Krystallo Raphael Fraemam

Resenhas - Krystallo

Clara 17/02/2020

Resumo da leitura
Incrível, amei.
A construção dos personagens e o enredo são incríveis. Já ansiosa pelos próximos volumes.

natalia.costa.3 24/01/2020

Literatura nacional de ótima qualidade
O livro é uma fantasia, com muita aventura e algumas características de distopia. Há algumas referências à Harry Potter, por exemplo, mas sem se tornar cópia de nada. Este foi o primeiro ponto que me fez amar a obra: uma fantasia original, algo que todo leitor de fantasia sabe, está raro nos dias de hoje.

Temos dois protagonistas, o Tomé e a Gray. Tomé é de Econ, um país no qual os ricos têm direito ao estudo e as universidades, enquanto aos pobres não são dadas as mesmas oportunidades de vida. Há muita desigualdade social. Já Gray é de Opus, um país socialista, onde não há grande desigualdade social, mas todos vivem com baixa renda. A governo controla tudo em um regime ditatorial.

Econ e Opus estão em guerra há mais de 100 anos, em busca do controle dos cristais amarelos de energia. Estes cristais são fontes ilimitadas de energia, e há dois deles (um em cada país). Além destes dois países, temos também o continente sul, onde há civilizações que vivem sem cristais de energia. Não vou falar sobre elas, para não estragar a experiência de leitura de vocês. Mas cito que entre estas civilizações há forte militarismo, construção de armas, e muita busca por poder.

Com vários elementos interessantes como ordens secretas, criaturas fantásticas, piratas, e claro, os cristais (chamados de krystallos), a obra consegue falar de temas super importantes e necessários, como política e democracia, tudo de forma leve e que prende o leitor do início ao fim. A cada página que lemos vivemos junto com Grau e Tomé a aventura que eles vivem.

Millah14 09/05/2020

Esse livro é incrível, fala muito sobre guerras, mentiras, a forma que os países governam, é uma história que vai além da fantasia.

Gabizoca 14/03/2021

Recomendado
Confesso que adorei a desenvoltura do sistema político implementado na história e toda sua dimensão. Após o leitor se ambituar neste universo literário você começa a torcer pelo protagonista como se estivesse vivendo isso.

A troca de perspectivas de um país para o outro é um ponto forte do livro. Você vê dois personagens com complexibilidades completamente diferentes e sente empatia com o mesmo grau para com cada um.

Iara Silva 11/05/2021

Leiam livros nacionais!!!
Gente, essa não é bem uma resenha, queria apenas deixar registrado aqui o quanto esse livro é incrível, bem construído e com temas importantíssimos. A fantasia pra mim é um gênero novo, esse é o meu segundo livro do gênero. Mas o autor escrever um livro desse com a presença de elementos da distopia, foi tudo pra mim, amo distopias. Siiiiiiim, esse livro é uma fantasia distópica, que sua leitura será tão maravilhosa quanto foi para mim.

nanda_enfimresenhei 24/07/2021

Ótimo livro distópico e NACIONAL
Resenha

Em um futuro distópico, Econ e Opus são dois países que ficam no continente Emperon. A guerra entre as duas nações já perdura por mais de um século e, aparentemente, está longe do fim. Embora haja essa rivalidade perceptível, anteriormente, eles acabaram se aliando para acabar com Crátia, outro país do continente. A busca de Econ e Opus é para deter o poder dos cristais amarelos, nomeados de Krystallo, que são fontes de energia ilimitadas. Afinal, a energia é o poder. É o que é capaz de sustentar os Estados e amenizar o que acontece ?por trás dos panos?. Porque, sim, tem muita coisa que as pessoas nem sonham que está ocorrendo.

?E, afinal, quando uma mentira é repetida mil vezes, acaba se tornando verdade, não é mesmo??

