Mapa dos Dias Ransom Riggs

Resenhas - Mapa dos Dias

Patricia Lima 28/07/2020

Mapa dos Dias
O livro começa exatamente de onde terminou o terceiro, eu pensei que ia ter passado um tempo, mas ele começa bem naquela cena final do terceiro.

E a história desse livro, além de termos as consequências sobre o que aconteceu na biblioteca das almas, o autor trouxe uma nova trama que eu achei muito interessante.

Que é sobre um personagem que eu sempre quis saber mais sobre, o Abe, avô do Jacob. Então aqui descobrimos algumas coisas sobre o passado do Abe, e os personagens, principalmente o Jacob, vão acabar se envolvendo nisso.

E eu achei muito legal! O livro acabou me surpreendendo por conta disso, eu me peguei muito interessada com essa nova trama.

E ao final do livro nós ficamos muito mais curiosos, porque fica muitas pontas soltas a serem desenvolvidas ainda, parece que está ficando cada vez mais legal.

â â â  18/06/2022

Parece que foi ontem que eu estava lendo o primeiro livro dessa saga e lembro-me claramente como não conseguia parar de falar sobre ele.
Hoje eu terminei o 4° livro e por mais que não tenha gostado de algumas coisas, não consigo não dar nota máxima para ele, porque esses livros são minha casa e nenhuma casa é totalmente perfeita, mas é para lá que fugimos quando tudo é caos lá fora.
Obrigado ransom riggs, por redefinir meu conceito de lar. Você não sabe as tantas vezes que me salvou do caos que vivemos atualmente.
Vheyda 18/06/2022minha estante
eu senti a msm coisa lendo o primeiro livros anos atrás ? mas até hj nao continuei por medo de nao ter a msm sensação de antes..

â â â  18/06/2022minha estante
eu lembro que li os três primeiros livros há alguns anos e só li o 4° agora há pouco e posso lhe dizer que por mais que talvez não seja a mesma experiência, ainda é algo incrível.
não deixe de ler esses livros, porque os próximos são incríveis e eu tenho certeza que você vai gostar, meu amor

Vheyda 18/06/2022minha estante
vc me incentivou dms a continuar eles aaa

w i l l . 17/01/2021

Fiquei super dividido com esse 4º livro da série.

Ele começou exatamente de onde a história terminou no último livro e quando Jacob começou a se envolver com o passado do avô, a se tornar mais independente, a desbravar as fendas espalhadas pelo território dos EUA, a história começa a ficar emocionante e de repente ...

Fiquei pensando - não acredito que eu criei tanta expectativa pra ler um final broxante desses - , e enquanto eu já me preparava pra avaliar mal o livro, rolou aquele plot twist no final. Que sacada !

Já estou preso na história novamente e já vou começar o 5º livro.

arilopes 14/05/2022

Mapa dos Dias
Em primeiro momento, é inevitável não ressaltar que a escrita de Riggs é muito, muito boa mesmo, o homem transborda aclamação, competência e uma imaginação fértil. Outro ponto indiscutível, é que Riggs, finalmente, nos apresentou uma narrativa bem mais fluida e com número de páginas dos capítulos bem mais reduzidas ? espero que as próximas outras estejam neste mesmo patamar!

Ademais, a construção desta história em si foi bem curiosa e instigante, visto que as crianças peculiares, antes habituadas ao passado, onde tudo já foi vivido e era previsível, agora vão lidar com as novidades da contemporaneidade, o que me causou bons momentos de risadas e de contemplar como nosso mundo evoluiu (e continua evoluindo) cada vez mais rápido em espaços de tempo muito curtos ? a pandemia não me deixa mentir. Além do mais, nesse livro algumas das imagens são coloridas, gostei bastante dessa ideia, visto que com a passagem dos anos as fotografias passaram de preto e branco para coloridas e, principalmente, porque elas situam o leitor na época de cada fenda e no presente.

