Anna Karênina

Anna Karênina Leon Tolstói

Resenhas - Anna Karenina

Luan 30/12/2022

Perfeito
Esse livro é perfeito, é uma imersão completa entusiasmante, dá pra notar todas as características do realismo na obra, e é uma confusão de ideias esse livro.

Josana.Baltazar 29/12/2022

Um livro intenso que carrega os conflitos dos relacionamentos em uma sociedade extremamente machista, e os sentimentos conflitantes dos personagens principais, muito bem construídos, bem como detalha os conflitos entre a alta sociedade russa e o povo, indico sem dúvida, um livro longo e cheio de detalhes

Thaís Aguiar 27/12/2022

ANNA KARIÊNINA - LIEV TOLSTÓI

"Todas as famílias felizes se parecem, todas as famílias infelizes são infelizes à sua maneira".
É com uma das frases mais célebres de toda a literatura mundial, que Tolstói nos introduz a uma história que alcança muito mais do que apenas uma personagem principal, pois está completamente enganado quem acha que este livro gira em torno de uma única mulher. Na verdade, a história passeia entre diversos nomes, que de uma forma ou de outra se entrelaçam na personagem de Anna, seja pelo seu magnetismo pessoal, seja por algum conflito particular.

Há quem descreva de forma muito simplista a figura de Karenina como uma mera mulher adúltera, que abandona o marido e filho, foge com o amante deixando tudo para trás, inclusive a imagem de pessoa respeitada pela alta sociedade de São Petesburgo. Mas a verdade é que existe uma certa complexidade nesta mulher, demonstrada de forma sutil em seus trejeitos e na sua fala, que acaba encantando o leitor e também todos os personagens que com ela se encontram em algum ponto da história. A verdade é que, mais cedo ou mais tarde, somos tomados por uma admiração que parece ser contraditória ao que Kariênina deveria inspirar em nós mesmos.

Por outro lado, Konstantin Liévin é um homem um tanto peculiar, desenhado como uma espécie de segundo protagonista e um duplo da própria Anna. É um homem estudado, culto, com ideias que não se encaixam nas rodas de conversas usuais, trabalhador e que busca construir uma família da forma mais tradicional possível. Ao mesmo tempo que seus valores morais e éticos chocam-se violentamente com a imagem que Anna Kariênina representa na história, ambos se assemelham por serem pessoas que não conseguem se encaixar no contexto em que vivem, estando permanentemente incomodados com suas vidas.

Anna, num casamento que considera frio e monótono, busca um novo sentido para a vida, encontrando no amante um sopro de juventude e um escape para suas necessidades românticas, enquanto Liévin questiona o que é considerada uma vida com propósito: a dignidade trazida pelo esforço no trabalho ou o amor encontrado num casamento bem sucedido e nos filhos bem educados. Tolstói, no final das contas, parece querer nos dizer que é praticamente impossível rotularmos uma pessoa como boa ou má. Não é possível condenar um vilão ou coroar um herói, tamanha a complexidade das atitudes humanas. O realismo de Tolstói ultrapassa as páginas do livro e nos vemos identificados nas criações do autor. Não seria a nossa própria vida esse emaranhado de julgamentos que mais tarde se provam contrários e precipitados? Não são nossos valores colocados à prova diariamente?

Essa é definitivamente uma obra que dispensa recomendações pessoais. E, para variar, Tolstói segue sendo um exímio contador de histórias que só podem ser devoradas, tamanha maestria com as palavras.

Amanda 26/12/2022

Anna Kariênina, de Leon Tolstói
Não entendo o porquê deste livro levar somente o nome dela. Injustiças a parte, temos aqui uma história que acompanha DOIS incríveis personagens com vivências e o sentindo de amar de forma distinta: Anna Kariênina e Lióvin.

Anna é encantadora (pra mim, um pouco irritante) e vive o drama de um casamento infeliz. Tudo muda quando conhece Vrônski (pensa em um cara gostoso mas chato) e sofre o julgamento da alta sociedade ao assumir sua paixão. Lióvin (que tem todo o meu coração) é proprietário rural, questionador em seu íntimo de assuntos sociais e de fé, que busca viver uma vida tranquila ao lado de seu grande amor, Kitty.

Um senhor novelão! Como tal é recheado de personagens (e seus nomes russos de dar um nó na língua) e momentos diversos na cidade e no campo, com a alta sociedade e os mujiques, de amor e traição, reviravoltas... ufa! São mais de 800 capitúlos, digo... páginas.

Isso me levou desmistificar a áurea imponente que Tolstói me passava. Achava que seria uma leitura extremamente difícil mas encontrei algo prazeroso e até popular, como uma novela gostosa de acompanhar e veja, digo isso sem ser pejorativo!

