Orgulho e Preconceito

Orgulho e Preconceito Jane Austen

Resenhas - Orgulho e Preconceito

Leticia.Batti 25/09/2023

Sr. Darcy?
Já era obcecada pelo filme há anos. Meu deus, como eu amo! Tenho certeza que já assisti uma centena de vezes. Estava guardando o livro pra um momento especial, confesso que tinha medo por ser antigo que algo poderia me decepcionar.

Não poderia estar mais errada.

Elizabeth e Darcy são dois dos personagens que foram melhores descritos que já li. A escrita da autora é intensa e fluída. Difícil ficar entediado com esse livro ein? Amei amei!

Meu amor pelo Sr. Darcy só aumentou.

kika.ferrer 21/01/2021

Extasiante!
Tinha receio de ser um livro de difícil leitura, mas mesmo com a linguagem rebuscada, achei bem tranquilo (talvez pode ter sido por conta da tradução). Como criticar um dos primeiros enemies to lovers da literatura? Achei a construção dos personagens e seu devido relacionamento ótima. A forma como seus defeitos (e claro, qualidades por fim) são descritos pormenor, fazem com que até nós mesmos demonstremos o preconceito de Elizabeth para com Darcy. Já a construção do amor de ambos é tão simples, se dá nos pequenos detalhes, sendo assim, um clássico.
E por fim, não podemos deixar de citar a forma como Jane Austen, solteira, no início de 1800 escreveu tais críticas realistas e bem-humoradas a sociedade em que ela vivia, dando voz as mulheres da época. Antes de Elizabeth, não tínhamos heroínas desse tipo na literatura. Pois ela não é um par romântico, e sim a protagonista a quem a história pertence. Aqui é Darcy quem é o par, é ele quem teve que conhecer a si e ao seu redor e mudar para assim poder ser DIGNO de Lizzy. Para no fim, ela casar com ele porque QUER, e não por DEVER. Como dizer que Lizzy não é revolucionária?

Tão contente com essa leitura que meu próximo livro será da mesma escritora.
Mi 21/01/2021minha estante
Eu comprei ele e tava pensando em ler mas depois que li sua resenha com certeza vou ler ?

Leio, logo existo 21/01/2021minha estante
Eu quando li fiquei encantada com o texto. O livro é muito fluido! Adorei também!

Leticia2513 22/01/2021

Totalmente à frente do seu tempo
Primeiro livro da autora que li, este me inseriu no mundo dos romances de época.

De início estava receosa, mas "Orgulho e Preconceito" se mostrou muito mais do que uma simples e inofensiva história de amor. Ele traz uma mensagem forte e uma grande crítica à sociedade da época, à hipocrisia e também à situação em que viviam as mulheres.

Nossa protagonista Elizabeth Bennett é uma mulher completamente à frente do seu tempo. Inteligente, auto confiante, astuta e irônica, Lizzie é determinada e não se importa em ficar solteira (o que na época era considerado absurdo), mas sim, valoriza o amor. E apenas por ele se uniria a alguém.

A vida da família Bennett começa a mudar quando Mr. Bingley, sua irmã e seu melhor amigo Mr. Darcy chegam à cidade. Jane, a mais velha das irmãs Bennet, logo se aproxima de Bingley que prontamente se encanta por ela. Mas tal encanto e receptividade não alcança Darcy, que com seu jeito rude e desconfiado dispensa a todos. Em um momento Darcy fere o orgulho de Lizzie, que com toda sua espiritualidade e perspicácia decide revidar na mesma moeda. A partir daí toda a trama se desenrola.

O Romance de Darcy e Elizabeth foi conflituoso e complicado desde o início, mas acredito que justamente por isso me pareceu tão perfeito e real. Acompanhar a história dos dois se formando, apesar de todas as diferenças, nos faz sentir uma deliciosa montanha-russa de emoções.

Não poderia ter ficado mais satisfeita com a leitura e indico pra todos sem hesitar uma só vez! ??
DehL. 22/01/2021minha estante
Esse livro é maravilhoso ?

