Orgulho e Preconceito

Orgulho e Preconceito Jane Austen

Resenhas - Orgulho e Preconceito

Raphiss 17/12/2023

Esse ano foi o ano de reler ??
Finalizando as releituras atrasadas, última do ano com esse livro lindo!

Amo demais ?

Lizzy e Darcy, prometo que não vou encontrar nenhum outro casal mais "a gente briga mais se ama" do que vocês kkkk ??
juliannasartorelli 17/12/2023minha estante
Estou com uma vontade imensa de reler essa maravilha também

Ingrid 29/12/2023

Perfeito
Orgulho e Preconceito é apaixonante. A história começa de um jeito mais "lento" de forma que conhecemos cada personagem pouco a pouco, mas vale a pena cada capítulo.
Bom, ao longo desse livro conhecemos Elizabeth, uma jovem de personalidade única e de família pobre que eventualmente conhece o Sr. Darcy, um homem rico, orgulhoso e de poucas palavras, contudo, Elizabeth acaba criando antipatia por este ao ouvir histórias sobre o caráter do mesmo que lhe desagradam.
No livro, diferente do filme de 2005, é possível perceber de forma mais explícita o afeto de Darcy por Elizabeth, já que temos mais acesso ao ponto de vista dele - no filme esse afeto aparece de maneira muito mais implícita, e assistir o filme após a leitura do livro trás uma sensação arrebatadora, inigualável!
Cada cena deles nesse livro nos faz shippar mais o casal e querer que eles vençam o orgulho e preconceito que têm um pelo outro.
Enfim, além da relação de Elizabeth e Darcy acho justo citar a relação de cumplicidade dela e de sua irmã, Jane, que diferente de Elizabeth que se precipita no julgar, é uma moça cautelosa que sempre busca ser compreensiva com os outros. Achei linda a relação das duas e me identifiquei inteiramente com Jane - o que não me faz gostar menos de Elizabeth. Além disso, tambem amei o pai delas que me me lembra muito o meu, um querido!
No mais, posso dizer que essa versão da Martin Claret é muito tranquila de ler, mesmo se tratando de um livro de época.

Adriana.Amancio13 11/06/2020

Estou completamente apaixonada. Conhecia o filme a muito tempo e sempre fui apaixonada pelo mesmo, porém não havia lido o livro ainda. Que história maravilhosaaa, queria muito que tivesse uma continuação, seria incrível ler o que acontece com o Mr. Darcy e a Lizzy no futuro. Com certeza se tornou um dos meus livros favoritos, já quero ler outras obras da Jane Austen.
Gih 11/06/2020minha estante
É impressionante como a Jane Austen consegue estruturar um romance tão completo, a frente do seu tempo sem ter um só beijo

Raryka.Ribeiro 11/06/2020minha estante
Leia O diário de Mr. Darcy, tem um pouco de historia deles juntos além do que conta o livro principal e eu achei ótimo vê o Darcy contando a história. As emoções dele, tudo. Achei bem fofo. ??

Gih 11/06/2020minha estante
Obrigada pela recomendação, nunca tinha ouvido falar desse livro, parece interessante.

Patricia Lima 16/04/2019

Orgulho e Preconceito
É o segundo livro que eu leio da autora, eu tinha lido razão e sensibilidade antes e achei algumas coisas similares entre as histórias, mas mesmo assim esse livro foi muito melhor.

E ela te trás aquela coisa de você julgar a pessoa pela primeira impressão que você tem dela, não só os personagens passam por isso mas o leitor também.

Quando comecei o livro eu não entendia porque as pessoas amavam tanto o Mr. Darcy quando falavam desse livro. Então eu já sabia que alguma coisa ia mudar, porque não era possível as pessoas gostarem dele por essa primeira impressão que o livro trás do personagem.

Então essa construção da história é o que faz o livro ser incrível, e tem alguma magia na escrita da autora porque apesar de ser um clássico com aqueles diálogos bem polidos, em nenhum momento a leitura se tornou cansativa pra mim.

Eu estou morrendo de amores pela Jane Austen, eu percebi quando eu li razão e sensibilidade que você só consegue aproveitar a história depois que você entende o contexto histórico.

Porque a autora trabalha muito com a parte social onde as mulheres são bem vistas socialmente pelo casamento que arruma, entre outras coisas que caracterizam essa sociedade.

Então por isso o livro é tão importante até hoje, imagine todas essas críticas que a autora faz levando em consideração a época em que o livro foi publicado.

Maduð« 23/05/2023

Jane Austin ???
O que posso falar desse maravilhoso livros ? Ou dessa maravilhosa autora ? Ela literalmente mudou a literatura de um jeito maravilhoso, ela enfrentou a sociedade machista e provou que mulheres também sabem fazer coisas belas, sim tem palavras difíceis, mas é a linguagem coloquial, era o tipo na época dela, não devemos tratar essa obra literária como horrível, pois o jeito que ela escreveu e uma coisa maravilhosa, o jeito que ela faz a protagonista mexeu comigo.
giomatt! 23/05/2023minha estante
E
ESSE LIVRO >>>>>>>>

Danny 23/05/2023minha estante
O que você achou dessa edição?
Tô pensando em comprar

Maduð« 23/05/2023minha estante
Eu acho essa edição a mais bonita que tem, acho uma boa ideia comprar ein kkkk

Danny 23/05/2023minha estante
Certo, Obrigada?

