Anna Karênina

Anna Karênina Leon Tolstói

Resenhas - Anna Karenina

Tiago 16/04/2023

Um livro sobre humanos feitos de sombra e de luz.
Nesta resenha vou falar não muito sobre a história, prefiro que o leiam e tirem suas próprias conclusões. Mas as sensações que tive ao ler ele, primeiramente gostei muito de ler esse livro, com certeza não o esquecerei pela sua intensidade e seu realismo nas descrições e nos pensamentos humanos, que é muito difícil expressar em palavras, pra mim só os gênios o conseguem. Não gostei o tempo todo do livro, momentos da política, de algumas discussões filosóficas me fizeram ter vontade que passasse logo e voltar pra outros assuntos, mas isso é da minha conta, por que não tenho muito conhecimento no assunto, não seria culpa do livro. Agora as partes humanistas, as partes sobre a fé cristã, pra mim foi o auge e que não tive dúvidas de dar 5 estrelas. Me identifiquei bastante com um personagem Liévin, não um humano perfeito, mas o mais verdadeiro. Enfim indico a todos os leitores que querem algo mais profundo nas leituras.

Caio368 16/04/2023

A melhor aventura sobre o amor humano e o divino
Melhor livro que já li!

Desde o início fui cativado pelo paralelismo, que me lembrou uma novela, de ter como ponto focal um personagem e sua psiqué a cada 3 capítulos. Foi uma aventura brilhante, pois cada um tinha em sua cabeça uma resposta diferente para o que era ?amor?, e nos comovem por razões totalmente distintas: um pela inocência, outro pela coragem; um pela determinação resoluta, outro pela busca de sentido carregada de dúvidas. Como é possível amar personagens tão diferentes?

Além disso, pensava que Tolstói seria menos religioso e filosófico do que Dostoiévski, mas estava enganado: Tolstói me fez repensar o sentido da vida por meio de personagens complexos, antagônicos, e profundos. Uns falam muito do amor, outros que amam, de fato, com suas ações, e não o sabem. E cada um deles me envolveu de uma forma significativa e indelével!

Inesquecível.

Um adendo: o nome do livro poderia ser ?Kostantin Liévin?, é fascinante esse personagem! E particularmente senti nele uma pitada autobiográfica de Tolstói.
aartemesalva-nat 16/04/2023minha estante
Resenha excelente! ?

Davi Teixeira 12/04/2023

Perfeito!!!
"Todas as famílias felizes se parecem, cada família infeliz é infeliz à sua maneira."

Com uma das frases iniciais mais famosas da literatura, desde o início já podemos imaginar a grandiosidade da obra. É um livro simplesmente magnífico, onde acompanhamos dois personagens principais e seus núcleos. De um lado temos Anna Kariênina e do outro temos Liévin, são pessoas tão diferentes e que levam uma vida mais distinta ainda. Aliás, a estrutura da obra tem como base o paralelismo. O paralelismo entre o homem e a mulher, a cidade e o campo, a vida da alta sociedade czarista e a dos mojiques, o amor puro e o amor intenso e carnal, as consequências para os erros das mulheres e as dos erros dos homens, e assim segue por toda obra. É um livro muito marcante, de uma leitura fluída e nada difícil. Clássicos são assim, marcam gerações e gerações.

Samuel.Moreira 10/04/2023

Obra de arte
Eu comecei esse livro em 2022, não consegui avançar e deixei para outro momento. Peguei para ler em 2023 e segui até o final. Se eu soubesse o que era essa obra, teria pego anos atrás. É difícil colocar em palavras o que você encontra nesse livro, tanto em densidade de personagens quanto na escrita magnífica de Tolstoi.

Descrevo esse livro apenas como, o ser humano, em suas qualidades e defeitos mais genuínos. A retratação das mais variáveis inclinações da alma humana por Tolstoi neste livro foi perfeita e você não vai morrer de amores ou de ódio por nenhum personagem, vai entender que cada pessoa é diferente, tem seus erros e acertos. ?A mim a justiça, a mim a vingança.?

Fico agora no aguardo de algo que possa chegar ao nível dessa obra.

