Anna Karênina

Anna Karênina Leon Tolstói

Resenhas - Anna Karenina

Ana Franco 16/01/2023

Todos deveriam ler!!!
Difícil descrever o que Tolstói gerou em mim, só sei que foi uma experiência maravilhosa e que já estou planejando ler Guerra e Paz, do mesmo autor.
A escrita, o desenvolvimento e todo o lado "pensante" dos personagens fazem dessa obra um grande espetáculo da vida real.
Anna é maravilhosa e me conquistou desde o início do livro, além da beleza, da mulher forte, inteligente, ela também é apaixonada e delicada. Confesso que ao longo do livro também senti raiva dela, e ao final, apenas pena.
Do outro lado da história Lióvin e os Oblônski me ganharam por completo.
Apenas leia Anna Kariênina! É incrível!

Lucas.Godoi 15/01/2023

Porque se chama Anna Kariênina?
Fiquei metade deste mês lendo esse livro, o primeiro clássico do ano, acabei colocando muitas expectativas nessa história antes de começa-la.

Apesar de já ter tido uma experiência não muito agradável com Tolstoi (em A Morte de Ivan Ilitch), vim com sede ao pote para ler Anna. O que mais me incomodou nessa história é o foco do livro não ser exclusivo sobre a Anna, a traição e seus relacionamentos, e sim ter outros personagens ao redor (que não gostei) tendo protagonismo. Inclusive, descobri que o livro se chamaria antes ?Duas Famílias?, o que faria muito mais sentido?

Não é um livro ruim, apenas é muito longo e com partes bem chatas, mas estou feliz de ter concluído esse grande clássico russo.

Laura 13/01/2023

Incrível complexidade dos personagens
Apesar de ter várias partes chatas, no geral a história é muito envolvente e bem desenvolvida. O que mais gostei foi a complexidade dos personagens e como cada um deles lida com seus problemas, além das incríveis frases do Tolstói que me fizeram refletir muito. Eu estava com muitas expectativas pra o final, já que muita gente falava que era surpreendente, mas não me surpreendeu nada.
Wendel 02/02/2023minha estante
Moçaaaaa, essa obra do Tolstói é muito incrível. Quais partes achou chata? Precisamos conversar no PV sobre esse livro

Laura 03/02/2023minha estante
eu acho incrível também. Mas, as partes de Deus do final, por exemplo, não gostei kkkkkk

Bel 10/01/2023

Um clássico dramático
Gosto muito da literatura clássica mas nunca tinha lido Tolstói, gostei muito da narrativa apesar de ter achado a história da Anna Karenina deixada muito de lado, focando bastante em Lévin e Kitty mas amei esse romance "secundário"

isa! 10/01/2023

pqp que livro bom, nunca pensei que um homem poderia escrever um romance tão bom e caracterizar tantas emoções aos personagens, mas já tava botando fé porque é um clássico, mas quando eu li foi tiro atrás de tiro, livro perfeito

Felipe1503 09/01/2023

Um retrato da realidade
O coração é enganoso, como diz a bíblia, e Anna Karienina é um retrato de que, quando a pessoa se deixa levar pelo coração acaba colocando tudo a perder, inclusive a própria vida, muitas vezes.

Achei o livro arrastado e cansativo, mas agora que terminou tenho a sensação de missão cumprida.
Cilene 30/01/2023minha estante
Estou com esta mesma sensação. Demorei mais de dois meses pra ler.

andressa308 09/01/2023

maior romance de todos os tempos
???
núcleo da kitty e lievin bem mais interessante do que anna e vrónski mas ambos são espetaculares, 800 páginas que passam voando de tão boa a história e os personagens. fato interessante de observar como somente as mulheres são julgadas por suas ações sendo que os homens são livres e apoiados para fazerem o que definem de vergonhoso, desleal e não digno ???? escrito no século XIX mas preocupante de ver como a visão pouco mudou.

