Sementes no Gelo

Sementes no Gelo André Vianco

Resenhas - Sementes no Gelo

Tatiane.Nogueira 31/05/2023

Tenso
É uma história fantástica que te leva para outro lado do mundo, quando você vai ver você até esquece em que lugar você está, essas crianças fantasmas são em alguns momentos uns demônios porque fazem justiça com as próprias mãos, em alguns momentos eles são uns anjos porque ajudam as pessoas que um dia seriam pais de alguém, é perfeição do começo ao fim.

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Rosangela Max 14/10/2021

Razoável.
O autor escreve livros bons, mas este não é um deles.
Serve para passar o tempo, mas é só.
A solução dada para justificar a história é que derrubou o livro.
Lu 14/10/2021minha estante
Esse é um dos que menos gosto do André.

Marlos 10/06/2021

Foi muito interessante ler um romance ambientado no Brasil contemporâneo e com referências do cotidiano.
No inicio achei um pouco incômodo pelo modo de abordagem, mas a leitura é bem envolvente e fluída.
Achei o enredo original por não ter visto uma ideia semelhante.
Apesar da historia ter espíritos vingativos que selecionam somente pessoas perversas para atacar, o que gera certo sentimento de justiça, a narrativa evoca certo medo do sobrenatural e do desconhecido.

Julia3023 24/07/2021

Bom pra passar uma ressaca literaria
Bom, a historia é sobre um detetive que vai investigar um casosobrenatural na casa de uma velha amiga é descobre que há criaturas fantasmagóricas em Osasco.
Não consigo explicar muito bem com uma resenha mas é isso.

Mandark 07/09/2009

Nada demais pra mim...
Depois de ler "Os Sete", "Sétimo"... Esse livro acaba ficando bem sem graça... É até legalzinho, mas não surpreende... Apenas diverte e faz passar o tempo. Que bom que ele é pequeno! Mas fica no ar que poderia ter sido melhor, bem melhor!
Jeane 13/06/2012minha estante
Concordo contigo.

ShirleyStortLeite 19/06/2021

Vc acredita em fantasmas?
E fantasmas de crianças buscando vingança?
É...
É de arrepiar essa história.
O tempo todo você é envolvido em uma trama de tensão e suspense, querendo não acreditar que, um espírito de uma criança seria capaz de matar uma pessoa, mas pq?
André vianco, um autor nacional, escreve certamente, muito bem. Adoro as histórias dele. E essa é uma história bem construída que se passa em Osasco; um detetive ferrado que investiga a aparição de um suposto espírito de um menino que atormenta sua amiga de adolescência.
Dá pra se arrepiar com algumas cenas e ficar tenso na expectativas de outras, pra quem acredita em reencarnação, vida após a morte e em espiritismo é um livro fantástico com várias referências conhecidas. Pra quem não acredita, é um livro sobrenatural, fantástico, cheio de tensão e suspense.
Um livro rápido fluido e muito bom.
Mais um trabalho bem feito de André vianco.
Edson Camara 19/06/2021minha estante
Excelente resenha, me despertou a curiosidade em ler o livro. Obrigado

ShirleyStortLeite 19/06/2021minha estante
Excelente Edson. Não se arrependerá. Boa leitura.

Babs 25/09/2010

Confesso que, apesar de ter lido todas as obras de André Vianco, não sou grande fã do autor. Ele usa uma linguagem fácil demais, muitas vezes vulgar, e o livro “Sementes No Gelo” não foge a regra. Há, inclusive, erros gramaticais assustadores. Entretanto, a história em si é uma das melhores que ele criou. Curta, simples, e apesar de ter uma boa parte ser tediosa, tem um final surpreendente que me fez empolgar novamente.

Não é um livro que eu indicaria, porém, para os fanáticos pelo escritor Gaucho sem dúvidas é uma preciosidade.
Pandora 02/10/2010minha estante
Vianco é de Guarulhos/SP, não do sul hehehe

Babs 02/10/2010minha estante
Ops, errinho então.
Eu li sobre ele num site na internet e dizia que ele nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

#Anny Neres 31/10/2010minha estante
se vc nao e mt fã de erros, esntão pq leu todos livros dos autores ;/

Ricardo Vaz 27/11/2010minha estante
Em relação aos erros eu tbm vi alguns grotescos. Mas em relação a sua narrativa, esse é o seu diferencial sua fácil escrita envolve o leitor de forma muito mais natural do que a de outros escritores, principalmente as coleções "Os sete" e "Bento"

Babs 01/12/2010minha estante
Anny, eu li todas as obras porque eu ganhei de presente da minha mãe. Para mim gosto é apenas uma questão de ponto de vista. Além do mais, eu creio que é bem mais educado fazê-lo, já que foi um presente. Não pude deixar de ler.

