Anna Karênina

Anna Karênina Leon Tolstói

Resenhas - Anna Karenina

tainana0 07/02/2023

“Não consigo imaginar uma situação em que a vida não seja um tormento, todos nós fomos criados para atormentar a nós mesmos”
Muitas pessoas conhecem Anna Karenina por sua citação inicial, a qual diz muito sobre grande parte das famílias dos livros. Na sociedade aristocrata russa retratada por Tolstoi, vê-se que grande parte das famílias vive sobre uma cortina social de beleza, quando na verdade suas relações já foram a muito envenenadas.

Preciso começar falando sobre minha experiência de leitura. Anna K. é um grande clássico da literatura, e com grande quero dizer que é um calhamaço, sendo mais de 800 páginas em uma densa e bem elaborada rede escrita. Tolstoi sabe o que está fazendo ao gastar linhas e mais linhas em descrições que poderiam ser simplificadas, mas este é justamente o ponto de tal clássico: não simplificar o que poderia ter sido.

Acredito que muitos dos atuais leitores já foram enveredados pela ‘literatura fast food’, termo que se refere a necessidade – gerada pelo capitalismo – de leitura e escrita rápida, por uma questão de validação social e monetária, etc. Então, ler Tolstoi e outros clássicos russos se torna complicado, inclusive digo isso por experiencia própria, mas com alguma insistência, tive uma das melhores leituras da minha vida. Enfim, vamos ao livro.

“– Eu, infeliz? – disse ela, aproximando-se dele e fitando-o com um extasiado sorriso de amor. – Eu sou como uma pessoa faminta a quem deram o que comer.”

Relendo trechos destacados, encontrei tal frase dita por Anna Arcadievna que diz muito sobre a situação da mulher. O livro começa de forma cativante, mostrando que a mulher se preocupa com a situação matrimonial do irmão com a cunhada, e logo é exibido que Anna não causa esse efeito apenas no leitor, pois o militar solteiro, Vrónski, sente algo que vai além de simpatia pela personagem. Ao que o sentimento se mostra mútuo, ambos se lançam
numa rede nada discreta de sentimentos, traições, e mentiras.

Anna é faminta por amor. Faminta por paixão. Ao ser casada muito cedo com um homem mais velho e de cargo publico alto, a mulher nunca teve a oportunidade de experimentar sentimentos avassaladores como os que Vrónski lhe causa.

Como este é um livro que tem como princípios mostrar dualidades, ao contrário de Anna e o Conde, temos Liévin e Kitty. Liévin vive sua vida numa tranquilidade até mesmo mórbida, na qual esta sempre se questionando sobre a existência e questões que tangem a sociedade (na qual ele se recusa a habitar). Uma das partes mais confusas, porem que acredito ser de extremo proveito, é a grande reflexão de Kostia Lievin sobre Deus e sobre sua existência.

Além disso, a obra retrata questões sociais como o implante do socialismo, a educação dos pobres, a educação feminina, e retrata opiniões que poderiam ser consideradas até mesmo polemicas para a época. “Isso é incompreensível, como é incompreensível que o poleiro da galinha cure uma criança que grita. É preciso curar aquilo que faz o povo ser pobre.”.

O final da parte sete foi a parte que mais me abalou, afinal, Anna já se mostrava perturbada a alguns capítulos, me incomodando com seus pensamentos descritivos. A única reclamação que eu gostaria de fazer é sobre a falta de informação dos outros personagens. Por exemplo, como ficou Serioja com toda essa situação?

Bruna.Bandeira 05/02/2023

Forte!
Todas as famílias felizes se parecem,cada família infeliz é infeliz à sua maneira. Tudo era confusão na casa dos Oblónski.
Essas frases iniciais dão o tom de toda a narrativa que me empolgou, emocionou e também cansou em alguns momentos...
Vale a leitura, apesar disso.

Gustavo 04/02/2023

Tolstói é um gênio
Quando terminei o livro fiquei pensando em como escrever a resenha de uma obra tão rica e de múltiplas questões abordadas.
A questão é que Tolstói é um gênio, descreve a sociedade, a cultura e os costumes de diversos pontos de vista e planos de fundo. Te faz amar e odiar os mesmos personagens várias vezes, além de te prender na leitura.
Há momentos em que a riqueza de detalhes se torna desnecessária no livro, mas isso não atrapalha.
Anna Kariênina é um livro apaixonante, doloroso e que te leva a um universo muito bem descrito.

