A Filha do Rei do Pântano

A Filha do Rei do Pântano Karen Dionne

Resenhas - A Filha do Rei do Pântano

Carla79 23/01/2023

É um livro de suspense, ele tem bastante informação, mas não é aquela coisa maçante. Ao todo o livro se passa em uns 3 dias e é uma vibe daquele filme "Sequestro em Cleveland". Gostei bastante, leitura bem fluída e fácil, a história consegue prender e te faz interagir com o que acontece dentro dele.

Cami 16/01/2023

Poderia ter mais detalhes
Eu gosto de detalhes, a parte que mostra o passado dos personagens é melhor contada do que a que se passa nos dias atuais. Gostei muito em como houve a preocupação de se fazer uma personagem que não só busca justiça mas também é errática. Não me parece justo buscar linearidade em uma condição de formação intelectual tão limitada. Tempo perdido não se recupera, e acho que a personalidade da protagonista denota isso. Achei original, de certo modo, até porque a atmosfera é bem específica e o contexto cultural também, e isso, a autora fez muito bem sem tornar maçante.

Jessy 13/01/2023

É um Thriller, mesclado com drama ...
Eu comecei com a leitura, meio que a cegas...

Mas o cenário é revoltante, relata sobre um psicopata sadico, que raptou uma pré adolescente.
Resultou numa criança, que nasceu dessa "união".

A trama é contada através dos olhos de Helena.

No meio do livro, a história fica um pouco morosa

Mas nas últimas 70 páginas, volta a ficar interessante.

Sayonnara 07/01/2023

Incrível
Simplesmente incrível. A forma como foi escrito narrando o presente e passado foi de uma genialidade sem igual. Recomendo.

Gabi 07/12/2022

Faz bastante tempo que eu li, mas lembro de ter gostado bastante na época, então sigo gostando pq confio no meu bom gosto

Mari Pereira 04/11/2022

Reconheço e até acho interessante a intenção da autora, de construir uma protagonista que seja contraditória e que tenha nuances, diante da difícil situação que viveu. Até aí tudo bem.
Mas pra mim, a autora pesou a mão.
A protagonista é um poço de arrogância. A sabe tudo. A maior especialista em pântanos, em caça e vida selvagem da terra. E isso nunca é questionado.
Mesmo adulta, ela segue IDOLATRANDO o pai psicopata e culpabilizando a mãe.
Embora em alguns momentos ela diga que repensou melhor sobre a situação da mãe, ela segue o tempo todo colocando a mãe em uma situação de inferioridade, de culpa, em uma demonstração de total falta de empatia.
E, em nenhum momento, há uma reflexão sobre o quanto a própria protagonista era/é uma pessoa perigosa e perturbada.

Enfim, o livro tem um bom argumento inicial e a escrita é até boa. Mas o desenvolvimento da história e dos personagens é horrível.

Não recomendo. Terminei na força ódio.

Livia M. 26/10/2022

Thrillers são meus preferidos.
E se?
E se John tivesse se perdido nas 2 semanas em que Jacob ficou fora?
Sentimentos controversos
Devia ter odiado o pai de Helena e sido mais empática com sua mãe.
Deveria me preocupar com isso, apesar de ter torcido pelo que era justo e necessário?

Minha versão de manajiwin:
Herdamos a Terra da natureza,
mas a pegamos emprestada dos demais seres vivos.

Alice.Drakan 03/10/2022

Um suspense lento, mas interessante
Gostei do livro no geral, mas senti que grande parte da história foi feita apenas pra aumentar a quantidade de páginas do livro... se fosse focar sem enrolações o livro seria bem mais curto, ao meu ver faltou conteúdo principalmente sobre o presente... pois a maior parte do livro conta do passado da personagem e sua família, enquanto o presente e a perseguição que é o foco da "sinopse" se torna algo vazio e simplório, com acontecimentos superficiais e nada tão marcante quanto aos "flashbacks" do passado.

gabszucolo 13/09/2022

A pequena sombra
Achei a história muito muito boa, com um potencial enorme, mas o livro é lento DEMAIS, então não fez meu estilo de leitura e acabei não gostando tanto por isso :(

polly.telles 08/09/2022

Demorei para terminar este livro. Não sei se esperava algo diferente ou algo melhor, mas consegui terminar. A história de Helena é traumática e ao mesmo tempo nos mostra a dualidade dos sentimentos dela com relação ao pai, mesmo sabendo de tudo o que ele fez. Não gostei muito de como a história é organizada, com um capítulo no presente, um capítulo no passado.

Rosana.Oliveira 24/07/2022

Adorei!
Gostei muito do livro. Uma história que nos prende até o final, além de nos trazer à tona muitos sentimentos.

Leonardo Lemes 19/07/2022

A FILHA DO REI DO PÂNTANO
Thriller psicológicamente bem construído. Literatura norte-americana em enredo de sequestro que quebra a estética do tema. A autora apresenta três linhas narrativas de um único protagonismo, traz o locus de uma personagem pertencente do entre-lugar em relação aos alicerces do contexto, embora seja bem marcada por duas nuances de pertencimento: não-real e real. A obra retrata questões primitivas, patriarcais, de autoridade, de abusos e violências tanto físicas quanto psico-emocionais. Firma o narcisismo, egocentrismo e psicopatia no personagem antagônico; e a fragilização, medo e resiliência na voz passiva da história. Evidencia a importância de parâmetros comportamentais e referências sociais na construção de personalidades, e a importância da imaginação como forma de escape numa tentava de racionalizar situações. A autora pincela sobre cultura indígena dos Estados Unidos, trazendo alguns costumes e um pouco da linguagem. Marca o amadurecimento de uma vida isolada da civilização e a quebra de barreiras emocionais conforme o tempo avança, de uma fase infanto-juvenil até a fase adulta. "Meu pai não tem ideia de que eu vou levar a melhor sobre ele outra vez. Ele não pode imaginar nenhum resultado diferente do que ele planejou, porque, em seu universo, em que ele é o sol e todo resto orbita à sua volta, as coisas só podem acontecer da maneira como ele decretar."