É que Tolstoi escreve tão bem que me peguei voltando e relendo por diversas vezes alguns trechos. Momentos em que narrou a confissão de Anna ao marido, a morte, nascimento e até mesmo os pensamentos de uma cachorra me deixaram emotiva. O autor nos deixa claro o que pensa os personagens, suas reflexões e justificativas de seus atos. Me deliciava com descrições de cenas simples do dia-a-dia, era palpável mesmo sendo Russia, século 19 ou seja... mil anos luz de qualquer vivência minha.

Li este calhamaço com calma e não poderia ter tido uma experiência mais imersiva. Favoritei mesmo sabendo do desfecho de Anna. Imagina se eu tivesse lido sem saber?

Sabrina.FAlix 25/12/2022

Tinha bastante expectativas nesse livro por ser uma obra de um dos autores mais deslumbrantes da literatura russa,mas não foram supridas, é um romance detalhista e que trás reflexões sobre a existência humana e sobre principalmente as relação do século retratado, fala sobre adultério, família, espiritualidade, e trás uma quebra de paradigma com relação ao papel da mulher na sociedade e também como ela era vista pela mesma, apesar de ser uma obra de certa forma sensacional, trás capítulos MT redundantes e que não agregam a história, porém com certeza lerei mais obras desse autor tão aclamado

gi 24/12/2022

ainda sem palavras
?Não se deve tomar Anna Karienina como uma obra de arte, deve-se tomá-la como um fragmento de vida?

Isso descreve tão bem, mais tão bem, que nem sei o que falar, depois de ler essa frase. Esse livro é tão real, você sente tanto o evoluir e o retrocesso de cada personagem que Tolstói te torna parente íntimo dos pensamentos deles. Como eu queria ter meia hora de conversa com Liévin ou 1 segundo para olhar a beleza de Anna, conversar sobre maternidade com Dolly ou até sobre cavalos com Vronsk. Mas acima de tudo isso, queria compreender pelo menos 10% da grandiosidade desse livro e sobre o que ele quer passar.

Adnan.Bezerra 21/12/2022

5 estrelas é pouco
Anna Karênina é um daqueles clássicos atemporais indiscutíveis e indubitáveis. Me faltam palavras para descrever o que senti ao ler, mas me sobram para o que senti ao finalizar: luto. Luto porque é uma leitura que me tomou bons meses e uma historia em quase 1000 páginas que me envolveu até os confins da alma e que sem a menor dúvida me marcará para sempre. Sinto como se os personagens fossem meus amigos, como se cada um deles fosse uma pessoa viva a cuja vida eu acompanhei nos últimos meses. Uma pena que se tenha acabado, mas uma alegria que durou. Espero um dia encontrar uma obra à altura dessa.

karen 20/12/2022

tostói tem habilidades fenomenais para escrever personagens. não são bons ou ruins, apenas humanos.
pra mim, certamente, a pior parte desse livro é o liévin. sem dúvidas um dos personagens mais chatos já escritos. achava suas divagações nada interessantes e seu comportamento totalmente hipócrita. as digressões também eram super desinteressantes (victor hugo falando sobre o esgoto de paris era mais interessante do que as digressões de tolstói).
de resto, baita livro!!! o enredo é muito bom, adorei todos os personagens (menos anna, anna eu amei!).
apesar do liévin, livrão!!!

Sophia442 17/12/2022

Tolstoi né mores
Muito bom como Tolstoi descreve o ser humano e suas emoções, dando ao livro uma riqueza inigualável!! Claro, há partes maçantes e chega uma hora que você fica tipo ?ok vamos acabar logo esse livro?, masssss a história em si é muito boa e inteligentemente construída. Gostei.
Rodrigo 17/12/2022minha estante
#respeitei

Ronan 15/12/2022

4.5 ⭐

Ler esse livro foi uma jornada, e ao longo dessa jornada transcorreram diversas emoções mas nesse fim me sinto desolado com o desfecho da história de Anna.

Esse foi meu primeiro contato com Tolstói e eu gostei muito da narrativa dele, acompanhar todos esses personagens e conhecer mais sobre a política e a sociedade russa do século XIX foi uma ótima experiência, quero muito poder ler mais livros dele...