Além disso, chamo a atenção para como esse livro é mais maduro, em diversos sentidos, como por exemplo, ele retrata de forma aberta o racismo e seus desdobramentos no muito peculiar ? nunca imaginei que houve apartheid entre as fendas temporais ?, bem como questões de política territorialistas e de diplomacia, oposição ao governo peculiar vigente e como as disputas por terras, durante as colonizações americanas, repercutiram para problemas hodienos da narrativa ? uma metáfora para os nossos tempos também. Além disso, também o relacionamento de Jacob e Emma não é visto mais como algo "infantil" ou bobinho, aqui ele tem um rumo mais sério, em determinado ponto, eles têm a primeira discussão "severa" deles. Sem dúvida, acredito que Riggs, ao redigir a narrativa, tinha a percepção de que os leitores dos primeiros volumes já não eram assim tão jovens, estavam prontos para discorrer sobre assuntos importantes e pertinentes. Gosto da ideia da literatura crescer junto com seus leitores!

Outrossim, existem dois pontos da narrativa que estão sendo negligenciados, o primeiro cabe a participação mais ativa de Horace, Hugh, Olive e Claire, são personagens que são deixados de lados em vários momentos da narrativa ? desde o primeiro livro ?, sinto que eles poderiam ser bem mais explorados. E o outro, é a incoerência com alguns fatos da narrativa, como por exemplo, a idade dos personagens ? eles erram a idade de Millard. E sim, isso é relevante para mim!
Ah, por falar em Millard, eu quero que ele tenha um romance com Lilly ? nunca quis tanto que um normal fosse peculiar, exceto eu mesmo.

Por último, confesso que, antes de iniciar essa leitura, estava receoso, pois tinha o pressuposto de que a narrativa não seria tão boa quanto as anteriores. Pelo contrário, eu estava redondamente enganado, a história não só melhora como se expande no universo peculiar. A trama nos remete ao passado (obscuro) de um dos personagens mais importantes da série: Abraham Portman. Dessa forma, estou extremamente animado para o tom profético que a narrativa tomou e quais outros mistérios ainda não foram trazidos à tona!!

"Meu cérebro era uma máquina de produzir esperança."

"No presente, ninguém nunca sabe quando o mundo inteiro pode chegar a um fim violento."

"Só porque as leis de segregação racial estavam extintas, não significava que o racismo em si havia acabado."

"O passado não é nada além de uma ferida aberta."

Carolina Tonglet Monzi 28/04/2021

Chato
Deveria ter parado na primeira trilogia ou adicionar 50 páginas no próximo livro que resumissem a enrolação que foi esse livro.

DiegoFlaibam 24/09/2021

peculiares no presente?
eu confesso que não tinha muita expectativa pra saber pra onde a história iria depois dos eventos do último livro, massss me surpreendi com um dos melhores livros da série.
gostei muito de como a história foi encaminhando, descobrindo segredos do avô do Jacob, e podendo ter um gostinho dos peculiares no presente (o que achei que podia ser mais bem explorado).
já tô ansioso pro próximo livro aaaaa

luaraaap 25/08/2020

bom
ate agora, a serie de livros vinha sendo cada vez melhor. este nao foi ruim (nem de longe), mas nao conseguiu superar o anterior, o que me frustrou um pouco, confesso.

apesar disso, é bom, ficando melhor conforme se encaminha para o final, que é um otimo cliffhanger. ansiosa para o próximo!
eduardaportos 25/08/2020minha estante
Adoro demais essa série ?

Ana Carolina Andrade 21/10/2021

98% do livro gastos sem propósito
Esse livro começa imediatamente depois do fim de ?Biblioteca de Almas? (imediatamente mesmo, meros segundos depois) e acho que isso atrapalhou bastante e me fez não levar a sério quase nada do que acontecia - não deu tempo de sentir o impacto do desfecho da trilogia original. Além disso, o objetivo do livro não fica claro até a reta bem, bem final. Tudo que acontece no livro quase inteiro parece pirraça de adolescente rebelde, não uma ameaça legitima.
A história toda parece que é drama apenas por drama, e todo mundo parece ter ficado mais imaturo. Entendo que são todos jovens, mas foi muito frustrante ver todos se portarem de maneira tão infantil - o que é canonicamente confirmado pelas próprias personagens.
O romance principal continua chato, e nesse volume o aspecto bizarro do relacionamento fica ainda mais evidente. Não tem por que torcer por esse casal.
O último capítulo foi um pouco mais intrigante e teve um momento específico muito legal (o que gerou mais meia estrela na nota), mas não foi suficiente para compensar o resto. Em resumo, o livro inteiro parece desnecessário, porque tenta introduzir uma nova história mas só faz isso nas páginas finais, e aí a gente já se irritou com toda a enrolação e o drama de antes. Estou curiosa para ver o como a história termina, mas não tenho mais muito interesse em como ela se desenrola.