Sabrina Mercier @turistandocomsabri 22/01/2021minha estante
Estou lendo e estou amando

Leticia2513 22/01/2021minha estante
Maravilhoso mesmo! Amei e favoritei! ??

livi123 11/05/2021

O casal mais amado
Não é atoa a fama até hoje de Jane Austen, livro muito bem escrito, personagens bem desenvolvidos, sem rodeios vai direto ao ponto. Jane tem um jeito de mostrar a vida cotidiana daquela época sem se fazer chata a leitura, mostrar como as pessoas de diferentes classes viviam, pensavam e se relacionavam.
Apesar do livro ser um romance os mocinhos não ficam apenas nisso, ela os desenvolve de jeito para que nós conhecêssemos eles intimamente e nos apegamos até mesmo aos seus defeitos, ainda mais apaixonada por Lizzie e Mr.Darcy.???
Cristiane 11/05/2021minha estante
Amo este livro. Amo esta autora.

Mi Rubin 10/03/2021

Sim, se faz jus todo o falatório sobre esse livro.
É muito bom.

Um clássico realmente atemporal e um romance lindo de se ver sendo construído.

Apesar de todos os defeitos, houve o tempo de ir tirando as camadas de orgulho e preconceito, até se conhecer na real quem eram os dois.

Personagens fortes e marcantes, daqueles que se carrega pra vida.

Achei que seria uma narrativa maçante, mas foi muito tranquilo ler. Um mix de sentimentos envolvidos. Gostei muito mais do que imaginava :)

Monico 03/05/2021

Incrível e prazeroso
Um dos romances ingleses mais conhecidos e aclamados, ganhando versões no teatro e no cinema e publicado em 1813, "Orgulho e Preconceito" retrata a história da aldeia fictícia de Meryton, no condado de Hertforshire, Inglaterra. O enredo gira em torno da família Bennet, o casal, suas cinco filhas e o desenrolar amoroso destas. Atenção especial é dada a Elizabeth, protagonista da história, e seus sentimentos, anseios e problemas. O estopim narrativo se dá com a chegado de um novo vizinho à aldeia, o Sr. Bingley, acompanhado do Sr. Darcy, ambos nobres ricos e influentes, solteiros e como assim dito na primeira sentença do livro: "um homem solteiro e rico precisa de uma esposa".

Sim, se trata de um romance romântico e de costumes, mas diferente de muitos outros que se adequariam ao "padrão da época". Ao contextualizarmos historicamente a escrita do romance notamos como Austen quebrou barreiras e empoderou personagens femininas que, ainda que sempre tendo suas histórias ladeando a de homens, possuem uma independência e poder extremamente relevantes.

Como o título indica, esse livro trata justamente de orgulho, preconceito, poder, influência, vaidade, posse, patriarcado mas sobretudo, amor. Sensível, cativante sem ser apelador, "Orgulho e Preconceito" é um prato cheio de leitura prazerosa e confortável com alguns toques de pensamentos e questionamentos muito interessantes.

"O orgulho... é um defeito muito vulgar creio eu. Depois de tudo que li, estou convencida que são raros aqueles entre nós que não nutrem um sentimento de condescendência própria baseado em uma ou outra qualidade, real ou imaginária. Vaidade e orgulho são coisas diferentes. Pode-se sentir orgulho sem ser vaidoso. O orgulho diz respeito mais à opinião que temos de nós próprios, enquanto a vaidade, ao que queremos que os outros pensem de nós."

rubiverso 27/07/2021

Orgulho e preconceito 5?+?
Eu simplesmente AMEI!
Eu não gosto muito de clássicos, mas Orgulho e preconceito ganhou meu coração por inúmeros motivos. Um deles são os personagens imperfeitos e cativantes, a relação de Elizabeth com as irmãs e principalmente a evolução dos personagens principais. Confesso que estava um pouco receosa quanto a escrita, por ser um livro escrito a mais de 200 anos; achei que seria maçante pra mim, mas me surpreendi muito porque a leitura foi super fluida.
Recomendo MUITO

