Do Mil ao Milhão. Sem Cortar o Cafezinho

Do Mil ao Milhão. Sem Cortar o Cafezinho Thiago Nigro

Resenhas -

Alisson 25/03/2022

Um bom livro que vale uma releitura eventual.
O livro é dividido em três capítulos: gastar bem, investir melhor e ganhar mais.

Gastar bem: Neste capítulo o autor dá dicas de como diminuir ou mitigar gastos desnecessários do dia a dia. Também avalia gastos grandes como a compra ou aluguel de um imóvel.

Investir melhor: Aqui o autor esclarece em detalhes os vários tipos de investimentos existentes, desde a renda fixa ate a renda variável. Este capítulo é repleto de gráficos e tabelas demonstrando as diversas comparações feitas entre os investimentos. Tais comparações deixam evidentes fatos como o peso que uma rentabilidade de apenas 1% mais alta tem ao longo de 30 anos com a ajuda dos juros compostos. As explicações vão desde dicas de quando vender uma ação até conceitos simples como a definição de Selic, por isso recomendo a leitura tanto para o leitor já familiarizado com finanças como também para leitores mais leigos no tema.

Ganhar mais: O capitulo mais curto, mas talvez o mais relevante. Aqui o livro ganha um aspecto mais pessoal, pois é contada a trajetória da carreira de Thiago Nigro no mercado de investimentos. Aqui o autor revela a importância de gerar valor para o seu ambiente de trabalho e não apenas fazer o que é esperado. Salienta pontos como proatividade, trabalhar buscando resultados para a empresa e não apenas "bater ponto". E explicada a diferença entre esforço e mérito, e de que forma isso afeta seu salário. De acordo com Nigro, esforço é um gasto de energia ineficiente onde nem sempre o resultado é o objetivo final: já mérito é o resultado de uma busca constate por geração de valor e melhora dos resultados o que, por consequência, acaba aumentando sua receita. Por exemplo, um pedreiro pode ser muito mais esforçado do que alguém que trabalha no mercado financeiro, mas o segundo gera mais valor para sua empresa, por consequência acaba ganhando um salário maior.

No geral é um bom livro com ótimos ensinamentos que fazem valer a pena uma releitura de vez em quando.

Pontos positivos: Descrição e comparação bem detalhada e bem embasada de vários tipos de investimentos; boa explicação sobre a diferença entre mérito e esforço.

Pontos negativos: Devido à quantidade de dados a leitura se torna maçante em alguns momentos, especialmente no segundo capítulo; não são dados exemplos claros de carteiras diversificadas em vários investimentos diferentes (método ARCA criado por Nigro); quase não se fala em investimentos estrangeiros como Reits.

Joyce.Mara 17/04/2022

É um bom livro para iniciantes
Traz uma linguagem simples para os leigos no mercado financeiro, com informações bastante relevante.

CPF1964 25/03/2021

Opinião
Primeiro livro que leio do autor.

Interessante para iniciantes.

Mais do mesmo.

Lua 15/09/2022

Ainda estou na fase de montar a reserva de emergência
Livro muito didático? Eu assisto tanto os vídeos do Primo Rico que li o livro inteirinho como se fosse a voz dele falando na minha cabeça. Esse livro me fez refletir sobre como ainda tenho muita coisa pra fazer, estou no início da jornada, mas já bem longe da completa ignorância.

H. Gomes 03/07/2022

O caminho das pedras(brasas)
Thiago Nigro, "o primo rico", um dia terá a fama e a riqueza que merece.
Não me entenda mal, ele já é bem famoso e bem rico(ênfase no rico KK), porém se tivesse nascido nos EUA, facilmente seria um bilionário, ou estaria bem perto disso!.
O livro é tão simples quanto necessário. O autor mostra em histórias reais o que acontece se você seguir dicas simples para poupar e colocar seu dinheiro no lugar certo. Não é um curso completo de investimento, mas eu poderia dizer claramente que é o capítulo "1", e o principal.
É uma pena a certa altura a linguagem ficar um pouco mais técnica, e aparentemente colocar pequenas planilhas que tem sua validade já expirada(em minha humilde visão). Ainda assim, recomendo muito esse livro.
Nigro te mostra o caminho das pedras(pode-se ler brasas), e se você as seguir, provavelmente chegará no seu objetivo, ou pelo menos bem perto dele.