Cintia 04/02/2023

Anna Kariênina
Um romance que remente o aspecto de novela, possuindo dois núcleos principais: o primeiro da personagem Anna e o segundo de Lievin. Você adentra o universo desses personagens, vivenciando sua rotina, as pessoas que os cercam e sua forma de pensar, agir e conviver em alta sociedade.

Lorenza 02/02/2023

É, sem sombra de dúvidas, o melhor livro que eu já li.
O que é a mente desse cara?

O que é a quantidade de informação que ele coloca em uma linha, em um parágrafo?

O que é a construção desses personagens?

Ele não parece um narrador de uma estória.

Ele parece um cara irônico descrevendo cenas que está vendo. Os personagens sao vivos, são bem trabalhados, são humanos e personificar a humanidade nos melhores e nos piores aspectos.

Não há tema que não seja abordado e muito bem abordado, por sinal.

Educação, política, saúde pública, direitos das mulheres, religião, regras sociais, relacionamentos afetivos, culpas, sucessos, sentimentos...

TUDO.

Esse livro aborda tudo.

Aborda com ironia.
Aborda com precisão.
Aborda com um conjunto muito louco de informações que me fazem sorrir durante toda a leitura.

Que cara f*d@ esse tal de Tolstoi!

Certeza que nunca mais na vida vou ler um livro tão bom.

mabe 31/01/2023

O Amor pode não ser o suficiente
Anna Karenina se tornou uma das minhas histórias favoritas, e mostra que nem sempre amar é o suficiente em uma vida.

Onyxia 31/01/2023

Leitura contagiante
É o segundo livro de Tolstoi que eu leio. Devido ao tamanho do livro, estava com receio de ser uma leitura muito enfadonha. Porém, me surpreendi.

No começo do livro, o leitor se confunde com tantos personagens sendo inseridos na história e todos com uma história concreta e correlacionados. A cada parte você fica preso para ler o desfecho. Sem falar que inúmeros passagens muito boas no livro.

"Todas as famílias felizes são parecidas, cada família infeliz é-o à sua maneira".

O livro tem muitas famílias envolvida e em muitas partes fortes contextos políticos.

meriluu 30/01/2023

Grandioso
talvez eu não tenha captado toda a magnitude da história e da forma que ela foi contada, mas eu não posso negar que ela é intensa e complexa. apesar do livro ser grande (muito) a leitura é bem fácil. amei no começo mas depois peguei ranço da Anna. pensei que me encantaria com o Vrónski mas acabei enxergando ele como um babaca que além de ter feito o que fez ainda se sentia no direito de se achar superior aos outros. achei a Kitty uma menina bem bobinha mas pude acompanhar como ela amadureceu, principalmente depois de ter virado mãe. o Liev teve todo meu amor por sua personalidade e pureza de coração. a Varienka, amiga da Kitty, também foi uma espécie de Anne de tão querida e boa e gostei muito dela, apesar de não estar entre os principais personagens. enfim, são muitos personagens para definir (e muitos nomes para cada um deles hein) mas, abreviando, o enredo em si não tem nada de fantástico e não é uma história com um supeeeer plot twist, mas é como se fosse uma grande fofoca acompanhada de camarote de uma gente rica e metida que se rebaixa e perde total credibilidade kkkkkkkkkk.
Fantástico!!!

Deborah.Gabrielli 30/01/2023

Esse livro me deixou tão impactada, que mal consigo formular uma resenha decente.
O que tenho que dizer as pessoas que pretendem um dia ler esse livro, APENAS COMECEM! Não faça como eu e fiquei adiando esperando o momento ideal. Durante a leitura fiquei me perguntando porque demorei tanto???
A quantidade de páginas e de personagem podem assustar um pouco, mas a história é tão envolvente que quando você percebe está totalmente mergulhado na história.
Adorei o humor ácido do autor, as alfinetadas que ele sutilmente solta para a sociedade na época são todas muito boas!!!!

