Os fornos de Hitler Olga Lengyel

Resenhas - Os Fornos De Hitler

Luciana 07/01/2024

Relato com detalhes que só uma mulher é capaz de dar
Já li alguns livros de sobreviventes do Holocausto e apesar de todos relatarem as mesmas coisas cada autor tem duas particularidades. Nesse livro obtive explicações que não encontrei em nenhum outro. Perguntas q sempre tive e não eram respondidas Como por exemplo por que não haviam rebeliões sendo que os prisioneiros eram em um número extremamente maior? Por que as pessoas embarcaram nos trens e entravam nos campos sem grande resistência?
Todas essas questões foram respondidas. Além disso li coisas que não havia lido em nenhum outro livro sobre os Campos de Extermínio. Esse foi o primeiro livro de uma sobrevivente e acredito que o gênero influenciou a riqueza dos detalhes
Recomendo pra quem se interessar pelo assunto e principalmente para nunca esquecer e não permitir que se repita.

JESSICA53 16/12/2023

O MUNDO PRECISAVA SABER
? ?Trezentos e sessenta cadáveres a cada meia hora, que era o tempo necessário para reduzir a carne humana a cinzas, perfaziam 720 por hora, ou 17.280 cadáveres a cada turno de 24 horas. E os fornos, com assassina eficiência, funcionavam dia e noite. É preciso, entretanto, levar em consideração as valas da morte, capazes de destruir outros 8 mil cadáveres por dia. Em números redondos, 24 mil cadáveres eram eliminados diariamente. Um admirável recorde de produção... que diz muito a favor da indústria alemã.?

? ? Em menos de três meses, os alemães ?exterminaram? mais de 1,3 milhão de pessoas em Auschwitz-Birkenau.

Esperei esse livro entrar no KU para ler, mais desde o seu lançamento esse livro me interessou. Principalmente pelo fato dele ter sido lançado 1 ano após o fim da guerra, ou seja o seu relato estava bem recente, esse livro foi lançado antes de o diário de ANNE FRANK. Um relato cruel e triste, me peguei chorando em vários momentos.
Olga era estudante de medicina, e foi enviada aos campos com sua família em 1944 um ano antes da guerra acabar.
O marido era médico então eles tinham uma vida muito confortável. Eles sabiam da guerra mais não tinha noção nenhuma dos campos de concentração. Como ela relata a maioria dos civis da população não sabia.
Todo o seu relato é forte principalmente na chegada ao campo onde ela sem querer condena seus pais e seus filhos a morte direta na câmera de gás.
A força dessa mulher, a resiliência é uma inspiração. Em tempos de guerra, de egotista de falta de empatia de tanta futilidade, acredito que todos deveriam ler esse livro.

? ?Não sou capaz de me absolver da acusação de que fui, em parte, responsável pela morte dos meus próprios pais e dos meus dois filhinhos. O mundo compreende que eu não poderia ter adivinhado, mas, em meu coração, persiste o terrível sentimento de que eu poderia, de que eu deveria tê-los salvado.?

De todos os livros sobre holocausto que li, de todos os relatos que já vi. O de Olga foi o mais chocante. Ela consegue transportar o leitor para aquele momento é impressionante e angustiante ao mesmo tempo.

myhtuck 12/12/2023

Os fornos de Hitler
"Quando ouvíamos esse som terrível que perfurava nossos ouvidos, sabíamos o que significava: alguém tentara fugir. Tremíamos e rezávamos para que conseguisse. Sentíamos um misto de alívio e inveja, pois queríamos que quem fugisse do inferno contasse ao mundo o que estava acontecendo em Birkenau, para poderem vir nos libertar."

Nota: 5/5

Juliana 19/11/2023

"É a descrição do inferno."
Eu não costumo ler muitos livros sobre a Segunda Guerra pois acho difíceis e me sinto esgotada sempre, tenho mais facilidade com documentários e filmes, mas o que foi isso?

Dos poucos livros que li sobre o assunto esse é de longe o mais detalhado, mais sincero e mais profundo de se ler, ele tem poucas páginas e demorei meses pra conseguir terminar, me peguei chorando inúmeras vezes, refletindo o tempo todo, me senti um lixo emocionalmente.

Como a humanidade pode ser tão cruel com os seus semelhantes? Como chegamos a esse ponto? Quanto mais você passa as páginas e se pergunta se pode piorar, ele prova que pode sim e me cortou o coração a cada página lida pois lembrava que aquilo era real e não simplesmente ficção, aconteceu com pessoas reais e continuam acontecendo, é só ligar o noticiário por 2 minutos para ter a certeza disso.

Nenhum documentário até hoje foi capaz de descrever tão bem os horrores pelos quais inúmeras pessoas passaram, como alguém que viveu e sobreviveu a tudo aquilo. Era o inferno, literalmente inferno, não há descrição que se encaixe melhor do que isso.

Senhora Olga foi uma mulher incrivelmente forte, ter a coragem dela de aguentar tudo isso em nome de poder contar sua história para que isso nunca mais se repita, não é para qualquer um, e ver hoje em dia, pessoas debochando e fazendo piadas do que aconteceu, só prova o quanto não evoluímos em nada de 1939 pra cá.