Bruna3285 21/07/2022

Livro bom, mas bem técnico. Como leiga no assunto, fiquei meio perdida em momentos, mas achei os ensinos ótimos para quem quer conhecer mais sobre o assunto.

Naay 13/07/2022

Muito bom pra quem está começando
Estou querendo começar a investir e esse livro conseguiu abrir um pouco minha mente pra eu entender um pouco desse mundo de investimentos. O livro é dividido em 3 partes (Gastar bem, Investir melhor e Ganhar mais). A primeira parte faz com que a gente pense melhor no que gastar nosso dinheiro e onde a gente pode economizar. A segunda parte foi sobre investimentos.. com vários gráficos e estudos sobre investimentos, ações.. confesso que fiquei um pouco confusa e algumas partes, pq como falei, ainda estou começando a estudar sobre o assunto. E a última parte é sobre como a gente pode conseguir ganhar melhor, como podemos nos comportar no ambiente de trabalho para que possamos mostrar nosso valor e ser reconhecido por nossos esforços. O livro é bom, gostei.

Bruno.Hneiruqe 05/04/2021

Bom.
Bom livro para auxiliar àqueles que desejam iniciar de forma coesa no universo das finanças/investimentos.

pedro.pisa 20/08/2022

Direções básicas e muito importantes
O autor divide o livro em três etapas para colaborar com o enriquecimento e o alcance da liberdade financeira: gastar bem, investir melhor e ganhar mais. Informações completas e bastante aprofundadas. Destaco os ensinamentos para crescimento na renda do último capítulo.

Zaqueu 07/04/2020

Equilíbrio
Leitura bastante interessante pois abrange todas as áreas financeiras essenciais do dia dia, que é: gastar bem, investir melhor e ganhar mais. Pontos como "se pague primeiro", tenha um orçamento flexível" estão no livro.
Várias mudanças de mindset, mudanças de comportamentos (principalmente no ultimo capitulo), a própria história do autor em como ele chegou o que tem hoje, muito interessante, leitura recomendadíssima para aqueles que querem uma direção para um boa educação financeira.

Gabriel 14/12/2021

Fascinante!
Ótimo livro, didático, simplicidade na transmissão do conhecimento, objetivo (inclusive quando se trata de termos técnicos), não exige conhecimento prévio, muito pelo contrário, este deveria ser o ponta pé inicial para todos que desejam iniciar no mundo dos investimentos.

Gattera 01/06/2024

Recomendo
Esse livro me abriu portas para o investimento. Uma leitura rápida e imersiva para quem não entende muito de finanças. Recomendo!

Bruna 30/06/2020

O livro indicado para quem pretende entender melhor sobre investimentos e como organizar sua vida financeira. Proporciona uma reflexão profunda sobre finanças e a importância da educação financeira e o quanto é importante que todos busquem conhecimento sobre esse assunto e como ele impacta em todas as áreas das nossas vidas.

Danielly 24/12/2021

Melhor do que o peixe é aprender a pescar. Conhecimento e de qualidade o Thiago transmite em todas as mídias. Recomendo para quem quer mudar a mentalidade sobre o dinheiro, investimentos financeiros e investimentos pessoais.

Andrea.Garcia 30/01/2021

Surpreendente!!!
O livro ultrapassou as minhas expectativas. Já li vários livros sobre finanças, mas nada tão completo.
Achei incrível a divisão do livro em três assuntos: Gastar bem, Investir melhor e Ganhar mais.
O grande diferencial foi a forma como os assuntos foram abordados, trazendo sempre que não existe receita de bolo nos investimentos, tudo depende dos nossos objetivos. E que para alcançarmos resultados melhores precisamos conhecer melhor as opções disponíveis.