Úrsula

Úrsula Maria Firmina dos Reis...

Resenhas - Úrsula

oslivrosdagiu 05/02/2023

Romance Abolicionista
Grande satisfação em poder ler Ursula através do clube de leitura da Manu. Seu olhar sobre a humanidade de pessoas escravizadas em pleno século 19 é de uma sensibilidade e coragem ímpares, Maria Firmina foi uma mulher a frente do seu tempo. Escrita rebuscada mas que prende a atenção, e a história flui de forma fácil. Joia da literatura brasileira.

aleticiacarolina 04/02/2023

iniciando a temporada de obras da ufsc
trágico como todo romance da época, a leitura foi bem tranquila e rendeu bastante, gostei da linguagem da autora e não achei muito denso.
tem uma grande importância histórica, principalmente pela questão abolicionista e pela forma com que a autora trata de temas raciais.

MarciliaCosta 03/02/2023

Uma grata surpresa. Conheci esse livro através do clube do livro Manuela Ávila. Tardiamente, mas em tempo de amar a leitura. A linguagem eh antiga, rebuscada, mas desafiadora.. amei. No início foi difícil, mas depois a curiosidade do fechamento da trama não me fez larga.. sem conta que essa grande autora pioneira do seu tempo.

Erika Medeiros 03/02/2023

Ótima edição da Antofagica
Por ser um texto romântico e escrito há mais de 150 anos, alguns podem achar a leitura difícil. A edição da editora Antofágica , além de linda, traz notas para os vocábulos menos conhecidos, pequenas notas explicativas sobre a obra e bons posfácios. Vale a leitura pela importância histórica!

Marina.Almeida 01/02/2023

Considerado um dos primeiros romances escritos por uma brasileira (a primeira romancista negra do país), marcado pela coragem de, em 1859, trazer a tona a humanidade dos personagens escravizados e críticas claras ao sistema escravocata.

Ana Reis 31/01/2023

Uma obra que merece seu lugar como um clássico da literatura
Escrita em 1859 por uma mulher, negra, maranhense, a obra de Maria Firmina dos Reis retrata a história de Úrsula, sua descoberta do amor e em maior intensidade seu sofrimento, com os acontecimentos em sua vida.
A obra mostra ainda a história de 3 escravos, e a viagem de uma escrava da África para o Brasil, em condições subumanas no navio que a transportou.
Apesar de ser obra de quase 170 anos e conter palavras de difícil entendimento, nada prejudica a leitura fluida e envolvente.

leiturasdabiaprado 30/01/2023

Não vou dizer que foi uma leitura fácil e fluida porque não foi, tem um português antigo, a escrita é extremamente detalhista e carregada no romantismo!
É um clássico da literatura brasileira, tido como obra inaugural da literatura afro-brasileira!
Escrito por uma mulher negra em 1859, isso por si só já seria uma quebra de barreiras, mas a história também as rompe, a história trata de escravidão, de amizade entre brancos e negros e de um amor puro entre dois jovens, Tancredo e Úrsula.
O enredo tem todos os ingredientes para ser um romance açucarado, mas não é, ele é marcado por muito sofrimento, lágrimas e sangue!
Se eu recomendo a leitura? Sim, vale a pena conhecer a obra, sem se esquecer de analisá-la de acordo com o seu contexto histórico!
A leitura começa bem difícil por causa do vocabulário, mas compensa insistir porque depois melhora (ou a gente se acostuma)!

desrebeca 30/01/2023

No meu mundo Úrsula triunfou
Ter lido essa obra nesta edição foi o melhor cenário de leitura que eu poderia imaginar. Uma leitura que apesar de lenta nos arranques foi muito gostosa. A edição é cheia de notas sobre os termos de época (como não amar?). Os textos de apoio foram riquíssimos pra mim, ampliou minha visão sobre a autora e agora fiquei com vontade de ler a biografia dela. E que importância histórica... Maria Firmina dos Reis é minha heroína.

oliveiralauras 28/01/2023

Somente descobri este livro durante o período letivo de Literatura Brasileira 2, no curso de Licenciatura em Letra. Magnífico!!

Irla 27/01/2023

Esse livro foi uma surpresa pra mim desde a primeira página. Começando de não saber que seria um livro escrito no século XIC, já que sempre conheci o nome de Maria Firmina dos Reis, mas nunca procurei muito sobre sua vida. A partir do momento que percebi que seria um livro da mesma época do romantismo brasileiro, então, e que tinha muitas das características do movimento, criei uma expectativa do que aconteceria ao longo da história.

E para quê? Pra quebrá-la a cada capítulo do livro.

Também não foi um livro que me conquistou desde a primeira página. No começo ele me intrigou pela escrita, em que a autora mais parecia pintar um quadro do que descrever uma cena, mas usando sentimentos e sensações em vez de cores. Depois dessa surpresa inicial, ele foi me deixando confusa, intrigada, curiosa e, por fim, completamente surpreendida.