Leo 26/03/2009

Esse é o Vianco !
Gostei muito!
Mais uma vez sou surpreendido pela criatividade do André Vianco nos assuntos sobrenaturais.

Muito interessante a forma como a estória se desenrola permitindo que o detetive Tanio vá descobrindo pouco a pouco o que se passa.

Gostei também da aparição do Padre Cantor mais uma vez como autoridade nos assuntos paranormais e as inúmeras citações do Os sete.

Muito boa a narrativa, não se perdeu no lugar comum e graças a Deus não caiu nos clichês possíveis.Tampouco foi apelativo e evitou buscar no medo do leitor a forma de prender a atenção e sim nas reviravoltas do caso.

Leitura rápida e impossível de parar no meio.

Beatriz Santos 24/08/2009

[?]
Um livro pequeno, de simples leitura.. Mas de uma história altamente curiosa e interessante..
-----------------
Este livro com a história de embriões, de fertilização in vitro, não implantados, que ficam aprisionados na terra sem poder viver, ou sem poder partir...
Estes embriões tornan-se almas, e algumas acabam se corrompendo e desejando vingança, enquanto outras querem apenas nascer...´
-----------------
Vale muito a pena ler este livro!
Depois de ler o senhor da chuva, eu procurei outros livros de André Vianco, e acabei me deparando com este... Muito Bom, e de uma leitura muito agradável!

Elisa 20/08/2023

Intrigante
A estória se passa em Osasco/SP, o que já nos causa certa familiaridade pela proximidade, eu adoro os livros do Vianco, e esse é só mais um motivo.
Tânio Esperança, um detetive particular, acaba caindo em um caso um tanto diferente. Fantasmas de crianças, atormentam uma antiga amiga sua. O que ele não esperava era que o caso, toma-se uma proporção absurda.
Um suspense maravilhoso, e fácil de ler.

Albertos 21/02/2014

Pobre
O livro é pobre no enredo, na descrição dos personagens, nas falas e nas cenas. É um típico caso de "sessão da tarde".

O ponto positivo a se considerar é a imersão dos leitures com situações e fatos do cotidiano brasileiro. Ele cita o Jornal Nacional, por exemplo.

O final é corrido. Simplório. E óbvio.

Não recomendo a leitura, nem a compra do livro.

Michelle.Strong 08/01/2021

O detetive Tânio Esperança recebe uma visita inesperada de uma antiga amiga aflita e precisando de ajuda. A amiga, Lizete, estava tendo problemas com um fantasma que a perturbava em sua casa e a chamava de mamãe.
Não muito longe dali a delegacia de polícia também enfrentava problemas com o sobrenatural, um dos presos havia sido espancado até a morte e o carcereiro jurava que haviam passado crianças fantasmas por ali antes do ocorrido. Também houve o caso de uma mulher grávida que foi salva da ação de bandidos por esses fantasmas. Diante de tantos relatos de fantasmas, caberia a Tânio investigar o que era aquilo de fato.
Se você pretende ler buscando tomar sustos, descrições bizarras de crimes e encontrar um baita enredo de mistério, você irá se decepcionar grandemente. O detetive aqui não faz nada sem ajuda policial, o enredo da história até parece interessante no começo, mas depois que você descobre qual é a intenção dos fantasmas e o porquê deles estarem aparecendo, torna tudo completamente sem graça, você espera uma coisa e encontra algo que mais parece uma crítica a fertilização in vitro, do que uma boa história de suspense com horror sobrenatural .
Depois desse enredo um tanto decepcionante, o final deixa a desejar, as coisas se desenrolam rápido demais e o vilão é facilmente derrotado.