Vitoria 15/12/2022

?Todas as famílias felizes se parecem??
Uma leitura incrível que desperta diversos tipos de emoções e sentimentos. Tolstói é um gênio que escreve com tanta riqueza de detalhe e um realismo sem igual.
O enredo perpassa por vários ambientes desde um salão de baile na capital Moscou, regiões interioranas que refletem a vida no campo até congressos políticos em São Petersburgo. Além disso, autor aborda também questões políticas, teológicas, filosóficas e sociológicas presentes em todos os momentos, permitindo que o leitor tenha um retrato da realidade russa da época.
Quanto aos persongens?
Uma característica muito marcante de Tolstói é o realismo de seus personagens. Enquanto Anna é sensual e bela, mas também manipuladora e perturbada. Liévin por sua vez é apaixonado e sensível mas insatisfeito buscando por respostas. Nos personagens de Tolstói, o leitor não encontrará perfeições, mas pessoas reais com atitudes cruéis e egoístas, e apesar de todos os defeitos, é muito fácil simpatizar-se com certas personalidades, já que seus defeitos são reflexos de defeitos humanos comuns a todos.
Enfim, a obra merece todo destaque que tem, a escrita impecável envolve o leitor a ponto de esquecermos onde é história e onde é fantasia.
Recomendo muito muito ;)
Aruanito 15/12/2022minha estante
Muito bom ver alguém valorizando a cultura Russa ??

Vitoria 15/12/2022minha estante
Sempre??

Camila | @abismos.literarios 14/12/2022

(Resenha publicada no IG: @abismos.literarios)

"Todas as famílias felizes se parecem, cada família infeliz é infeliz à sua maneira."

Tolstói já começa essa obra prima nos arrebatando com essa frase, e ao longo de toda essa história ele vai nos fazendo refletir e questionar acerca de absolutamente tudo. Não é apenas uma história de amor, Tolstói consegue elaborar, em diversas camadas, críticas sociais e políticas importantes e necessárias. Em meio ao desenvolvimento das diversas tramas que nos serão apresentadas ao longo da história, o autor vai tecendo críticas e reflexões sobre religião, política, filosofia, economia, relacionamentos amorosos e familiares. Anna Kariênina é uma obra completa; densa, complexa, mas acima de tudo uma história que vai lhe fazer refletir muito.

“Toda a diversidade, todo o encanto, toda a beleza da vida é feita de sombra e de luz."

Os personagens são desenvolvidos de uma forma incrível, você vai amá-los e odiá-los ao longo de suas trajetórias. São diversas histórias interligadas, que são esmiuçadas em paralelo, com personagens que são opostos, por exemplo, Anna, nossa protagonista, é uma mulher que se destaca, é intensa e determinada. Posso dizer que também é, em muitos momentos, extremamente egoísta (me incomodei demais em diversos momentos da história). Liévin, por sua vez, é um homem sensível, apaixonado e repleto de perguntas sem respostas.

Tolstói não nos traz personagens perfeitos, nem relacionamentos e famílias que são modelos. Ele nos traz suas imperfeições, seus defeitos e seus erros. Cada erro tem seu preço, cada escolha feita terá uma consequência.

Confesso que há momentos da história que são extremamente cansativos e densos, que a leitura se torna mais arrastada (Liévin divagando sobre seu trabalho ceifando é o ápice para mim), mas logo em seguida Tolstói já insere uma reviravolta que muda totalmente a direção da história. É uma leitura incrível, que vale a pena demais conhecer.

site: https://www.instagram.com/p/Cl9cWh1Pyk1/

Marcus303 14/12/2022

Incrível
Com certeza esta no meu top 5 de melhores livros. A escrita, a narração, o detalhamento de ambientes e sentimentos, todos os "duplos" colocados no livro minuciosamente por Tolstói transformam o livro em uma obra prima da literatura universal. Destaque também para como Tolstói aborda temas sensíveis na Rússia da época: política, economia, cultura e religião. Tudo é exposto em forma de discussões interessantes entre os personagens. Vale a leitura.

kaunescau 12/12/2022

"Toda a diversidade, todo o encanto, toda a beleza da vida é feita de sombra e de luz."

Não sei nem como começar uma resenha pra um clássico desses, então vou falar mais sobre a minha experiência com o livro.
Ele é muito bem escrito e apesar de ser um livro longo,é poético, é reflexivo, é uma história é bem fluída e encantadora, os personagens são muito bem elaborados e nos conquistam com todas as suas qualidades e defeitos, o enredo é envolvente e te faz querem mto saber o que vai acontecer.
Eu demorei muito pra ler ele, porque tive que parar minhas leituras por um período para fins de faculdade e eu tava na metade desse livro, quando voltei a ler me empolguei bastante, mas tinham partes que me cansavam muito, com descrições minuciosas sobre paisagens, mas que tinham conexão com a história de toda forma.
Gostei muito de saber mais sobre a cultura exposta pelo autor, as lutas e os ideais da época, e provavelmente eu era a única pessoa que não sabia o final da história e fiquei muito surpresa com os acontecimentos.
O livro tem ótimos diálogos entre os personagens e muitas filosofias da parte do Liévin, personagem que eu adorei, claro que há muitos comportamentos que hoje não seriam mais aceitos, mas temos sempre que levar em consideração da época em que o livro foi escrito. Tirando isso, o livro não é um clássico somente por ser. Ele merece todas as atenções que recebe, é um romance notório e de grande importância para a literatura mundial.