O Terceiro Travesseiro

O Terceiro Travesseiro Nelson Luiz de Carvalho

Resenhas - O Terceiro Travesseiro

BetoNonato 25/04/2021

Chorei no fim mas não esperava kkk
A leitura não é das melhores!
Os personagens foram mal construidos, e todos os conflitos feito e resolvidos muito rapidos!
O autor tem um vício horrível de repetir o nome dos personagens em quase toda fala o que me deu agonia!
Mas os pontos positivos é ver um livro que mostra um momento onde ser LGBTQ+ era muito mais difícil em nosso país e como era passar por aquilo alem de fazer questionamentos espirituais bem tocantes! Uma pena o autor não ter tido uma escrita que me agradou...
Eu ia dar 2 estrelas mas o acontecimento final me emocionou de um modo.... eu não esperava aquilo e me tocou profundamente rs
Por me fazer emocionar e me surpreender nesse final aumentei a classificação haha

rajadrawja 06/02/2021

O pior livro que eu já li
Nunca pensei que um autor fosse capaz de errar em tudo que se propôs. Ele não acerta na escrita, não acerta na abordagem da homossexualidade, da bissexualidade, da gravidez indesejada. Ele não acerta em nada.

Péssimo, problemático e me assusta que um monte de LGBT leu esse livro com 13/14 anos porque esse livro não apresenta nada de bom pra LGBTs em fase de se descobrir.

Decidi ler esse livro agora porque lembrei que quando era mais novo tive vontade de lê-lo. Fico feliz de não ter lido naquela época.

Carla 03/02/2021

Como bissexual, esperava algo que fosse mais representativo, entretanto, a meu ver, esse livro só reforça o esteriótipo errado de que bissexuais são promíscuos...

Tati Freitas 17/01/2021

Um bom livro
A história não é ruim e o final é emocionante, mas achei a escrita fraca, muito artificial, e não acho que isso seja devido à ter sido escrito nos anos 90. Não me decepcionei, mas também não foi nada extraordinário.

Sthefany 10/12/2020

O terceiro travesseiro
Tenho opiniões divididas a respeito desse livro, é uma ótima leitura pra quem quer conhecer mais do mundo lgbt, mas é bem estereotipado e cheio de clichês. Eu gosto bastante dos personagens principais mas não posso negar que foi um pouco forçado, sem muito desenvolvimento. Oque realmente me surpreendeu foi o final, fiquei em choque e sem reação, me negando a acreditar no que li.

***ALERTA DE SPOILER***

Queria que eles vivessem felizes juntos, pelo menos o máximo possível, já que houve um problema na vida do casal que não poderia ser reparado. Realmente fiquei triste com oque aconteceu e cheguei a pensar que era só um pesadelo e depois ele acordaria e estaria tudo bem. Fiquei pensando nisso até o final do livro e só então reconheci que era real e não tinha mais volta.

ramslaymer 10/11/2020

Uma história que ainda merece ser lida!
Não é um livro atemporal, não me entendam mal, porque existem alguns dizeres e costumes característicos de outra época que chegam até a incomodar um pouco, mas é importante você contextualizar uma obra em seu tempo!
Removendo esse fator e o tic do autor de repetir o nome dos personagens em diálogos (quem conversa assim gente?! Falando o nome do outro 5, 6 vezes em um diálogo?! hahaha) é uma história envolvente e acredito que fez jus ao que eu esperava.
Pra mim o ponto alto foi o desenvolvimento do final, que eu já sabia por alto infelizmente, então não me pegou de surpresa, mas a última cena pra mim foi praticamente cantada, eu ouvia e sentia tudo acontecendo conforme era narrada.
Agora convenhamos que de terceiro travesseiro existiu só a quebra de um tabu dos anos 90, porque envolvimento como trisal pouquíssimo.

Pedrohenriqp 18/10/2020

Bem fraco
Juro que não entendo o sucesso desse livro. Uma história extremamente clichê, totalmente fora da realidade. Bem ruim.
Anderson.Lima 31/12/2020minha estante
Somos dois. Esse livro é um lixo. Mal escrito, personagens rasos e ridículos

Anderson.Lima 19/09/2020

Péssimo livro
Em primeiro lugar, obrigado prime reading por ter me proporcionado essa leitura, não pela qualidade do livro, mas por ter feito eu economizar dinheiro.⁣

Vocês têm ideia do que é ter um livro por anos na lista de desejos e ser altamente frustrado? Eu não havia comprado porque ele é caro. Ontem descobri que estava grátis no prime. Apesar de não gostar, li no notebook.⁣

O título e a premissa da história real me deixaram ansioso. Vamos as impressões.⁣

Os personagens não têm nenhum tipo de construção, todos falam da mesma forma. Também são muito incoerentes, em algumas situações parece até que não é o mesmo personagem diante de um problema. E essas mudanças nos personagens são drásticas, não existe uma explicação para a transformação.⁣

