou sempre que termino um livro escrito por um sobrevivente ou sobre um sobrevivente da segunda guerra mundial.
Grande parte de mim gostaria que às pessoas lessem esse livro, que às pessoas consumissem esse tipo de informação aqui.
É tudo tão real que você se sente dentro daquele vagão, você vê as pessoas mortas da forma como a autora conta e você se sente um nada sem poder ajudar ou se ajudar.
Esse sentimento. O de não poder pedir ajuda. Esse é o pior sentimento que um ser humano já pode sentir.
É desesperador saber que todas essas pessoas definharam pelo ódio. Essas pessoas morreram sem poder pedir ajuda.
A desinformação trabalhou de forma cruel aqui, e de primeira eu também fiquei com um pouco de "ressentimento" pela escolha da autora.
E agora tudo que consigo pensar é: deve ser apavorante dormir todos os dias e acordar todos os dias com o peso da decisão que ela tomou.
Mas sendo bem sincera, era impossível.
A segunda guerra trouxe esse sentimento aos afligidos, é impossível correr e impossível ficar.
E todos os dias eu entendo mais sobre empatia.
Todos os dias, todas às horas, eu me sinto mais honrada por histórias assim existirem para que possamos aprender com elas.
É dolorido e necessário!

Denise.Salla 12/08/2023

Os fornos de Hitler traz muitos detalhes crueis. É muito triste ler sobre as atrocidades cometidas nos campos de concentração e difícil imaginar como muitos conseguiram sobreviver.
E por que ler sobre essa inimaginável parte da história da humanidade (ou neste caso, a total falta dela)? O que pode ajudar? Pois, como a própria Olga disse: "Sei que, se as pessoas, em toda parte, resolverem que, daqui para a frente, a justiça deve ser indivisível, e que nenhum outro Hitler ascenderá ao poder novamente, isso ajudará."

gabspittol 10/08/2023

Gatilho! Holocausto, violência, abuso sexual, antissemitismo.
Que livro! Aqui temos a história real de uma sobrevivente de Auschwitz. Olga, a nossa autora, foi quem viveu todos os horrores contados nesse livro. Ela o fez em forma de diário, tentando deixar a leitura mais leve, embora tenha relatado em detalhes muitas coisas sobre os campos de concentração ? e extermínio ? que eu ainda não tinha lido em livros.
Olga foi enganada e levada para Auschwitz com sua família em 1944. Ela era estudante de medicina e esposa de um médico renomado, que tinha seu próprio hospital, inclusive. Logo no começo acompanhamos a mulher ser separada de seu esposo, pais e filhos, e já ali somos informados de que ela foi a única sobrevivente da família.
Essa leitura é pesada, apesar das palavras simples. E embora tenha uma escrita fluída e muito agradável de se ler, o conteúdo de seus relatos é simplesmente nauseante, chegando a causar dor física durante a leitura. Eu chorei, eu senti dor e eu continuo com uma enorme dificuldade de conceber que isso realmente existiu em um mundo real.
Olga sobreviveu porque foi determinada, ela queria sair dali e contar para o mundo os horrores que presenciou, porque não queria que esses relatos fossem escondidos, queria que todos soubessem, para que isso nunca mais acontecesse. Essa foi, sem dúvidas, uma das mulheres mais fortes que já pisou na Terra! Eu não aguentaria 1% do que ela passou.

site: https://www.resenhasdagabs.com/

Rebeca.Rodrigues 13/07/2023

Sempre me perguntei o que acontecia com as mulheres nesse período tão triste da história.
É inacreditável as situações que essas pessoas foram subjugadas. Atos totalmente desumanos, um crime contra a humanidade.
Simplesmente um dos livros mais impactantes que já li.

Fabricio268 10/07/2023

Mais do que um livro, um documento histórico.
De longe o livro mais difícil que já li. Triste, deprimente, brutal. Mas, infelizmente, extremamente necessário para que possamos conhecer de perto um dos episódios mais vergonhosos da história da humanidade.

larireads 02/07/2023

Leitura difícil e dolorosa, mas necessária.
Toda a dor, tristeza, raiva e ódio que sentimentos ao ler não se compara ao que essas pessoas viveram e sentiram dentro dos campos de concentração. É uma leitura difícil e excruciante, mas totalmente necessária. A dor chega a ser quase física quando somos colocados frente a frente de tudo o que as pessoas enfrentaram nos campos devido à riqueza de detalhes nos relatos de Olga. Somos transportados diretamente para dentro do trens, ao lado dessas pessoas que foram tiradas de suas casas e tiveram suas vidas ceifadas de forma tão desumana. É irrecuperável. Me senti impotente, desesperada, agoniada, como se uma parte de mim tivesse sido morta ao longo da leitura. As lágrimas vêm sem que você perceba. É uma monstruosidade irreparável.