Além da guerra, os governos dos países são autoritários, ou seja, controlam tudo e todos. E não há nenhuma melhora à vista, já que, a cada dia, eles se tornam mais fortes e os indivíduos mais contidos. Inclusive, isso acontece com Tomé Stalmer, um jovem que vive no país Econ com sua mãe e seu irmão, Ricardo. Ele vive normalmente, estudando em casa através de vídeo aulas e se preparando para, um dia, ser alguém. Ou seja, é um privilégio que muitos nem sonham em ter. Em um dia tranquilo, dentro do que se pode esperar, ele acaba se deparando com uma situação estranha, que o manda para outro continente: Parsagena. No entanto, pouco se fala sobre esse lugar para os cidadãos, muito por conta do governo não achar ?adequado? dar mais informações sobre. Isto é, tudo é novidade para Tomé.

?Para ganhar uma partida, às vezes nem temos que movimentar todas as nossas peças, mas também pode acontecer de esquecermos alguma que poderia ser útil pelo simples fato de não possuirmos o costume de usá-la.?

Enquanto é narrado a ?vida nova? do garoto neste local, por outro lado, se analisa também o dia a dia de Gray Frost, outra adolescente, só que moradora de Opus, o país que vive em pé de guerra com Econ. Gray, contudo, é muito estudiosa e deseja chegar à faculdade. Para isso, precisa se dedicar muito, justamente para não depender de ninguém além do que ela mesma. Entretanto, tudo muda quando ela é surpreendida no dia do seu aniversário de 16 anos: ela sofre um sequestro. Quando acorda, se vê cercada por outros jovens que sofreram exatamente o mesmo que ela. Eles estão em um navio, sem saber o rumo que tomará. Porém, ela não aceita que tudo fique como está, sem mais nem menos. Portanto, quando surge uma oportunidade, percebe que é hora de lutar.

?Bons livros só dependem de uma coisa: boas histórias.?

Ao longo da história, é possível perceber que os governos de Opus e Econ deixam algumas informações bem escondidas mesmo, uma vez que eles não querem que os moradores saibam do que se trata, de verdade, a guerra, e o porquê ela não ter chegado ao fim até hoje. Pois, de certa forma, eles têm aquele pensamento de que o quanto mais as pessoas sabem, mais elas questionarão as atitudes de terceiros. As aventuras tanto de Gray quanto de Tomé, com suas respectivas vidas, os levam a lugares inimagináveis, fazendo com que eles comecem a descobrir alguns segredos, bem como organizações um tanto quanto secretas também.

Opinião

Eu nunca havia lido um livro de fantasia escrito por um autor brasileiro, mas posso dizer que sofri uma grata surpresa. Não esperava que fosse gostar tanto de Krystallo, porém, aconteceu. A escrita de Raphael é envolvente, você quer sempre saber mais e mais. Todo o ambiente criado foi primordial para que pudesse me sentir inserida na história e participar das aventuras junto com os personagens. As críticas feitas aos governos também foram muito bem elaboradas ? e necessárias, vale ressaltar. Ainda mais para o momento em que vivemos, né?

Eu amei cada detalhe do livro, achei interessantíssimo toda a ligação entre os protagonistas ao decorrer da história. Tem bastante ação, o que eu, particularmente, sou apaixonada. Li-o em poucos dias, já que fiquei bem encantada com a história por completo ? ainda que alguns pontos tenham me feito tirar meia estrela na avaliação. Por exemplo, acho que faltou um pouco uma maior descrição dos personagens. Não consegui visualizá-los na minha mente, porque as características deles foram faladas poucas vezes. A questão dos capítulos intercalados sobre Tomé e Gray me fez ficar um pouco confusa também, me senti um pouco perdida quando parava a leitura e depois retornava.

Alan Bruno 04/02/2022

Você precisa conhecer Krystallo!
Conheci a proposta do livro em 2021, aqui mesmo pelo Skoob. Soube através do autor, Raphael Fraemam, que entrou em contato comigo para saber minha opinião sobre um outro livro nacional de fantasia, aproveitando depois para comentar sobre o seu livro Jornadas Para Além das Fronteiras, primeiro livro da saga Krystallo. Fiquei interessado na história e no fato de ser um material nacional, e resolvi adquirir o livro na ocasião.
Confesso que fui pegar no livro apenas agora, em 2022, e posso dizer que meu único arrependimento foi não ter lido ele antes!

