O Melhor Amigo do Homem

O Melhor Amigo do Homem Leonel Caldela

Resenhas - O Melhor Amigo do Homem (A Lenda de Ruff Ghanor #3)

1 | 2 | 3 | 4

Hugo.Romano 20/01/2023

Incrível
Esse terceiro volume é uma montanha-russa de sentimentos em relação ao protagonista. Digo isso da melhor forma possível, muito legal como Leonel consegue fazer um personagem tão profundo e complexo.
Os personagens secundários em torno de Ruff avançam muito, extremamente bem desenvolvidos.
Esse volume é uma obra de arte, mal posso esperar o lançamento do último.

Isa 18/01/2023

Dor e sofrimento
Que livro tenso e triste. Qualquer diálogo o Ruff chora, todo mundo chateado e machucado, sangue pra tudo que é lado, meu Deus do céu. TODOS os meus personagens favoritos foram cruelmente massacrados fisica e emocionante. Insuperável. Jamais me recuperarei de tamanho trauma. Obrigada, Leonel, te odeio.

Suellen Lorrany 18/01/2023

Emocionante
Sempre fui fã da escrita do Caldela, nas criações dele você se sente dentro do mundo de fantasia e não vê resistência em se apaixonar pelos personagens e acaba devorando o livro para acompanhar suas aventuras. Foi doloso perder tantos ?amigos? nesse livro, a humanidade e as consequências dos erros de Ruff sempre foram evidentes na história, ele tenta sempre se redimir, mas em certos momentos parece impossível consertar tudo, parece que o mal venceu e o mundo é um lugar sem esperanças. Mas ainda há aqueles que continuam acreditando, apesar das despedidas aos velhos amigos surgem novos personagens cativantes e novas histórias para serem contadas. Acredito que a história poderia ter sido finalizada nesse livro, mas ainda assim espero ansiosamente pelo próximo.

Usagi a coelha 04/01/2023

Melhor que muito livro gringo famoso.
Não é de hoje que a literatura nacional atual vem surpreendendo e de fato a trilogia de Ghanor é uma delicinha de ler. (o começo é lento mas depois melhora) Acredito que tenha começado com o pessoal do nerdcast rpg e por fim decidiram expandir a mitologia do universo que criaram o que eu achei uma excelente ideia. A escrita do Leonel é maravilhosa. Temos aqui personagens cativantes e outros que fazem você passar raiva mesmo (mas, faz parte da experiência), o universo criado aqui é bacana e faz você querer saber mais sobre ele, para mim o único ponto fraco da narrativa é o romance, que sinceramente é bem chato e me fez revirar os olhos diversas vezes, para mim o casal não tem química (Bellitz e Ruff) e apesar dos diversos problemas acho que Axia e Ruff se sobressai no quesito química.

RenaTo.Lima 27/12/2022

O ciclo se fecha
O fim amargo, mesmo que talvez não seja um fim, acompanhando tantos personagens tão bons quanto o protagonista e ver eles envelhecendo e caindo foi difícil, sem dúvidas uma leitura difícil para quem está passando pelo luto, para quem vive a perda de tão perto, é fácil sentir junto com Ruff

Tiago 20/12/2022

Com certeza o melhor livro até agora! Continuando a jornada heróica ( ou não tanto assim) de Ruff Ghanor, O Melhor Amigo do Homem trás ainda mais as consequências das decisões tomadas ao longo da vida do protagonista, sejam elas boas ou ruins, ao longo da missão impossível que ele mesmo se impô, além de trazer novas ameaças que desde o momento que são presentadas fazem o leitor realmente temer pela vida dos personagens, sejam antigos e já conhecidos ou novos que estamos começando a amar

Vitor 13/08/2022

Um mundo sem fim.
Uma coisa que me chamou a atenção sobre a escrita do Caldela nesse livro é que ela seguiu uma formato meio seriado. O livro é gigante, tem mais de 600 páginas, mas a história é dividida em pequenos arcos, principalmente no começo. Isso me incomodou um pouco, já que muitos personagens são inseridos e retirados da trama em sequência e alguns acontecimentos chave do livro acontecem porque... deveriam acontecer, simples assim. Apesar disso, o final amarra tudo de forma satisfatória, então a experiência é muito positiva.

