Krystallo

Krystallo Raphael Fraemam

Resenhas - Krystallo

@livretoencantado 31/12/2021

Leitura Espetacular!
Dois países em meio a uma guerra que já perdura há mais de cem anos, Econ e Opus.

Aqui você encontra ganância, egocentrismo, luta pelo poder sem a mínima empatia pelo próximo, capitalismo, desigualdade social, regime ditatorial, intervenção estatal, krystallos de energia-espaço, misticismo, aventuras, piratas, grupos militares, conspirações, perseguições, traições, pitada leve de romance, mescla de universo fantástico com ficção científica e distopia política, reviravoltas alucinantes, enredo espetacular e personagens super bem construídos.

Mergulhamos profundamente nas histórias dos protagonistas Tomé e Gray, ambos desaparecem misteriosamente de seus países, ele é tipo teletransportado após tocar uma flor brilhante no terraço do prédio onde morava e ela é sequestrada no dia do seu aniversário.

A partir daí, um universo de descobertas nada agradáveis começa a fazer parte da vida dos dois jovens e o velho ditado “nem tudo é o que parece ser” faz mais sentido do que nunca. Imagina o simples fato de você viver em determinado país desde que existe como gente e acabar destrinchando todo um mistério envolvendo uma guerra misteriosa, onde os líderes alegam que só quem deveria governar seriam pessoas intelectuais. Revoluções inegavelmente prejudiciais muito mais do que dignas de ser uma solução.

Uma distopia incrível, de verdade, embarcamos com extrema empolgação na criatividade do autor e isso por si só já nos transforma e nos faz trazer a história para a nossa realidade, a semelhança nos deixa boquiabertos. É perceptível o fato de que tem muito estudo por trás de tudo. E, apesar da variedade de personagens, não é difícil ir lembrando de cada um conforme a leitura vai fluindo.

A leitura é fluida e repleta de uma maestria que me fez devorar o livro mesmo relutando ficar orfã literária quando concluísse; buscar entender tudo o que a história aborda, o motivo para tudo aquilo estar acontecendo, desvendar cada mistério, torcer pelos personagens que mais me identifiquei.

Laura 19/07/2021

"?? ??????? ???? ??? ????????? ????? ????."

Fiquei muito feliz quando fui convidada pelo @raphaelfraemam para ler Krystallo!

Sua obra possui 2 protagonistas: Tomé, que mora em Econ, um país capitalista e desenvolvido, mas desigual. E Gray, que vive em Opus, com um governo voltado para o socialismo. Estes países travam uma guerra há mais de 100 anos por um cristal de energia infinita que os abastece.

Por acaso, um dia Tomé filma um atentado contra Econ, sem querer. Dias depois, ele tem seu celular roubado, e durante a perseguição para recuperá-lo, ele acaba sendo teletransportado para outro local. Enquanto isso, no dia de seu aniversário, Gray é sequestrada e vai parar em um navio com outros jovens que também haviam sido raptados.

O desenvolvimento da história é cheio de aventuras, com criaturas mitológicas, piratas e magia, ao mesmo tempo que possui muitas reflexões políticas. Krystallo é um livro que eu recomendaria muito para quem está começando a praticar a leitura, pois é voltado para um público juvenil.

O que mais me agradou foi a forma como o universo foi construído, destacando várias diferenças culturais (envolvendo até comida) entre os personagens. Além disso, o autor não deixou pontas soltas no final! Por fim, os personagens são muito divertidos, mas eu gostaria de ter me aprofundado um pouco mais neles.

Se você gosta de uma mistura de fantasia + distopia + aventura, deveria ler Krystallo!