@tigloko 21/04/2022

Um clássico que deve ser sempre reconhecido como tal!
Que experiência excelente lendo esse livro. Nunca imaginei ficar tão investido em um romance de época ?. Fiquei curioso para saber como duas pessoas tão opostas poderiam se apaixonar. E da forma como foi construída essa relação só posso dizer que fiquei satisfeito com o resultado final do livro.

Nem da para falar de todos os personagens desse livro, são muitos e bem interessantes. Mas o destaque fica para o casal principal. Gostei muito da Elizabeth, que a principio eu não simpatizei. Porém, durante o seu desenvolvimento, passei a ter um afeto muito grande por essa personagem. Uma das melhores protagonistas que já li, sem dúvida. Do mesmo jeito que Elizabeth, a princípio não fui com a cara do Darcy. Mas aos poucos fui compreendendo os motivos dele ser assim. Gostaria de ter visto alguns pontos de vista dele durante a história, acho que acrescentaria bastante.

A escrita fluiu muito bem, lia páginas e mais páginas sem ver a hora passar. E quando parava, queria voltar a leitura o quanto antes. O que mais queremos em um livro ne? Somado a isso, o estilo de humor irônico que a autora adota durante o livro, sempre mostrando os costumes da época de forma divertida.

Senti uma leve arrastada no meio do livro, que as coisas não avançavam. Se fosse em outro livro atrapalharia a minha experiência. Mas nesse caso a escrita estava tão boa de se ler, com personagens tão interessantes, que relevei isso a maior parte do tempo.

Enfim, um livraço que deve ser sempre reconhecido como um clássico atemporal.

Lau 10/07/2022

Eu acho que 5 estrelas não é o suficiente para descrever o quão incrível e revolucionário é o livro "Orgulho e Preconceito".

Jane Austen conseguiu retratar de forma impecável um romance de época, que, mesmo não sendo um dos meus gêneros favoritos, conseguiu tirar minha atenção de qualquer coisa que não fosse toda a comunidade de Shire. A autora conseguiu fazer com que eu me sentisse no século XIX, com que eu me sentisse parte de tudo aquilo e melhor amiga de Elizabeth Bennet.

Apesar do livro ser um romance, é necessário ressaltar, porém, que não é só do casal principal que o livro fala. Austen conseguiu fazer com que, eu torcesse não apenas por sr. Darcy e Elizabeth, mas também por sr. Bingley e Jane e outros casais. Além disso, ela também desenvolve muito bem os personagens além do romance e isso tudo se dá em poucas páginas considerando o tamanho do conteúdo.

Falando em si dos personagens, é necessário mencionar a principal, Elizabeth Bennet. A segunda filha de uma família não tão bem em condições financeiras, é uma personagem forte e incrível, uma das únicas personagens desse tipo em livros clássicos. A mulher desfaz todos os padrões da sociedade da época, desagrada os vizinhos e é realmente uma feminista de corpo e alma. Já seu par romântico, sr. Darcy, é um homem da alta sociedade britânica que não está nem aí para casamentos, mas, obviamente, o enemies to lovers ocorre e eles se apaixonam mesmo com atitudes e ideias contrárias. A história de amor dos dois é completamente incrível.

É possível destacar outros personagens marcantes e incríveis também, como a adorável Jane e o ousado Wickham.

Eu achei fascinante como a Jane Austen conseguiu ser tão perspicaz e perfeita em sua escrita. Esse livro apenas me deu vontade de ler outras obras da autora e assistir a adaptação do livro. Espero que esse clássico chegue em outros da geração Z para que esse livro continue passando de geração em geração, como merece.

Yas 06/01/2021

Já quero ler todos da Jane Austen
Me surpreendi. Achei que seria um livro clássico com leitura difícil e história bobinha mas definitivamente me enganei. O enredo é muito cativante e foi muito bem escrito, não é uma leitura fácil, tipo aqueles romances que não levam mais que um dia pra ler, mas vale muuuito a pena!
carolrhuana_ 06/01/2021minha estante
já viu o filme que tem na Netflix sobre esse livro amg? eh muito bom!!

carolrhuana_ 06/01/2021minha estante
se sim pfvv me diz se tu achou o Sr. Darcy bonito tb

Yas 06/01/2021minha estante
ainda não viii, mas vou ver e te falo.