A história, uma fantasia distópica com alguns elementos de ficção científica, conta com uma escrita que flui super bem, o que me permitiu ler por mais de uma vez mais de 50 páginas seguidas e não cansar. Não existem trechos arrastados, então mesmo quando não se gosta de determinado momento na história, não há preocupação de ficar preso ali.
Os personagens principais são bem desenvolvidos e os demais personagens relevantes, que não considero tão poucos, conseguem ser bem utilizados. Gostei de vários!
Tive alguns incômodos durante a leitura, sendo um deles com alguns diálogos, que me causaram estranhamento, soavam "literais" demais, não sei explicar. E há o final, que eu sinto que poderia ter tido mais páginas para uma conclusão melhor. A consequência dessa rapidez de última hora foi tornar difícil engolir alguns acontecimentos. No entanto, nenhum dos dois casos atrapalhou realmente a minha experiência. Li super rápido, sempre curioso e esperando respostas.

Recomendo demais!!

Feer Diniz 13/09/2020

Uma fantasia nacional surpreendente
Após 100 da Grande Guerra, onde Opus e Econ se aliaram e derrubaram o governo ditador de Resol de Cratia. Econ e Opus tem em seu poder os Krystallos de energia, onde é uma fonte inesgotável para manter a cidade. Econ é superior a Opus por conta que é uma democracia, altas tecnologias e dinheiro, pode os dois países vivem em uma guerra sem fim em busca de poder e vitória.
Conhecemos Tomé, um jovem que está terminando a escola, porém odeia o sistema EAD, preferia que fosse presencial, em um passeio pela cidade, ele acaba gravando sem querer uma explosão no prédio mais alto, Babel. Após alguns dias, voltando de um passeio, ele se depara com uma garota em seu quarto roubando seu celular, ao segui-la, ele acaba parando em outro lugar. Achando que viajou para o passado, descobre reinos que não sabia da existência. E para conseguir voltar para casa ele vai viajar com o Esquadrão Delta, que precisam cumprir uma missão, que o envolve.
Também conhecemos Gray, uma menina inteligente de Opus, que quer a todo custo passar na universidade, então sempre está estudando. No dia do seu aniversário, Gray é sequestrada por um caminhão preto e levada até um navio, Katrina, onde lá estão Ron, Celina, Ferdinando e Caty. Eles não sabem muito bem o que estão fazendo ali, só sabem que precisam usar um uniforme verde com um emblema de uma espada ao contrário e um dragão alongado preto. Mas em um belo dia um navio de piratas invadem o Katrina, Celina e Gray acaba embarcando no Esmeralda.
Existe uma organização em Opus e Econ que junta jovens inteligentes para um propósito. Mas ninguém sabe muito sobre, eles são bem discretos.
O livro me surpreendeu, é uma fantasia junto com ação e aventura, que me prendeu do começo ao fim. Queria porque queria saber o que aconteceria com Tomé, Gray, com seus familiares e o que era essa Organização.
Os capítulos são intercalados entre Tomé, Gray, Maggi (melhor amiga de Gray) e Ricardo (irmão de Tomé). Eu gostei muito disso, já que amo quando se tem visões de vários personagens.
Criei muitas teorias, odiei alguns personagens, amei outros. A escrita do Raphael é muito boa e cativante. A descrições e os mistérios são bem envolvente. O começo demorei a engrenar por conta de uma ressaca, mas logo me rendi e não conseguia parar de ler. Os personagens são muito bem desenvolvidos e com personalidades que muitas vezes me identifiquei. O livro é recheado de política e crítica política, que nos faz refletir e pensar no nosso país e no nosso momento, até o passado, podemos ver coisas semelhantes a história do Brasil. Raphael acertou em cheio nesse ponto. Agradeço por ter a chance de conhecer esse livro e por nós ter procurado. Estou aqui a espera da continuação e ansiosa para saber o que vai acontecer, já que tem um arco muito bom para o próximo.
Recomendo muito esse livro para quem ama fantasias e o melhor é uma fantasia nacional.

