Do Mil ao Milhão. Sem Cortar o Cafezinho

Do Mil ao Milhão. Sem Cortar o Cafezinho Thiago Nigro

Resenhas -

Coringuinha3 24/02/2024

Rumo ao primeiro milhão ?
"Do Mil ao Milhão: Sem Cortar o Cafezinho" é uma obra escrita por Thiago Nigro, conhecido como "Primo Rico", que se destaca por oferecer um guia prático e acessível sobre educação financeira.

O livro é uma jornada do autor desde sua experiência pessoal até se tornar um investidor de sucesso, compartilhando lições valiosas ao longo do caminho.
Nigro apresenta uma abordagem direta e descomplicada sobre como construir riqueza a partir de qualquer ponto financeiro.
- Ele enfatiza a importância de controlar gastos, investir sabiamente e pensar de forma estratégica para alcançar a independência financeira.

Entre os principais ensinamentos e dicas do livro, destacam-se:

1. Controle Financeiro: O autor ressalta a importância de acompanhar de perto os gastos e criar um orçamento realista para alcançar metas financeiras.

2. Investimentos Inteligentes: Nigro aborda diferentes opções de investimento, desde renda fixa até renda variável, e fornece orientações sobre como diversificar a carteira de investimentos de forma a maximizar os retornos e minimizar os riscos.

3. Empreendedorismo: Além de investir, o autor destaca a importância de explorar oportunidades empreendedoras para aumentar a renda e acelerar o processo de acumulação de riqueza.

4. Persistência e Disciplina: Ele ressalta que alcançar a independência financeira requer disciplina, paciência e persistência ao longo do tempo, destacando que não há atalhos para o sucesso financeiro.

5. Mentalidade Financeira: O livro também aborda a importância de desenvolver uma mentalidade voltada para o crescimento financeiro, abandonando crenças limitantes e adotando uma abordagem proativa em relação ao dinheiro.

"Do Mil ao Milhão" é uma leitura inspiradora e prática, repleta de insights valiosos que podem ajudar os leitores a transformar suas vidas financeiras.
É um guia essencial para quem deseja conquistar a independência financeira e construir um futuro sólido.

VHiroshi 18/02/2024

Diferentemente da maior parte dos livros de finanças, ele não se limita a apenas coach barato. O autor conseguiu fazer uma ótima introdução ao mercado financeiro.

lud.sales 13/02/2024

Razoável. Tanto na parte da literatura quanto no conteúdo.
Esse livro estava na minha estante desde 2021, e decidi dar uma chance pra ele.

Do mil ao milhão - sem cortar o cafezinho, por Thiago Nigro é um livro que tem o objetivo de ensinar aos leitores os três pilares para atingir a independência financeira, sendo eles: Gastar bem, Investir melhor e Ganhar mais.

Os três pilares são extremamente rasos, para alguém iniciante no mundo do mercado financeiro não vai fazer sentido. Por exemplo, no pilar Investir Melhor, ele aborda de maneira geral um tópico e já pula para o outro. O raciocínio não fecha. Para um leitor experiente e conhecedor do mercado, é um livro raso que não irá tirar proveito.

Além disso, não tem nada a ver com ir do mil ao milhão nem com cortar o cafezinho. E o autor, tem a premissa de que ele também foi parte de classes mais baixas por ter trabalhado como garçom mas o esforço e o resultado dele o levaram onde está hoje. Estou cansada de ler esses livros de pessoas com uma situação financeira que dá para viver além de sobreviver se colocando na posição de que foi um coitado e passou um perrengue. Óbvio que esse não foi o assunto mais falado no livro, mas sempre nas entrelinhas está ali. Essa capa também com a cara do Nigro, poderiam ter feito algo relacionado ao conteúdo.

Acredito que se o Nigro estivesse escrito uma trilogia para cada um dos pilares teria como aprofundar o conteúdo para iniciantes e destacar algumas dicas ou estratégias para novos olhares de quem já atua no mercado.

Foi um livro que não conseguiu prender minha atenção e li na marra. Não digo que foi um péssimo livro, mas muito mal elaborado.

samiraetca 13/02/2024

Educação financeira não é apenas economizar dinheiro
O livro do Thiago Nigro é um curso de educação financeira e primeiros passos para entender o mercado financeiro.
Ele te apresenta cada modalidade de investimento existente no mercado financeiro, desde a identificação do seu perfil de investidor, como conservado, moderado, ou arrojado, até como criar uma estratégia de investimento.

Mas o objetivo principal é que você crie uma mentalidade de investidor e entenda que apenas poupar seu dinheiro sem um planejamento não vai te ajudar a ficar rico, antes é preciso saber em que investir para obter o melhor retorno possível.

Para isso, é preciso estar por dentro das principais tendencias do mercado como um todo, e principalmente, das notícias políticas que mais influenciam o mercado brasileiro.

Ps. Educação financeira não é apenas sobre deixar de gastar dinheiro, mas principalmente como você vai aplicar o dinheiro que você tem em mãos. ??