Também quase não existe ambientação, fiquei sentindo que os personagens vivem no vácuo.⁣

Por falta de conteúdo, e isso eu afirmo, o livro é repleto de cenas sexuais exageradas e detalhadas.⁣

Como fiquei com a impressão muito ruim, fui procurar resenha no YouTube para ver se eu era o divergente. Achei só duas e vi que não estava totalmente sozinho, embora eu tenha odiado mais do que as pessoas dos vídeos que assisti.⁣

Encontrei uma entrevista do autor. Tive o desprazer de assitir. Confesso que criei ranço dele por dois motivos:⁣

1°) Na entrevista ele fala: "Hoje qualquer um escreve um livro, só que você percebe uma série de coisas que não tem nada a ver, é ilusão, é ficção." Essa fala dele deveria ser usada para o seu próprio livro. Apesar de ele falar que é uma história real, ele não conseguiu passar isso no livro. O livro é raso, vazio, incompleto. Falta conexão em muitas partes, parece que todo capítulo é a mesma coisa.⁣

2°) No vídeo de um rapaz que não gostou do livro, ele foi extremamente deselegante. Colocou os números de vendas como algo que invalidasse a opinião do rapaz. Eu conto ou vocês contam para esse autor que não existe unanimidade? Esse sucesso de vendas deve ser proveniente de adolescentes em busca das inúmeras cenas de sexo. ⁣

Sem dúvida alguma é um dos piores livros que já li.

Anthonio.Motta 17/09/2020

Chorei mais uma vez!!!
Uma história clássica do mundo LGBT. Já li pela 5° vez e sempre me emociono. Um romance adolescente muito envolvente. Marcus e Renato estudam na mesma escola, jogam bola, saem sempre juntos e são grandes amigos. Quando de repente essa amizade vira uma grande paixão com brigas, risadas, alegrias, tristeza e muito amor. Não tem como não se imaginar nesta história, ela mexe com você do começo ao fim. Para quem gosta de romance com essa temática, vale super a pena. Um dos meus preferidos.

Nando 11/09/2020

Esse livro é bom tirando as partes nojenta que o escritor colocou nelas, que na minha opinião não tem nada a ver essas passagem sujas com homossexualidade, não recomendo esse livro pra quem tem estômago fraco, pois eu mesmo quase não aguentei.

Vivianne 07/09/2020

O livro é legal. Não é o estilo de narrativa que curto...gosto de detalhes, de me sentir fazendo parte da história. Mas nesse livro parece q estamos passando por alto pela história dos personagens.

Vi algumas resenhas onde as pessoas reclamavam que pessoas com 16 anos não falam da forma apresentada no livro. Achei um pouco forçado tb. Mas entendo a época onde se passa o livro. Outra coisa q vi pessoas reclamando é o fato dos personagens beberem whiskey, fumarem, dirigirem e morarem sozinhos com 17 anos. Bom, eu vivi os anos 90 e posso afirmar q isso não é impossível. Era outra época! Se na minha vida de classe média eu via isso imagina na classe alta?!

@thiagoalvs7 31/08/2020

Escrita simples, leitura rápida, mas com muito sentimento
Eu to devastado com o carrossel de emoções que esse livro despertou em mim, a vida de Marcus foi muito parecida com a minha em relação a descoberta da sexualidade. Acho que todo gay em fase de descoberta deveria ler esse livro

Daniel Andrade 31/08/2020

Dos lixos que já li, você foi o maior.
Esse livro é absurdamente ruim em tantos níveis que é até difícil acreditar que foi publicado. Nunca li uma merda tão grande quanto essa.
Os protagonistas são completamente desconexos da realidade. Para facilitar, separei alguns dos pontos mais peculiares que me chamaram a atenção:
1. Um pai soca a cara do filho; outro pai METE A FACA na barriga do filho; dois meses depois os filhos soltam a frase "nossos pais são incríveis". Oh really?
2. O casal só transa. E é um tipo de transa que não sei se alguém aqui aos 16 anos tinha contato, mas é nível comer um mc lanche feliz ejaculado (!!!).
3. O linguajar parece de dois senhores de 50 anos em 1940.
4. O menino toma whisky com gelo sem sofrer aos 16 anos?????????
5. Beatriz só sabe falar "e aí gatinho?
6. O plano maligno da mãe digno de novela mexicana do SBT.

É isso. Um desserviço pra comunidade lgbt+ (foda-se a época em que foi escrito, livro ruim é ruim em qualquer época, livro bom a mesma coisa). São poucos os livros que digo para as pessoas não lerem, mas esse aqui... fuja. É mal escrito, mal pensado. Um lixo.
Anderson.Lima 31/12/2020minha estante
Arrasou! Concordo com tudo! É o pior livro que já li em minha vida.

Daniel 29/01/2021minha estante
Esse livro é um lixo completo. É tão ruim que nem tive coragem de colocá-lo como "lido " na minha estante, de vergonha.