joaopdro 11/03/2020

Um livro que chega dá orgulho da literatura nacional
"Quantas guerras já começaram por conta de um homem estúpido que acredita ter mais poder do que realmente tem?" (Cap. 0)

SINOPSE: As duas maiores potências de Emperon travam uma guerra secular para garantir o controle dos cristais de energia. Foi por causa de um atentado em Econ que Tomé Stalmer começou a suspeitar da verdade que o governo apregoava. E é no dia de seu aniversário que Gray Frost é forçada a deixar Opus, o seu lar. As jornadas para além das fronteiras narram uma história de piratas e soldados de elite, inteligência e mistério, confiança e tragédia. Cada um luta para sobreviver ao mesmo tempo em que busca compreender os segredos por trás dos acontecimentos que mudaram o curso da História.

Política, aventura, mistério e "magia"; esse enredo foi fantástico! Para mim, a construção do livro foi tão bem feita que maratonar ele foi inevitável! Cada plot twist foi um pulo da cadeira (hahaha).

O universo de 'Krystallo' é bem interessante. Um cenário político em um mundo distópico, onde o poder é quem fala mais alto; e muitas vezes pude fazer analogia com a atualidade. Esse é o ponto chave pro desenrolar da história. Essa complexidade deram boas brechas para serem trabalhadas em uma continuação, que desde já quero ler!

É um livro que vai agradar vários fandoms, como os de Percy Jackson e Jogos Vorazes. Foi uma leitura super empolgante, com ótimos personagens. Esperem por várias aventuras recheadas de mistério - seja no meio do mar ou num deserto escaldante -, reviravoltas incríveis e por aquele toque de magia que todo leitor de ficção ama! Fica a dica!

Gaby Esteves 08/05/2021

Incrível
Eu tô muito agradecida pelo autor ter me convidado a ler esse livro! Uma distopia sem enrolação, redondinha, cheia de política e com o toque cativante de fantasia que a gente merece! Todos os personagens são incríveis, a problemática é impecável, as motivações e tbm os plots, o que dizer dos plots desse livro? Revoltantes! No bom sentido hahahaha eu recomendo imensamente!! Ansiosa pra continuação!

Lais 03/06/2020

Autor: Raphael Fraeman
Gênero: Fantasia/Aventura

"Um governo ruim, não justifica outro pior?"

Krystallo é uma obra que conta a história de dois países que travaram uma guerra centenária. E após o combate, os mesmos se unificaram para enganar o povo, para que pensassem que ainda estavam em guerra. Ou seja, desde que nascem, eles são instruídos a achar que são superiores aos outros países e vice-versa.

Mesmo com a evolução da história, ela abrange dois personagens que por sua vez, contam suas histórias pelo ponto de vista de cada um. E ao longo disso, descobrem fatos que ultrapassam limites inimagináveis do governo.

Eis que, surge uma organização secreta chamada a "Ordem do Dragão" que tem como ideologia dar um golpe no governo, para lhes roubar o poder.

E isso resulta em diversas reviravoltas. Cada reviravolta trás um mistério. O que torna tudo ainda mais envolvente.

? O mistério do que poderia acontecer, do peso das decisões, do futuro de todos foi uma das coisas que me atraiu. Além de uma escrita descomplicada.

? O "mundo" tão próximo da realidade, também é um ponto positivo a ser discutido. Mesmo abaixo da fantasia, existe uma realidade tão abrangente, que ao prestada atenção, nos faz refletir.