Maria4735 09/01/2023

Traições e seus problemas...
Aparentemente, todos os livros clássicos que tem o adultério como o seu principal enredo tem o mesmo problema: a validação e felicidade, para as personagens femininas, só vem através da figura masculina. Mas isso é discussão para outra hora.
Para mim, o grande problema de "Anna Kariênina" é... se chamar "Anna Kariênina". A menor parte da história é sobre ela ou a envolve... a menor e melhor parte, até os 50%, porque depois, a ladeira desce e não existe lacre nos discursos que o Tostói coloca no livro, que salve a baixaria e decepção que a história se torna. A simpatia que uma vez senti pelos personagens simplesmente desapareceu e eu não via a hora dessa história acabar.

Lillian14 08/01/2023

Realista
Essa obra possue uma sensibilidade sem tamanho! Mostra a realidade desnuda da alma humana, o bem e o mal na mesma pessoa. Tolstói relata a sensatez e a insensatez. Enfim favoritado!

Let 02/01/2023

Foi o livro que eu mais demorei para ler.
Por ser um classico russo a escrita é mais difícil, mas eh um livro ótimo.
A principal é uma pessoa complicada, que da um pouco de raiva durante o livro, por querer sempre ser a coitada e ver problema onde nao existe.
Ao longo do livro sao contadas 4 histórias diferentes, mas que ao mesmo tempo estao ligadas entre si e os personagens também de alguma forma sao ligados.

Aline 02/01/2023

Bom livro
A adaptação me parece muito boa, pois agora fiquei com vontade de ler o original, onde os diálogos são mais intensos e profundos. Veremos!

Sophia Sophia ;) 01/01/2023

Vronski nadinha, Anna louquinha
Com certeza o núcleo do Lievin foi o mais chato de toda a trama. E infelizmente, ele foi a personagem com maior protagonismo. A parte 7 foi o ápice, com o último capítulo a melhor coisa que tem em toda obra, mas a parte 8 foi uma decepção, onde os eventos que deveriam ser divisores de águas para toda a narrativa são totalmente ignorados pelos 19 capítulos de reflexão do Lievin. Provavelmente o Tolstói quis refletir o momento de transição que ele mesmo passava, representando na personagem a sua própria situação espiritual. Porém, para alguém que já escreveu mais de 800 páginas, custava incluir mais alguns capítulos explanando a situação das demais personagens?

Mi_ 31/12/2022

Com a icônica frase ? Todas as famílias felizes são parecidas, cada família infeliz é-o à sua maneira.?, Lev nos revela que é por meio dos constrastes que as relações humanas são feitas.
O livro desnuda a alma do homem por completo, revela o quão complexa é a nossa busca para entendemos a relação entre o bem e o mal, ética e moral, religião, política, casamento, divórcio e a linha tênue entre: amor, desejo e ambição.
A relação entre Anna e Vronski, revela o quanto a transgressão feminina é vista de forma diferente daquela realizada pelo homem, se ainda o é, imagine há muitos séculos.
A obra é um leque de reflexões, intuições e ensinamentos.
O que as pessoas pensam de nós é de fato importante? Até que ponto devemos procrastinar algo que queremos em prol do bem alheio?
Não é um romance fácil de ser lido, pois é denso e em alguns momentos a leitura fica bem arrastada,mas garanto: vale muito a pena.
Mesmo que o sentimento gerido pelos personagens vá do amor ao ódio, a narrativa é tão bem escrita, que fica impossível não entender o lado de cada um deles.
Tolstói foi um gênio. ?

#tolstói#levtolstoy#literaturarussa#literaturaclassica#literaturauniversal#amolerlivros#bookstan#ilovebooks#filosofía#leituracompartilhada#resenha#resenhadelivros

Marcos 31/12/2022

Seria fácil tecer vários elogios a obra, desde a temática, a construção dos personagens, a narrativa e o desfecho... Porém, havendo pessoas que já o fizeram, me reservo a descrever brevemente seu impacto em mim. O livro me despertou três desejos. O primeiro, ler o restante da bibliografia do Tolstói, na expectativa de encontrar histórias tão imersivas quanto essa. O segundo, dar palavras de esperança e um abraço na Anna. Em terceiro, passar uma tarde com Liévin, falar sobre Deus e a vida do homem abaixo do sol.