Lira Juazeiro 09/04/2023

Um dos meus livros favoritos
Tolstoy constroi personagens de maneira exceptional e já sinto saudade de muitos dos de Anna Karenina, especialmente Kitty, o velho Principe e Levin. Anna Karenina não é a única personagem principal, não é nem a que aparece mais no livro. Levin sim, é o personagem mais presente e o meu favorito depois de Kitty. Anna Karenina, porém, foi o personagem cujo as ações influenciaram, de forma direta ou indireta, a vida de todos os outros personagens. Tive piedade de Anna sim, pois é impossível para alguém que tem empatia não ter piedade de quem sofre. Triste mais ainda por ela não ter encontrando a verdade que Levin encontrou e por ter tomado e se afogado no veneno da vaidade e egoísmo. O fato de ter tido piedade de Anna, não quer dizer que jamais tenha eu gostado da personagem. Foi, simplismente empatia e o desejo que a personagem tivesse descoberto a verdade como Levin, o que teria-lhe transformado a vida. De fato, não consegui em nem um momento gostar nem um pouquinho que seja desta pobre criatura. Desde a sua primeira aparição, quando esta ainda era estimada pelos outros como essa mulher excepcional em todos os quesitos, só conseguia ver uma pessoa falsa, que maneja suas ações premeditadamente para que os outros lhe dêem glória. Tudo que ela conversa e todas as suas interações tem esse único propósito. Ela acha-se digna e merecedora de toda admiração. Ela não aceita essa admiração de forma qualquer, tem que ser expressada com a maior veneração possível. Daí o fato dela odiar o marido, um homem justo e dedicado, mas que não age da maneira passional que o ego de Anna exige. Ela precisa de mais. Ela precisa ser o topo da sociedade. Ela precisa da extrema veneração da sua beleza e inteligência, por todos, a todo o momento. Pq Anna, depois de não se importar com o próprio filho por tanto tempo, quando se acha rejeitada por outros resolve vê-lo e desde então decide que o ama e não ama a filha? Simplismente pq o filho, já aos 9 anos de idade se não me engano, depois de tanto tempo sem vê-la, tem aquela reação extremamente emocional (passional). É aí que ela decide que ama o filho, mas não ama a filha, pois esta sendo ainda bebê, não é capaz de ter aquela reação que afaga o ego da mãe. Há muitas coisas sobre Anna, mas falaremos de Levin. Bastante similar a Anna na sua maneira passional e na forma como as emoções o afeta. Completamente diferente da mesma, nas necessidades da alma e na maneira como ver as outras pessoas. Levin não é perfeito de maneira alguma, tem muitos defeitos como todas as pessoas os têm. Mas Levin tem a necessidade de buscar ser uma pessoa melhor e encontrar seu propósito de vida para que o seu tempo na Terra seja significativo para as outras pessoas. Levin não se importa de maneira nenhuma em ser o tipo de pessoa que agrada a todos, como Anna, ao invés, busca seguir os princípios de acordo com o que considera correto. Enquanto Anna busca a admiração sem medida, mas ela se ver que esse mundo onde ela encontra a admiração é hipócrita e tão falso quanto ela e encontra assim cada vez mais rejeição. Sem conseguir a admiração sem fim que tanto busca, seu único objetivo no mundo, sua vida está acabada. Já Levin que busca a verdade incessantememte, a encontra. A vida de Levin está só começando.
Mundus 09/04/2023minha estante
que tudo! amo livros com título de personagens que não são o principal! não fazia idéia que esse era um, agora é mais um motivo para ler

Lira Juazeiro 09/04/2023minha estante
Anna e Levin são os dois personagens principais, mas com trajetórias separadas. Levin aparece muito mais que Anna na história. Os dois tem apenas um breve emcontro perto do final que não influi muito na história de nem um dos dois. Porém as ações de Anna têm consequências de forma direta ou indireta na vida dos outros personagens. Suponho ser este o motivo do nome do livro :)

Lira Juazeiro 09/04/2023minha estante
Espero que goste. Eu amei :)

Rebecca.Lucena 07/04/2023

Arrebatador. Não tenho palavras suficientes para descrever a forma como Tolstói escolheu nos contar não só a história de Anna, mas também de Liévin. Dois personagens completamente diferentes, em sua índole e personalidade, mas tão arrebatadores. Eles são cheios de falhas, preconceitos, nuances e terrivelmente humanos. Leia esse livro, vai conquistar seu coração.

lelê 04/04/2023

Meu livro preferido
O melhor livro que eu já li.
Não vou mentir, no começo é complicado e você com certeza se assusta pela quantidade de páginas, mas quando os personagens vão se tornando familiares e você vai imergindo mais na história é quase impossível não passar 99,99999% do tempo pensando e falando sobre esse livro.
Os personagens são complexos e intensos a sua maneira, cada um com suas peculiaridades, que te faz amá-los e odiá-los. Os romances, os problemas, as situações, é tão real e cru. Te faz pensar, sentir e torcer para que tudo saia da maneira que você quer.
A Ana é minha neném. E eu irei chorar eternamente com os acontecimentos do livro, mas vou também ficar eternamente feliz com certas cenas e situações.
De verdade, queria abraçar bem apertado cada personagem.
Esse livro me marcou pra caramba.