Inae 09/10/2021

"Um clássico é um clássico ?" ?
Esse foi o primeiro clássico que eu li e por isso encontrei certa dificuldade. A leitura me distraia bastante e tive que persistir para conseguir terminar o livro.
A história é muito boa e me apaixonei pela Elisabeth amei o jeito como ela vê a vida e tem uma opinião própria mesmo para a época que o livro foi escrito.
Dei 3.5 estrelas porque a leitura não me prendeu muito justamente pela dificuldade que tive de ler
e ela e o Darcy ficam juntos só no final ? mas gostei muito e indico muito.

Rafaela Medina 21/04/2022

Excelente livro
#desafioskoob
Confesso que eu tenho um pouco de resistência a ler livros de romance. Eu acho que eles são sempre tão previsíveis, que os personagens são tão rasos, e é clichê, e por isso eu havia resistido a Jane por tanto tempo. Agora estou aqui pra pagar minha língua. Jane fez um romance que não é centrado do romantismo idealizador, mas em personagens emblemáticos. Vale ressaltar que esse livro foi escrito em 1797, por uma jovem mulher solteira. O livro tem protagonistas mulheres. Mulheres fortes, inteligentes, espirituosas e até sarcásticas. Ele trata sobre as diferenças de classe, sobre o empoderamento feminino, sobre a frágil e arrogante pompa dos homens na época. Esse livro é fantástico. Hoje eu consigo entender a verdadeira REVOLUÇÃO que esse livro representa. Já quero ler todos os escritos de Jane Austen!

bianca265 10/01/2023

"por mais amável que seja o seu gênio, seu coração não é dos mais fáceis de antigir"
eu sinceramente esperava mais, sei que é um romance de época, inclusive muito conhecido e comentado, não foi tudo isso, acho que eu coloquei muita expectativa e não foi o que eu estava esperando
o livro traz questões antigas e trabalha muito nisso, numa épica em que o casamento era de extrema necessidade para as mulheres, logicamente, estamos falando de uma sociedade patriarcal, mas o que acontece quando uma mulher coloca seus desejos pessoais acima do que convém à sociedade?

rafaela1789 26/01/2023

enimies to lovers
cara, eu amei isso...:
?mulher que não vai abaixar a cabeça para qualquer um
?homem que não vai abaixar a cabeça pra qualquer uma
?homem que despreza ela de início pela sua beleza "inferior", mas depois percebe que ela vale muito
?mulher que por ser inicialmente desprezada, quer distância dele
?ELE SE APAIXONA PRIMEIRO

livro muito bom e bem escrito!!!
Marina521 27/01/2023minha estante
Esse livro é perfeitoooo

natanygatti 20/06/2021

olá pobre imunda
todo mundo tem que ler esse livro pelo menos uma vez na vida, é incrível, daria tudo pra apagar da minha cabeça só pra ter aquela experiência de leitura de novo

viviankorb 27/12/2021

Queria poder ler pela primeira vez de novo
Eu já conhecia a história de trás para frente de tantas as vezes que assisti ao filme, mas isso não tirou nenhum prazer da minha leitura? muito pelo contrário, foi ótimo reviver as cenas do filme pelas linhas do livro e adicionar ainda mais profundidade para essa história que eu já amava tanto.
Assim como o filme, o livro é apaixonante e eu amei cada segundo q passei com a família Bennet! Muitos poderiam dizer que é um livro chato, mas eu achei uma leitura extremamente fluida, cheia de acontecimentos e reviravoltas.
O famigerado capítulo 34 é eletrizante e eu senti na pele a força de cada palavra escrita naquelas páginas, algumas cortando meu coração, outras dando um soco no estômago!
Os personagens são extremamente bem construídos e, na minha opinião, dão todo o tom do livro. Os contrastes entre as personalidades e modos de agir ajudam a compreender dicotomias, excessos e carências pertinentes à época e que poderiam passar batido para o leitor de hoje em dia.
Eu amei embarcar nessa leitura e com certeza é um livro que eu leria novamente no futuro, desejando que fosse minha prima vez!