Comecei a leitura imaginando que esse seria o fim da saga, mas o final é ainda mais aberto que o do primeiro livro. Uma escolha bem corajosa do Caldela, já que a história poderia ter chegado a um desfecho satisfatório e coerente aqui. Vamos ver o que nos aguarda no futuro quarto volume.

Dan 08/08/2022

Emocionante
Dificilmente eu me emociono enquanto leio. Mas as descrições dos sentimentos de Ruff, das batalhas e dos conflitos políticos, são de encher os olhos d'água!

Bart 01/08/2022

Estou perplecto' com este livro.
É cada paulada que leitor recebe na fonte que fica até difícil de ler o próximo capítulo. E é isso que dá mais vontade de ler. Os detalhes das batalhas são muito bons, bem sangrento e horrendos, que tem estômago fraco fique longe.

Cada final de livro é uma surpresa, Leonel chafurda na escatologia, e isso me agrada.

Achei que fosse ser uma trilogia, mas no final pareceu que vai ter mais um. Eles devem voltar pra mais especial de RPG no reino de gahnor e ass devem lançar mais livros sobre.

Patcha 31/05/2022

O Melhor dos três
É difícil falar desse livro sem trazer spoilers. O que posso dizer é que ele consegue ser avassalador, da forma que só o Leonel consegue escrever. Se você gostou dos dois anteriores, vai amar esse.

Eder 08/05/2022

Livro para masoquistas
Vim arrastado desde o primeiro livro pq tinha um ou outro personagens interessantes, o protagonista e a antagonista são insuportáveis... livro todo roteirizado... inúmeros perda de tempo com diálogos sem sentido e quando era necessário uma maior profundidade, esqueça, nao há! Soluções tiradas do bolso e desfecho sem sal, nem açúcar...
Caio 13/06/2022minha estante
Tirou as palavras da minha boca, olha que tava acompanhando pelo audiobook. Mesmo assim achei muito arrastado.

Evelin 01/05/2022

Inesperado
Quando será que o Leonel vai terminar essa série? Quanto mais leio, mais quero ler.
Acho incrível o fato dele sempre me trazer todos os sentimentos possíveis enquanto leio suas obras? É um escritor com requinte de leveza e crueldade.
Enfim, aguardo o próximo livro ansiosamente.

JP_Felix 13/02/2022

Depois de mais de 600 páginas, sou um devorador de livros
O terceiro do que até então é uma trilogia, aqui temos uma obra gigante que é duas vezes o tamanho do primeiro livro. De positivo, não é mais tanto ao que se destacar, segue bem o padrão dos anteriores, como uma boa escrita, bona personagens, boas cenas, boma conceitos e muitos mais pontos que poderíamos passar horas admirando. Não obstante a isso, aqui temos alguns pontos que podem ser questionados.

Primeiramente, o livro, pelo tamanho, tem alguns pontos que o fazem parecer mais vazio que os outros dois. Começa quando vemos que aqui não temos um objeto a vista, nem dos heróis e nem dos vilões. Até boa parte do livro, esperamos as coisas se montarem. Não quer dizer que não haja objetivo para a trama, ela existe. Para Ruff, fazer o mundo verde e bom. Para Zamir, a vingança. Para a Dama de Ferro... Bom, aqui começam alguns pontos problemáticos.