aliciasmdt 03/04/2023

Um grão de areia em meio ao universo
Talvez essa seja a resenha mais difícil que eu poderia escrever, Anna Kariênina é um tornado de sentimentos que dificultam a compressão deles em um curto texto, e eu não gostaria de deixar nenhum detalhe passar.
Considerado o melhor romance já escrito, o livro passa por um período na história russa, que mesmo antigo tem diversas conexões com o mundo atual. Tolstói questiona religião, amor, tristeza, traição e a estrutura social da época.
Temos dois personagens principais, Liévin e Anna, que pouco se encontram na trama mas possuem o mesmo ciclo social. Em Liévin temos o desenrolar de um amor e a construção de uma família, também vemos o ambiente da agricultura, mas essas partes deixam a leitura um pouco massante. Já em Anna, vemos o amor porém, em conjunto, a desconstrução de uma família.
O livro é um grande aprendizado, cada personagem tem um pouco a dizer sobre nós mesmos, e cada situação traz um pouco da nossa sociedade viva.
Tantas coisas acontecem que ganho uma melancolia por não conseguir relatar todas elas aqui, e por mais que eu tentasse nunca seria o suficiente.
Todos somos um pouco Anna e um pouco Liévin, todos somos humanos e falhos.

Ana 31/03/2023

Você precisa ler
Todos precisam ler Anna Kariênina pelo menos uma vez na vida. Não é fácil, muitas vezes e arrastado, outrora chocante. Mas você precisa ler! Levei 41 dias, mas valeu a pena!

Manu5 28/03/2023

Perfeição
Ao meu ver o Tolstói tava certo em não querer colocar o nome do livro de Anna kariênina, pq essa personagem é detestável e ao mesmo tempo a gente tem dó dela. E o livro gira em torno do núcleo de duas famílias, tem personagens maravilhoso, a questão social é muito bem retratada, tem cenas muito impactantes, é uma jornada, tem amor de todas as suas formas, a religião é uma questão bem importante aqui tbm.
O prefácio do livro é muito bom, tem uma ligação enorme com o final, e o começo do livro tbm, Tolstói ao longo do livro já vai dando as dicas do que vai acontecer kkkkk achei genial.

Monique355 26/03/2023

Apesar de não ser a maior fã de clássicos, é inegável a genialidade de Tolstoi ao construir o enredo r os personagens de Anna Kariênina. Considero que não foram personagens criados pro leitor amar, mas sim para parecerem reais, inclusive com a parte detestável que os humanos têm. Pensar na época em que foi escrito e perceber a semelhança que as questões sociais e políticas debatidas apresentam com o hoje é assustador, mas bem interessante também. Valeu a pena ter feito essa leitura!

kamilla Machado 24/03/2023

Clássico ??
A história traz três enredos. Mas vamos falar do principal que é a história de Anna, uma mulher que vive um amor fora do casamento. Mas diferente de outros livros o marido tem reações não esperadas pelo leitor.

Gostei da história. Realmente prende o leitor, além temas debatidos como: política, religião, vida no campo? Amei que teve outros personagens com seus próprios dilemas.

Marina 22/03/2023

Excelente
A história me prendeu. Um romance crítico da sociedade russa da época, com personagens ricos e bem explorados, onde ninguém é perfeito. Reflexões pessoais bem marcantes de alguns personagens.

Sue 21/03/2023

Obra impressionante
Absurdamente excelente. Me espanta como alguém pode ter sido tão conciso e tão consistente do início até o fim. Os personagens tem uma profundidade gigantesca, todos bem detalhados e cada um é retratado com suas expectativas de futuro e seus problemas pessoais do presente, e ainda um vislumbre do passado. Eu não tenho palavras para elogiar de tão bom que é este livro. Ainda que algumas partes me deixaram entediada, como o ceifar do campo. Mesmo que eu entenda o contexto da história para trazer a resolução que lhe esperava, não foi um texto que me animava ler.
Também é incrível como o autor traz muito detalhamento nas paisagens, nos cenários, nas roupas e na religião. Sim, a religião é um fator muito presente na história e dita muita coisa, assim como nos diz a história da igreja. E isso é visto desde a visão do casamento até o sentido da vida, e as reflexões acerca do tema.
E as nuances e memórias resgatadas do início do livro trazidas para o fim do livro, quando um personagem relembra de um fato que ocorreu na sua presença e decide replicá-lo. Incrível.
É um livro grande, mas que vale muito a pena ler e refletir sobre.