Minhas Três Primaveras

Minhas Três Primaveras R. Christiny

Resenhas - Minhas Três Primaveras

carol 26/11/2018

Intenso
Esta é uma história que te fará refletir sobre muitas coisas ao seu redor, a nem sempre confiar nas primeiras impressões.
E um trabalho estonteante e que fará muitas mulheres que infelizmente sofrem abusos de seus companheiros, a criar coragem em fazer a diferença em suas vidas.

" Há uma grande diferença entre esses dois tipos: o primeiro ama o que você é. O segundo, ama o que quer que você seja. No primeiro você respira, no segundo, você sufoca"
Resenha completa no Instagram: @tipicaleitora

Francinne 10/12/2020

Hoje a tema?tica do livro e? pesada, mas extremamente necessa?ria de ser falada, esse livro possui gatilho para relacionamento abusivo e viole?ncia dome?stica!

A narrativa de ?Minhas Tre?s Primaveras? e? alternada entre alguns personagens, mas o ponto central e? a Luz. Luz uma jovem cheia de vida que comec?a sua trajeto?ria ?amorosa? aos 19 anos conhecendo Enrico. Em sua lua de mel Luz acaba conhecendo a verdadeira face de seu marido, sofrendo um relacionamento abusivo, sendo assim considerada sua primeira primavera. Toda trama e? voltada para as tre?s primaveras de Luz, foram elas que a feriram e marcaram profundamente.

Foi uma leitura muito difi?cil e intensa, me coloquei o tempo todo no lugar da personagem, confesso que tive momentos em que queria abandonar o livro, mas fui firme!

Quero ressaltar que talvez voce? leia a sinopse desse livro e tenha opinio?es sobre a personagem, mas o que eu posso dizer e? que apesar de tudo, Luz foi uma mulher extremamente forte e a admirei muito. Luz na?o fez escolhas erradas, ela foi vi?tima de pessoas que fizeram escolhas erradas.

Eu na?o recomendo o livro para algue?m que tenha passado por situac?o?es como essa, mas acho um tema que precisa ser abordado pela necessidade de pararmos de banalizar o que vemos por fora de alguns relacionamentos e conseguir ter a empatia de se colocar no lugar de pessoas que sofreram com viole?ncia dome?stica. E? de extrema importa?ncia lutarmos contra essas situac?o?es.

Existem muitas mulheres que sofrem dia e noite com viole?ncia dome?stica, mas nos dias de hoje temos muitos meios de evitar situac?o?es como a de Luz, por isso e? importante no?s, mulheres, entendermos que na?o precisamos passar por isso sozinha ou ver algue?m passando e na?o fazer absolutamente nada.

?Minhas Tre?s Primaveras? e? o livro ideal para te fazer sair da ine?rcia e entender que viole?ncia dome?stica na?o e? coisa de novela e que na?o precisa ser mulher para ter empatia.

Indira 06/09/2021

Um livro mais que necessário!
Há muito tempo não lia um livro tão rápido! Esse livro me prendeu de um jeito que foi difícil largar. A história da Luz é o que acontece com muitas mulheres por aí,me vi nas situações descritas e fiquei desejando poder ajudá-la em muitos momentos,o final apesar de triste foi o esperado. Recomendo a leitura

Carla.Zuqueti 07/09/2020

Complexo
Inspirado em fatos reais, ?Minhas Três Primaveras? conta a história de Luz, uma jovem sonhadora, geniosa, e muito inocente, que, em um baile, conhece um verdadeiro príncipe encantado: o louro e belo Enrico.

Em poucos meses se casam, mas nem em seus piores pesadelos, Luz imagina o que a espera: Enrico é um abusador. A trata como uma propriedade, como um ser que precisa ser domesticado, e que usará de toda violência necessária para ?quebrar? a esposa, seja ela física, psicológica ou emocional.

Essa é a primeira primavera de Luz. Sem conseguir recorrer a ninguém, educada em uma família tradicional onde o divórcio não é permitido e vivendo em uma sociedade machista onde o homem é o proprietário da mulher, Luz se desespera para sair desse pesadelo sem fim.

Porém, essa é apenas a sua primeira primavera. Coisas piores virão pela frente.