Thiago548 22/08/2023

Grande potencial!
A sinopse do livro me chamou atenção e além de estar com vontade de ler algo mais divertido, o fato de ser um autor nacional me motivou a ler esse livro.
No começo pensei que seria mais uma distopia, até que as coisas foram andando e comecei a pensar que seria um livro de ficção meio bobo e exagerado, mas depois de continuar a leitura... A cada capítulo que lia, ficava mais intrigado e curioso.
O livro possui um universo bem grande e explorável, me deixando ansioso para aprender mais sobre.
A linguagem do livro é "amadora", não é como aqueles livros que exigem um pouco de interpretação que possui diversas poesias e reflexões nas falas. É algo simples e fluido, me lembrei bastante de Percy Jackson enquanto lia.
Os personagens são bem feitos, sendo meus preferidos o "Esquadrão Delta".A forma como foi dividido os acontecimentos também é ótima.
Gostei de como tudo é incrivelmente conectado.
Como nada é perfeito, deixo meus incômodos servindo de conselhos.
Mesmo gostando como tudo em geral foi terminado, tenho que admitir que os últimos capítulos de como terminou me pareceu meio "clichê" como aqueles livros de "final feliz". Não foi ruim, mas a forma como foi explicada nos últimos capítulos me incomodou, acho que poderia melhorar.
Além de uns personagens e momentos que poderiam ter dado um toque a mais de realidade, ou pelo menos desenvolvimento fictício.
E por último e menos importante, pela arte, onde a capa me pareceu um pouco fora de sentido com relação ao livro, e seria também interessante colocar um mapa para ajudar no aprofundamento do livro.
Enfim, é um baita livro, principalmente pelo seu universo fictício, estou bastante ansioso para ler o próximo da saga. Recomendo!
LuaTeresa 28/08/2023minha estante
Tem romance?

Estevao 08/11/2023minha estante
Tem casal, o romance não é no foco dessa trilogia .

LuaTeresa 08/11/2023minha estante
Obrigada por me responder

Ley 10/11/2018

O que acham da literatura brasileira?
Conheci Krystallo recentemente e em suas primeiras páginas percebi que iria amar o tema. Krystallo: Jornada para além das fronteiras é um livro de fantasia cujo autor, Rafhael Fraemam, é advogado e brasileiro, mais precisamente residente de Recife-PE. Ele lançou esse livro em outubro e já conquistou corações, inclusive o meu.
A história tem como um dos principais temas a política e suas consequências. Não é um tema fácil de falar e é preciso bastante atenção para ter domínio sobre o tema. A princípio iremos conhecer duas grandes potências chamadas Opus e Econ, são países superdesenvolvidos controlados por um sistema abusivo, e sustentado por cristais (krystallos) de energia. São nesses países que Gray e Tomé moram respectivamente. É bastante notável que há traços de capitalismo e comunismo presente nesses lugares.
Por um terrível acontecimento, Gray e Tomé são o obrigados a abandonar suas famílias e sair de seus países. Até então eles não conhecem a total verdade do que acontece no lugar em que viveram, percebem que mentiram para as pessoas e vão conhecendo aos poucos a verdadeira verdade sobre seus governos.
Ao longo da trama, descobrimos que o que está a espreita do governo é algo pior do que imaginam, há uma sociedade infiltrada nas massas, com o objetivo de transformar um governo deturbado em uma ditatura. Além das críticas envolvendo política, Krystallo nos faz pensar: "E se ao invés de melhorar, entrarmos em um tipo de governo pior?". Afinal, é esse o objetivo do livro, um governo pior não é um governo.
Refleti bastante sobre esse livro, sobre as decisões que tomamos que às vezes viram uma verdadeira bola de neve. Esse é um daqueles livros que nos faz ver com mais clareza o que se passa ao nosso redor.

Myy 14/04/2022

Maravilhoso!
Se você gosta de uma excelente fantasia assim como eu, não pode deixar de ler esse livro. Simplesmente fantástico!

Gi Fontes 12/04/2021

Nessa distopia acompanhamos a vida de dois protagonistas, que vivem em um país onde uma guerra perdura há anos, os dois se veem perdidos. Tomé, sem nem saber como, é teletransportado para um país desconhecido e precisará da ajuda de pessoas treinadas para sair de lá e voltar para casa. Enquanto isso, Gray é sequestrada no dia do seu aniversário e é presa em um navio com outras crianças. Para sair dessas situações, os dois embarcam em aventuras com palácios, missões, piratas e muito mais e acabam descobrindo que seus governos enganam a população há 100 anos!

Eu amei a premissa do livro, o desenvolvimento da história e os personagens principais!

O livro é bem político, uma distopia incrível!