Ingrid 29/12/2023

Perfeito
Orgulho e Preconceito é apaixonante. A história começa de um jeito mais "lento" de forma que conhecemos cada personagem pouco a pouco, mas vale a pena cada capítulo.
Bom, ao longo desse livro conhecemos Elizabeth, uma jovem de personalidade única e de família pobre que eventualmente conhece o Sr. Darcy, um homem rico, orgulhoso e de poucas palavras, contudo, Elizabeth acaba criando antipatia por este ao ouvir histórias sobre o caráter do mesmo que lhe desagradam.
No livro, diferente do filme de 2005, é possível perceber de forma mais explícita o afeto de Darcy por Elizabeth, já que temos mais acesso ao ponto de vista dele - no filme esse afeto aparece de maneira muito mais implícita, e assistir o filme após a leitura do livro trás uma sensação arrebatadora, inigualável!
Cada cena deles nesse livro nos faz shippar mais o casal e querer que eles vençam o orgulho e preconceito que têm um pelo outro.
Enfim, além da relação de Elizabeth e Darcy acho justo citar a relação de cumplicidade dela e de sua irmã, Jane, que diferente de Elizabeth que se precipita no julgar, é uma moça cautelosa que sempre busca ser compreensiva com os outros. Achei linda a relação das duas e me identifiquei inteiramente com Jane - o que não me faz gostar menos de Elizabeth. Além disso, tambem amei o pai delas que me me lembra muito o meu, um querido!
No mais, posso dizer que essa versão da Martin Claret é muito tranquila de ler, mesmo se tratando de um livro de época.

Mel 13/05/2021

Minha história conforto
Eu simplesmente sou apaixonada pelo filme e, por isso, há tempos queria ler o livro. Inicialmente estava com muito receio de que pudesse gerar alguma experiência negativa: não gostar do livro e atrapalhar meu gosto pelo filme, ou gostar muito do livro e perceber que o filme era bem ruim. Depois de conversar com uma colega, que me tranquilizou um pouco, iniciei a leitura e fico feliz por nenhum dos meus medos ter se concretizado.
Eu amei o livro e fiquei muito satisfeita com a adaptação que foi feita dele. É claro que sempre fica um pouco mais superficial e sem tantos detalhes, mas definitivamente muito satisfatório.
Elizabeth é o tipo de personagem que você quer ser ou se identificar: diferente de uma forma positiva, determinada, inteligente, ousada, que não se impressiona com coisas fúteis e não se deixa enganar por qualquer pessoa. É óbvio que ela tem defeitos e que chegou sim a fazer um falso julgamento, mas apenas porque não tinha todas as informações a seu favor. Mas uma vez que ela conhece a pessoa, percebe sua bondade ou maldade, ela a reconhece por quem realmente é.
Muito sobre a vida, interesses e responsabilidades da mulher também são abordados nos livros, como o casamento, visto como o único destino e interesse da mulher, muitas vezes totalmente desligado do verdadeiro sentimentalismo . E nesse meio também vemos Elizabeth se destacar, pois ela não tem algumas das opiniões da época, se mostrando muito mais distinta e com personalidade própria.
Os relacionamentos são outra parte muito interessante. Temos os relacionamentos amorosos, de irmãos, pai e filha, mãe e filha e, misturados à variedade de histórias e personalidade, temos diversos resultados e desfechos que refletem bem o quão complicado pode ser a vida social.
Apenas duas coisas não me agradaram totalmente: primeira tem a linguagem de época, que torna a leitura um pouco mais lenta, pois é necessário mais atenção e, às vezes, reler alguns trechos. Segunda, as narrativas longas e poucos diálogos ou diálogos transformados em narrativas. Acho que os diálogos tornam a história mais fluida, e sua diminuição faz o efeito contrário.
Mas, de fato, foi um livro que gostei muito e com certeza vou pensar nele com carinho, especialmente nas muitas vezes em que reassistir o filme.
moony 13/05/2021minha estante
Uau