Erica125 27/01/2023

Tolstoi
Anna Karenina, foi uma das leituras mais difíceis dos últimos tempos. O livro é bom, e até gosto bastante dos clássicos. Mas não era o que eu queria ler naquele momento. Queria mesmo algo tipo TETO PRA DOIS ou ACORDEI.

Quando criança e adolescente eu era apaixonada por romances românticos. Com a chegada da idade adulta tornei-me pesquisadora (doença de Chagas e psicofármacos) e a leitura ficou exclusivamente acadêmica.

Na pandemia e também por conta dos livros das crianças descobri novamente os romances fofos. Hoje em dia busco o equilíbrio: se leio algo pesado entremeio com algo mais leve.

E não respeitei esse fluxo quando comecei Tolstoi. Em resumo, era o livro certo no momento errado.

O que eu tiro disso é: leia o que te faz feliz, não só o que todo mundo tá lendo. Nem dê bola pros que dizem que sua leitura é fútil, sem graça, infantil ou qualquer outro rótulo literário que possa estar rondando por aí. ??

Leonardo Bezerra 25/01/2023

O livro tem algumas passagens que julguei como desnecessárias por serem longas demais e acreditar que não acrescentaram muito à história, mas seus personagens e a maneira como o autor constrói cada núcleo familiar com suas particularidades (fazendo jus à tão famosa frase inicial do romance) garantem ao livro um status de excelência.

Thais Verdan 25/01/2023

O salário do pecado é a morte.
Tinha esquecido de fazer a resenha desse livro maravilhoso... Vamos lá! Eu não gostei da Anna, acho ela insuportável, soberba, metida e que se acha a única bonita e que merece ser admirada na terra! Talvez porque ela não se parece absolutamente nada comigo, mas a Kitty sim, de todas as personagens de livros que eu já li na minha vida, a kitty é que se parece mais comigo. Me apaguei nessa personagem. Todo o mal que a Anna causou na vida dela, eu sentia que era em mim. No final eu não tive pena com o que aconteceu com a Anna e fiquei triplamente feliz com o que aconteceu com a Kitty.... Ela mereceu cada alegria.
Thais Verdan 25/01/2023minha estante
*me apeguei nessa personagem

Laura_1207 23/01/2023

Que final foi esse?!?!?
É um livro muito completo, que consegue cobrir muitas coisas relevantes, desde fé e política até os relacionamentos e os sentimentos humanos. A maneira como o Tolstoi consegue retratar de forma crua o sentimento dos personagens faz com que eles sejam tangíveis de uma maneira muito intrigante. Não vou negar que o livro tem partes entediantes que fogem da história central, mas momentos como o final da parte 7, onde podemos observar os sentimentos e o quase enlouquecimento da Anna de forma tão clara faz esses momentos não tão interessantes valerem a pena. Além disso, as questões filosóficas apresentadas no livro são algo a ser levado em conta. No entanto, tenho que admitir que a parte 8 deixa um pouco a desejar pela falta de consequências que a parte 7 deveria deixar. Talvez, a intenção de Tolstoi fosse exatamente mostrar que mesmo acontecimentos com esse tipo de significância para aqueles próximos do caso, raramente têm o poder de parar o mundo ao redor.

Letty 16/01/2023

O livro deveria se chamar Lievin
Esse livro é bem culto, aborda questões filosóficas, sociais e políticas... Coisas que eu não busco quando leio um livro pois quero apenas divagar em diálogos bestas entre o casal kkkkkkkkk Anna e Vronsky eram os mais interessantes da história, mas eram deixados de lado como se n fossem os principais do livro. Ao invés deles, 90% do livro era sobre o Farm boy (Lievin) com sua vida no campo em meio as suas reflexões religiosas, políticas, sociais e seu sofrimento com Kitty.
O ínicio da história é até legal, uns 30% dele, mas do meio do livro pro final foi muito chato, pelos motivos acima citados. Fora que quando acontece algo surpreendente nos últimos caps, ele é totalmente ignorado nos caps seguintes (???) Vida que segue.
Mas achei que o livro trabalhou bem essas 4 pessoas que formam os 2 casais do livro, EM ESPECIAL O CHATÃO DO LIEVIN, ou chateação a vida desse omi, enfim, poderia ser bem mais curto esse livro.