Olha, as vezes é meio difícil até acreditar que o livro foi inspirado em fatos reais. Há muito sofrimento, muita incompreensão, sentimentos doentios, homens cruéis.

É um livro bem pesado, sobre abuso físico e psicológico, violência doméstica, sociedades opressoras e machistas.

Não foi tão impactante. Acho que fiquei mais revoltada que compadecida. As vezes com o comportamento da própria Luz, outras com o da sua família. Bem difícil de entender.

A verdade é que existem pessoas cruéis. E as vezes nos faltam forças para lutar contra a crueldade do mundo.

Para quem se interessa pelo tema.

Thatha_rodrigues 21/09/2020

Triste, angustiante, exagerado...
Não sei expor em palavras exatamente meu sentimento após essa leitura.

O livro mal começa, e já somos inundados por diversas barbáries. Me senti mal, até parei de lê-lo por algum tempo. Quando consegui retornar, havia mais e mais sofrimento na história. Eis que não havia lido nem 30% dele.

Foi uma história sofrida, difícil de absorver, tamanho sofrimento que a Luz era submetida, tanto física quanto psicológica, página após página.

O livro é direto, sem grandes enrolações, mas, às vezes sentia que estava lendo um script de novela, tamanho os absurdos acontecimentos, alguns até exagerados.

Personagens cruéis (um deles praticamente imortal), situações angustiantes. Eu tinha sempre aquela sensação de que ia melhorar, e aí, piorava.

Terminei a leitura angustiada, mas não sei explicar porquê. Saber que é baseado em uma história real, saber que mulheres ainda são tratadas dessa maneira, me entristece.
Se prepare para ler um livro triste, do começo ao fim. Não espere felicidade ou justiça nesse livro, pois isso não acontecerá.

Rose 30/01/2022

Quando li a sinopse, logo fiquei interessada no livro. E pelo conteúdo e experiência com este tipo de leitura,  sabia que precisava me preparar psicologicamente.

Não foi o primeiro livro sobre violência doméstica que li e não será o último. Mas foi o primeiro em que não consegui me conectar com a personagem ou mesmo com o enredo.

Não achei a personagem chata, e logicamente ela não merecia passar o que passou, mas eu não comprei o enredo em si, por conta de alguns detalhes

Não tive pena do que aconteceu com os dois bacacas Enrico e Leôncio, apesar de ver uma clara diferença entre eles. Enrico era mal e sentia prazer em causar a dor. Até acredito que uma parte disso seja fruto da criação que ele teve, mas ele também tinha uma alma má. Já Leôncio, entendo que seus vícios ajudaram a chegar ao seu fim.

Com o Sebastian eu já não senti foi nada. Achei os protestos sem fundamentos. Sem falar que não tinha nada haver ele centralizar a raiva na Luz, sendo que os picaretas foram os pais dela.

Em relação a Luz, empatia zero. Sem sentido sua ação contra Enrico. Não que ele não merecesse sofrer, mas ela se colocou em risco.

A reação dos pais quando ela voltou pra casa não entendi. Como não entenderam as contusões que ela apareceu? Precisou o Enrico cuspir a verdade na cara de todo mundo para que entendessem?

Algumas atitudes se ocorressem em outra época, ou até mesmo lá para o interior do Nordeste, eu acreditaria de forma mais tranquila,  mas sendo situado a partir dos anos 80 aqui em São Paulo, fiquei meio assim em relação a algumas coisas.

Fica o alerta que mesmo estando apaixonada, é preciso atenção com alguns detalhes que a pessoa apresenta, assim como é importante não fechar os olhos sobre agressões que ocorrem ao nosso redor. Se Leôncio não tivesse tomado uma atitude, Luz provavelmente teria morrido ali.

Violência doméstica é algo grave e que infelizmente ocorre a toda hora, inclusive pode está acontecendo neste momento. Ninguém merece passar por isso. Não tenha medo de denunciar.
Rafael Kerr 30/01/2022minha estante

Flavia Motta 07/04/2020

Vários golpes...
A cada parágrafo um nó na garganta.