Moooniiiqueee 06/01/2021minha estante
Quero ler

Yas 06/01/2021minha estante
leia pq é muito bom, parece novelinha da Globo kkkk

Moooniiiqueee 07/01/2021minha estante
Hahaha

bibi 24/07/2021

minhas opiniões sobre ?orgulho e preconceito?
pontos fortes: amei a história, amei a relação da elizabeth com o darcy (enemies to lovers) e amei o final. uma história que me prendeu bastante quanto mais eu lia.
pontos fracos: no começo eu estava quase desistindo, confesso, porque além de enrolado eu não entendia algumas coisas que a jane austen escrevia, mas descobri que isso faz parte de clássicos. me obriguei a continuar, e a história ficava cada vez melhor quando eu virava a página.

DeniseSC 02/09/2022

Um clássico
Acredito que está seja a terceira vez que leio a história de Elizabeth Bennet e Fitzwilliam Darcy, e como sempre me apaixonei, a cada leitura consigo perceber ironias e detalhes que demonstram o amor dos dois que poderiam passar despercebidos em uma primeira leitura.
Os personagens e características são muito bem descritos e o orgulho e preconceito deles é palpável em cada página, felizmente o amadurecimento e compreensão mútua consegue superar e de forma magistral transformar essa história em um clássico.

Dry 02/12/2020

"Só pense no passado quando as lembranças trouxerem prazer."
Simplesmente maravilhoso, um verdadeiro tapa na cara do meu preconceito em relação aos clássicos. Foi exatamente tudo que eu não esperava.. foi leve, engraçado e fluido.
Não tenho muito o que dizer, só que realmente por diversas vezes me imaginei na história, ri muito de certas cenas por exemplo a do ódio da Senhora Bennet que derepente se transformou em amor por Darcy ao saber da relação com a filha kkkkk (Sempre visando os lucros financeiros da família), ou então a carta que o do Sr.Bennet escreveu para o Sr. Collins, "Ele pode pagar mais" gente kkkkk, puro deboche, leiam kkkk.
Michael.Santos 03/12/2020minha estante
Muito bom né! Vc vai gostar tbm de Jane Eyre.

Dry 03/12/2020minha estante
Já estou adicionando a listinha ?

Michael.Santos 03/12/2020minha estante

Luan 08/12/2020minha estante
A novela do século XIX que eu mais amo. A indicação do Michel Santos sobre Jane Eyre é super válida.

Indico sobre Orgulho e Preconceito a série da BBC e a série Lost in Austen.

Michael.Santos 08/12/2020minha estante
Falando em série, eu assisti ao filme Orgulho e Preconceito e me surpreendi, muito fiel ao livro. Valeu a pena conferir depois da leitura!

Gaby 09/02/2021

Perfeito!!!!
O que dizer desse livro maravilhoso??? Com certeza se tornou o meu favorito ????

laxxal 12/07/2021

Foi minha primeira experiência com Jane Austen e pensando apenas na história, eu esperava mais, mas pensando mais afundo, entendo a importância e o que esse livro representa, tanto para a literatura até os dias de hoje como para a visão de classes e papéis na sociedade.

O início foi bem confuso, com um monte de senhora e senhorita com o mesmo sobrenome e aumentando sempre a quantidade de personagens apresentados, mas quando se acostuma, a leitura flui muito melhor. Senti que nada acontecia até as últimas 100 páginas, mas gostei do desenvolvimento geral e de como a história finaliza.

Achei muito interessante a visão da sociedade da época e como a união matrimonial era vista, a forma obsessiva com que a Sra. Bennet tratava essa situação e como Elizabeth se diferenciava sendo mais observadora e questionadora.

Demorei para entrar na história, mas quando aconteceu, aproveitei bastante. Muito bom e interessante também entender além do escrito.
Esther.Horn 12/07/2021minha estante
Vc acha que a edição por ser comentada ajudou na experiência de leitura? Tambem nunca li jane austen e queria comprar essa edição por isso mas eh bem cara ne? Se nao fizer diferença vou comprar outra edição mais barata kkkk

laxxal 12/07/2021minha estante
Simm, eu acho que os comentários que tem, principalmente as análises do final, ajudam a entender bem o contexto e até sobre a vida da Jane. Sem contar que tem muita ilustração nesse, todas lindas kkk também tem duas video aulas bem legais.
Espera pra ver se não tem uma promoção dele alguma hora, pq lançou a pouquinho tempo aí ta com o preço cheião ainda.

Alessa 19/07/2021minha estante
Também foi apenas essa ano que iniciei Jane Austen em minha lista de leitura, achei realmente meio confuso o livro, aquele tipo que não me predeu nas páginas ansiando pela a outra, entendo também a importância que teve a escrita na época, pretendo ler outros livros da autora para ver se me identifico mais.

Sara 23/01/2023

Lindo, maravilhoso, incrível, deslumbrante enfim mesmo de eu usasse todos os elogios do mundo ainda não descreveria esse livro, nem o quanto eu amo ele ?????

Gigi 12/05/2021

Meu livro de conforto
Alguns livros sempre serão lidos, relidos e amados. Já tinha lido há alguns anos. Já vi o filmes algumas vezes. Mas é aquela leitura de conforto. Quando vc já leu livros demais, é bom reler livros com histórias leves e agradáveis. Este é o meu.