Me conta. Você leu este livro? E o que achou? ??

Franklin 11/02/2024

Não gosto muito do thiago nigro mas esse livro é bem introdutório pra quem quer aprender sobre finanças, tem uma linguagem fácil de entender. Porém acho que pelo ano e a quantidade de gráficos talvez tenha alguns dados desatualizados.

Davi 08/02/2024

Não cumpriu muito com o proposto
A proposta de ser um livro introdutório ao estudo de investimento é uma ideia legal, porque dá mais acesso às pessoas ao mercado de investimento. Entretanto, a falta de linearidade das informações, somado a um uso jogado de definições e um linguajar confuso deixou a leitura arrastada e pouco compreensível. Também achei que faltou muita coisa a ser dito; em 200 páginas dá para tratar de muita coisa mas ele ficou preso somente ao básico do básico, e ainda falou pouco - e mal falado - desse básico. Bem, adquiri conhecimento, de fato, aprendi um pouco mais sobre Bolsa de Valores, CDB, CDI e etc, mas nada que alguns vídeos não saciaria. A ideia de servir como um livro que introduz ao tema e ainda democratiza o acesso ao estudo - visto que o livro não custa mais que 20 reais - é, sem dúvidas, notável, mas a aplicação dessa ideia deixou a desejar.

Poças 06/02/2024

Livro muito bom, entendi certos investimentos de forma clara que não conseguia entender. Motivo de 4 estrelas é a questão do livro está desatualizado e com coisas de 2018.

Machado44 30/01/2024

Não entendo nada disso, vou ter que pesquisar mais sobre o assunto, mas achei o livro bem completo. Quem tem um pouco de entendimento sobre (coisa que eu não tenho ) deve entender alguma coisa

Adriano.Marthi 21/01/2024

O livro apresenta conceitos importantes sobre o mundo financeiro. Mostra algumas opções de investimentos e algumas estratégias para atingir suas metas. Interessante ponto de partida.

Vini 15/01/2024

Bom ponto de partida para quem quer enriquecer
Um livro bem didático para quem quer enriquecer, com vários exemplos e casos reais. Para quem já tem um conhecimento sobre finanças e investimentos não é tão adequado, porém ajuda aquelas pessoas mais "perdidas".

jao 14/01/2024

O maior risco de todos é não correr nenhum risco.
Mais um livro logo no início do ano. O livro é um tanto quanto técnico em muitas de suas páginas, mas se você está disposto a aprender e mudar sua mentalidade sobre o dinheiro e o mundo financeiro continue no processo! Esse é só o começo pra quem quer fazer dinheiro.

Lucas Pacheco 14/01/2024

Didático, sucinto e lúcido. Me surpreendeu positivamente, sobretudo na terceira parte.
Indico a leitura, sobretudo para iniciantes.

Carla956 13/01/2024

O livro é dividido em 3 grandes assuntos. Gastar bem, investir melhor e ganhar mais, e o melhor capítulo pra mim, de longe, foi o último. Contém vários insights sobre se destacar e sobre marca pessoal que eu achei muito valiosos pra um primeiro contato com esse tema. Sobre investimentos, não gostei da forma como alguns cálculos foram apresentados. Aborda investimentos de uma forma bacana mas senti falta de detalhar mais em alguns pontos e muito foco e explicação em outros.

Gabrielhrr 13/01/2024

Gastar bem, Investir melhor e Ganhar mais
O livro no geral traz conceitos importantes, uma base geral sobre finanças e investimentos.

A parte inicial, Gastar bem, traz conceitos e informações interessantes sobre gastos essenciais e não essenciais, incentivando os leitores a refletirem sobre seus gastos e antes de qualquer coisa darem um jeito de sobrar um pouco do seu precioso dinheiro todo mês. É o primeiro passo para qualquer pessoa que deseja enriquecer, cuidar do seu dinheiro e entender pra onde ele está indo.

A segunda parte, Investir melhor, trata de explicar conceitos básicos sobre investimentos, juros, juros compostos, como escolher uma ação, diferença entre investimentos, etc. Uma parte interessante é quando ele fala sobre financiamento do imóvel, onde no financiamento estamos pagando juros ao banco e quando investimos, estamos recebendo juros do investimento. Ele faz um questionamento: "de qual lado você está? Do lado que recebe juros ou do que paga?"

A terceira parte fala sobre Ganhar mais, na minha opinião a mais importante e infelizmente a menor parte do livro. Aborda conceitos importantes sobre a sua postura como um profissional, como se destacar na sua empresa e como sair da corrida dos ratos usando como ponto de partida um emprego tradicional e tendo em mente que oportunidades são feitas para serem aproveitadas e não negadas sem antes entender melhor quais os possíveis resultados.

Cris 04/01/2024

Não é um livro para iniciantes em investimentos, se você não entender um pouco sobre o assunto ficará perdido em diversos pontos abordados no livro.