Não sei se é uma história boa ou ruim, esse não foi um livro que li para ser avaliado, mas sem dúvida me fez sentir coisas que outros livros que li nos últimos tempos não conseguiram.

site: https://www.instagram.com/umamitocritica/

CAcera3 26/01/2023

Flor entre rochas
O que eu gostei em Úrsula foi o plano de fundo, se é que se pode chamar assim. Acho que podemos interpretar que a Maria Firmino, ao escrever esse romance, estava querendo embeber toda a sua obra com um discurso antiescravagista e tornar as pessoas de pele preta protagonistas de sua história.
Há uma narrativa ?principal? que é a história de amor entre Úrsula e Tancredo. Ela, uma doce jovem órfã de pai que cuida de sua mãe já enferma. Ele, órfão de mãe que abandonou o lar paterno por causa das crueldades que havia lá. A trama que envolve esses dois é demarcada por uma romantismo literário em seu ápice. A escrita da autora também é carregada do estilo romântico, com palavras arcaicas (para nós do século XXI) e rocambolescas. O drama na história do casal é digno de novela mexicana.
Porém, em paralelo, há a história de Túlio e Suzana, ambos escravos de Úrsula e sua mãe. Logo no início do livro temos a cena em que Túlio resgata Tancredo de um grande perigo e em agradecimento o jovem rapaz lhe presenteia com dinheiro para comprar sua alforria e lhe devota amizade.
O tema da liberdade é tratado então a partir daí. Quando o jovem ex-escravo vai contar para Suzana, a quem tem como uma mãe, sobre sua ?liberdade? os dois protagonizam o que por muitos é considerado o primeiro diálogo entre pretos na literatura brasileira. Os discursos abolicionistas já apareciam em outras obras, mas a condição do escravo não era tratada da perspectiva dos escravizados. Há também aqui pelos escravizados a exaltação de suas origens, o amor pela terra da qual foram arrancados, o desejo de ver mais uma vez seus familiares, sua pátria, o lugar onde eram verdadeiramente livres.
É um diálogo lindo, saudoso, amargo e excepcionalmente bem escrito, o livro inteiro é muito bem escrito. Maria Firmino dos Reis faz história (uma história que foi apagada por muito tempo, como é costumo de um país racista como o nosso) e se sobrepõe à sua condição de mulher, preta, nordestina e pobre para dar voz a si e aos seus. É um exemplo de flor entre rochas que deixou para nós um legado incrível e belo dentro da literatura.

?Túlio obteve pois por dinheiro aquilo que Deus lhe dera, como a todos os viventes - era livre como o ar, como o haviam sido seus pais, lá nesses adustos sertões da África;?

Instagram @maecomlivros

Patrícia.Bilibio 25/01/2023

Muito me envergonha conhecer uma obra de Maria Firmina dos Reis apenas agora, com quase 36 anos. Publicado pela primeira vez no ano de 1859, segundo minha pesquisa, foi ter sua segunda edição apenas em 1975. Inacreditável, pois o livro é ótimo.

Machado Neto 25/01/2023

Clássico nacional muito relevante
Um jovem de nobres origens vaga por terras desconhecidas quando seu cavalo cai por terra exausto dessa jornada. Socorrido por um escravo, é levado para casa de sua senhora, onde conhece uma jovem de beleza apaixonante, com quem vive um grande amor.
Úrsula é um dos clássicos mais importantes da literatura brasileira, pois além de ser o primeiro romance abolicionista, é também a primeira obra da literatura afro-brasileira.
Por mais que os protagonistas sejam brancos, e em sua maior parte de origens nobres, os personagens negros têm papel fundamental no enredo. Conhecemos seus sentimentos, anseios e suas vozes podem ser ouvidas pela primeira vez em nossa literatura. Além disso, a obra trata da escravidão, trazendo ao debate sua crueldade, narrando a jornada do escravo que, retirado de seu lar e despojado de sua liberdade, é trazido ao Brasil para viver em condições desumanas.
Mas o livro é um romance publicado em 1959, ou seja, durante o movimento literário conhecido como romantismo. Então, é repleto de personagens idealizados, com fortes traços de sentimentalismo exacerbado, que agem de maneira extrema, guiados por amores platônicos.

site: https://www.instagram.com/machado.netto/

Gabriella71 24/01/2023

Vale muito a leitura!
Li o livro por indicação do Clube da Manu. Gostei muito! Os aspectos do romantismo são notáveis, especialmente na parte descritiva das cenas e na intensidade das emoções (muitos desmaios ao longo do livro, por exemplo). A história em si do triângulo amoroso não me prendeu tanto; mas a abordagem dos personagens escravos é excelente, especialmente considerando a época em que o romance foi escrito. Além disso, é um livro curto, rapidinho de ler. Vale a pena a leitura!

Manu 24/01/2023

Apesar de não gostar muito de livros com linguagens muito rebruscadas e antigas (sei que é da época), Ursula não me trouxe desgosto pra ler. Apesar de achar um pouco difícil e confuso em alguns momentos, foi uma leitura engrandecedora, assim como os outros contos do livro, Gupeva e A Escrava. As poesias a beira bar me deixaram fascinadas, principalmente que me arrisco a me proclamar como poetisa. Um livro estupendo e muito à frente do seu tempo.