Lia 24/01/2022

Apenas leiam!
Assim como todos os livros anteriores da série, esse não deixa a desejar. Cheio de aventuras, novos personagens, uma nova vida surgiu pra essa galera! E eles prometem muitas descobertas, mistérios, e novidades.
O livro tem mais de 400 pgs e eu li super rápido pq não consegui desgrudar, então podem perceber que é um livro viciante. Já no aguardo de iniciar o próximo!!

feérica_prateada 31/12/2021

meu deusss
Eu amei muito esse livro (por mais que tenha começado em junho/julho e fiquei um bom tempo sem ler, voltando só no fim de novembro -por outros motivos)
Cara, eu chorei TANTO no meio pro fim q mds..... Acontece mt coisa, é tudo muito bem desenvolvido e a história se encaixa perfeitamente, n deixa nada "em branco" sabe? Mas no fim deixa uma abertura pro próximo livro q me deixou mt curiosa.
Recomendo pra quem tem paciência de ler livros com continuação e gosta de chorar KKJKK. Enfim, gostei mto mas n é meu preferido por ter mts livros de continuação e eu tenho preguiça de comprar tds

júlia 13/04/2021

não tenho nem reação
com certeza o melhor livro da coleção, até agora, o autor não enrolou nem um pouco, a reviravolta que a história teve foi SURREAL eu tô sem palavras pra descrever o tanto que esse livro é bom meu deus
Dstv 13/04/2021minha estante
Só li os dois primeiros assim que foram lançados. Deu até vontade de reler e continuar a coleção ?

geovanamarques 31/10/2020

Maravilhoso
Decorei o livro, principalmente as últimas 200 páginas! Ansiosa para ler o próximo volume
Ronaldo Pereira 31/10/2020minha estante
Ah... preciso retomar! Adoro essa série! ?

John 29/08/2021

100% perfeição
Tudo prefeito! Me mergulhei e aproveitei todo o minuto lendo. É cheio das montanhas russas, tanta emoção.

Jeh 13/04/2021

A aventura não deixa a desejar...
No final do 3° livro eu me questionei como seria a reação dos pais de Jacob diante do aparecimento dos peculiares... Este quarto, como de costume (e eu gosto disso), se inicia exatamente de o de o 3° terminou, respondendo minha pergunta: a reação deles foi péssimas e a do pai ainda mais decepcionante, tornando impossível, dessa forma a conciliação dos dois mundos.
A soluçao da Srta. Peregrine, de abrir uma fenda no quintal de Jacob, não bastou para ele; ainda mais qndo, mais segredo do seu avô vem a tona. Ao levar Emma e alguns amigos para visitar a casa de Abe, descobrem um bunker, que os levam a uma tremenda aventura, e tbm confundem os sentimentos de Emma.
Novos peculiares nos são apresentados, e uma versão de peculiares vivendo nos tempos atuais nos é revelada.
Após passarem em alguns testes, Jacob e sua turma tem uma missão a cumprir: salvar uma nova peculiar em perigo. Prestes a conseguirem seu objetivo tudo vai por água abaixo qndo são capturados por Frankie e qse vendidos para alguns clãs de Nova Yorque.
Vão parar nas mãos de Léo, o chefão nova yorquino, que os tortura e após ficar sabendo que Jacob é neto de Gandy (Abe) faz novas revelações que mexem com Jacob.
Qndo qse tudo está perdido, são salvos por ninguém mais, ninguém menos que a própria srta. Peregrine, de quem tanto fugiram. Porém, Noor, foi deixada com Léo.
E as relações de amizade são abaladas. E Jacob sem poder aceitar deixar Noor para trás, sem namora e sem amigos, vai atraz de H, onde encontra um cenário deprimente.

Como diz o título, a aventura nada deixa a desejar; a leitura é fluida, sempre nos estimulando a querer saber o desenrrolar da história. É uma leitura fácil que instiga a imaginação com as diversas e bizarras fotos distribuídas, que tão bem se encaixam na história.
Não é 100%, mas por ser um romance adolescente cumpre seu propósito. E quem começou, não consegue largar rs Por isso vamos rumo ao 5° livro.