Priscila Matos (@resenhasdamoca) 03/11/2018

Fantasia com uma pitada de realidade
Quando recebi o convite para conhecer essa obra de fantasia não tinha ideia do potencial de criação de um universo fantástico quanto essa saga me mostrou até agora. Confesso que de início fiquei com receio de me decepcionar com a obra, mas foram alguns minutos de leitura para consolidar a maestria com que o autor desenvolveu esse mundo. Com uma escrita sensacional (que te leva a mergulhar realmente nesse mundo), o livro nos presenteia com um conflito semelhante ao nosso cenário atual, nos tirando daquela bendita zona de conforto.
No início os protagonistas são Tomé e Gray que vivem em dois países diferentes, Econ e Opus, que travam uma guerra secular. As duas nações possuem um poderoso cristal, fonte de uma energia inesgotável e governos que estão mais preocupados em se manterem no poder. Apesar disso os dois países possuem regimes diferentes, mesmo podendo ser perceptível que são faces da mesma moeda.
Após um atentado em Opus e um sequestro em Econ, nossos protagonistas começam suas jornadas para além das fronteiras, redescobrindo a História das duas nações que foram manipuladas por ambos os governos durante muito tempo e ainda lutar contra um "novo" sistema prestes a tomar o poder também com manipulação da opinião pública.
O livro traz muitas mensagens. Para mim pude constatar o quanto é difícil para que as pessoas percebam a realidade e que muitas vezes é preciso "tirá-las" da sociedade onde vivem. Que regimes opressoress se apoiam na opinião pública ligada ao patriotismo e a política do medo como forma de "cegar" a população. Apesar de um universo bem amplo, com piratas, mistérios, traições...as histórias foram todas amarradas no final. Cada personagem contribuiu muito com o livro.

Camilly137 23/05/2020

Krystallo
? E vamos para uma #ResenhadaMilly ??
O livro de hoje é de uma parceria, Krystallo- Jornadas para Além das Fronteiras do @raphaelfraemam. ?
O universo de Krystallo é mostrado para nós sobre duas narrativas principais. Uma delas é de Tomé, um garoto de Econ que acaba filmando uma explosão no maior edifício da cidade, o Babel, e após esse acontecimento a vida dele muda completamente. Também temos a narrativa de Gray, uma menina de Opus, super estudiosa e dedicada que acaba sumindo no dia do seu aniversário. ?
Nessa aventura nós vamos conhecer um universo onde existem cristais de energia que são disputados pelos países "mais fortes", porém cem anos antes um tratado foi feito entre Econ e Opus, uma guerra é travada mas sem afetar as cidades. Dois sistemas bem diferentes regem cada um desses países Econ nos traz uma forma de capitalismo, onde só quem tem dinheiro estuda e tem oportunidades, já em Opus é um sistema de divisão, onde todos tem as mesmas coisas, não há pessoas sem uma casa, mas também não existe luxo.?
No momento que um autor se dispõem a trazer discussões tão atuais e importantes como golpes políticos, a facilidade de convencer e manipular as pessoas, a importância da mídia, entre outras coisas, ele cria uma obra super atual e que pode ajudar as pessoas a pensar sobre o perigo de ideias extremas. Krystallo é um livro que mistura fantasia com inúmeras discussões e assuntos que vem sendo cotidianos nesses últimos anos.?
Acabei lendo o livro muito rápido, me surpreendeu bastante, e eu adorei que não ficou pontas soltas, mesmo tendo várias coisas rolando ao mesmo tempo, nada foi deixado de lado e os todos os acontecimentos fizeram sentido no final.?
Durante essa aventura com piratas, lutas e cristais mágicos, nós temos alguns objetos e símbolos importantes. Esmeralda é uma dessas coisas, o navio pirata com a melhor tripulação e que só melhora essa história.?
Recomendo para todos essa leitura, com uma escrita fácil e uma aventura que não dá vontade de parar.?

Ottaviou - @octaliterario 09/07/2020

Fantasia e política andam de mãos dadas.
"As duas maiores potências de Emperon travam uma guerra para garantir o controle dos cristais de energia?"

Em "Krystallo: jornada para além das fronteiras" vamos acompanhar a jornada de dois personagens: Tomé, que mora em Econ, um país onde o governo diz que ali é um lugar perfeito e da jovem Gray, que vive em Opus, que por sua vez é socialista e não existe desigualdade, mas há muita escassez de recursos.