Eu admiro a força de cada sobrevivente que lutou para que sua história e a daqueles que não resistiram fosse contada, é uma leitura extremamente pesada e excruciante, não recomendo a quem tem estômago fraco mas ainda acho muito necessária, devíamos ser lembrados diariamente sobre o que o ser humano é capaz de fazer, tanto o bem quanto principalmente, o mal.

Daniela Dos Santos 17/11/2023

Muito vivo
É impossível ler as primeiras páginas e não sentir medo.
Nos primeiros capítulos eu fiquei pensando se parava ou continuava a ler, esse livro conforme eu ia lendo,parecia que eu estava diante do lugar, é muita crueldade que o seres humanos fizeram, talvez muitos acham que foi apenas por causa de uma religião mas não, muitos sofreram e o pior muitos países tiveram a chance de não deixar chegar aonde chegou.
Cada página é um relato de dor.

manumoura18 16/11/2023

"Eu tinha, então, duas razões para viver: primeiro, trabalhar com o movimento Resistência e me manter em pé o máximo que podia; segundo, sonhar e rezar pelo dia em que seria libertada para contar ao mundo: "Foi isto o que vi com meus próprios olhos. Não devemos permitir que isso jamais aconteça outra vez!"."

"Memórias não servem apenas para nos lembrarmos do que aconteceu. Elas guiam nossas ações no futuro."

"Os nazistas pisaram no mais íntimo de todos os direitos pessoais."

Paula1735 15/11/2023

Pesado e necessário
Esse livro é pesado e indigesto pelas razões óbvias. Intercalei a leitura com outras mais leves, mas não tem como evitar as lágrimas... Recomendo a leitura.

Barbara193 13/11/2023

??
Um dos livros mais pesados e detalhados que li sobre o Holocausto. A perspectiva da observadora sobre os fatos é palpável e não traz tanto dos pensamentos pessoais, apenas pontualmente. A autora se ateve aos fatos dividindo o livro desde o trem à libertação, de modo que os estágios da imposição da degradação da humanidade podem ser vistos pelos ambientes do campo, acontecimentos mundiais e captores. Olga perdeu a vida, a dignidade, os amores e mesmo assim foi capaz de dar voz àqueles que tiverem o som sufocado.

João 10/11/2023

Ouvir ou ler algo superficial sobre a 2GM já choca, mas está leitura me arrebentou. É inacreditável, inaceitável? Como foi que o ser humano teve a capacidade de fazer tudo o que fez.
Os detalhes da forma que tudo ocorreu são estarrecedores.
Obra necessária para que atos assim, nunca mais sejam repetidos.

mari Bockorny 19/10/2023

Os fornos de Hitler
Um livro com uma escrita muito boa.
Ele trata de assuntos extremamente importante e pesados, mas que podemos aprender muito com ele.

Kiyo 17/10/2023

Minha humilde opinião
O que dizer do livro que relata o que não foi nem 5% do que essa sobrevivente vivênciou no campo de concentração de Auschwitz.
O livro que eu mais fiz marcações. Como pode a humanidade ter passado por isso e não ter aprendido nada de construtivo e positivo para construirmos um mundo melhor. É triste, revoltante.
A autora não resume em palavras bonitas as atrocidades que vivenciou no campo, as coisas que era obrigada a fazer e presenciar e teve forças pra continuar tendo esperança em alcançar a liberdade.

Kamila 09/10/2023

Perfeito!!!
Pra mim, esses deverias ser aqueles tipos de livros que seriam obrigatório que TODOS lessem.
mesmo tendo uma noção do q havia acontecido no holocausto, foi terrível ler e vivenciar com a personagem todas essas ações terríveis. Nunca fiquei tão triste lendo algo. Porém devemos ter conhecimento daquilo pra que de maneira nenhuma se repita novamente.

Anna 07/10/2023

Tem que ter estômago
Imaginava que seria uma leitura difícil. Mas foi mais difícil do que eu imaginei. Duro de aceitar que coisas como essas realmente aconteceu com SERES HUMANOS. Doloroso, revoltante. Que sirva de exemplo para nunca vir acontecer novamente. Obrigada Olga por isso, você é uma lenda.

Pbfx901 28/09/2023

Cruel.
Foi um dos primeiros livros q eu li por vontade própria.
Já começo dizendo que é pesado, triste e cruel. Hoje, vendo que eu escolhi ler essa obra aos 13 anos, me assusto. Certamente não faria isso com o meu pensamento de agora.
Falando da obra em si, é um relato pessoal sobre uma mulher que perdeu toda sua família para o holocausto. Dói demais ver tudo que ela passou, mas acredito que seja necessário para entendermos mais a vivência de cada uma das vítimas. Aqui se conhece o pior da humanidade. Estejam preparados.

Lido em julho de 2020.

Larissa.Aguiar 19/09/2023

Existem outros bem melhores
De todos os livros sobre o holocausto que eu já li, sendo relatos de sobreviventes até fictícios, esse de longe foi o pior. Pior num sentido de escrita, é extremamente lento, arrastado e parece mais um relatório de tudo que acontecia la dentro e não no sentido de história, a escrita não me tocou infelizmente. Eu quase abondonei.