Jaíne 27/02/2019

Leitura necessária!!
A leitura é totalmente valida, o livro nos mostra a realidade de muitos casais a história é realmente forte, é horrível saber que isso existe e que muitas vezes não enxergamos, não ajudamos, somos cegos a dor alheia. Luz foi forte do começo ao fim, passou por coisas terríveis, sofreu por relacionamentos totalmente abusivos. Sem ajuda, sendo traída, e mesmo assim fez o seu melhor.
Então que sejamos fortes, que enxerguemos aonde não tenha amor, que possamos mudar de caminho sempre que nos sentirmos em um ambiente doentio. Que sejamos Luz, que sejamos nossa melhor versão.

Deia 21/11/2018

Sempre estender as mãos !!
É o quarto livro da Renata que eu leio, e posso garantir que ela é boa no que faz, deixa os leitores sempre com a vontade de não parar de ler até acabar o livro. Quero e desejo que continue assim pois adoro seus livros sua escrita envolvente e sem delongas.

Foi difícil ler, e não se emocionar, não chorar é não sentir toda dor da Luz uma vítima.

Um livro marcante te dará uma bela ressaca literária.

Se tivesse que usar poucas palavras para dizer o que você encontrará nesse livro, seriam as seguintes: essa história mostrará como podemos mudar a vida de alguém com um pouco de carinho, preocupação é um encontro semanal. É isso, está é a essência deste livro baseado em uma história real.

Parabéns Renata!!
Já aguardo pelos próximos a serem lançados, sou sua fã.

#lutopelaluz
#lutoportodas

Anna 08/03/2019

Infelizmente... cansativo!
Sei que é um tema difícil e complexo mas o livro chegou na página 250 e eu já estava farta da leitura, o vai e volta dos personagens se tornou muito cansativo, entendo que é baseado em uma história real mas teve horas durante a leitura que eu queria pular várias páginas por não aguentar a entoação. Sei que escrever algo dentro desse tema é difícil por ser complexo mas deu 3 estrelas por gostar do tema mas o livro poderia ter sido reduzido. As cenas dos abusos do Enrico foram muito bem escritas, o Leônico não merecia a Luz, entendo os traumas dela mas o cara sempre tentou de tudo para deixá-la bem e confortável.
Anna 08/03/2019minha estante
Continuando... infelizmente Leônico foi outra decepção.
Sei que na vida real as coisas não são mil flores mas durante o livro eu vi a Luz entrando em mil tipos de relacionamentos totalmente tóxicos se juntasse todos os relacionamentos com todas as pessoas da pra entender a total perturbação de mulher.
Infelizmente achei muito cansativo por esse motivo também.
Logo após o Enrico queria muito que ela tivesse ido a um psicólogo.

R Christiny 08/03/2019minha estante
Obrigada pelo seu ponto de vista. Infelizmente, resumi a história o máximo que podia. Deixei muita coisa de fora, mesmo querendo não deixar nada. A história de Luz é uma história complexa e dolorosa. As repetições são propositais e verídicas. É um livro que tem como intuito servir de alerta e chocar.

Agradeço seu ponto de vista e o levarei em consideração para livros futuros.

Nah 09/10/2021

Super recomendo!
Um livro que te prende do início ao fim. Não tem ritmo lento nem chatice, embora seja uma leitura "pesada", a curiosidade te prende. Violência física/ psicológica, vínculos, amores, evolução pessoal e tantos outros assuntos pertinentes para refletir! Dê uma chance e não se arrependerá.

Dane.Benevides 23/06/2021

Perturbador
O livro mais perturbador que ja li na minha vida.

Juliana.Ravazzani 03/12/2018

É o livro
O que falar desse livro, ele é emocionante juro q fiquei uns dias na bad para conseguir decifrar o q eu estava sentindo.
Nesse livro a Rê da voz a mtas mulheres q sofrem a violência tanto fisica qto mental , esse livro vai ajudar mtas mulheres a ver que aquele cara ñ vai mudar ñ é uma fase ruim a tendencia é só piorar.
Minhas três primaveras é aquele livro que vc vai ler com vontade de poder fazer justiças com as próprias mãos e vai se perguntar como Luz conseguiu aguentar tanto sofrimento calada por maior parte do tempo.
Eu recomendo que vcs leiam e divulguem pois é um tipo de livro que todas as mulheres deveriam ler e incentivar tds a ler.
Pois através dele vem mta concientização.