Cada um tem seus objetivos pessoais e suspeitam que o governo esconde muitos segredos, tornando-se uma farsa para muitos cidadãos. E, em um certo dia, Tomé é teletransportado para um lugar desconhecido e Gray é sequestrada para dentro de um navio. Perdidos em locais que jamais viram, ambos vão viver muitas aventuras e ouvirão outras versões do que é contada pelo governo de seus respectivos países.

Uma história de fantasia e sci-fi que, apesar de ficcional, apresenta diversas similaridades com a nossa atual situação. Dona de uma trama cheia de plot twists, conflitos políticos e objetos mágicos, essa é mais uma história que com certeza deve estar presente na estante de cada leitor que curte o gênero, sendo ela virtual ou não. Mesmo achando alguns momentos cansativos, não retiro o mérito do bom desenvolvimento que a história tem.

No fim, essa foi minha resenha de "Krystallo: jornada para além das fronteiras" e espero que tenham gostado.

Iara Silva 11/05/2021

Leiam livros nacionais!!!
Gente, essa não é bem uma resenha, queria apenas deixar registrado aqui o quanto esse livro é incrível, bem construído e com temas importantíssimos. A fantasia pra mim é um gênero novo, esse é o meu segundo livro do gênero. Mas o autor escrever um livro desse com a presença de elementos da distopia, foi tudo pra mim, amo distopias. Siiiiiiim, esse livro é uma fantasia distópica, que sua leitura será tão maravilhosa quanto foi para mim.

Maria Tereza 21/07/2021

Uma fantasia com toques de realidade
Krystallo é uma obra incrível. É uma fantasia sobre política, sobre mundos diferentes e separados, sobre descobrir um universo inteiro fora da nossa bolha. Ele traz um tapa na cara de tão semelhante com a nossa realidade.

Que surpresa e que honra receber esse livro, com uma história tão bem construída e uma crítica tão coerente. Eu recomendo que todas as pessoas que gostam de fantasia, mistérios e uma boa narrativa, conheçam esse livro imediatamente.

Veja a resenha completa no meu IG @uchihachanleu

site: https://www.instagram.com/p/CRh9vQ2rbzC/

nanda_enfimresenhei 24/07/2021

Ótimo livro distópico e NACIONAL
Resenha

Em um futuro distópico, Econ e Opus são dois países que ficam no continente Emperon. A guerra entre as duas nações já perdura por mais de um século e, aparentemente, está longe do fim. Embora haja essa rivalidade perceptível, anteriormente, eles acabaram se aliando para acabar com Crátia, outro país do continente. A busca de Econ e Opus é para deter o poder dos cristais amarelos, nomeados de Krystallo, que são fontes de energia ilimitadas. Afinal, a energia é o poder. É o que é capaz de sustentar os Estados e amenizar o que acontece ?por trás dos panos?. Porque, sim, tem muita coisa que as pessoas nem sonham que está ocorrendo.

?E, afinal, quando uma mentira é repetida mil vezes, acaba se tornando verdade, não é mesmo??

Além da guerra, os governos dos países são autoritários, ou seja, controlam tudo e todos. E não há nenhuma melhora à vista, já que, a cada dia, eles se tornam mais fortes e os indivíduos mais contidos. Inclusive, isso acontece com Tomé Stalmer, um jovem que vive no país Econ com sua mãe e seu irmão, Ricardo. Ele vive normalmente, estudando em casa através de vídeo aulas e se preparando para, um dia, ser alguém. Ou seja, é um privilégio que muitos nem sonham em ter. Em um dia tranquilo, dentro do que se pode esperar, ele acaba se deparando com uma situação estranha, que o manda para outro continente: Parsagena. No entanto, pouco se fala sobre esse lugar para os cidadãos, muito por conta do governo não achar ?adequado? dar mais informações sobre. Isto é, tudo é novidade para Tomé.

?Para ganhar uma partida, às vezes nem temos que movimentar todas as nossas peças, mas também pode acontecer de esquecermos alguma que poderia ser útil pelo simples fato de não possuirmos o costume de usá-la.?