Leituras e Café 11/08/2020

"Eles conseguiram congelar seus corpos… mas não suas almas"
Leitura coletiva de outubro de 2016 do clube do livro Leituras & Café.
Resenha escrita por Suhelem Marchan e publicada no blog em 31/10/2016.
Sementes no Gelo foi uma escolha feita especialmente para celebrar todas as histórias macabras que nos fazem querer dormir com a luz acesa!
Com uma leitura rápida e bem desenvolvida, o escritor brasileiro André Vianco nos envolve numa história criativa sobre fantasmas, intercalando generosas doses de suspense e terror no decorrer do livro.
Sementes no Gelo tem um início bastante intrigante, com o surgimento de relatos que envolvem três crianças suspeitas na morte brutal de um criminoso dentro da delegacia, na cidade de Osasco, onde todo o enredo é ambientado.
Enquanto a polícia e a imprensa estão em busca de respostas, que parecem cada vez mais improváveis, outros grupos de crianças continuam a aparecer e fazer justiça com as próprias mãos. Fatos que nos fazem pensar se somos coniventes com essas punições, já que só os criminosos estão sendo mortos.
Enquanto isso, o detetive Tânio Esperança se envolve numa estranha investigação particular a pedido de Lizete, uma grande amiga de seu passado e que parece estar sendo assustada e perseguida em sua própria casa.
Com eventos paralelos no decorrer da história, o detetive vai aos poucos se envolvendo num mundo sobrenatural de espíritos cruéis misturados com perigos reais. Mesmo com todo o seu ceticismo, vai precisar abrir a mente para conseguir desvendar esse mistério e tentar sobreviver.
O autor consegue explorar o medo de forma genial e simples. Trazendo à tona os segredos mais sombrios dos seus personagens e abrindo suas feridas frente ao desconhecido, tornando a verdade assustadora e insuportável.
Os avanços científicos relacionados a evolução humana também são pontos muito importantes nessa trama. Acreditar que podemos criar um corpo independente da alma que vai habitá-lo é tão cruel quanto congelar e eliminar todas essas possibilidades de vida.
Assim, uma nova concepção de fantasma é criada, com o intuito de amedrontar o leitor e assombrar a ideia de inocência vinculada com a imagem das crianças.
Uma leitura que flui bem e não fica presa num suspense desnecessariamente longo. Toda a história se encaixa e se desenrola facilmente, surpreendendo o leitor com um final emocionante.
É difícil dizer que o livro simplesmente termina, quando tantas questões ficam para serem absorvidas, pensadas e questionadas em nosso próprio interior. Quanto da imaginação do autor poderia ser real?
Uma literatura que merece ser apreciada pelos adeptos do terror e até pelos mais medrosos, podendo deixar uma ou duas luzes acesas, claro!
A história é ambientada em Osasco, cidade que conhecemos de passagem, e foi muito legal reconhecer muitos dos lugares descritos pelo autor. Fizemos até questão de tomar um chopp de vinho no Tchê’s, numa bela noite escura.

site: http://www.leiturasecafe.com.br/2016/10/31/sementes-no-gelo-andre-vianco/

SGreen 17/11/2021

Gostei bastante do livro, a leitura é bem fluida. Achei a história bem diferente. Vianco como sempre me surpreende positivamente ??

lfcardoso 05/07/2009

Uma história de fantasmas original
O livro é uma história de terror com pitadas de romance policial. Tânio Esperança é um detetive particular que é contratado por uma antiga amiga, Lizete, para investigar quem a está atormentando. Ela diz que ouve vozes de crianças a chamam de mamãe e pedem carinhos e brincadeiras. A solução do caso está ligado a uma série de assassinatos brutais que tem em comum a aparição de crianças vestidas de preto.

Conforme avança em suas investigações, Tânio é obrigado a deixar o ceticismo de lado e encarar a existência do sobrenatural. As misteriosas crianças são espíritos atormentados que não conseguem reencarnar. Esses seres furiosos lançam a sua ira sobre aqueles que os maltrataram em outras vidas ou que se metem em seu caminho. Devido a uma tragédia do passado, o detetive Esperança está na mira de alguns desses espíritos.

Usando criatividade ao juntar crenças do espiritismo com os avanços científicos na área da reprodução humana, o autor consegue criar uma história de fantasmas original. Na narrativa os espíritos de fetos abortados são os mais furiosos e cruéis. A linguagem coloquial do narrador e os diálogos com gírias, palavrões e outros maneirismos da língua falada aproximam o leitor da história e dão vida ao texto. Parece que o revisor cochilou em alguns momentos, pois algumas palavras mais eruditas entram em desarmonia com o texto. Esses erros não estragam o prazer da leitura, mas incomodam um pouco.

"Sementes no gelo" é uma boa sugestão para aqueles que procuram um bom suspense sobrenatural temperado com imaginação e criatividade. Para os fãs do autor, é um item obrigatório.

Veja mais resenhas em www.literatsi.com