Camilly137 23/05/2020

Krystallo
? E vamos para uma #ResenhadaMilly ??
O livro de hoje é de uma parceria, Krystallo- Jornadas para Além das Fronteiras do @raphaelfraemam. ?
O universo de Krystallo é mostrado para nós sobre duas narrativas principais. Uma delas é de Tomé, um garoto de Econ que acaba filmando uma explosão no maior edifício da cidade, o Babel, e após esse acontecimento a vida dele muda completamente. Também temos a narrativa de Gray, uma menina de Opus, super estudiosa e dedicada que acaba sumindo no dia do seu aniversário. ?
Nessa aventura nós vamos conhecer um universo onde existem cristais de energia que são disputados pelos países "mais fortes", porém cem anos antes um tratado foi feito entre Econ e Opus, uma guerra é travada mas sem afetar as cidades. Dois sistemas bem diferentes regem cada um desses países Econ nos traz uma forma de capitalismo, onde só quem tem dinheiro estuda e tem oportunidades, já em Opus é um sistema de divisão, onde todos tem as mesmas coisas, não há pessoas sem uma casa, mas também não existe luxo.?
No momento que um autor se dispõem a trazer discussões tão atuais e importantes como golpes políticos, a facilidade de convencer e manipular as pessoas, a importância da mídia, entre outras coisas, ele cria uma obra super atual e que pode ajudar as pessoas a pensar sobre o perigo de ideias extremas. Krystallo é um livro que mistura fantasia com inúmeras discussões e assuntos que vem sendo cotidianos nesses últimos anos.?
Acabei lendo o livro muito rápido, me surpreendeu bastante, e eu adorei que não ficou pontas soltas, mesmo tendo várias coisas rolando ao mesmo tempo, nada foi deixado de lado e os todos os acontecimentos fizeram sentido no final.?
Durante essa aventura com piratas, lutas e cristais mágicos, nós temos alguns objetos e símbolos importantes. Esmeralda é uma dessas coisas, o navio pirata com a melhor tripulação e que só melhora essa história.?
Recomendo para todos essa leitura, com uma escrita fácil e uma aventura que não dá vontade de parar.?

Gi Fontes 12/04/2021

Nessa distopia acompanhamos a vida de dois protagonistas, que vivem em um país onde uma guerra perdura há anos, os dois se veem perdidos. Tomé, sem nem saber como, é teletransportado para um país desconhecido e precisará da ajuda de pessoas treinadas para sair de lá e voltar para casa. Enquanto isso, Gray é sequestrada no dia do seu aniversário e é presa em um navio com outras crianças. Para sair dessas situações, os dois embarcam em aventuras com palácios, missões, piratas e muito mais e acabam descobrindo que seus governos enganam a população há 100 anos!

Eu amei a premissa do livro, o desenvolvimento da história e os personagens principais!

O livro é bem político, uma distopia incrível!

@paginaseimagens 01/08/2020

Diversão para todas as idades
Ouvi falar desse livro pela primeira vez no ano passado, vi tantas resenhas sobre ele que despertou minha curiosidade. Não curto muito fantasia, gosto de histórias fictícias sim, mas que sejam verossímeis. Tenho uma certa implicância com elementos fantásticos, mas vez por outra, gosto de sair da minha zona de conforto, então coloquei na minha lista.
??????
Krystallo é uma espécie de distopia. No início, acompanhamos a jornada de Tomé e Gray, dois jovens que vivem em Econ e Opus, países que estão em guerra há anos. Tomé filma com seu celular uma cena estranha, e quando tenta descobrir o que aconteceu, acaba envolvido em uma aventura bem distante de casa. Gray é sequestrada e precisa dar um jeito de voltar para casa. Ambos se deparam com um mundo totalmente diferente do que conheciam. No meio da história, ganhamos dois novos narradores e a história fica ainda mais rica. O livro tem animais fantásticos, piratas, sereias e tritões e muita fantasia, mas conta com um enredo muito real de luta por poder e brigas políticas. Os personagens são bem desenvolvidos e carismáticos. Apesar de ter um perfil jovem, a história garante diversão para todas as idades. Mesmo não sendo fã do gênero, terminei o livro com vontade de ler mais.
??????