Zamir era o grande vilão até o livro anterior, mas aqui ele foi deixado completamente de lado. Mal aparece, e quando aparece, não tem relevância praticamente nenhuma. E até mesmo tolo, apesar de ser sempre mostrado como um sábia, pois acredita que os filhos de Axia são seus, mas ela quer usá-lo para algo para o qual o requisito é ter o sangue de Ruff. Axia, a Dama de Ferro, não tem um objeto muito bem estabelecido, ela se limita a ter um plano maligno que não aparenta ter morivo além da vilania. Não é incoerente, mas é vazio, e a obsessão dela por Ruff aqui é conflitante com o livro anterior, cujo objetivo era destruí-lo e assolar o mundo, mesmo provando o ponto dos deuses que o mundo não tinha salvação.

O conflito dela com Zamir é estranho, pois ela lhe deu tudo, entregou a vida de todos no mosteiro no primeiro livro e a própria alma no segundo. Ela assume o papel de vilã maior, e tenho o sentimento de que Zamir só ainda está vivo pela limitação de já haver um futuro (no RPG que original o livro) onde ele ainda vive. Outros personagens como Korin e o elfo, o duque Minimus, seu filho (que sequer teve participação, mas era relevante para o arco do pai) e a Memória da floresta alta também ficam muito apagados, pois a trama é grandiosa em proporções astronômicas, e isso ofusca os dramas menores de personagens individuais.

Já deixando claro que nada disso estraga ou atrapalha a experiência, mas que são pontos que particularmente não deixei de notar. No máximo eles incomodam um pouco. A progressão do livro é muito boa, construindo seus conceitos aos poucos e noa deixando no mistério para nós instigar a conhecer aos poucos como os reinos funcionam, quais os planos dos vilões, quais os dramas que Ruff enfrentará, mas acho que as coisas cresceram demais. Onde antes havia o temor do fim do mundo, que já era catastrófico, aqui temos o temor de algo tão mais grandioso que é até um pouco difícil de conceber que, mesmo tendo dragões, bruxos, demônios e seres míticos, tudo isso sema encabeçado por uma humana, Axia.

A adição de novos personagens é mais que bem-vinda, como a pupila de Ruff, os novos vilões, os reinos estrangeiros (apesar de estes aparecerem apenas agora, mesmo com tudo o que aconteceu no livro passado, quer deveria ter gerado mais repercussão), e a maior participação de personagens como o anjo da estrela dourada e do gigante é também mais que bem-vinda. Agora temos uma noção maior de mundo, o mundo que Ruff tem de fazer verde e bom, e também temos as falhas do herói, seus erros, seus fracassos, mas sem deixar de mostrá-lo como o mesmo personagem e realçando o peso sobre seus ombros.

Apesar disso tudo, algumas coisa acabaram não casando muito bem, e aqui é apenas gosto pessoal. Personagens como a filha de um certo personagem só teve importância para suporte para outro personagem, e esse papel é bem previsível quando todos os diálogos envolvendo esse dois personagens são repetidos, sempre chegando ao mesmo ponto. Esse personagem que recebe suporte tem um excelente arco, mas, apesar disso, culmina em um momento que é estranhamente fácil de lidar, sendo até um bocado conveniente e roteirizado demais. Sem dar spoiler, esse personagem consegue fazer algo tão facilmente quanto as pessoas que passaram anos treinando essa habilidade, e a eficácia disso é incoerente, pois já foi tentado antes e não surtiu menor efeito.

Há outras pequenas coisas que podem ser comentadas, e isso é bom, pois diz que um livro tão grande gera muitas discussões, mas, focando apenas no final, o plano desesperado de Ruff é o mais simples e decepcionante que poderia ser. Em meio ao que pareceu ser uma epifania, ele apenas fez algo para que estivesse no lugar certo para o acerto de contas. O final é aberto, e poderia acabar aí mesmo, mas há muitas pontas soltas ainda. Também não foi um gancho surpreendente, pois, depois dos vilões quase conseguirem realizar seu plano, claramente a consequência seria aquela. É um livro que poderia ter fechado a saga, tem tamanho para isso, mas ainda parece que haverá mais, e resta esperar para ver se o próximo fará valer a pena deixar tanta coisa em aberto neste.
JurúMontalvao 13/02/2022minha estante

1 | 2 | 3 | 4