Enquanto é narrado a ?vida nova? do garoto neste local, por outro lado, se analisa também o dia a dia de Gray Frost, outra adolescente, só que moradora de Opus, o país que vive em pé de guerra com Econ. Gray, contudo, é muito estudiosa e deseja chegar à faculdade. Para isso, precisa se dedicar muito, justamente para não depender de ninguém além do que ela mesma. Entretanto, tudo muda quando ela é surpreendida no dia do seu aniversário de 16 anos: ela sofre um sequestro. Quando acorda, se vê cercada por outros jovens que sofreram exatamente o mesmo que ela. Eles estão em um navio, sem saber o rumo que tomará. Porém, ela não aceita que tudo fique como está, sem mais nem menos. Portanto, quando surge uma oportunidade, percebe que é hora de lutar.

?Bons livros só dependem de uma coisa: boas histórias.?

Ao longo da história, é possível perceber que os governos de Opus e Econ deixam algumas informações bem escondidas mesmo, uma vez que eles não querem que os moradores saibam do que se trata, de verdade, a guerra, e o porquê ela não ter chegado ao fim até hoje. Pois, de certa forma, eles têm aquele pensamento de que o quanto mais as pessoas sabem, mais elas questionarão as atitudes de terceiros. As aventuras tanto de Gray quanto de Tomé, com suas respectivas vidas, os levam a lugares inimagináveis, fazendo com que eles comecem a descobrir alguns segredos, bem como organizações um tanto quanto secretas também.

Opinião

Eu nunca havia lido um livro de fantasia escrito por um autor brasileiro, mas posso dizer que sofri uma grata surpresa. Não esperava que fosse gostar tanto de Krystallo, porém, aconteceu. A escrita de Raphael é envolvente, você quer sempre saber mais e mais. Todo o ambiente criado foi primordial para que pudesse me sentir inserida na história e participar das aventuras junto com os personagens. As críticas feitas aos governos também foram muito bem elaboradas ? e necessárias, vale ressaltar. Ainda mais para o momento em que vivemos, né?

Eu amei cada detalhe do livro, achei interessantíssimo toda a ligação entre os protagonistas ao decorrer da história. Tem bastante ação, o que eu, particularmente, sou apaixonada. Li-o em poucos dias, já que fiquei bem encantada com a história por completo ? ainda que alguns pontos tenham me feito tirar meia estrela na avaliação. Por exemplo, acho que faltou um pouco uma maior descrição dos personagens. Não consegui visualizá-los na minha mente, porque as características deles foram faladas poucas vezes. A questão dos capítulos intercalados sobre Tomé e Gray me fez ficar um pouco confusa também, me senti um pouco perdida quando parava a leitura e depois retornava.

@paginaseimagens 01/08/2020

Diversão para todas as idades
Ouvi falar desse livro pela primeira vez no ano passado, vi tantas resenhas sobre ele que despertou minha curiosidade. Não curto muito fantasia, gosto de histórias fictícias sim, mas que sejam verossímeis. Tenho uma certa implicância com elementos fantásticos, mas vez por outra, gosto de sair da minha zona de conforto, então coloquei na minha lista.
??????
Krystallo é uma espécie de distopia. No início, acompanhamos a jornada de Tomé e Gray, dois jovens que vivem em Econ e Opus, países que estão em guerra há anos. Tomé filma com seu celular uma cena estranha, e quando tenta descobrir o que aconteceu, acaba envolvido em uma aventura bem distante de casa. Gray é sequestrada e precisa dar um jeito de voltar para casa. Ambos se deparam com um mundo totalmente diferente do que conheciam. No meio da história, ganhamos dois novos narradores e a história fica ainda mais rica. O livro tem animais fantásticos, piratas, sereias e tritões e muita fantasia, mas conta com um enredo muito real de luta por poder e brigas políticas. Os personagens são bem desenvolvidos e carismáticos. Apesar de ter um perfil jovem, a história garante diversão para todas as idades. Mesmo não sendo fã do gênero, terminei o livro com vontade de ler mais.
??????

Evonir 13/08/2021

Uma história repleta de referências e reviravoltas que se revelam aos poucos. Uma grande miscelânea (no bom sentido) de tudo que uma boa aventura épica deve ter. De piratas a hipogrifos, de mocinhos a bandidos, de democracia a corrupção e regimes totalitários. Ótima leitura que nos faz questionar nossa própria realidade e contexto social.