Gessyka.Loyola 28/06/2023

CRUEL
Um relato extremamente chocante sobre o que foi essa época atroz da história mundial.
Eu não tenho palavras para descrever o meu sentimento de horror lendo esse relato, mas é necessário ler e nunca nos esquecermos do que o ser humano é capaz, para jamais deixarmos que coisas como essas aconteçam outra vez.
"Memórias não servem apenas para nos lembrarmos do que aconteceu. Elas guiam nossas ações no futuro."
Gessyka.Loyola 29/06/2023minha estante
Concordo plenamente!!

Sra. Star Wars 29/06/2023minha estante
*corrigindo os erros ????: Assim como acho errado censurarem filmes antigos por conta de certas práticas da época que hoje não são bem vistas. É importante que não exista censura e nem que parem de escrever livros sobre esses temas cruéis no qual o ser humano já foi capaz de fazer ou viveu na época. Tragédias como a segunda guerra mundial devem ser sempre lembrados para que não aconteça de novo!

Kassandra.Janis 26/06/2023

Brutal
O livro conta a história pela perspectiva de uma sobrevivente de Auschwitz, é um livro muito descritivo, bem pesado em vários pontos, porém na minha opinião muito importante e diferente de se acompanhar, pois você tem uma ideia de como era estar dentro dos campos, e consegue entender o que as pessoas passaram lá. Acredito que todos os livros sobre o holocausto são muito necessários para que a história jamais se repita, e esse não é diferente.

Camila 09/06/2023

Necessário!
Um dos livros mais difíceis que já li! Devastador, cruel e muito necessário. Esse livro deveria ser leitura obrigatória nas escolas. Para que todos conheçam o horror ao qual pessoas inocentes foram submetidas. Nos faz pensar: a que ponto a maldade, ódio e racismo é capaz de chegar.

Sthefani.Praes 25/05/2023

Os detalhes acabam comigo
Deus como eu chorei, os relatos dessa mulher simplismente acabaram comigo. O quão grotesca foi a forma que todas essa pessoas foram tratadas chega a ser difícil para mim de relacionar com a vida real, simplismente desumano e externamente trágico. E pensar que os culpados disso receberam anistia...

Paula.Perazzo 16/05/2023

Um verdadeiro paradoxo essa obra. Temos uma leitura forte, densa, mas fluida; um relato perturbador, mas emocionante; um livro que usa palavras comuns do nosso vocabulário, mas que precisa de paciência para absorver de forma eficiente. Impossível não se compadecer com as vítimas de Auschiwitz, as monstruosidades que aconteceram lá... Eu já havia lido depoimentos de outros sobreviventes do holocausto, mas esse de Olga Lengyel foi o que mais me sacudiu. Sim, é o tipo de leitura que pode nos ajudar a fazer uma autoavaliação para evoluirmos como seres humanos, para tanto, não podemos limitar a leitura apenas a uma mera alimentação do repertório cultural.

Dig 15/05/2023

Resenha Literária: "Os Fornos de Hitler" por Olga Lengyel
!Os Fornos de Hitler

"Os Fornos de Hitler", escrito por Olga Lengyel, é um livro de extrema importância histórica e testemunhal. Publicado originalmente em 1947, a obra narra as vivências e horrores enfrentados pela autora durante seu tempo nos campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial.

Através de uma narrativa autobiográfica, Lengyel transporta o leitor para um período sombrio da história da humanidade. Ela descreve detalhadamente as atrocidades presenciadas nos campos, oferecendo uma perspectiva inestimável sobre o Holocausto. Através de sua escrita envolvente e emocionalmente carregada, a autora transmite a angústia, o sofrimento e a luta pela sobrevivência enfrentados pelos prisioneiros.

O livro nos leva a refletir sobre a capacidade humana de infligir dor e sofrimento aos seus semelhantes, assim como sobre a resiliência e a coragem necessárias para resistir em face de adversidades extremas. A narrativa de Lengyel não apenas documenta os eventos históricos, mas também proporciona uma profunda imersão na experiência humana por trás dos números e estatísticas.

A escrita de Olga Lengyel é direta e contundente, transmitindo com clareza a brutalidade dos campos de concentração. Ela utiliza uma linguagem poderosa e visceral, capaz de despertar uma gama de emoções no leitor, desde choque e horror até compaixão e empatia.

Embora seja uma leitura desafiadora devido à natureza sombria dos eventos descritos, "Os Fornos de Hitler" é um livro essencial para compreendermos a magnitude dos crimes cometidos durante o Holocausto. É um testemunho corajoso e comovente, que nos lembra da importância de preservar a memória e garantir que tais atrocidades nunca mais se repitam.

Recomendo fortemente a leitura de "Os Fornos de Hitler" para todos aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o Holocausto, bem como para aqueles que buscam uma reflexão profunda sobre a natureza humana e os limites da crueldade.

*Nota: 4.5/5*

skuser02844 13/05/2023

Apesar do tema pesado,um ótimo livro
Para quem assim como eu desejava ler mais sobre o período da segunda guerra mundial,eu recomendo. Aliás,gostaria de reler ele em algum momento
Acho importante nos aprofundarmos sobre esse período tão triste para não deixarmos que aconteça de novo.